Molho de cenouras em campo aberto
É quase impossível obter uma boa colheita de cenouras sem fertilização durante toda a temporada. É importante saber quais elementos são necessários para uma determinada cultura e quando usá-los.
Quais fertilizantes são usados?
A cobertura de cenouras em campo aberto pode ser feita tanto com matéria orgânica quanto com complexos minerais.
Orgânico
A cultura da raiz aceita bem a matéria orgânica podre, isto é, composto ou turfa. Esse fertilizante é aplicado nos meses de outono e é usado na quantidade de 5-7 kg por metro quadrado. Melhor ainda, as cenouras respondem aos excrementos de frango. A substância é primeiro vertida com água na proporção de 1:10, depois infundida e, imediatamente antes do uso, é diluída com água sedimentada na proporção de 1 para 10. Ao usar um verbasco velho, ele precisará ser diluído com água na proporção de 1:10 e deixada fermentar por 7 dias. Antes da rega, o fertilizante é novamente diluído 10 vezes com líquido limpo.
É importante não deixar o produto muito concentrado, pois o excesso de substâncias ativas favorece o desenvolvimento das copas, e não das frutas em si. Você também não deve introduzir matéria orgânica no meio da estação de crescimento da cultura - um excesso de nitrogênio levará à ramificação, apodrecimento e também uma diminuição na qualidade de conservação das cenouras. A propósito, se o solo onde o vegetal cresce é altamente ácido, então, cinzas, giz ou farinha de dolomita devem ser introduzidos independentemente da cobertura. Para melhorar a condição de leitos argilosos e argilosos, turfa, composto, areia ou serragem embebidos em solução de ureia são introduzidos neles.
Isso deve ser feito durante a escavação, aprofundando a escavadeira em 30 centímetros.
Mineral
Ao trabalhar com curativos minerais prontos, é extremamente importante seguir as instruções que acompanham os mesmos, para não causar supersaturação do solo e outros efeitos colaterais indesejados. No estágio inicial da estação de crescimento, a cenoura responde bem à uréia, que estimula o crescimento da folhagem. Os resultados qualitativos são obtidos pelo "Cytovit", cujos componentes reforçam a imunidade da planta, bem como a sua resistência às mudanças das condições climatéricas. Este fertilizante também é adequado para o tratamento de sementes antes do plantio. Você pode fazer "Cytovit" duas vezes por mês, desde o momento da semeadura até a colheita das raízes.
Adequado para cenouras e "Ava", criado com base em solos vulcânicos. Os componentes minerais presentes no complexo aumentam a quantidade da colheita, melhoram sua qualidade e também prolongam a vida útil. Ava é vendido em pó e granulado. Essa cultura requer fertilizantes nitrogenados da ordem de 20 gramas por metro quadrado, além de fertilizantes fosfatados que aumentam a quantidade de açúcar na fruta. Com a introdução do cloreto de potássio, o rendimento da colheita melhorará e com a introdução do sulfato de magnésio na quantidade de 25 gramas por metro quadrado, o tamanho das raízes das colheitas aumentará. Vale ressaltar que o magnésio é mais bem utilizado junto com o fósforo e o nitrogênio, pois é ele quem contribui para sua absorção.
Adicionar boro ao solo tornará as cenouras maiores, açucaradas e enriquecidas em caroteno. Esses molhos desempenham um papel especialmente importante durante o amadurecimento das raízes, uma vez que este elemento também evita o apodrecimento dos frutos. Uma mistura de boro, magnésio e sulfato, bem como superfosfato bórico, pode ser usada para a cultura.Se no outono os canteiros não foram enriquecidos com matéria orgânica, então, um mês após o surgimento das mudas, você terá que usar um nitroammofós, uma colher de sopa diluída em 10 litros de água. Para processar um metro quadrado de canteiros, são usados 5 litros de fertilizante. Após três semanas, repete-se a alimentação, mas com consumo de 7 litros de fertilizante por metro quadrado.
Solo muito pobre no início da temporada é enriquecido com uma mistura de uma colher de sopa de nitrato de potássio, a mesma quantidade de superfosfato triturado e uma caixa de fósforo de uréia, diluída em um balde de água.
Remédios populares
A maioria dos jardineiros à moda antiga prefere recorrer aos fertilizantes tradicionais. Suas vantagens claras incluem acessibilidade, baixo custo, fácil digestibilidade e segurança para o solo e seus habitantes benéficos. Assim, durante o período vegetativo, a cenoura deve ser alimentada com cinza de madeira, rica em cálcio, ferro, manganês, potássio e outros elementos necessários, mas não contendo nitrogênio.
A cinza não só enriquece o solo, mas ao mesmo tempo solta e reduz sua acidez, o que permite que o oxigênio penetre melhor no sistema radicular. Para cada metro quadrado de plantio, normalmente são aplicados 200 gramas de pó. É mais correto introduzi-lo no outono, durante a escavação, e no ano seguinte, durante a estação de crescimento.
Outro remédio popular para cenouras é o fermento, que permite enriquecer a terra com vitaminas e minerais, além de compensar a falta de fósforo e nitrogênio. Tanto os produtos crus quanto os secos são adequados. O fermento fresco é diluído com água na proporção de 1: 5, e antes do plantio é novamente diluído 10 vezes. O fermento seco na quantidade de 5 gramas é primeiro dissolvido em 5 litros de água e complementado com 40 gramas de açúcar granulado. Antes de regar, a mistura deve ser infundida por cerca de duas horas, depois diluída com água na proporção de 1: 5. O fermento é sempre aplicado em climas quentes.
Pulverizar camas de cenoura com solução de iodo melhora o sabor e a cor da fruta e também repele os insetos. Este tratamento é realizado três vezes por temporada e envolve a dissolução de 0,5 mililitros de iodo em 2 litros de água. Não devemos esquecer que a não observância das proporções acima leva a uma mudança na sombra da folhagem e prejudica as próprias raízes.
Preparação simples e rápida de infusão de urtiga. Para fazer isso, o tanque é enchido com verduras picadas ou inteiras, enchidas com água e deixadas sob uma tampa com furos por algumas semanas. Se desejar, polvilhe a urtiga com um copo de cinza de madeira. O fato de a mistura ter fermentado e, portanto, estar pronta para uso, será "contado" por um cheiro desagradável, espuma e uma tonalidade de pântano. Se você coar a composição acabada e diluir com água limpa na proporção de 1:20, ela também pode ser usada para pulverização foliar.
O ácido bórico estimula o crescimento da cultura, fortalece o sistema imunológico e promove uma melhor absorção de nitrogênio. A fertilização é realizada duas vezes por temporada. O ácido é diluído em água quente de forma que haja um litro de água por grama de substância. Em seguida, o volume total é levado para 10 litros com líquido morno e usado para irrigação.
O uso de uma solução de pão também será eficaz. É preparado da seguinte forma: um terço de um tanque de dez litros é enchido com um pão seco. Em seguida, o conteúdo é despejado com água morna e pressionado com uma carga para evitar a interação com o ar e, consequentemente, o aparecimento de mofo. Após cerca de uma semana exposto ao sol, o fertilizante deve ser filtrado e diluído na proporção de 1: 3. Tratar a cultura com sal, tanto na raiz quanto na folhagem, pode ser útil.
O sal de mesa neutraliza as pragas, por isso será útil regar as pontas das cenouras com sua solução.
Características da introdução
É mais correto alimentar com cenouras de acordo com um esquema de quatro etapas.
Antes de embarcar
A primeira alimentação ocorre antes mesmo do aparecimento da cultura nos canteiros. No outono anterior, o solo é cavado até a profundidade da pá baioneta, que é acompanhada pela introdução de fertilizantes orgânicos - via de regra, turfa ou composto podre, além da cinza de madeira. A serragem e a areia são adicionadas aos solos argilosos e o giz e a farinha de dolomita aos solos ácidos. Na primavera, os canteiros devem ser afrouxados, aprofundando em 20 centímetros, e limpos de ervas daninhas e restos de plantas. O solo é imediatamente alimentado com fertilizantes minerais.
Também vale a pena tratar as sementes de cenoura para acelerar ainda mais o processo de sua germinação. Para fazer isso, a semente é imersa em fertilizante micronutriente, solução de cinza de madeira ou um estimulador de crescimento em 14-16 horas. Por exemplo, uma mistura de uma terceira colher de chá de ácido bórico, meia colher de chá de nitrophoska e um litro de água aquecida é adequada para esse propósito. Ao escolher um fertilizante líquido, faz sentido complementá-lo com permanganato de potássio. Se não houver possibilidade de processar as sementes, esses recursos devem ser adicionados à água que será usada para a irrigação pré-semeadura.
Ao desembarcar
Antes de semear as hortaliças em campo aberto, os fertilizantes minerais são distribuídos em toda a superfície dos canteiros. Os jardineiros recomendam o uso de complexos prontos ou uma mistura seca de 45 gramas de superfosfato, 20 gramas de uréia, 25 gramas de sulfato de amônio e 35 gramas de cloreto de potássio. Essa quantidade é adequada para processar um metro quadrado. O fertilizante será enterrado no solo com um ancinho.
Uma receita alternativa é misturar uma colher de chá de fertilizante complexo, 0,5 xícara de areia grossa e uma colher de chá das próprias sementes de cenoura. A combinação resultante é imediatamente plantada nas camas.
Depois da emergência
Assim que aparecerem várias folhas maduras nas cenouras, será necessário adicionar um molho de cobertura líquido de ação rápida. Para isso, 20 gramas de nitrato de amônio, 30 gramas de sal de potássio e a mesma quantidade de superfosfato precisarão ser diluídos em 10 litros de água decantada. Esse volume será suficiente para irrigar 10 metros quadrados de plantações. Um fertilizante complexo contendo barra, enxofre e manganês, ou excrementos de pássaros diluídos em água na proporção de 1:15, também é adequado.
Alimentação adicional
Quando a cultura começa a formar raízes, ela precisará de cinzas de madeira para um sabor mais doce, que é aplicada seca ou diluída. Cerca de um mês antes da colheita, os canteiros são fertilizados com potássio ou uma infusão de cinza de madeira. O curativo final não deve conter nitrogênio, mas deve ser rico em fósforo ou potássio. Neste momento, também é apropriado usar superfosfato e sal de potássio.
Durante o período de maturação final das culturas de raízes, a alimentação foliar também pode ser realizada. É preparado de forma muito simples: uma colher de chá de ácido bórico é diluída em 10 litros de água e usada para borrifar penas de cenoura.
Como a substância ativa não se dissolve bem em baixas temperaturas, faz sentido colocá-la primeiro em um litro de líquido quente, depois mexer e adicionar 9 litros de líquido à temperatura normal.
Possíveis problemas
Os problemas de cultivo são freqüentemente causados pela aplicação excessiva de nitrogênio ou pelo uso de preparações contendo cloro. Além disso, a desoxidação do solo imediatamente antes do plantio e a violação do regime de irrigação afetam as condições dos vegetais. Em todos esses casos, os frutos mudam de forma, persistem pior ou até tornam-se amargos. Além disso, é mais provável que surjam problemas se o nitrogênio não for injetado no momento certo. É importante lembrar que a ingestão desse componente na fase do desenvolvimento fetal afeta negativamente o estado deste.
Veja abaixo para alimentação de cenouras em campo aberto.
O comentário foi enviado com sucesso.