Como e como alimentar as cenouras após o desbaste?
Após o desbaste e a remoção de ervas daninhas, as cenouras precisam especialmente de alimentação. Portanto, jardineiros experientes sempre tentam fertilizar bem a cultura nesta fase.
Que substâncias são necessárias?
Você pode entender de que tipo de substâncias minerais uma planta precisa pela sua aparência.
- A falta de potássio é indicada pelo crescimento lento das raízes. Além disso, a falta desse mineral faz com que a planta não resista a doenças fúngicas e ataques de pragas. As cenouras ao ar livre têm pele dura e miolo denso.
- A falta de fósforo se manifesta no fato de que as cenouras não podem formar o sistema radicular correto. Além disso, permanece sem gosto.
- Se a planta carece de nitrogênio, suas folhas gradualmente tornam-se amarelas e ondulam. Com o tempo, eles começam a desaparecer. Além disso, as raízes tornam-se macias e quase incolores.
- Com a escassez de boro, as pontas das cenouras ficam menores e encaracoladas. As culturas de raízes não se desenvolvem ao mesmo tempo. Em alguns casos, manchas marrom-acinzentadas aparecem neles.
Se durante todo o período de crescimento da cenoura não houver minerais suficientes, os frutos tornam-se pequenos, amargos e mal armazenados.
Cronometragem
Como regra, os jardineiros começam a desbastar as cenouras depois que 3 folhas reais aparecem nas mudas. Isso geralmente acontece de 4 a 6 semanas após o plantio das sementes no solo. Vale a pena iniciar o procedimento de desbaste das mudas após rega abundante dos canteiros. Isso facilita muito o processo de remoção do excesso de brotos. Vale ressaltar que é recomendável desbastar as cenouras pela manhã. No momento, a principal praga das raízes - a mosca da cenoura - ainda está dormindo. Isso significa que o cheiro de topos rasgados não será capaz de atraí-la.
Em alguns casos, as linhas são diluídas em dois estágios. O segundo procedimento geralmente cai em junho ou julho. Você não deve fazer isso com mais frequência para não perturbar o sistema radicular de outras mudas. Como resultado, 2-3 centímetros de espaço livre devem permanecer entre as mudas. A folhagem que sobreviveu após o desbaste pode ser eliminada de várias maneiras. Via de regra, é levado para aterro, adicionado a uma fossa de compostagem ou barril com infusão de ervas, que depois é utilizado para fertilizar os canteiros. Não faz sentido replantar as cenouras rasgadas em outro local. Os vegetais de raiz crescerão pequenos, retorcidos e sem gosto.
Como se alimentar?
No dia seguinte ao desbaste, as cenouras precisam de alimentação adicional. Diferentes produtos podem ser usados para este propósito.
Freixo de madeira
As cinzas são usadas para alimentar cenouras e outras raízes com bastante frequência. Afinal, você pode encontrá-lo em quase todas as casas. O fertilizante é aplicado seco e na forma de infusões. Para irrigação, 100 gramas de cinzas devem ser dissolvidas em 10 litros de água. Tudo que você precisa para misturar bem e colocar em infusão por várias horas. À noite, o produto pode ser usado para regar as plantas diretamente sob a raiz.
A cinza de madeira fornece às raízes uma grande quantidade de oligoelementos, tão necessários para o crescimento e desenvolvimento das cenouras. Além disso, a infusão de cinzas evita que insetos apareçam no local. As cinzas secas podem ser borrifadas nos corredores. Este produto não apenas nutre o solo, mas também repele insetos que podem danificar as raízes.
Urtiga
A infusão de urtiga fornece magnésio e ferro às cenouras. A solução à base de plantas para o tratamento de plantio é muito simples de preparar. Um balde de 10 litros de água deve ser preenchido com dois terços de urtigas jovens picadas.Polvilhe por cima com um copo de cinza de madeira peneirada. Despeje o conteúdo do balde com água morna, feche a tampa e deixe em local aquecido por vários dias.
Para que a infusão seja boa, ela precisa fermentar. Assim que a espuma aparecer no balde e a lama adquirir uma tonalidade pantanosa, ela pode ser usada. Antes do processamento das camas, deve-se diluir 1 litro do produto resultante em 10 litros de água. Regue as plantas com esta solução desde a raiz.
Fermento
Este produto deve ser usado com cuidado para fertilizar os canteiros. Afinal, se você exagerar, o solo ficará pedregoso e as cenouras ficarão rasas. Preparar uma solução de fermento é muito simples. Dilua 100 gramas do produto em um balde de água. Adicione duas colheres de sopa de açúcar. O produto resultante é insistido por 90 minutos. Em seguida, será possível alimentar os canteiros de cenoura desbastados com a solução.
O fermento seco também pode ser usado para preparar o fertilizante. Em 10 litros de água morna, é preciso diluir 10 gramas do produto e 60 gramas de açúcar. O recipiente com a solução deve ser retirado para local aquecido por 2 horas. Depois de algumas horas, a solução pode ser aplicada em sua área.
Antes do uso, o produto resultante deve ser diluído em 50 litros de água.
Uréia
A ferramenta é usada se a planta tiver falta de nitrogênio. Além disso, protege bem as cenouras dos insetos. Vale a pena aplicar fertilizante no solo após a remoção das ervas daninhas do local.
Deve-se notar que a uréia funciona bem com fertilizantes orgânicos, como esterco de galinha ou verbasco. Antes de adicionar esses produtos ao solo, eles devem ser diluídos em grande quantidade de água. Além disso, o curativo líquido leva vários dias para ser infundido.
Ácido bórico
O uso de ácido bórico após o desbaste torna as cenouras maiores e mais açucaradas. Além disso, o uso deste fertilizante aumentará o rendimento em 15-20%. As cenouras cultivadas podem ser armazenadas por muito tempo.
Para preparar este tempero simples em um litro de água morna, você precisa diluir 1 colher de chá do pó. A solução resultante deve ser diluída em um balde de água limpa. Você pode usar o produto para tratar plantas imediatamente.
Amônia
É um agente universal contendo nitrogênio usado para fertilizar cenouras. Alimentar canteiros desbastados com amônia contribui para o desenvolvimento mais rápido das raízes. Também os torna mais suculentos, saborosos e doces. A solução para fertilizar cenouras é muito simples de preparar. Em 4 litros de líquido, 50 ml de amônia são diluídos. Você pode usar este fertilizante imediatamente. O principal é regar abundantemente os canteiros antes do procedimento. Também é importante usar equipamento de proteção individual antes de usar este agente fertilizante.
Você precisa alimentar as plantas após o desbaste das linhas, respeitando as seguintes regras:
- regar bem os corredores antes de alimentar as cenouras;
- após o desbaste e a fertilização, uma camada de cobertura morta pode ser espalhada entre os arbustos;
- aplique o curativo de cobertura à noite, em tempo seco e calmo.
Todos os fertilizantes devem ser usados com cuidado. Vale lembrar que o excesso de fertilizante pode prejudicar tanto as plantas quanto a falta deles.
A fertilização das cenouras após o desbaste é muito importante para o seu desenvolvimento posterior. Se você usar a quantidade certa de fertilizante, a colheita fará as delícias dos jardineiros.
No próximo vídeo, você encontrará os segredos do cultivo de cenouras grandes e saudáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.