Como alimentar cenouras e beterrabas com remédios populares?
Pessoas que têm uma horta e cuidam da própria saúde muitas vezes recusam fertilizantes químicos e usam remédios naturais, praticando a experiência dos antepassados, e sabiam quais remédios populares usar para alimentar cenouras após a germinação e cultivar um produto verdadeiramente ecologicamente correto cortar. Existem vários tipos de fertilizantes naturais disponíveis para cada jardineiro e aumentando o rendimento não só da cenoura, mas também da beterraba.
Cronometragem
A cenoura e a beterraba são as mais despretensiosas no cultivo de vegetais, por isso os jardineiros sobrevivem com o menor número possível de métodos agrícolas. Porém, a fertilização de cenouras e beterrabas em campo aberto traz resultados em termos de nível de produtividade, superando as anteriores não só em quantidade, mas também em características de qualidade.
Na primeira vez, o vegetal é alimentado exatamente 3 semanas depois que a semente germinou e os topos endureceram bem. Nesse momento, são introduzidos no solo cerca de 150 g de substâncias inorgânicas, a saber: 60 g de potássio, 40 g de fósforo e 50 g de nitrogênio por metro quadrado. Posteriormente, você pode sobreviver com metade dessa dose. Alguém dos jardineiros não fertiliza as cenouras nessa época e, 1 mês após a semeadura, irriga o jardim com uma solução fraca de fertilizantes fósforo-potássio, diluindo 1 colher de sopa de água em 10 litros de água. eu. nitrofosfato.
A segunda alimentação é realizada no máximo 3 semanas após a primeira alimentação com a composição nutritiva. Para o cultivo intensivo de cenouras, é necessário principalmente fertilizante de potássio. A este respeito, os especialistas aconselham a prática de sulfato de potássio e nitroammophoska em volumes iguais: 20 g de grânulos ou pó são dissolvidos em 10 litros de água. Este volume é usado para irrigar um canteiro de 1 m2 com cenouras.
Para variedades de cenoura de maturação precoce em campo aberto, 2 molhos durante a estação de crescimento serão suficientes para obter uma excelente colheita. E você pode melhorar as características de sabor borrifando a folhagem com fertilizante húmico 2 semanas antes da colheita. Este exercício permitirá que os elementos benéficos penetrem nas raízes.
No cultivo de variedades de maturação tardia, pode-se realizar mais um tratamento de cobertura, que deve ocorrer na época de intenso desenvolvimento das raízes. Em que o complexo deve ser usado sem fertilizantes contendo nitrogênio.
Os especialistas recomendam alimentar as raízes após irrigação abundante. Isso permite que elementos úteis sejam distribuídos proporcionalmente no canteiro e favorece uma assimilação mais completa pelas raízes.
Receitas
Qualquer vegetal, incluindo cenoura, carece de componentes nutricionais durante a estação de crescimento. Se você não alimentar a planta neste momento, ela cresce mal, o rendimento diminui significativamente, muitas vezes, em vez de grandes raízes fortes, as cenouras crescem com a espessura de um dedo mínimo. O mesmo pode ser dito sobre a beterraba: em vez de grandes tubérculos, surge sua semelhança em miniatura. Quando um vegetal não acumula força, não será armazenado por muito tempo, mas seja como for, a cenoura e a beterraba são cultivadas para armazenamento no inverno.
Alguns jardineiros fertilizam as plantações com compostos obtidos a partir de um processo químico ou mecânico nas fábricas, outros praticam remédios naturais inócuos para a saúde.
O fertilizante orgânico é facilmente absorvido pelas plantas e não envenena a terra e seus habitantes - os mesmos vermes necessários para soltar o solo.
Vamos descrever os principais métodos de alimentação com cenouras e beterrabas durante a estação de crescimento. Cenouras e outras hortaliças podem ser alimentadas com esses remédios populares:
- fermento;
- cinza de madeira;
- infusão de urtiga;
- iodo;
- estrume podre;
- excrementos de pássaros;
- sal;
- fertilizante complexo.
Vamos considerar mais detalhadamente como prepará-los e usá-los, quais são os benefícios deles.
Fermento
A levedura fresca é um bom promotor de crescimento.
A solução é preparada da seguinte forma:
- diluímos 0,5 kg de fermento em 2,5 litros de água;
- adicione meio copo de cinzas - não permite que o potássio seja eliminado;
- diluir a composição na proporção de 1:10;
- realizamos tratamento de raízes.
A alimentação com fermento satura as cenouras com nitrogênio, fósforo e outros elementos importantes para o crescimento, melhora a qualidade do futuro produto e fornece uma microflora de solo saudável.
Freixo de madeira
As cinzas naturais de madeira incluem tudo o que é importante para a cultura, por isso alimente as suas raízes com elas na fase inicial de desenvolvimento.
Cenouras novas, beterrabas e outros vegetais não serão perturbados pela alimentação de minerais na forma de cinzas secas ou infusão de cinzas:
- em junho, polvilhe com as cinzas do cume, usando no máximo um copo por 1 m2;
- despeje 100 g de cinzas em um balde de 10 litros de água, insista meio dia e faça a irrigação das raízes.
A cinza fornece às raízes de potássio, magnésio, sódio e outros microelementos úteis que são importantes para o crescimento intensivo da massa verde e previne o aparecimento de insetos.
Infusão de urtiga
É uma erva de composição rica. A infusão é preparada da seguinte forma:
- encher um balde de 10 litros com urtiga polvilhada 2/3;
- despeje um copo de cinzas e encha-o com água;
- cubra com uma tampa e guarde em local aquecido;
- a gente mistura constantemente o conteúdo: deve começar a fermentar (isso vai levar de 5 a 14 dias);
- quando a mistura fermenta, borbulha de gás, espuma, uma tonalidade verde, um mau odor aparecerá;
- diluir 100 ml da composição em 10 l de água e irrigar as raízes.
A infusão de urtiga fornece às cenouras e beterrabas magnésio, potássio, ferro e outros componentes benéficos.
Iodo
Após o surgimento das mudas, não será supérfluo enriquecer a terra com uma solução de iodo: dissolver 20 gotas de iodo em 10 litros de água e irrigar o espaço entre as fileiras.
Este produto ativa o crescimento da cenoura e da beterraba, melhora o sabor e a suculência das raízes e as protege de doenças e insetos.
Excrementos de pássaros
Os excrementos das aves contêm quantidades suficientes de fósforo, potássio, zinco e outros nutrientes.
Pegamos 10 partes de água e 1 parte de fezes e combinamos. Após a dissolução, irrigamos não as plantações em si, mas os corredores.
Estrume podre
Diluímos 1 parte de matéria orgânica podre em 10 partes de água e irrigamos o espaço entre as fileiras.
Este fertilizante contém muitos elementos valiosos, incluindo nitrogênio, que é necessário para a formação de vegetação.
Alimentação complexa
Muitas vezes, um remédio não é suficiente para o crescimento adequado de cenouras e beterrabas, especialmente se a terra não for leve e fértil o suficiente. Em opções com solo pobre, é aconselhável usar uma cobertura complexa de vários componentes:
- encher um balde de 10 litros 2/3 com urtigas ou ervas daninhas amassadas;
- encher a grama com água - 2/3 do volume;
- misture tudo com 2 copos de cinza de madeira e um pequeno pacote de fermento, cubra;
- manter o recipiente ao sol por 2 dias, às vezes mexendo o conteúdo;
- diluir um copo do curativo acabado com 10 litros de água e fazer o curativo de raiz.
Sal
Os fertilizantes auxiliares compensam a falta de componentes no solo:
- para saturar a terra com cálcio, utiliza-se nitrato de cálcio (50 g por 1 m2);
- boro - ácido ortobórico (2,5 g por 10 l de água);
- magnésio - sulfato de magnésio (5 g por 1 m2).
Quando os elementos minerais são introduzidos no solo, raramente alguém dá atenção à deficiência de sódio, porém, na verdade, este componente é necessário ao vegetal para o bom crescimento, desenvolvimento e formação das raízes. Para reabastecê-lo, utiliza-se cloreto de sódio (sal comestível).A irrigação é feita com uma solução na proporção de 100 g de cloreto de sódio por 10 litros de água (10 litros por 1 m2).
Pulverizar com água salgada permite conservar as verduras das copas por muito tempo e evitar o amarelecimento precoce - que é necessário no frio do outono. Além disso, é uma excelente forma de proteção contra insetos, como moscas da beterraba, lagartas e pulgões. Para o processamento foliar, utiliza-se uma solução: 60 g de sal por 10 litros de água. Nesse caso, você não deve usar sal enriquecido com sais de iodeto de potássio - o iodo é bom para a beterraba, mas pode queimar as folhas.
Pulverizar a composição é seguro para humanos, apenas se atingir a membrana mucosa - pode provocar irritação. Portanto, deve-se usar óculos de proteção e o tratamento deve ser realizado em clima calmo.
Regras de alimentação
O cultivo de raízes é uma questão simples se você entende o que uma planta precisa. Quanto à alimentação, você pode se concentrar em 3 regras básicas.
- Em julho, você não deve alimentar o jardim com esterco fresco. Para as cenouras, esse "tratamento" é semelhante ao veneno: muito provavelmente, a planta morrerá nos próximos 7 dias. As beterrabas vão sobreviver, mas só falta sonhar com uma boa colheita.
- Depois de meados de julho, não aplique mais fertilizantes minerais com uma alta porcentagem de nitrogênio. Graças a isso, cenouras e beterrabas começarão a crescer ativamente no topo, e a formação de raízes no solo será prejudicada. No final das contas, a colheita será pequena e pequena.
- A cenoura e a beterraba não são as plantas mais exigentes para fertilizantes. Para uma formação adequada, basta alimentar-se apenas uma vez - em julho. No entanto, o afrouxamento constante e a remoção de ervas daninhas são indispensáveis.
Como você entende, é possível cultivar vegetais sem o uso de produtos químicos em sua própria plantação. E quando a questão é levantada, como fertilizar cenouras e beterrabas após a germinação: fertilizantes químicos ou remédios populares, sem dúvida, votamos nos fertilizantes orgânicos.
Para informações sobre como alimentar as cenouras, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.