Monofosfato de potássio para pepinos

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Como procriar?
  3. Tempo e frequência de uso
  4. Instruções de uso
  5. O que pode ser substituído?

O monofosfato de potássio é comumente usado para alimentar pepinos após um período de chuvas prolongadas. Este fertilizante enche o solo de elementos úteis e nutre ativamente as plantas.

Vantagens e desvantagens

O monofosfato de potássio pertence aos fertilizantes minerais. Ele contém fósforo e potássio. O produto é facilmente solúvel em água e pode ser usado no tratamento da maioria das plantas e flores que crescem no local.

Este fertilizante tem muitos benefícios.

  1. Não contém cloro. Isso significa que nada interfere na assimilação de potássio e nitrogênio pela planta.
  2. O fertilizante não altera o nível de pH do solo.
  3. Totalmente absorvido pelo sistema radicular em pouco tempo.
  4. O uso de fertilizantes ajuda a aumentar a produtividade. Além disso, os pepinos colhidos têm uma vida útil mais longa e melhor sabor.
  5. As plantas tornam-se mais resistentes e não têm medo de doenças fúngicas, incluindo o oídio.
  6. O monofosfato de potássio pode ser usado para alimentação de raízes de plantas e foliar.
  7. O produto não é tóxico e, portanto, não prejudica o corpo humano.
  8. Não há risco de prejudicar a própria planta, usando muito fertilizante. O excesso simplesmente ficará no solo, tornando-o mais fértil.

A principal desvantagem deste fertilizante é que promove o desenvolvimento não só de pepinos, mas também de ervas daninhas. Portanto, deve ser usado com cuidado.

Vale lembrar também que este produto deve ser utilizado imediatamente após o preparo. Caso contrário, perderá rapidamente sua utilidade sob a influência da água e da luz.

Como procriar?

O monofosfato de potássio é geralmente vendido como grânulos secos ou pó. Portanto, deve ser diluído antes do uso. Normalmente, 10 gramas da substância são adicionados a 10 litros de água. Isso é suficiente para que a solução seja eficaz. Esta quantidade de produto deve ser suficiente para 3-5 arbustos. É necessária menos solução para regar as mudas. Se, após o uso, permanecer líquido não utilizado, pode ser utilizado para fertilizar outras plantas do local.

Para diluir o monofosfato de potássio em pó, você precisa de água macia de alta qualidade. Líquido destilado ou fervido é ótimo. Os grânulos podem ser dissolvidos em qualquer água. Isso não afetará a qualidade do fertilizante de forma alguma. A temperatura da água usada para preparar a solução deve estar em torno de 20-25 graus.

Uma solução com esta concentração é adequada para alimentação de raízes. Se a planta for pulverizada, a dosagem deve ser dobrada. Isso significa que 20 gramas do medicamento devem ser adicionados a 10 litros de água.

Se os pepinos forem cultivados em solo acidificado, os citratos podem ser adicionados à solução de monofosfato de potássio para regar a planta. Nesse caso, uma colher de sopa de ácido cítrico e amônia é colocada em 10 litros de solução. A mistura é bem misturada e imediatamente utilizada para o fim a que se destina. Você precisa regar os pepinos com ele com cuidado. Cada arbusto costuma levar um litro da mistura. Este fertilizante deve ser aplicado a cada 2 semanas.

Tempo e frequência de uso

É melhor pulverizar as plantas do jardim e da horta de manhã cedo ou após o pôr-do-sol. Se você fertilizar pepinos durante o dia, o produto irá evaporar muito rapidamente ao sol e não haverá nenhum benefício com isso. De manhã e à noite, o líquido é perfeitamente absorvido e não evapora.

Na estufa, a alimentação é geralmente realizada três vezes por temporada. Em terreno aberto, os fertilizantes podem ser aplicados com mais frequência. Os pepinos que crescem nas camas são alimentados de 5 a 6 vezes de maio a agosto. Ao mesmo tempo, é muito importante fazer intervalos iguais entre as mamadas. A fertilização é melhor feita após a chuva ou regando os canteiros. No outono, essa droga não deve ser investigada, já que não haverá benefício com isso.

O fosfato monopotássico é introduzido pela primeira vez durante a estação de crescimento. Isso é feito para que a planta se desenvolva mais rapidamente. Seu uso pode acelerar significativamente o início do período de floração. Nesta fase, as preparações contendo nitrogênio são adicionadas juntamente com o potássio. Na segunda vez, o produto é aplicado 2 semanas após a primeira mamada.

No futuro, o potássio será aplicado em intervalos de algumas semanas. Você pode fertilizar pepinos mesmo durante o período de frutificação. Não vai prejudicar as plantas de forma alguma. A quantidade de molhos também depende das condições do solo em que crescem os pepinos. Para saber quando é necessário voltar a aplicar fertilizantes, vale a pena examinar cuidadosamente os canteiros com pepinos.

Os seguintes sinais podem indicar falta de potássio:

  • a ausência de ovários nos arbustos e uma pequena quantidade de folhas;
  • mudança na forma e na cor dos frutos;
  • uma mudança na cor das folhas para uma mais escura e mais escura;
  • o aparecimento de amarelecimento em suas bordas;
  • a aparência de amargura.

Eliminar todos esses problemas ajudará na introdução oportuna da quantidade necessária de cobertura. A alimentação com folhas ajuda a obter resultados em pouco tempo.

Instruções de uso

O monofosfato de potássio é geralmente usado para alimentação adicional de pepinos. Ele pode ser usado junto com pesticidas, adicionando-o a uma solução que é usada para pulverização ou irrigação complexa. Não é recomendado misturar este suplemento de potássio apenas com preparações que contenham grandes quantidades de magnésio e cálcio.

Este produto só pode ser manuseado com luvas de proteção. A solução não deve entrar em contato com as membranas mucosas ou pele. Ao planejar pulverizar uma planta, você deve usar um respirador. Após o trabalho, você deve lavar imediatamente as mãos com água e sabão. Se a solução entrar acidentalmente em contato com a pele, lave-a imediatamente com água corrente.

No caso de o produto ser utilizado em estufa, o ambiente deve ser bem ventilado antes e depois da fertilização.

O que pode ser substituído?

Se necessário, esta preparação para o tratamento de plantas pode ser substituída por análogos, que também contêm as substâncias necessárias para as plantas em grandes quantidades.

  1. Nitroammofosk. Esta preparação contém fósforo, enxofre, potássio e nitrogênio. Portanto, é excelente para o desenvolvimento de pepinos.
  2. AVA. O produto contém doses muito elevadas de fósforo e cálcio, por isso nutre perfeitamente as plantas e favorece o seu crescimento. Mas é preciso ter mais cuidado com ele e não violar as regras de uso do produto.
  3. "Pekacid". Este medicamento também contém fósforo e potássio. Foi inventado em Israel. Mas agora a droga está gradualmente ganhando popularidade em outros países do mundo.

A cinza de madeira também é uma fonte alternativa de potássio. Ele pode ser usado para alimentar pepinos durante as escavações de outono do local. Além disso, este produto pode ser aplicado sob os arbustos das mudas, previamente soltado o solo na raiz. Essa alimentação pode ser alternada com a introdução de fertilizante de potássio comprado.

Resumindo, podemos dizer que o monofosfato de potássio é um curativo de alta qualidade que é totalmente seguro para pessoas e plantas. Se você aplicar este fertilizante de acordo com todas as regras, a colheita de pepinos será muito boa.

2 comentários

Olá, não entendeu muito bem como misturar fertilizantes contendo nitrogênio e monofosfato de potássio? Proporções, eles devem ser alimentados juntos?

↩ Raisa 03.06.2021 18:11
0

A aplicação simultânea de monofosfato com outros fertilizantes também não é aconselhável com fertilizantes de nitrogênio.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário