Métodos de uso de leite com iodo para pepinos

Contente
  1. Prós e contras de usar
  2. Imersão de sementes
  3. Melhores receitas de molho
  4. Pulverização contra doenças
  5. Dicas de processamento de pepino

A ideia de usar leite com iodo para alimentar pepinos no início parecia insuficientemente produtiva para os agrônomos, mas com o tempo essa combinação conseguiu provar sua eficácia. As receitas de pulverização e mistura de irrigação gradualmente se tornaram mais variadas, e as proporções exatas para o tratamento em estufa e em campo aberto permitiram a máxima eficiência na aplicação do produto.

Tendo descoberto como usar formulações com leite, iodo e sabão, você pode facilmente adicionar outro método de alimentação - completamente natural - ao seu arsenal de jardim.

Prós e contras de usar

O uso de uma mistura de leite com iodo para regar e borrifar pepinos tem muitas vantagens em relação a outros tipos de molhos.

Combinando os ingredientes disponíveis para todos, o seguinte pode ser alcançado.

  1. Acelere o crescimento de hortaliças. Os verdes após essa alimentação crescem mais ativamente, os chicotes ficam mais fortes. O rendimento também está aumentando.
  2. Abandone os fertilizantes químicos. A colheita é ecologicamente correta, saudável e segura.
  3. Proteja as plantas de doenças fúngicas perigosas. O remédio é eficaz na luta contra o oídio e alguns outros tipos de infecções.
  4. Aumente as defesas imunológicas das plantas.
  5. Reabastecer o suprimento de oligoelementos e vitaminas, necessário para o cultivo bem sucedido de pepinos.
  6. Desinfete o material de plantio. As propriedades anti-sépticas da mistura são alcançadas através da produção de oxigênio ativo.
  7. Reduza o custo de compra de fertilizantes. Existem ingredientes para essa alimentação em quase todas as casas, eles são baratos.

As vantagens graças às quais o leite com iodo começou a ser usado em todos os lugares são óbvias. Mas essa mistura tem suas desvantagens. Os vapores de iodo, se usados ​​incorretamente, podem ser prejudiciais à saúde humana. Em estufas e estufas, é necessário realizar o processamento, tomando medidas de proteção.

Além disso, uma overdose de iodo pode afetar negativamente as plantas, levar ao murchamento dos brotos, curvatura dos frutos.

Imersão de sementes

É melhor preparar uma composição para desinfetar o material de plantio à base de soro de leite. Nesse caso, o efeito desinfetante da mistura será mais eficaz. Misturado ao leite, o iodo forma oxigênio ativo, destruindo patógenos de infecções bacterianas e fúngicos. Você pode diluir a solução corretamente, observando rigorosamente as proporções. A mistura é preparada da seguinte forma:

  • 500 ml de soro de leite ou leite são ingeridos por litro de água;
  • 1 gota de iodo é adicionada à solução;
  • todos os ingredientes são bem misturados;
  • sementes de pepino são imersas na solução por 6–8 horas, depois removidas e transferidas para o solo sem secar.

O solo do jardim ou em recipientes também deve ser desinfetado. Neste caso, 15 gotas de solução de iodo a 5% e 1 litro de leite são adicionadas a 10 litros de água. Este cuidado evitará a ocorrência de infecções fúngicas devido à contaminação do solo.

Melhores receitas de molho

Você pode alimentar adequadamente os pepinos com soluções de leite de iodo somente se se você escolher cuidadosamente uma receita levando em consideração as características da estação de cultivo, as necessidades das plantas por minerais específicos. Para a preparação de misturas, pode-se usar leite azedo ou integral com teor mínimo de gordura. Opções de formulação de soro também são encontradas.

As proporções também são muito importantes na preparação do fertilizante.Os produtos lácteos devem ser diluídos em água. Normalmente, a proporção é de 1: 5 ou 1:10. A rega é feita na folha ou na raiz, dependendo da finalidade da fertilização.

Além disso, as mudas e as plantas adultas não são alimentadas sob os arbustos - é melhor fazer uma ranhura em um raio de 10-15 cm ao redor da circunferência e depois distribuir a mistura dentro dela.

Muitas vezes não é necessário regar pepinos com essa composição. Você pode fazer a alimentação preventiva de raiz ou foliar não programada, se os vegetais crescem mal, a floração é atrasada. É melhor fertilizar arbustos de pepino jovens uniformemente, em intervalos regulares, para não exceder a dose de nutrientes.

Com fermento

A receita clássica de alimentação com a solução no solo ou nas folhas é feita à base de fermento de padeiro em briquetes. Este ingrediente em uma quantidade de 25–35 g é misturado com leite aquecido de baixo teor de gordura e 1 colher de sopa. eu. açúcar granulado. A mistura resultante é deixada para ativar o processo de fermentação por um período de 3 a 5 horas. Em seguida, o seguinte é adicionado à composição:

  • 1 litro de leite;
  • 2 colheres de sopa. eu. cinza de madeira transformada em pó;
  • 5-7 gotas de iodo.

Todos os ingredientes são misturados na sequência mostrada. A cinza da cobertura atua como um elemento que substitui a perda de cálcio que ocorre no leite durante a fermentação da cobertura. A mistura de nutrientes é muito concentrada, mais indicada para uso em campo aberto, onde o risco de queimaduras químicas é reduzido.

Com ureia

A uréia é um fertilizante útil que ajuda a repor a deficiência de minerais em pepinos quando manchas marrons ou amarelas aparecem nas folhas... A fertilização complexa com leite, ureia e iodo será especialmente útil para as plantas durante a floração e a formação dos ovários. A solução é preparada adicionando ingredientes auxiliares na proporção de 10 litros de água. Vai precisar:

  • leite - 2 l;
  • ureia - 4 colheres de sopa. eu .;
  • iodo - 20 baixas em concentração de 5%;
  • bicarbonato de sódio - 1 colher de sopa. eu.

Todos os componentes são completamente misturados. A composição é utilizada em curativos foliares, com pulverização na folha. Não vale a pena derramar a mistura diretamente nas raízes. O produto é pulverizado com um pulverizador de jardim, prestando-se especial atenção à formação de ovários e botões de flores.

Os insetos polinizadores não serão dissuadidos por ingredientes naturais.

Com verde brilhante

Formulações de curativos com kefir ou leite azedo, o soro de leite é especialmente rico em substâncias úteis. É por isso que não são usados ​​mais do que 3 vezes durante a temporada. Para 10 litros de água, ao preparar a solução, você precisará da seguinte quantidade de ingredientes adicionais:

  • 20 gotas de iodo;
  • 2 litros de produtos de ácido láctico;
  • 50 g de ureia.

Todos os ingredientes são bem misturados até estarem completamente dissolvidos na água. Para 1 pepino, são usados ​​500 ml da composição acabada. Se o iodo acabar, uma cobertura semelhante pode ser preparada com verde brilhante. É adicionado a 2 litros de soro de leite em um volume de 1 garrafa em 10 ml. Esta quantidade de ingredientes é diluída em 8 litros de água.

Pulverização contra doenças

O tratamento e a proteção das plantas contra doenças fúngicas e infecções virais por meio de uma mistura de leite e iodo é realizado exclusivamente na folha. Você pode pulverizar pepinos com formulações com a adição de outros desinfetantes.

Em cada caso, é importante observar cuidadosamente a dosagem e proporção dos ingredientes, siga as instruções detalhadas passo a passo.

Na maioria dos casos, simplesmente polvilhar a solução em cima do pepino ou das folhas não é suficiente. Será necessária uma proteção mais séria. Se forem detectados sinais de infecção fúngica ou doença viral, as superfícies externa e interna da folha devem ser tratadas. Para fins de prevenção, a pulverização geral da mistura é suficiente. Os produtos lácteos formam uma película hermética na superfície dos brotos e os ácidos neles contidos proporcionam a formação de um ambiente destrutivo para os microorganismos.

Solução de peróxido

No caso da requeima, uma doença extremamente perigosa para os pepinos, o iodo sozinho em combinação com o leite não será suficiente. O agente causador desta infecção pode ser superado apenas com um efeito anti-séptico mais poderoso. Além disso, a solução deverá ser preparada à base de leite fermentado: com iogurte, soro de leite. Isso tornará o resultado ainda mais impressionante. É comum adicionar 10 litros de água:

  • 1 litro de produtos lácteos fermentados;
  • 25 ml de peróxido de hidrogênio;
  • 40 gotas de solução de iodo a 5%.

A mistura resultante é pulverizada sobre a superfície das folhas, a zona da raiz é tratada com ela. Como medida preventiva, você pode repetir o procedimento mensalmente. Durante o período de tratamento, a pulverização de pepinos afetados pela requeima é realizada uma vez a cada 7-10 dias.

Composição com sabão em pó

O combate às infecções fúngicas é feito com uma solução concentrada. É preparado dissolvendo os ingredientes em 10 litros de água. Vai precisar:

  • 30 gotas de iodo;
  • 1 litro de leite;
  • 1/5 barra de sabão em pó amassado.

Para preparar a mistura para borrifar, leva-se água quente - nela o sabão se dissolve melhor. Em seguida, a base resultante é resfriada, combinada com leite. O iodo é adicionado por último. É melhor misturar ao ar livre para evitar a inalação de vapores químicos de alta concentração.

O sabão em pó nesta composição não tem propriedades anti-sépticas. É necessário para garantir que a solução se fixe de forma bastante eficaz nas folhas e nos cílios do pepino. O iodo fornece um efeito anti-séptico, mata vírus e bactérias. A solução pronta requer aplicação imediata, não precisa ser envelhecida ou armazenada. É melhor pulverizar não apenas todos os brotos, mas também o solo ao redor deles.

Solução de ácido bórico

Com a requeima e outras infecções fúngicas, as plantas podem ser protegidas contra infecções ou tratadas com uma solução especial. É preparado em 2 etapas. Na primeira etapa, 2 kg de cinza em pó são misturados em água quente em um volume de 8 litros. A composição resultante é resfriada. Em seguida, conecte-se a:

  • 1 litro de leite azedo ou soro de leite;
  • 10 ml de iodo;
  • 15 g de ácido bórico (1,5 saquetas).

A mistura é infundida por 10 horas. Em seguida, é diluído na proporção de 1:10, a composição resultante é utilizada no âmbito do processamento de raízes.

Dicas de processamento de pepino

É importante considerar que as formulações com leite puro costumam ser utilizadas na alimentação de plantações. Os produtos lácteos fermentados são usados ​​com mais frequência nos casos em que doenças ou pragas estão sendo combatidas. Como fertilizante para pepinos, o adubo de cobertura, aplicado pela folha ou sob a raiz, é usado durante a floração e a frutificação.

Em uma estufa de policarbonato, uma estufa, é melhor usar soluções mais fracas do que em terreno aberto - para evitar queimaduras.

Listamos as regras básicas para o processamento de plantações de pepino.

  1. A cobertura é feita após a rega, em solo úmido. Isso evitará queimaduras de raiz.
  2. A repetição do procedimento é recomendada a cada 14 dias.
  3. O processamento é realizado em temperaturas atmosféricas variando de +16 a +18 graus Celsius.
  4. A opção pela pulverização deve ser em dias nublados ou horas em que as plantas não sejam expostas à luz solar direta.
  5. É melhor borrifar a mistura por meio de um borrifador. Quanto menores forem as gotas, melhor será o efeito.
  6. Os melhores resultados da alimentação são observados em julho-agosto, após a formação dos ovários.
  7. Cumprir o cronograma de fertilização é muito importante. A primeira rega da raiz é realizada 14 dias após a germinação. A solução é tornada fracamente concentrada. As subseqüentes são realizadas a cada 2 semanas, com alternância de curativo foliar e rega.
  8. Adicione outros ingredientes com cuidado. Por exemplo, o excesso de boro levará à necrose das folhas e à deformação dos frutos.

Seguindo as regras, você pode obter excelentes resultados no uso de fertilizantes naturais para pepinos à base de leite e iodo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário