Usando permanganato de potássio para tomates

Contente
  1. Para que isso é usado?
  2. Como processar sementes?
  3. Pedido de mudas
  4. Processamento no solo
  5. Dicas úteis

O permanganato de potássio é um anti-séptico. Oxida no ar e destrói eficazmente as bactérias patogênicas e os patógenos de certas doenças infecciosas. A substância contém potássio e manganês - dois oligoelementos necessários para o desenvolvimento correto das plantas. Alguma parte do manganês está concentrada em esterco e cinzas de madeira. Além disso, o solo contém esses oligoelementos, mas as culturas não podem obtê-los. A mistura de potássio e manganês potencializa o uso do permanganato de potássio para uma boa produtividade do tomate. Ao mesmo tempo, as frutas por ela processadas não farão mal ao serem consumidas.

Para que isso é usado?

Os agricultores estão acostumados há muito tempo a usar permanganato de potássio para o cultivo de plantas, incluindo tomates. O anti-séptico é barato e sua eficácia no combate a muitas doenças do tomate é alta.

Aqui estão alguns dos benefícios da substância para a saúde.

  • Como o permanganato de potássio é um desinfetante, o processamento com uma composição à base dele pode reduzir o número de microrganismos que inibem a vegetação da planta. Mas com tal utilidade, há uma certa desvantagem. Via de regra, ao entrar em contato com o manganês, ocorre dano à microflora benéfica.
  • Uma vez no solo, uma substância desencadeia uma reação química, liberando oxigênio altamente reativo. Quando combinados com várias substâncias, os íons são formados no substrato, contribuindo para o desenvolvimento saudável do sistema radicular.
  • Os íons manganês e potássio têm um efeito benéfico no solo e nas partes verdes das plantas.
  • O tratamento das colheitas de tomate com um líquido com cristais de manganês diluídos neste fornece-lhes a alimentação necessária e desinfecta-os ao mesmo tempo.
  • Antes do transplante e na fase de pinçamento, as folhas são removidas da cultura e os brotos desnecessários são cortados. Se for tratada com uma solução de manganês rosa, o tempo de secagem das feridas é reduzido e a planta terá menos probabilidade de pegar uma infecção.

Apesar da importância do efeito do permanganato de potássio em uma cultura saudável, ele deve ser usado com uma dosagem estrita. O tratamento excessivo do solo com uma solução de permanganato de potássio inibe as plantações.

Irrigar em excesso antes de semear e plantar mudas não beneficiará o rendimento. Ao mesmo tempo, com a falta de manganês, as folhas ficam ameaçadas com o aparecimento de clorose intervinal.

Como processar sementes?

Para o cultivo de frutos saudáveis, é importante fazer a desinfecção já na fase de pré-semeadura - tratando as sementes. Estamos falando especificamente sobre o método de desinfecção com permanganato de potássio. Com a finalidade profilática de processamento da semente, o preparo de uma solução a 1% a partir de 1 grama de manganês ajudará. Os cristais são dissolvidos em 1 litro de água aquecida (pode-se ferver e resfriar o líquido até um estágio adequado para maior desinfecção).

As sementes de tomate preparadas devem ser envolvidas em gaze ou pano de algodão e imersas em solução de manganês por um terço de hora. Uma maior permanência das sementes na solução não é recomendada. Em seguida, as sementes são lavadas com água diretamente em gaze e colocadas para secar.

Agrônomos experientes são capazes de determinar visualmente a concentração necessária de permanganato de potássio. UMA os iniciantes deverão proceder com o máximo cuidado, respeitando uma proporção específica. Normalmente, o permanganato de potássio é vendido embalado em 3 ou 5 g.Você precisa navegar com base na massa e na quantidade de água.

O tratamento de sementes por si só não será suficiente. Existe a possibilidade de que esporos causadores de doenças possam ser encontrados no recipiente e no solo. Um balde de água é colocado no fogo e levado quase à fervura, então 5 gramas de permanganato de potássio cristalino são dissolvidos nele. Após mistura completa com água de cor rosa, os recipientes e equipamentos são tratados. Eles fazem o mesmo com o solo.

Pedido de mudas

O processamento do tomate com permanganato de potássio diluído não consiste apenas em preparar as sementes e pulverizá-las. Será correto regar as plantações pela raiz. Para a saúde das mudas, é necessário derramar duas vezes a área com uma solução fraca de manganês e irrigar as plantas. Para obter a solução adequada, são necessários 10 litros de água e cristais de manganês potássio na dose de 5 g. Normalmente, o solo e as plantações de tomate podem ser regadas a cada 10 dias.

Processamento no solo

Os tratamentos preventivos com solução de manganês são realizados em campo aberto três vezes durante toda a estação de cultivo. O mesmo se aplica ao cultivo interno.

Após o pouso

O primeiro beneficiamento do tomate ocorre 5 dias após a definição das mudas no solo. Para isso, é necessário dissolver o manganês em água para obter um líquido rosa claro. Será usado para prevenir a requeima. A solução é preparada nas seguintes proporções: 0,5-1 g de cristais de uma substância anti-séptica são adicionados a um balde com 10 litros de água.

É necessário colocar 0,5 litros dessa solução sob todos os tomates. Em seguida, adicione a mesma solução rosada ao borrifador e borrife os tomates. Um regador de jardim padrão também é adequado para regar. Somente neste caso você terá que agir mais ativamente.

É importante processar todas as folhas, caules da planta e todos os rebentos. Essas manipulações são feitas no início da manhã para que todas as gotas tenham tempo de secar ao nascer do sol.

Caso contrário, existe a possibilidade de a massa verde sofrer queimaduras sob os raios solares. Com o processamento adequado, as plantas recebem alimentação radicular e foliar com manganês e potássio, além de boa proteção contra a requeima.

Em junho

O processamento subsequente será necessário quando as flores aparecerem nos pincéis frescos. Mas primeiro você tem que alimentar as plantações com fertilizantes orgânicos ou usar superfosfato para esse propósito. Espaços verdes devem ser pulverizados com uma solução de manganês de baixa concentração. Esse processamento de tomates é tradicionalmente programado para meados de junho.

Quando os frutos começam a ganhar forma, as lavouras precisam ser alimentadas com manganês e potássio. Além disso, é durante esse período que a requeima freqüentemente aparece nos tomates. Não é segredo que das folhas muda instantaneamente para tomates, manifestando-se com manchas marrons e podridão. O reprocessamento com um líquido rosa é uma necessidade vital para os tomates. A pulverização tem um efeito positivo não só nas características de qualidade das copas, mas também no estado dos próprios frutos.

Em julho e agosto

Em meados do verão, as plantas podem ser ameaçadas com o aparecimento de manchas marrons. Para pulverizar a fruta, você pode usar uma receita que os agricultores experientes sempre adotam. O tempo de uso da solução para desinfecção do tomate começa em meados de julho e termina na fase de frutificação. A receita a seguir será eficaz.

Em um picador de carne (ou no liquidificador), triture os dentes e flechas de alho fresco (na quantidade de 300 g). A massa deve ser colocada em uma panela de dois litros cheia de água e deixada sob a tampa por 5 dias. Após o término desse período, o mingau de alho fermentado é filtrado e colocado em um recipiente de 10 litros com água. 1 g de cristais de manganês é despejado no líquido, dissolva-os e pulverize todas as plantações de tomate.

Pulverizar com esta solução em tomates é permitido a cada 10 dias. O alho está saturado de fitoncidas, que, juntamente com o permanganato de potássio, lutam ativamente contra os esporos de doenças fúngicas.A prevenção com borrifar tomates com uma solução fraca de manganês tem uma missão especial no último mês de verão, quando o orvalho frio se instala nas plantas pela manhã. Freqüentemente, é a principal causa da requeima nas plantas.

Dicas úteis

Não é nenhum segredo que nem mesmo o frio é capaz de destruir os esporos dos fungos nas camadas da terra e na estufa. Como medida preventiva, também é recomendado o uso de manganês dissolvido em água. Nesse caso, a solução deve ser de uma cor carmesim intensa. Eles precisam processar as paredes e o teto da estrutura da estufa. O permanganato de potássio é diluído em água praticamente fervente, então toda a superfície da estufa é borrifada com esta solução, incluindo as menores rachaduras. Enquanto a solução estiver quente, é necessário derramar o solo. Em seguida, a entrada para a estufa é fechada.

A prolongada estação das chuvas prejudica as plantas com efeito de estufa e os tomates do exterior. No verão, você precisa pulverizar o exterior da estufa com uma solução forte de framboesa. Ele também processa o caminho dentro da estufa e aquele que leva à entrada. Essa prevenção é necessária para prevenir a requeima. Isso permitirá que você se livre dos esporos destrutivos transferidos para a estufa nas solas dos sapatos.

Se os tomates forem cultivados em terreno aberto, antes do plantio, eles são regados com água fervente com permanganato de potássio diluído nela. Ao menor sinal de fitoforese, alguns agrônomos processam não apenas as plantas plantadas, mas também a própria safra de tomate. O mais importante é realizar este trabalho com frutos verdes e rosados, especialmente se a sua colheita foi precedida por clima desfavorável.

Para a prevenção de doenças, o permanganato de potássio em cristais na quantidade de 1 g é agitado em 10 litros de água morna. A temperatura da água não deve exceder 40 graus. Coloque os tomates verdes na solução por 10 minutos. Em seguida, eles precisam ser enxaguados com água limpa, bem enxugados e dobrados para amadurecer. Se você não tem certeza de que conseguiu acertar todas as disputas, os frutos devem ser embrulhados em papel jornal. É importante fazer isso com todas as frutas.

Um dos conselhos aos agricultores para residentes de verão será a informação de que esse tratamento não é recomendado em solos ácidos. Quanto às próprias plantas, é necessário manter uma dosagem específica de potássio manganês. Caso contrário, é fácil queimar as folhas e o sistema radicular. Se o tomate já apresentar folhas com vestígios da doença, deve-se aumentar a dosagem de permanganato de potássio no líquido.

O permanganato de potássio não é apreciado apenas por jardineiros em terrenos privados. Cientistas e agrônomos profissionais também afirmam suas qualidades anti-sépticas únicas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário