O uso de permanganato de potássio para cebolas
Os jardineiros novatos muitas vezes se deparam com o plantio de cebolas, o que não permite que cresçam cabeças grandes e densas. Por que isso acontece? Muitas vezes o motivo está no preparo inadequado das mudas - jardineiros experientes sabem que antes de plantar no solo a cebola deve ser tratada com permanganato de potássio, o que ajuda a protegê-la da morte.
Benefício e dano
Comprando material de plantio pronto, você pode se salvar das dificuldades de germinar sementes. Essa abordagem pode reduzir significativamente o tempo e o esforço despendidos pelo jardineiro. Porém, neste caso, não há garantia da sanidade e esterilidade das mudas. Acontece que o morador de verão deita a cebola plantada no chão, cuida bem dela e aguarda uma rica colheita, mas o resultado é decepcionante:
- cabeças macias;
- sinais de podridão;
- cebolas pequenas;
- destruição em massa do produto, como resultado - um coeficiente de rendimento reduzido.
Na maioria das vezes, o motivo é a falta de desinfecção do produto adquirido. É lucrativo para o comerciante ter tempo para vender todo o material das sementes colhidas o mais rápido possível, e quanto mais - melhor será para ele. Portanto, as mudas são frequentemente tratadas com produtos químicos especiais para mantê-las frescas. Claro, há exceções - aquelas pessoas que pensam em uma base de clientes estável e prestam atenção especial à qualidade do material de plantio vendido. Mas, como mostra a prática, a participação desses vendedores não ultrapassa 15%.
É por isso que todo produto comprado no mercado ou em uma loja deve passar por um processamento adicional obrigatório. Para fazer isso, use ferramentas especiais - elas permitem que você se livre de todos os tipos de contaminantes de superfície, como poeira e reagentes especiais. Além disso, a desinfecção neutraliza microorganismos patogênicos que freqüentemente habitam a muda. Essa solução mostra alta eficiência contra as moscas da cebola.
Hoje em dia existe uma ampla seleção de produtos para preparação de canteiros. Infelizmente, nem todos são seguros para as pessoas. Algumas marcas introduzem cloretos em suas formulações, que, ao entrarem no corpo humano, se acumulam e causam danos à saúde.
Para se proteger dos efeitos adversos dos reagentes tóxicos e ao mesmo tempo obter um alto rendimento, o melhor é mergulhar a cebola em uma solução de permanganato de potássio.
O permanganato de potássio é um anti-séptico conhecido por todas as pessoas. Ele tem sido usado por humanos há muito tempo. Ele encontrou ampla aplicação na medicina para o tratamento de feridas, inflamações e gargarejos. Um pouco mais tarde, esse antimicrobiano começou a ser usado na agricultura.
Os benefícios do permanganato de potássio para as cebolas são inegáveis:
- proteção de mudas de pragas de inverno devido a um efeito anti-séptico pronunciado;
- O permanganato de potássio é uma boa alimentação foliar, que fornece às partes verdes da cebola os oligoelementos de que necessita para o seu pleno desenvolvimento;
- devido às propriedades antifúngicas do permanganato, a derrota dos esporos dos fungos é alcançada.
O permanganato também é usado na preparação do solo. mas não se apresse e preencha toda a área com uma solução à base de permanganato de potássio. Este é principalmente um composto químico e, se usado incorretamente, pode prejudicar uma pessoa - provocar patologias no sistema esquelético, causar queimaduras na pele e nas membranas mucosas.Além disso, o excesso de sais de manganês prejudica a produtividade do solo.
O uso de permanganato de potássio para cultivo do solo tem suas limitações. É usado apenas para irrigar terras com uma reação neutra ou alcalina. Se você negligenciar esta recomendação, você pode reduzir significativamente a fertilidade do substrato e até mesmo perder parcialmente a colheita.
Claro, para certos tipos de plantas, o ambiente ácido também é confortável, mas a cebola não está entre eles.
Preparação da solução
Existem várias técnicas para processar os jogos de cebola e plantar canteiros com permanganato de potássio. Eles se distinguem pela saturação da composição ativa, bem como pelo tempo de processamento das mudas. Normalmente, várias receitas para soluções de trabalho são usadas - fracas, concentradas e fortes.
Fraco
Esta composição é preparada a partir de 3 g de pó dissolvido em 1 litro de água. Demora cerca de 2 horas para embeber o material de plantio. Tal solução é caracterizada por uma concentração reduzida do componente principal, respectivamente, a força do seu efeito é menor. Isso significa que o efeito prejudicial sobre as mudas também é reduzido. Jardineiros experientes garantem que tratar as cebolas com uma solução anti-séptica clara antes do plantio é a melhor opção. Embora alguns jardineiros afirmem que, neste caso, algumas bactérias permanecem viáveis.
Concentrado
A preparação concentrada está na proporção de 10 g de cristais por litro de água, o permanganato de potássio deve ser diluído com líquido estritamente quente. O material da semente é embebido em solução por 40-45 minutos. É essencial que o líquido esteja quente. Esse tratamento destrói completamente fungos e microorganismos patogênicos. mas deve ser lembrado que se tal composição pode destruir todas as coisas vivas, então é possível que o próprio conjunto seja danificado.
Essa composição é melhor usada para desinfetar e, ao mesmo tempo, alimentar a terra do jardim antes da semeadura.
Forte
Uma solução altamente saturada é feita de 25 g de pó dissolvido em 1 litro de água morna. Os conjuntos de cebola podem ser mantidos nele por apenas um quarto de hora. Essa opção de processamento é permitida apenas nos casos em que há suspeita de infecção do material de plantio com um fungo. O fato é que esta é uma formação bastante forte. Conseqüentemente, pode danificar o próprio arco.
Você só precisa imergir o conjunto em uma solução rosa ou roxa imediatamente após sua preparação. Quando o líquido fica amarelo, sua eficácia começa a diminuir.
Como usar
Imersão de sementes
Portanto, se você comprou jogos de cebola ou sementes de cebola em uma loja, precisa preparar as mudas para o plantio. Para fazer isso, siga estas etapas.
- Examine as sementes com cuidado. Amostras danificadas devem ser removidas do bloco.
- É melhor remover a parte superior das sementes secas, desta forma, a germinação pode ser significativamente melhorada.
- A secagem das sementes deve ser feita na primavera. Para fazer isso, eles são colocados sobre uma superfície rígida e mantidos por alguns dias a uma temperatura ambiente de 25 graus.
- A principal etapa é embeber o material de plantio. Para fazer isso, pegue um recipiente com água, dissolva o sal de cozinha nele na proporção de 1 colher de chá. 1 litro de água limpa e deixe as sementes lá por duas a três horas.
- Depois disso, é necessário fazer a desinfecção - é nesta fase que será necessário o permanganato de potássio. A solução deve ser nova. Realize o procedimento logo antes do plantio, caso contrário a solução perderá suas características antifúngicas e antimicrobianas.
- Após a desinfecção, as sementes devem ser ressecadas. É necessário para evitar o apodrecimento do produto. Imediatamente depois disso, você pode prosseguir para o trabalho de plantio.
Para canteiros de jardim
Se você processar os conjuntos de cebola em permanganato de potássio, poderá livrar a semente da maioria dos tipos de fungos, bactérias e vírus que se instalaram nela. No entanto, deve-se atentar não só para a cebola, mas também para o substrato em que será plantada. Para isso, utilizam-se as mesmas soluções - e se não for necessário cultivar a terra com sal, é aconselhável adicionar permanganato de potássio.
Para desinfecção e fertilização do substrato na primavera, soluções extremamente fracas de permanganato são usadas. Para fazer isso, dissolva 5 g do medicamento em 10 litros de água. Os cristais de permanganato de potássio devem se dissolver completamente e dar à solução uma cor rosa pálido, a água deve estar morna.
Regue o solo com um regador comum, a umidade deve ser distribuída uniformemente sobre o canteiro do jardim. Basta processar a camada superficial da terra, na qual será semeada a cebola, por isso um regador costuma ser suficiente para sete a oito metros quadrados da área semeada. Essa rega é feita algumas semanas antes do plantio das cebolas.
O curativo de cobertura deve ter tempo para ser absorvido pelo substrato e desinfetá-lo. Se você tratar a área antes ou depois desse período, o efeito será insuficiente.
O comentário foi enviado com sucesso.