O uso de permanganato de potássio para morangos
O permanganato de potássio ou permanganato de potássio é bem conhecido por suas propriedades anti-sépticas. O uso na medicina é muito amplo: auxilia no envenenamento e cauteriza as feridas. Jardineiros experientes descobriram que um pó útil é útil para trabalhar em hortas. Uma solução de permanganato de potássio é utilizada não só para desinfecção de sementes, solo, mas também como cobertura, repondo a carência de nutrientes durante o crescimento das mudas, bem como para profilaxia contra diversas doenças.
Os benefícios da fertilização
Em floriculturas especializadas, eles oferecem uma escolha de aditivos químicos eficazes para plantas, mas durante a frutificação é recomendado dar preferência a remédios populares seguros. Nesse caso, as substâncias perigosas de produtos químicos não serão absorvidas pela fruta e não causarão envenenamento.
Os principais métodos de uso do permanganato de potássio.
- O permanganato de potássio para morangos é usado durante o período de reprodução. Os morangos são propagados por sementes, em camadas, dividindo o arbusto. Antes da semeadura, as sementes devem ser desinfetadas para remover fungos e prevenir infecções.
- Desinfetar equipamentos de trabalho e vasos de mudas.
A solução padrão é preparada como uma solução concentrada a um por cento. Tome 10 g de permanganato de potássio e dilua até estar completamente dissolvido em 1000 ml de água pura. As sementes são mergulhadas na solução por 15 minutos e o inventário é limpo. Com esta solução escura, você pode regar o solo - picles, mas antes de plantar mudas ou introduzir sementes.
Esta solução queimará as raízes das plantas endurecidas.
Eficaz contra doenças e pragas como profilaxia:
- da migalha;
- contra a podridão cinzenta;
- oídio;
- perna preta;
- nematóides;
- gorgulhos e carrapatos.
Os morangos têm tantas pragas que a prevenção é necessária 3 vezes por ano:
- antes do plantio - tratamento do solo;
- antes da floração em maio;
- floração precoce em junho.
Para as plantas plantadas, uma solução fraca é preparada: 1-5 g de permanganato de potássio é adicionado a 10 litros de água. O solo é regado com esta solução para desinfecção, prevenção e tratamento precoce. Com formas avançadas de doenças, o permanganato de potássio é inútil.
Nenhum tratamento é realizado, apenas as folhas danificadas são removidas ou a planta é totalmente destruída.
Como fazer uma solução?
Os morangos não têm oligoelementos, por isso precisam de uma alimentação combinada que inclua várias substâncias ativas. Ao interagirem entre si, compensam a falta de nutrição. O permanganato de potássio adiciona manganês e potássio à terra, amônia - nitrogênio, desinfeta com iodo, ácido bórico - boro, como estimulante de crescimento.
Para a solução, você precisará de:
- permanganato de potássio - 1 g;
- amônia - 2 colheres de sopa. eu .;
- iodo - 10 gotas;
- ácido bórico - 2 g;
- água morna - 2 e 10 litros.
Dilua o ácido bórico primeiro, depois adicione o permanganato de potássio com amônia e iodo em um recipiente de 2 litros com água e, em seguida, dilua a mistura com 10 litros de água. Aplicar antes da floração.
Promove uma colheita abundante, é uma profilaxia contra doenças.
Métodos e períodos de aplicação
O permanganato de potássio com moderação e aplicado estritamente no horário não prejudica as plantas. Isso se aplica tanto à parte da raiz quanto à vegetação com frutas e flores. O objetivo principal é prevenir o desenvolvimento de doenças e desinfetar o solo. O permanganato de potássio diluído em água pode ser regado, alimentado com a planta, pulverizando folhas e flores. O cultivo do solo é realizado no máximo 3 vezes por ano:
- antes do embarque;
- na primavera, antes que os botões apareçam;
- no início do verão com o aparecimento de flores.
Antes do plantio, o solo é desinfetado com uma solução concentrada. Na primavera, antes da floração, é realizada uma alimentação combinada. No início do verão, durante a floração, as raízes não podem ser fertilizadas, mas pulverizadas com uma solução fraca: 3 g de permanganato de potássio por 10 litros de água. Recomenda-se realizar os procedimentos à noite, com tempo calmo.
Durante a frutificação, é permitido limpar apenas as folhas com uma solução rosa claro para desinfecção.
Um tipo especial de processamento de morangos após a colheita ocorre no outono. A rega com permanganato de potássio nesta época do ano deve ser apenas em casos excepcionais - um dos tratamentos na primavera é perdido ou a parte verde está afetada por doenças.
Antes do início das geadas, para destruir as larvas de insetos ou esporos de fungos, é realizada a rega de áreas livres do solo, onde novas mudas serão plantadas na primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.