O uso de cascas de cebola no jardim
Como um fertilizante útil para frutas, vegetais e plantações de flores, você pode usar não apenas preparações de loja prontas ou fertilizantes orgânicos, como esterco ou fezes de frango. Existem muitas oportunidades de alimentar as plantas com remédios populares. A casca de cebola é considerada uma das mais eficazes - quais são suas propriedades e como usar este produto corretamente, falaremos em nosso artigo.
Vantagens e desvantagens
É claro que as cascas de cebola não podem ser incluídas na lista dos fertilizantes mais valiosos para as safras de vegetais, frutas e bagas. No entanto, ele contém micronutrientes e macronutrientes. Contribuem para o pleno crescimento e desenvolvimento das colheitas, para o aumento da produtividade e para a melhoria das características gustativas dos frutos. As limpezas contêm componentes que aumentam a imunidade das mudas e as protegem dos efeitos patogênicos de fungos, mofo e podridão. Seus benefícios são inegáveis.
Vitaminas B:
- fortalecer o sistema imunológico da planta;
- acelerar o desenvolvimento da cultura;
- prevenir danos por podridão;
- participar ativamente da fotossíntese.
Vitamina C:
- é um poderoso antioxidante, otimiza os processos de oxidação e redução, bem como a troca de água;
- aumenta a resistência à seca de curto prazo;
- reduz o impacto negativo da poluição ambiental;
- ajuda a aumentar a imunidade de animais de estimação verdes.
Um ácido nicotínico:
- é um estimulante de crescimento natural;
- normaliza a saúde das plantas cultivadas em áreas sombreadas;
- participa da formação de clorofila;
- melhora a absorção de fósforo, converte enxofre e nitrogênio;
- aumenta a resistência aos fungos.
Fitoncidas:
- neutralizar a microflora patogênica;
- ajudam a reduzir a atividade de esporos de fungos;
- aumentar o sistema imunológico da planta.
Quercetina:
- caracterizado por poderosas propriedades bactericidas;
- destrói a microflora patogênica na própria planta e no substrato.
Sais minerais:
- importante para manter o crescimento e desenvolvimento adequado da planta.
O uso de cascas de cebola como suplemento nutritivo é de grande benefício:
- os complexos de vitaminas e minerais são um estimulante eficaz para o crescimento de plantações hortícolas e ornamentais;
- um complexo de carotenóides, oligoelementos e fitonutrientes promove o acúmulo de nutrientes no substrato e tecidos de plantações de jardim, arbustos de bagas e árvores frutíferas;
- flavonóides e carotenóides são fortes antioxidantes, inibem a oxidação química de componentes orgânicos, neutralizam os efeitos negativos dos radicais livres;
- rutina e quercetina aumentam a concentração de carboidratos e açúcares nas frutas;
- junto com a concentração de açúcar nas frutas, os componentes secos se acumulam, o que contribui para o rápido amadurecimento da polpa das hortaliças e raízes;
- os fitoncidas previnem a infecção por fungos e microrganismos prejudiciais;
- ingredientes bioativos conferem vitalidade e força às mudas.
E mais uma vantagem da casca de cebola é 100% ecológica. As cebolas são inofensivas para as plantas. Além disso, ele se decompõe rapidamente e, portanto, não se acumula no solo.
No entanto, essa isca tem suas desvantagens.
- O fertilizante de cebola não pode substituir uma boa nutrição. Para solos pobres ou infectados, algo mais poderoso é necessário.
- Na utilização de cascas, deve-se manter o período de espera para a colheita, que é de pelo menos 3 semanas. Caso contrário, as frutas maduras terão um sabor pronunciado de cebola.
O que você pode regar?
A casca da cebola é insubstituível como fertilizante orgânico que não agride o meio ambiente. É adequado para alimentar quase todos os tipos de jardim, bem como plantações de jardim e flores, incluindo plantas de interior. O fertilizante na forma seca e como parte de uma preparação líquida aumenta a resposta imunológica das plantas e sua resistência a fatores externos desfavoráveis. A casca tem um poderoso efeito antiinflamatório, ajuda a fortalecer as raízes e a formação dos rebentos.
O melhor de tudo é que o molho da cebola é percebido por batatas, tomates, abóbora, repolho, berinjela, pimentão, bem como abóbora e pepino. A alimentação periódica com cascas de cebola tem o efeito mais positivo na qualidade e no volume da colheita.
Morangos de jardim e arbustos de frutas e bagas (framboesas, groselhas, groselhas) respondem bem à isca.
Receitas para infusões e decocções
A coisa mais fácil de fazer é usar cascas secas. Para isso, basta retirar as escamas superiores e colocá-las em uma caixa ou bolsa de tecido. O mais importante é que a casca esteja seca e o recipiente de armazenamento permita que o ar circule, caso contrário a matéria-prima começará a se decompor e se tornará uma fonte de lesões patogênicas. Se a casca for colocada diretamente no solo, sem fervura prévia ou encharcamento, deve ser triturada - isso permite aumentar a área total de contato com o substrato. Se a casca no país for usada como cobertura morta sob arbustos e árvores altos, então não é necessário pré-triturar as matérias-primas.
Mas na maioria das vezes os residentes de verão usam infusões e decocções, uma vez que a forma líquida dessa alimentação é muito mais fácil para as plantas perceberem. Existem várias receitas de trabalho para a sua preparação. A preparação da infusão é simples, o processo inclui várias etapas:
- um frasco de litro de casca é derramado com água;
- insista por alguns dias;
- diluído com água até a concentração necessária.
Ao mesmo tempo, não existem proporções estritas - cada jardineiro pode decidir por si mesmo a melhor maneira de trabalhar para ele. Alguns preparam inicialmente uma solução concentrada, outros levam um balde de água por litro de limpeza.
Importante! O licor-mãe deve ser consumido dentro de 4 horas.
Na maioria das vezes, soluções frias e quentes são preparadas para fertilizar e proteger as plantas.
- Infusão fria contém uma alta porcentagem de fitoncidas e óleos essenciais benéficos. Essa composição afasta os insetos parasitas e trata as infecções fúngicas nos estágios iniciais. O licor-mãe é feito de matérias-primas cheias de água na proporção de 1 a 2, e depois insistido por cerca de 4-6 dias em um local escuro. Para evitar que a infusão emita um cheiro específico, o recipiente é coberto com uma tampa. Lembre-se - quanto mais alta a temperatura ambiente, mais cedo a infusão da casca estará pronta.
- Infusão quente. Para liberar a quantidade máxima de vitaminas e minerais, a casca da cebola deve ser fervida com água aquecida a 50-70 graus e mantida sob pressão por alguns dias. Quanto maior o aquecimento da água, mais rápido a solução de trabalho estará pronta para uso.
- Caldo. Ao fazer um caldo durante a fervura, mesmo que curto, a maioria das vitaminas e fitoncidas são parcialmente destruídos. No entanto, isso libera quercetina. Esse caldo é feito de um jarro de um litro de casca e alguns litros de água. Sedum é derramado com água fria e levado para ferver em fogo baixo. O concentrado é deixado sob a tampa de infusão.
O sabão verde é frequentemente adicionado como um componente auxiliar para infusões e decocções. É usado para que a composição não escorra do mato, mas tenha tempo para agir. Em vez de uma preparação especial de sabão, você pode usar sabão doméstico comum e até sabão em pó ralado.
Existem várias regras que devem ser levadas em consideração para que a alimentação com casca de cebola dê o efeito desejado e não prejudique o plantio:
- para o tratamento de culturas perenes, é melhor tomar uma composição concentrada;
- nas plantas de jardim, 2 litros de infusão são diluídos em 10 litros de água;
- as mudas são irrigadas com solução fria fracamente concentrada sem adição de sabão;
- para pepinos, tomates, bem como morangos e outras culturas cujos frutos crescem acima da superfície do substrato, a pulverização é interrompida uma vez depois que os ovários começam a derramar, caso contrário, os frutos terão um sabor amargo;
- durante o processamento da raiz, o sabão não é introduzido no licor-mãe.
Casos de uso
Como cobertura e proteção das plantas contra insetos, as cascas são adequadas para quase todas as culturas. É totalmente inofensivo.
Como fertilizante
Os tratamentos foliares proporcionam o efeito máximo. Os oligoelementos presentes na casca da cebola são mais bem absorvidos pelas plantas através das folhas e rebentos. Se você regar o solo com uma solução, os nutrientes chegam às raízes e absorvem melhor o nitrogênio, o fósforo e o potássio. A pulverização é realizada a cada 2 semanas.
Se as cascas de cebola forem usadas como cobertura morta, elas são colocadas nos buracos durante o plantio de batatas ou mudas. Com este método de cultivo, atua tanto como fertilizante quanto como inseticida.
Para tratamento contra pragas e doenças
Extratos de cascas de cebola permitem que você lide rapidamente com pragas perigosas como:
- pulgão;
- mosca da cenoura;
- ácaro-aranha;
- mariposa;
- Besouro do Colorado;
- tripes;
- pulga crucífera.
Importante: o uso de decocções contra pulgões dá um resultado de curto prazo se os formigueiros não forem destruídos. Os fitoncidas e óleos essenciais odoríferos presentes nas cascas de cebola atuam na maioria das pragas por analogia com repelentes. Os insetos não toleram cheiros fortes e tentam ficar longe de sua fonte.
Um bom efeito é dado por uma tintura de casca com sulfato de cobre, ajuda a livrar-se do oídio, impede o desenvolvimento de podridão ou minimiza os danos que causam. Vale ressaltar que é possível derramar o substrato com infusão para o beneficiamento das lavouras - isso requer muito menos custo e esforço do que quaisquer outras medidas.
Para mudas
As mudas devem ser mencionadas separadamente. As cascas das cebolas são extremamente úteis para as mudas jovens, pois atuam tanto como um estimulante para o crescimento acelerado, quanto como uma cobertura útil para a cobertura e proteção da cultura contra fungos. A solução cebola evita o desenvolvimento da perna preta e minimiza o risco de transbordamento. É extremamente importante não adicionar um componente de sabão à composição - pode causar queimaduras em tecidos jovens. A concentração deve ser tal que o amargor seja ligeiramente sentido.
As cascas de cebola costumam ser usadas como estimulante. Cura a planta em situações em que as mudas plantadas no solo não querem crescer, sofreram chuvas prolongadas ou murcharam por causa de uma queda brusca de temperatura. O curativo foliar com caldos e infusões é comparável em eficácia à ação de drogas como "Epin" ou "Zircão". Mas eles são especialmente eficazes quando usados em conjunto com esses fundos. As cascas de cebola são de grande benefício para as plantas de interior. Não é nenhum segredo que as condições internas dificilmente são ideais para animais de estimação verdes. As casas têm ar seco, falta de iluminação e deficiências nutricionais. Tudo isso leva ao murchamento das plantas. Para salvar seu animal de estimação, você pode alimentá-lo com uma decocção de cascas de cebola.
Para o seu preparo, basta a casca de algumas cebolas. As matérias-primas são derramadas com um litro de água fervente e insistidas por cerca de 3-4 dias. Primeiro, eles são alimentados com flores com sinais pronunciados de murcha. Como regra, dentro de um mês eles são totalmente restaurados e continuam a se desenvolver totalmente.Para tratamento profilático, a infusão é usada a cada 3-4 semanas; mesmo flores saudáveis irão gostar dessa alimentação.
Importante! Molhos de cebola não são recomendados para cactos, ficus, bem como suculentas e mulheres gordas. Essas plantas podem parar de crescer completamente ou começar a murchar.
Medidas de precaução
Várias recomendações.
- O maior efeito é obtido com o uso da casca amarela, pois contém a quantidade máxima de nutrientes. Na casca de cebola roxa, existem 7 vezes menos deles. Se você aplicar cobertura de casca branca, os benefícios serão insignificantes, uma vez que oligoelementos úteis quase não estão presentes nela.
- Para o preparo da infusão, apenas cascas saudáveis devem ser utilizadas.
- Se a cebola usada para o preparo do fertilizante estiver infectada com peronosporose ou tripes, então apenas uma decocção pode ser preparada. Infusões e soluções sem fervura são inaceitáveis.
- Com o tempo, a concentração de nutrientes nas cascas de cebola diminui, então não adianta armazená-la por muito tempo.
- Mais perto da primavera, quando a cebola começa a brotar, o valor de sua casca diminui muitas vezes.
- Não é recomendável processar plantas com infusão de cascas de cebola na fase de floração, pois um cheiro pungente pode espantar insetos polinizadores benéficos.
Erros comuns de aplicativo
Os erros mais comuns ao usar cascas de cebola para cuidar de plantações de jardim estão associados à colheita inadequada de matérias-primas.
- É aconselhável colher as cascas de cebola de cebolas cultivadas em uma casa de verão particular ou de residentes de verão de confiança. Os vegetais cultivados comercialmente são comumente tratados com produtos químicos fortes que são então absorvidos pela casca.
- As plantas devem estar absolutamente saudáveis, sem os menores sinais de decomposição. As escamas devem ser uniformemente coloridas, de cor dourada sem manchas.
- Não se deve lavar a cebola com água antes da colheita, basta limpar as cabeças com um pano seco do pó.
- Armazene as matérias-primas acabadas em um local seco em temperatura ambiente até a primavera.
- É inaceitável preparar infusões e decocções para uso futuro. E para a alimentação de plantas, e para realizar tratamentos contra insetos-praga, você pode levar exclusivamente soluções preparadas na hora.
Em conclusão, notamos que, em média, uma família russa come mais de 150 kg de cebola anualmente. Ao preparar a limpeza no período outono-inverno, você tem a garantia de obter uma substância ecologicamente correta, altamente eficaz e ao mesmo tempo barata para fertilizar e proteger as plantas cultivadas no jardim em climas quentes.
Composições feitas de escamas de cebola seca podem ser usadas para alimentar todas as variedades de frutas, vegetais e plantas ornamentais.
O comentário foi enviado com sucesso.