O que são e como escolher um fertilizante complexo?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Produção
  5. Dicas de Seleção
  6. Regras de aplicação

Fertilizantes complexos - o que é e como é aplicado, por que é necessário no jardim: os residentes de verão muitas vezes recorrem a vendedores de complexos minerais para obter plantas com essas questões. Na verdade, não é tão fácil descobrir, porque à venda você pode encontrar produtos líquidos para tomates e grânulos secos para batatas, repolho e outras culturas. Vale a pena falar com mais detalhes sobre o que são e como escolher um fertilizante complexo.

O que é isso?

Os fertilizantes complexos são um tipo de cobertura usada no cultivo de hortas, vegetais e outras culturas. Eles são baseados em minerais necessários para o crescimento e desenvolvimento normal de brotos verdes, raízes, frutos. Costuma-se chamar de formulações complexas criadas com base em dois ou mais ingredientes.

A seleção e dosagem dos componentes são feitas com base na composição do solo e nas condições climáticas da região.

A introdução de fertilizantes complexos é realizada como parte da preparação do solo antes da semeadura. Envolve a colocação de composições granulares no solo, seguida de sua escavação. Durante a estação de crescimento é comum aplicar fertilizantes complexos líquidos nos quais os minerais são dissolvidos na água.

Vantagens e desvantagens

Os fertilizantes complexos têm muitas vantagens sobre os fertilizantes monocomponentes convencionais. Elas fornecem uma influência abrangente sobre os processos de crescimento e desenvolvimento. Além disso, as vantagens incluem o seguinte:

  • o percentual mínimo de componentes do lastro, com o qual é possível aumentar significativamente a eficiência;
  • fórmula altamente concentrada - todos os nutrientes estão em uma concentração rigorosamente verificada, de modo que fornecem um resultado independente da composição do solo;
  • longo prazo de validade - geralmente 2 curativos por temporada são suficientes;
  • uma abordagem integrada - as substâncias em 1 grânulo estão contidas em formas compatíveis, não criam reações negativas quando misturadas, dissolvidas;
  • aumento da sobrevivência - permitir reduzir a quantidade de rega, ajudar a adaptar as plantas a condições climáticas insuficientemente favoráveis;
  • versatilidade - pode ser usada mesmo ao cultivar safras que são especialmente sensíveis a mudanças na pressão osmótica do solo;
  • simplicidade de aplicação, armazenamento e segurança ambiental - fertilizantes complexos não prejudicam pessoas e animais, decompõem-se em compostos seguros.

Também existem desvantagens. A principal desvantagem é considerada a falta de uma grande variedade de composições. Não existem tantos fertilizantes complexos, a maioria tem uma composição semelhante, diferem apenas na dosagem e no número de componentes.

Conseqüentemente, para culturas que requerem uma abordagem individual, você terá que selecionar nutrição adicional que atenda às suas necessidades.

Visualizações

Todos os fertilizantes complexos podem ser divididos em categorias de acordo com seu estado de agregação, o número de ingredientes na composição e o método de produção. Formas líquidas não tão comum, mas a maioria das opções disponíveis comercialmente contém grânulos solúveis em água. E também há uma divisão tácita por épocas de aplicação - isso acontece outono e primavera, bem como universal, utilizável durante todo o ano. As formulações de micronutrientes fornecem nutrientes valiosos adicionais.

Vamos considerar uma classificação mais detalhada.

Ecológico

Os preparados naturais "Orton" estão no mercado desde 1993 e há muito tempo conquistaram a confiança dos russos. Os reguladores de crescimento e formação de frutos de fábricas de "Orton" não contêm "química dura". Eles são criados com base em ingredientes naturais e são seguros para humanos, animais, insetos polinizadores (abelhas, zangões).

Na maior parte da Rússia, a luz e o calor geralmente não são suficientes para uma colheita abundante de safras que adoram o calor. Em condições climáticas difíceis em tomates, berinjelas, pimentões, há uma deficiência de substâncias de crescimento. Os estimulantes naturais "Orton" compensam esse déficit e permitem que você obtenha uma colheita 1,5 vezes mais do que o normal. Com a ajuda dessas preparações, é possível melhorar a qualidade da fruta. A propósito, a eficácia dos fundos do Orton foi confirmada nos anos 90 no conhecido programa “Nosso Jardim”.

Misturado

Misto - o mais simples dos fertilizantes complexos. Elas são obtidos simplesmente combinando componentes minerais. Eles podem ser apresentados como agentes pulverulentos e grânulos. A ligação é feita mecanicamente na fábrica ou diretamente na empresa agrícola. Este tipo está disponível para auto-preparação.

Complexo

Os fertilizantes complexos que consistem em vários ingredientes combinados por uma reação química são chamados de fertilizantes complexos. Nesse caso, as formas granular e líquida da substância contêm 2-3 componentes principais que determinam a eficácia e adequação do uso da composição para safras específicas.

Líquido

Essas formas de fertilizantes complexos são feitas na forma de soluções prontas ou suspensões concentradas que requerem diluição adicional com água. Ao criá-los, são utilizadas combinações em diferentes tipos de oligoelementos, nitrato de amônio, ácido fosfórico, superfosfato e seus ácidos, amônia anidra, cloreto de potássio e outros ingredientes. As formulações prontas são vendidas sob diferentes marcas, na verdade, com a mesma composição.

Natural

Este grupo inclui fertilizantes complexos obtidos naturalmente. Essas propriedades são possuídas por composto, formado com a ajuda de complexos processos biológicos de decomposição da matéria orgânica. Freixo de madeira também acumula o máximo de concentrado de substâncias valiosas. No total, são mais de 70 componentes, mas fósforo, potássio, ferro, cálcio, silício são os de maior interesse para a agricultura. Uma desvantagem significativa dos fertilizantes naturais é a ausência de nitrogênio em sua composição. Mesmo usando curativos naturais, não será possível excluir completamente do uso as formulações industriais prontas.

Multifuncional

Os fertilizantes complexos mais populares e "jovens" do mercado. Macronutrientes em sua composição - nitrogênio, fósforo, potássio, suplementados com oligoelementos e substâncias biologicamente ativas. O revestimento superior deste tipo não apresenta a principal desvantagem de todas as formulações complexas. Eles são produzidos levando em consideração as necessidades de uma cultura específica.

Consequentemente, tal composição será benéfica apenas se o “destinatário” para seu uso for escolhido corretamente.

De dois componentes

Os fertilizantes complexos de dois componentes contêm 2 ingredientes principais. Eles são bem compatíveis com fertilizantes orgânicos e podem ser usados ​​como uma fonte independente de nutrientes. Entre as mais famosas misturas desse tipo, várias podem ser distinguidas.

  • Amofos. Um produto à base de nitrogênio e fósforo na quantidade de 12 e 52%, respectivamente. O resto da composição é ocupado por enchimentos.
  • Amofosfato. Fertilizante básico com 6% de nitrogênio e 46% de fósforo. É considerado bastante equilibrado e é usado ativamente como a principal fonte de minerais na agricultura e horticultura.
  • Nitofosfato... Esta ferramenta difere das outras na forma do componente de nitrogênio - amônio ou nitrato.O fósforo é apresentado aqui na forma de um composto solúvel em água, o que facilita muito sua assimilação pelas plantas. É um complexo versátil de dois componentes para todos os tipos de solos e culturas.

Três componentes

Os mais complexos na composição, mas ao mesmo tempo facilmente digeríveis para as plantas, são os fertilizantes complexos de três componentes. Eles cobrem mais completamente as necessidades de safras agrícolas ou hortícolas em nutrientes. O potássio é adicionado ao nitrogênio e ao fósforo, como evidenciado pela terminação "ka" no nome das composições. Vários dos mais populares merecem destaque.

  • Diammofosk. A mais altamente concentrada das formulações de três componentes. Distingue-se pela versatilidade, é adequado para aplicação em soluções líquidas e granuladas, já que faz parte do preparo da pré-semeadura pode ser desenterrado junto com a área cultivada. Além dos ingredientes principais, a composição contém até 7% de oligoelementos - ferro, cálcio e outros.
  • Nitrofoska. Potássio, nitrogênio e fósforo são misturados aqui em proporções iguais, o que torna a mistura ideal para o pré-plantio. Para plantas em crescimento e desenvolvimento, esta concentração nem sempre é adequada.
  • Nitroammofosk. A porcentagem dos ingredientes principais não é uniforme aqui, o nitrogênio ocupa uma proporção menor, o fósforo e o potássio estão contidos em quantidades quase iguais. Este tipo de fertilizante de três componentes é um dos mais fáceis de dispensar ao cuidar de várias culturas.

Produção

A obtenção de fertilizantes complexos é realizada pela mistura de 2 ou 3 componentes básicos - nitrogênio, potássio, fósforo. Os fabricantes criam um produto acabado usando diferentes técnicas e tecnologias. Formulações simples misturadas obtido por moagem e combinação de minerais individuais. Na fábrica, eles são feitos por máquinas; no campo, as instalações de fertilizantes são utilizadas para os mesmos fins.

Na fabricação de formulações multicomponentes - os chamados fertilizantes complexos, pesticidas e herbicidas, valiosas substâncias biologicamente ativas necessárias para uma cultura particular, podem ser adicionados aos ingredientes principais.

De acordo com o método de produção, vários tipos são diferenciados.

  1. Fertilizantes complexos compostos. Eles são criados no decorrer de um processo tecnológico geral. 1 pellet contém 2 ou 3 nutrientes. O processamento dos ingredientes originais é realizado por métodos físicos e químicos.
  2. Misturas de fertilizantes. Para sua produção, utilizam-se fertilizantes monocomponentes simples, que são combinados em uma instalação comum. A mistura ocorre mecanicamente. Entre eles, na maioria das vezes misture nitrato ou sulfato de amônio, carbamida, superfosfato, rocha de fosfato, potássio na forma de sulfato.

Dicas de Seleção

Ao escolher fertilizantes complexos, a primeira coisa que você deve prestar atenção é seu propósito, a saber:

  • para gramado você pode usar diammofoska em grânulos, incorporando-o junto com as sementes antes do inverno; uma tecnologia semelhante é usada para semear cereais de inverno;
  • para a cidade - ao cultivar canteiros de flores ou para flores de interior, vale a pena comprar um fertilizante líquido de dois ou três componentes; para as culturas cítricas, a ureia rica em nitrogênio de um componente é usada na primavera e o superfosfato em agosto e setembro;
  • para jardim vale a pena usar formulações granulares prontas; no caso das perenes, são utilizadas na estrutura de soltura e cobertura morta do solo na área da raiz, para as lavouras anuais são introduzidas na cova durante o plantio;
  • para tomates a escolha ideal são composições de dois e três componentes - ammophos, diammophoska, nitrophoska;
  • para girassol vale a pena dar preferência à fertilização com alta concentração de nitrogênio;
  • para batatas hoje utilizam principalmente formulações especiais: "Potato-5", "Bona Forte", além do nitrofosfato usual.

Regras de aplicação

Ao alimentar plantas em uma estufa ou em uma horta, é extremamente é importante considerar não apenas as necessidades individuais da planta, mas também o tipo de solo. Por exemplo, em solos pesados ​​com baixa permeabilidade de substâncias, fertilizantes complexos devem ser aplicados no outono. No caso de solos leves, é melhor colocar curativos minerais na primavera para evitar a lavagem acidental pelas águas subterrâneas.

O método de aplicação também é importante.

  • Soluções líquidas destinado à rega das raízes. Eles são usados ​​durante a estação de crescimento, após chuvas fortes. Isso permite que você proteja as raízes da planta, reduzindo a concentração de substâncias.

É necessário excluir o contato da solução com as folhas - elas podem "queimar".

  • Fertilizantes complexos granulares fazer ao cavar ou afrouxar o solo. Na primavera, antes que a neve derreta, o fertilizante é espalhado em certa concentração (dependendo da cultura) bem no topo dos montes de neve. No resto do tempo, é melhor escolher os horários noturnos e os períodos de seca sem sol forte para se alimentar.

Seguindo essas recomendações, você pode facilmente usar fertilizantes complexos para melhorar a condição do solo no jardim, na horta e em outras instalações agrícolas.

Você pode descobrir informações ainda mais úteis sobre fertilizantes complexos no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário