Objetivo da turfa de coco e seu uso
Por muito tempo, as cascas de coco foram consideradas um desperdício sem valor. Há apenas algum tempo, a casca de uma noz de palmeira foi aprendida a processar e usar como substrato orgânico para o cultivo de frutas, frutos silvestres, hortaliças, bem como cama em terrários para a criação de caramujos, lagartos e algumas espécies de insetos.
O que é isso?
A turfa de coco é uma massa seca comprimida de partículas moídas e trituradas da casca do coco, composta por fibras e aparas. Esse substrato é feito de matérias-primas secas e, para ser usado para os fins a que se destina, a turfa é pré-embebida em água.
A matéria-prima pode ser moída de várias maneiras. Mas a turfa do coco só pode ser atribuída ao produto que, quando moído, tem a fração mais fina.
Formas de emissão
A turfa do coco é representada no mercado por vários produtores ao mesmo tempo. Cada fabricante produz solo de coco de várias formas ao mesmo tempo.
- Briquetes. Eles são a forma mais comum de liberação de solo de coco. Seu peso pode variar de 0,5 a 5 quilos por unidade de embalagem. Os briquetes são geralmente selados em mica transparente com uma etiqueta e instruções embutidas. De 1 kg de solo seco, você pode obter cerca de 5 kg de substrato acabado. Portanto, ao adquirir um substrato em briquetes, é possível calcular imediatamente a quantidade necessária de embalagens para obter solo pronto no volume necessário.
- Fibra. Esse tipo é uma haste fina de até 30 cm de comprimento. O solo dessa forma é usado como um acréscimo à fração mais fina para criar um solo nutritivo e reter a umidade nele por um período mais longo.
- Comprimidos. Para sua fabricação, utiliza-se fibra de coco. Use comprimidos em tecnologia agrícola para o cultivo de mudas de plantas ou flores cultivadas.
- Chips de Coco. São flocos e aparas finas. Mais frequentemente usado em estufas para o cultivo de flores e plantas exóticas.
- Tapete comprimido. O solo aqui é representado por uma mistura de turfa, fibras e lascas de coco pressionadas juntas.
Onde é usado?
A turfa do coco é mais comumente usada no cultivo de plantas e pode ser usada como:
- um substrato nutriente independente para o cultivo de vegetais nas camas;
- solo para o cultivo de plantas de interior, tanto espécies comuns como exóticas, por exemplo, antúrios, orquídeas, samambaias;
- cobertura morta ao crescer arbustos, árvores frutíferas ou baga;
- substrato de suporte para mudas;
- solo fértil em estufas e estufas;
- substrato nutritivo em estufas, jardins de inverno, exposições de plantas exóticas.
Além disso, a turfa do coco é amplamente utilizada como cama em terrários durante a criação de aranhas, lagartos, caracóis ou tartarugas.
Recursos do aplicativo
A turfa de coco é um produto ecológico. Ao prepará-lo, não é necessário o uso de equipamentos de proteção individual.
Para preparar um solo fértil a partir da turfa do coco, é necessário seguir os seguintes passos.
- Leia as instruções. As recomendações de preparo do solo são geralmente indicadas no rótulo.
- Prepare a quantidade necessária de água. Você pode usar líquido frio e quente. Ao usar água morna, o tempo de preparação do substrato pode ser ligeiramente reduzido.
- Prepare um recipiente para preparar o solo. Aqui deve-se ter em mente que suas dimensões devem ser muito maiores que o volume da turfa seca, uma vez que, ao aumentar de volume, a matéria seca aumentará significativamente de tamanho.
- Se um substrato for usado em briquetes, é necessário separar a quantidade necessária de matéria seca da massa total. Se você escolheu comprimidos, é melhor mergulhar cada um em um recipiente separado. E na utilização de esteiras prensadas, deve-se atentar para a quantidade de líquido utilizada e a completa saturação de todas as partes do substrato com água. Devido ao fato de existirem vários tipos de retificação nas esteiras, elas podem ser impregnadas de forma desigual.
- Despeje a turfa seca com água, deixe inchar. O tempo necessário é na maioria das vezes de 10 a 20 minutos, dependendo da forma de liberação.
- Decorrido o tempo especificado nas instruções, o substrato resultante é misturado, os grumos existentes são amassados até a obtenção de uma substância homogênea.
- Escorra o líquido restante. Para solo mais seco, como quando usado como cama de terrário, coloque-o sobre um pano seco e torça-o novamente.
Ao usar a turfa do coco como fertilizante ou solo para o cultivo de plantas, lembre-se de que o ambiente de cultivo do coco é abundante na presença de sal marinho, que também se acumula na casca das plantas. E em ordem para livrar o solo de impurezas de sal, antes da diluição, o substrato seco deve ser enxaguado 3-4 vezes em água corrente usando uma peneira. Além disso, antes de diluir a turfa com líquido, você deve prestar atenção às informações sobre a adição de suplementos minerais e complexos de vitaminas ao substrato seco. Se essa informação não estiver disponível, você pode enriquecer a turfa do coco adicionando um ou outro fertilizante à água ao preparar o substrato.
Assim, o uso da turfa do coco como nutriente do solo para as plantas ajudará a reter a umidade e os fertilizantes no solo por mais tempo, o que levará a uma diminuição na quantidade de rega e reduzirá a frequência de uso de suplementos minerais. Além do mais, A turfa do coco, amiga do ambiente, não está infestada de pragas, o que ajudará a evitar a formação de microrganismos nocivos nesse solo e a minimizar as doenças das plantas.
O uso de substrato de coco não se limita ao seu uso por apenas uma temporada. A turfa em terrários ajudará a criar o microclima necessário para a vida confortável de um animal de estimação exótico.
Para obter informações sobre como usar substrato de coco para o cultivo de mudas e muito mais, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.