Café como fertilizante

Contente
  1. Como isso é útil?
  2. Para quais plantas é adequado?
  3. Como usar?
  4. Dicas úteis

Representantes da geração mais velha sempre argumentaram que tudo é adequado para a economia. E hoje, os jardineiros e jardineiros usam essa regra de ouro ao escolher um fertilizante natural exclusivo para suas plantas. Depois de beber uma caneca de café acabado de fazer, a pessoa joga o resto da massa de café no lixo. Mas é este bolo que é um suplemento natural para os espaços verdes que crescem em vasos e em canteiros de flores. Os cafeicultores começaram recentemente a usar resíduos de café como fertilizante. Conseqüentemente, poucas pessoas sabem sobre essa substância única e útil. O café termicamente processado contém oligoelementos importantes para as safras verdes.

Uma propriedade surpreendente do bagaço de café é seu pH neutro, o que o torna adequado para uso em qualquer tipo de solo.

Como isso é útil?

A borra de café é um fertilizante adequado para alimentar a vegetação de jardins e interiores. O potássio e o magnésio presentes na sua composição nutrem os espaços verdes, enriquecendo-os com substâncias úteis. Os benefícios do desperdício de uma bebida tão popular são infinitos. O café Sleep pode ser usado como cobertura morta, fertilizar o solo com ele e até regar as plantas com a massa de café dissolvida.

Uma pesquisa foi realizada com o público e descobriu-se que uma pessoa bebe cerca de 400 a 500 xícaras de café por ano. Para cada porção desta bebida revigorante, 1 colher de chá é alocada. café. Assim, em um ano, uma pessoa simplesmente joga cerca de 4-5 kg ​​de solo útil em um aterro sanitário. Mas esta quantidade é suficiente para enriquecer as plantas de interior com substâncias úteis e até alimentar um jardim inteiro.

Antes do tratamento térmico, 100 g de café moído contém uma grande quantidade de várias substâncias e microelementos que dão um impulso de vivacidade à pessoa. A saber: potássio, magnésio, ferro, fósforo e várias vitaminas. E após o tratamento térmico, apenas macronutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, permanecem na borra de café.

O fósforo e o potássio são quase imediatamente absorvidos pela planta durante a fertilização. A situação com o nitrogênio é um pouco mais complicada. Apenas uma pequena quantidade é consumida pela planta de uma vez. O restante é liberado após o enriquecimento do solo.

Esse processo não ocorre imediatamente e leva um período de tempo relativamente longo. Mas isso acaba sendo o suficiente para a planta compensar a deficiência de nitrogênio na dosagem.

Para quais plantas é adequado?

Os agrônomos conseguiram bons resultados usando os resíduos do café como fertilizante para plantas frutíferas e de bagas. Os especialistas descobriram que, após a alimentação regular de roseiras e begônias de jardim, o desenvolvimento dessas flores tornou-se harmonioso e de acordo com os padrões geralmente aceitos. Lírios e plantas da família Fern apóiam muito o café bebido. Das plantações de jardim, o bolo de café passou a gostar de cenouras, tomates, pimentões, rabanetes, nabos e rabanetes. Os representantes da família das leguminosas também adoram este enfeite superior.

O cheiro muito específico dos grãos de café repele pragas como os mosquitos das frutas... No entanto, os jardineiros devem se lembrar que o cheiro persistente do suplemento natural atrai minhocas. Eles são ativados onde a massa de café está localizada, começam a soltar ativamente o solo e a construir passagens subterrâneas. Mas isso só melhora a condição do solo. Conseqüentemente, a planta se torna cada vez mais forte.

É extremamente raro, mas o bolo de café pode afetar a cor dos botões de, por exemplo, azaléias. Em vez do tom rosa usual, aparecem flores turquesa brilhantes. No entanto, jardineiros experientes encontraram uma solução para esse problema. Basta regar as flores com água com bagaço de café. Sabe-se também que o café dormente é um estimulante e ativador do crescimento de plantas acidofílicas.

Da mesma forma, o molho de café funciona em safras de frutas vermelhas, como cranberries, mirtilos e mirtilos. Perenes, que incluem samambaia e gravilato, são altamente suscetíveis a beber café.

Mas o mais importante é que hortênsias crescendo na horta, tomates amadurecendo na horta, coníferas crescendo nas proximidades só ficarão felizes com a composição do solo acidificada com resíduos de café.

Como usar?

Algumas pessoas pensam que a casca dos grãos é prejudicial à saúde humana e ainda mais às flores. Conseqüentemente, as plantações de flores não podem ser fertilizadas com resíduos de café. Mas esta afirmação não tem nenhuma evidência. A massa dormente de café pode ser usada como fertilizante no campo, na horta e até na estufa.

Jardineiros experientes usam-no para cobertura morta, acidificando o solo e melhorando sua estrutura. A massa de café desempenha o papel de um agente fermentador eficaz. Este fato é especialmente importante no cultivo de flores de interior. Mesmo ao transplantar flores caseiras, o café dormente deve ser uma das camadas de drenagem.

Além disso, a massa de café é usada para fazer composto, que é posteriormente usado no cultivo de plantações de flores, vegetais e cogumelos. Para prepará-lo, 50% dos resíduos do café, 30% da palha e 20% do vermicomposto devem ser enviados para a cava. Se necessário, adicione papel, papelão ou farinha de osso.

Depois de combinar todos os ingredientes, a mistura é bem misturada, polvilhada com terra e regada com água.

Em seguida, você precisa fazer vários furos na pasta de espessamento. E depois de um mês, o composto pode ser usado para o fim a que se destina.

Resíduos de café não apenas repelem pragas, mas também ajudam a se livrar de formigas e caramujos irritantes. As formigas, por sua própria natureza, não suportam o cheiro persistente de café. Essa nuance é muito importante quando se trata de estufas. Basta polvilhar levemente o bolo de café na entrada do formigueiro. Dentro de algumas horas, essas criaturas deixarão sua casa e não incomodarão mais o jardineiro. Um sistema semelhante pode ser usado para se livrar dos caracóis. Basta borrifar o pó de café na terra ao lado.

Animais de estimação são outro grande problema para jardineiros e jardineiros. Os gatos se esforçam para usar o solo do jardim como banheiro. Para resolver esse problema, propõe-se o uso de cascas de laranja e bagaço de café bebido. Basta espalhar esses componentes no solo. A combinação desses odores assusta os gatos. O principal é que o uso desse método não agride as plantas.

Como mencionado anteriormente, o café bebido é uma fonte de nitrogênio. Assim, o bolo deve ser usado como fertilizante universal e alimentação de várias culturas.

A característica distintiva mais importante da borra de café é sua composição ecologicamente correta.

Ao criar um canteiro e replantar flores, é necessário adicionar uma pequena quantidade de resíduos secos da máquina de café à composição do solo. E para evitar o cozimento do solo, você precisará aplicar cobertura morta nas plantas plantadas na área do tronco.

Ao transplantar mudas de vegetais, como tomates e pepinos, adicione pequenos punhados de pó de café e solo misturados aos orifícios criados. E já plante mudas por cima. Considerando a torta de café como um tempero superior para as culturas hortícolas, é necessário lembrar que o método mais conveniente de usar esse fertilizante é misturar os resíduos do café com água.

Para plantas de interior

Cuidar das flores caseiras não é uma tarefa fácil, mas se você conhece alguns truques, até mesmo um florista amador pode lidar com qualquer situação difícil. Um conhecedor de vasos de plantas deve lembrar que o melhor fertilizante e cobertura são formulações com elementos naturais, não compostos químicos. Alimentar flores de interior não requer conhecimentos especiais, especialmente quando se usa lixo de cozinha.

O café para dormir é colocado no fundo da cafeteira, desempenhando assim o papel de uma espécie de drenagem. Sua principal tarefa é reter a umidade e proteger o sistema radicular da planta. Em seguida, o substrato é disposto.

Deve ser afrouxado e regado regularmente com água sedimentada, caso contrário a borra de café criará uma película densa e se tornará um obstáculo à movimentação de nutrientes.

A quantidade de pó de café que é colocada em um vaso de flores depende do volume do recipiente. Pode ser 1 colher de chá. ou 2 colheres de sopa. eu. Ao fertilizar flores de interior, não é recomendado o uso de solos úmidos. Um excesso do meio aquático provoca a formação de mofo. As plantas bulbosas respondem positivamente aos fertilizantes do café. Eles extraem o máximo de nitrogênio da cobertura, o que tem um efeito positivo em seu rápido desenvolvimento.

Mas os encantadores rododendros são frequentemente atacados por gorgulhos-raiz. Para protegê-los, é necessário pulverizar os arbustos floridos com solução de café.

Rosas, lírios e begônias são muito favoráveis ​​ao molho de café. Essas flores devem ser borrifadas com bagaço de café diluído para protegê-las de mosquitos e outros insetos.

Freqüentemente, os amantes de plantas de interior não param de cultivar flores em vasos e criam canteiros inteiros de flores nas varandas. Para formá-los, é necessário preparar uma mistura especial de café. A saber - misture um copo de bolo seco com um balde de substrato fértil. Em seguida, distribua a mistura sobre o canteiro de flores. Para nutrir os arbustos com minerais úteis, você deve usar café seco para dormir. Deve ser colocado ao redor da plantação de flores e levemente polvilhado com terra. No processo de rega, substâncias úteis da alimentação biológica penetram na composição do solo, enriquecendo as plantas.

No Jardim

Além de fertilizar as flores caseiras, a torta de café é usada como cobertura para plantas de jardim. Além disso, os jardineiros começam a fertilizar os futuros vegetais com as próprias mudas. Uma mistura de substrato misturado com bagaço de café seco é despejada em recipientes temporários. Nessa mistura de solo, as mudas crescem muito fortes e resistentes.

A substância do café também pode ser espalhada ao redor das mudas enraizadas. Essa nuance favorece um aumento de nitrogênio na camada fértil do solo após a irrigação.

Ao fertilizar plantações de jardim, é permitido adicionar massa de café à composição do solo a uma profundidade não superior a 4 mm. Graças a este método, a umidade pós-irrigação é retida e o oxigênio é fornecido às camadas internas do solo.

Além do mais, Os resíduos de café desidratado podem ser diluídos com água e depois irrigados com as plantações verdes líquidas preparadas. O café que dorme melhora as características mecânicas do solo, o que é muito importante em solos argilosos e argilosos. Ao usar bagaço de café em arenito, a acidez diminui, o que tem um efeito muito benéfico na qualidade do solo.

Agrônomos que constantemente praticam a fertilização do café notaram que a quantidade de ervas daninhas no local está diminuindo constantemente.

Dicas úteis

Jardineiros, jardineiros e floricultores experientes experimentaram muitas maneiras interessantes de usar o pó de café como fertilizante e alimentar plantações verdes na prática e estão prontos para compartilhar algumas dicas práticas.

  • É muito mais fácil espalhar o bolo de café na superfície dos canteiros ou espalhar pelos buracos com as plantas plantadas. Este método de fertilização pode ser aplicado durante toda a temporada.O principal é não se esquecer de regar abundantemente o solo após a adição da torta de café para agilizar o processo de alimentação da composição do solo.
  • Em pequenos terrenos, é melhor usar o método de cobertura morta. O principal é que a camada de cobertura morta é rasa. Caso contrário, os raios escaldantes do sol farão com que os grãos de café cozam e formem uma película densa.
  • A borra de café é um verdadeiro enfeite para o plantio de plantas de jardim. Isso é especialmente verdadeiro para os tomates. O café noturno é enterrado ao redor da circunferência das mudas, ou um pequeno punhado é adicionado ao próprio buraco. Neste último caso, é necessário misturar a massa de café com a cobertura vegetal de ervas.
  • Resíduos de café são a camada de drenagem ideal para todas as plantas.
  • O resto da bebida do café pode ser diluído com água pura e, em seguida, use a solução para regar as plantas.
  • As borras de café podem ser utilizadas no jardim. Deve ser espalhado diretamente ao redor de árvores e arbustos, e então levemente borrifado com água.
  • A fertilização adequada de plantas de interior envolve a mistura do solo com o solo de um vaso de flores. Caso a flor não receba luz solar direta, a espessura colhida pode ser distribuída na superfície do substrato, o que contribui para uma entrada uniforme de umidade e evita que o solo seque.

O uso do café como fertilizante é descrito no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário