Como e como alimentar os morangos durante a floração?
Os morangos precisam de certos nutrientes para o crescimento e desenvolvimento normais em todas as fases do seu ciclo de vida. Necessita especialmente de alimentação adicional durante a floração e a frutificação ativa. Nesse estágio de desenvolvimento, tanto fertilizantes químicos quanto orgânicos podem ser usados.
Visão geral de fertilizantes
Vale a pena alimentar os morangos durante a floração com produtos comprovados.
- "Ovário". Este produto é excelente para o tratamento de morangos e morangos de jardim durante a floração e durante o período de floração. A solução para pulverizar arbustos é muito simples de preparar. Em um litro de água, diluir 2 gramas do produto. O líquido resultante deve ser usado imediatamente para o fim a que se destina. Não deve ser armazenado por mais de um dia.
- Aktofit. Este agente é usado no controle de pequenos insetos e ajuda a acelerar o crescimento e o desenvolvimento dos morangos.
- "Kemira Lux". Este curativo completo consiste em sulfato de potássio e nitrato. Você precisa usá-lo seguindo as instruções fornecidas pelos fabricantes. Este produto é introduzido na raiz.
- "Gumi". Este medicamento contém fósforo e potássio. É por isso que é adequado para alimentar morangos durante a floração dos arbustos. Vale a pena usar este produto uma vez por temporada. A reaplicação aumentará o conteúdo de nitrogênio do solo. Por causa disso, os topos crescerão e as bagas no arbusto permanecerão pequenas e insípidas.
- "Baikal EM1". Este produto é utilizado para melhorar a qualidade do solo onde crescem os morangos. Antes de usar, o pó é diluído em água morna. Adicione 10 ml do produto a um balde de água. É aplicado uma vez em todo o período de floração.
- "Agroverm". Para alimentar os arbustos durante o período de floração, você também pode usar um estimulador de crescimento de alta qualidade com humato de potássio. Você precisa alimentar as plantas, seguindo os conselhos indicados na embalagem.
A ração de qualidade para morangos também é produzida pelos seguintes fabricantes: "Clean sheet", "Fasco" e "BioMaster". Eles podem ser comprados em uma loja especializada ou solicitados online.
Outro produto popular que é usado para alimentar as plantas durante a floração é ureia... Este produto é altamente solúvel em líquido, por isso é freqüentemente usado para nutrição de plantas. Você pode adicioná-lo de duas maneiras. Antes da cobertura da raiz, o solo próximo ao arbusto deve ser completamente afrouxado. Depois disso, você pode regar o solo com uma solução concentrada de uréia.
Para pulverizar arbustos, vale a pena usar um produto com menor concentração. Nesse caso, será possível alimentar as plantas, mas não prejudicá-las.
Remédios populares
Em vez de comprar produtos para fertilizar os terrenos, muitos residentes de verão preferem usar remédios populares.
Cinza
Por sua natureza, a cinza é um fertilizante de potássio-fósforo de alta qualidade. Este produto é aplicado sob os arbustos antes de molhar as plantas. A cinza de madeira seca é mais frequentemente usada para alimentação. Este produto deve estar livre de matérias estranhas, como cinzas de incineração. Um arbusto é polvilhado com um punhado de cinzas secas.
A solução de cinzas também é boa para alimentar plantas. Para prepará-lo em um litro de água quente, é necessário diluir um copo de cinzas.
O produto é infundido durante o dia. Após este período de tempo, a solução deve ser diluída em 9 litros de água limpa.Em seguida, o produto pode ser usado para regar os arbustos.
Alimentar as plantas com cinzas de madeira ajuda a aumentar sua produção e também protege os arbustos de doenças fúngicas e os ajuda a sobreviver à seca com mais facilidade. A única desvantagem deste produto é que não deve ser aplicado ao solo junto com fertilizantes contendo nitrogênio. Isso inclui uréia e esterco.
Se você misturar os dois tipos de fertilizante, as cinzas perderão a maior parte de suas propriedades benéficas.
Lixo
Outro fertilizante ótimo para alimentar arbustos é o excremento de galinha. Uma solução altamente diluída deve ser usada para este propósito. Os excrementos de frango devem ser misturados com água na proporção de 1 para 20. A solução é infundida por 7 a 10 dias e, em seguida, diluída com água morna e usada para irrigação.
Alguns jardineiros substituem as fezes por pelotas secas do armazém. Neste caso, o tempero superior é preparado mais rapidamente. Para isso, um punhado de grânulos é diluído em 10 litros de água. A solução é infundida por uma hora e depois usada para regar as plantas pela raiz.
Vale a pena usar este produto apenas uma vez durante a floração.
O fertilizante é rico em fósforo, potássio e nitrogênio, necessários ao crescimento e desenvolvimento dos arbustos. O top dress favorece a formação de frutos grandes e o seu enchimento com sumo.
Durante a floração dos morangos e o amadurecimento das bagas, também se pode usar o verbasco. Um litro de esterco é diluído em 15 litros de água. O recipiente com este produto é coberto com uma tampa e infundido por três dias. O produto fermentado pode então ser usado para regar as plantas. Um litro de solução é adicionado sob uma planta.
Infusões de ervas
A infusão de ervas daninhas também é excelente para a alimentação de plantas. Para prepará-lo, um tanque de 20 litros deve ser enchido com grama recém-cortada sem sementes e com água limpa.
Em alguns casos, 1-2 copos de cinzas secas também são adicionados ao recipiente. Depois disso, o tanque deve ser fechado com uma tampa e deixado em local aquecido por 7 a 10 dias. De vez em quando, a tampa deve ser removida e o conteúdo do recipiente deve ser mexido. Quando o produto estiver pronto, deve ser diluído em água na proporção de 1 a 10.
Regue as plantas com esse remédio na raiz. Uma planta leva 1-2 litros de líquido.
Fermento
Alimentar morangos com fermento também dá excelentes resultados. Este produto promove o crescimento e a frutificação das plantas. Para regar os arbustos, você pode usar soluções preparadas com fermento seco e vivo.
- Uma solução com fermento cru. Este produto deve ser preparado à noite e usado em climas quentes. Para prepará-lo, 100 gramas de fermento devem ser diluídos em dez litros de água morna. A solução deve ser deixada durante a noite em um recipiente fechado. Decorrido o tempo necessário, deve-se aplicar 0,5 litro do produto em cada planta.
- Fermento seco. Esse produto também cozinha com rapidez suficiente. Em um litro de água morna, é necessário diluir 10 g de fermento seco. Adicione duas colheres de açúcar e mexa bem. Após algumas horas, a mistura deve ser diluída em 40 litros de água morna. 1 litro de solução é adicionado em cada planta.
- Solução com ácido ascórbico. Para preparar este molho de cobertura, uma colher de sopa de fermento seco deve ser misturada com 2 gramas de ácido ascórbico. No mesmo recipiente, acrescente 50 gramas de açúcar, um punhado de terra e 5 litros de água morna. Esta solução deve ser agitada e insistida por um dia.
Alimentar as plantas com fermento é melhor em climas quentes. Também vale lembrar que o fermento gosta de ambientes úmidos. Portanto, é recomendável adicioná-los ao solo após regar os arbustos. Em vez de fermento, você também pode usar cascas de pão... Eles devem primeiro ser secos e, em seguida, colocados em um recipiente fundo e cheio com um litro de água morna. Você precisa insistir neste remédio por uma semana. Após esse tempo, o produto deve ser diluído em 10 litros de água e utilizado para regar os arbustos.
Amônia
Este remédio é ótimo para ajudar a proteger os morangos de doenças e pragas. Para alimentar as plantas, o produto deve primeiro ser diluído em água morna. 1 garrafa de amônia é colocada em um recipiente com 10 litros de água. Em alguns casos, um pedaço de sabão em pó, ralado em um ralador grosso e misturado com água fervente, é adicionado a essa solução.
Ao processar morangos com amônia, você deve seguir as seguintes regras:
- proteger a pele e o aparelho respiratório com luvas e máscara;
- preparar a solução ao ar livre;
- use pulverizadores especiais para alimentar as plantas na folha e evitar a supersaturação do solo com amônia.
Depois de processar as plantas com amônia, elas não adoecem e não florescem abundantemente. As folhas de morango ficam fortes e saudáveis.
Iodo
É possível determinar que uma planta carece de iodo por vários sinais. Se os ovários começam a murchar, eles mostram sinais de oídio ou podridão cinzenta. Você pode salvar a planta desses problemas, bem como acelerar o processo de brotação, usando uma fertilização simples.
Para alimentar morangos e proteger os arbustos de pragas, você deve usar uma solução simples de 10 litros de água e 10 gotas de iodo. A mistura resultante é despejada em um borrifador. É necessário borrifar essa mistura não só nas folhas, mas também no solo ao redor dos arbustos.
Este produto tem muitas vantagens.
- Aumenta a imunidade das plantas e as torna mais resistentes a doenças.
- Acelera o processo de brotamento.
- Aumenta o número de ovários nos arbustos.
- Melhora a qualidade dos frutos e a sua conservação.
Este produto deve ser manuseado com cuidado. Se a solução de pulverização estiver muito concentrada, queimará as folhas de morango.
Permanganato de potássio
Este produto farmacêutico também é utilizado na nutrição de plantas durante o período de floração. Este produto tem efeito desinfetante e é excelente para o controle de pragas. Além disso, pulverizar arbustos de morango com uma solução de permanganato de potássio ajuda a aumentar a produtividade da planta. Para seu preparo, um quarto de colher de chá de permanganato de potássio deve ser diluído em 10 litros de água. A solução deve ser brilhante o suficiente. No processo de pulverização das plantas, deve-se tomar cuidado para que o produto não caia no solo.
De outros
No início da floração, os morangos também podem ser alimentados com uma solução de urtigas jovens. Para preparar o produto, a grama deve ser finamente cortada em pedaços e colocada em um balde ou barril grande em camadas densas. Depois disso, coloque um pouco de geleia velha ou biscoitos no recipiente e despeje tudo com água morna.
O recipiente com a infusão de urtiga deve ser deixado em local aquecido por uma semana. Durante este tempo, o produto começará a fermentar. Antes da rega, a infusão concentrada de urtiga deve ser diluída com água na proporção de 1:10. Regue as plantas com cuidado. 0,5 l de solução é derramado sob cada arbusto. Você pode alimentar os arbustos antes que os morangos floresçam.
Adequado para processar uma área com arbustos, em que as primeiras flores já apareceram, e leite azedo ou kefir fermentado. Este curativo superior contém fósforo e potássio. Além disso, ajuda a melhorar a acidez da terra. Para regar as plantas, o laticínio deve ser diluído em água na proporção de 1 para 2. Em seguida, a solução pode ser usada para borrifar folhas de morango.
Essa alimentação acelera o processo de desenvolvimento da planta, aumenta o número de bagos no mato e pode estender o período de frutificação. Além disso, as plantas se tornam mais resistentes aos ataques de vários insetos e pequenas pragas.
Jardineiros experientes também costumam alimentar as plantas com boro.
- Solução clássica. Para preparar o produto, 10 gramas de ácido bórico em pó devem ser dissolvidos em dez litros de água morna. O produto é usado para pulverizar arbustos de bagas durante a floração e formação de bagas. As plantas são tratadas duas vezes com um intervalo de 10 dias. O produto é excelente para alimentação foliar de arbustos.
- Solução com permanganato de potássio. Este produto deve ser usado para pulverizar os arbustos antes da floração. Para sua preparação, uma pequena quantidade de ácido bórico é diluída em 10 litros de água. Vários cristais de permanganato de potássio também são adicionados lá. Para regar cada arbusto, são usados 300 gramas do produto. A solução ajuda a aumentar o número de ovários, além de deixar as frutas mais suculentas e saborosas.
- Solução de cinzas. Prepare este tratamento de planta da mesma forma que o anterior. Mas, ao final do trabalho, outro copo de cinza de madeira é adicionado ao recipiente. Você pode regar as plantas com esta solução apenas uma vez.
A alimentação das plantas com ácido bórico promove a formação de novos ovários nos arbustos, além de fortalecer sua imunidade. Além disso, o boro ajuda os morangos a absorver outros nutrientes do solo. Portanto, os arbustos ficam mais fortes e os frutos maiores.
Regras básicas de alimentação
Para que a alimentação das plantas os beneficie definitivamente, os fertilizantes devem ser aplicados de acordo com todas as regras.
- Os fertilizantes devem ser aplicados regularmente. Nesse caso, o solo não se esgotará com o tempo.
- Se diferentes tipos de fertilizantes são usados para alimentar os arbustos, sua composição deve ser cuidadosamente estudada. Isso permitirá que você entenda como eles se encaixam bem.
- As plantas que são cultivadas em solo arenoso precisam ser alimentadas com mais frequência. Os nutrientes desse solo são eliminados mais rapidamente.
- Antes de aplicar fertilizantes de fluxo livre no solo, ele deve ser bem regado.
- É melhor alimentar as plantas de manhã ou após o pôr-do-sol. Em dias nublados, a alimentação pode ser feita a qualquer hora do dia.
- As plantas precisam ser muito bem regadas. No calor, a frequência de rega aumenta para 3 vezes por semana. Mas com chuvas fortes, esse procedimento deve ser abandonado. É melhor usar um regador para irrigar morangos em flor. É importante garantir que as raízes das plantas não fiquem expostas. Se o solo sofrer erosão, eles precisam ser cobertos com uma pequena quantidade de terra novamente.
- O uso de cobertura morta ajuda a estender a duração dos fertilizantes selecionados. Folhagem seca, feno, casca de árvore ou galhos velhos podem ser usados para proteção de plantas.
- Ao alimentar as plantas com o método da raiz, deve-se tomar cuidado para que o agente não atinja os morangos e a folhagem. Isso pode prejudicar as plantas.
A alimentação regular dos arbustos na primavera e no verão é a chave para o correto desenvolvimento dos morangos e uma boa colheita. Portanto, ao planejar o cultivo de morangos em seu local, você precisa saber com antecedência a melhor forma de fertilizá-lo.
Veja o vídeo a seguir para dicas sobre como alimentar morangos.
O comentário foi enviado com sucesso.