Como alimentar morangos para torná-los doces?
Um dos frutos silvestres mais queridos é o morango. Doce, perfumado, suculento - aparece nas prateleiras a partir do meio da primavera. Mas nem sempre é possível saborear os morangos mais doces e saborosos. Muitas vezes a baga fica aguada e tem um gosto amargo. Existem muitas maneiras pelas quais você pode cultivar uma baga doce e saborosa. Um deles é o top dress. As características dos curativos e seus tipos serão discutidos hoje.
Peculiaridades
Muitos jardineiros e jardineiros notam que mesmo com as variedades mais produtivas e híbridas de morangos de jardim, nem sempre é possível obter o resultado esperado. Você não pode esperar uma boa colheita sem alimentação regular e cuidados cuidadosos com as plantas. Os frutos são pequenos, não são suculentos e apresentam defeitos. Para corrigir essas deficiências, a fertilização é necessária. Não é suficiente alimentar os arbustos de morangueiro apenas na primavera e no outono, a cultura é alimentada antes de os frutos se desenvolverem e amadurecerem.
Existe um cronograma de fertilização para morangos.
- A primeira alimentação é feita no início da primavera, depois que a neve derrete. Durante este período, a uréia é adicionada.
- Posteriormente, a alimentação das plantas é realizada no final de maio e em junho. Este é o momento para a introdução de compostos de nitrogênio, potássio e fósforo, solução de iodo.
- A última vez que as plantas são fertilizadas após a última colheita.
Além do mais, faça fertilização adicional durante o período de frutificação. Isso produzirá morangos grandes e doces. É nessa época que as plantas precisam de potássio e fósforo. O uso de potássio irá acelerar o crescimento e desenvolvimento das bagas, melhorar o seu sabor. A presença de fósforo ajuda os morangos a amadurecer mais rapidamente. O uso de outros microelementos pode aumentar a produtividade dessa cultura.
Deve ser lembrado que durante a frutificação, é necessário excluir composições com componentes químicos, deixando a matéria orgânica. Suplementos minerais podem ser usados imediatamente após a floração, quando o ovário está se formando.
Deve-se ter cuidado ao aplicar fertilizantes nitrogenados para não obter um crescimento intensivo de arbustos em vez de amadurecer os frutos maduros. Então, muitas variedades começam a liberar novos brotos e folhas poderosas, esquecendo-se dos frutos.
É necessário alimentar-se quando os frutos estão se desintegrando, deformados e com pouco amadurecimento.
Embora o clima favorável afete diretamente o amadurecimento dos frutos, a fertilização será um fator adicional na obtenção de uma boa coleta de frutos doces.
Molho de raiz
A alimentação da raiz dos morangos deve ser realizada na primavera e no outono, combinando-a com o aparamento de folhas, bigodes e processamento dos canteiros. Os fertilizantes podem ser aplicados a seco, espalhando-os sobre a superfície dos canteiros, soltando o solo e regando-o. É considerado mais eficaz o tratamento com água com soluções, que são absorvidas pelo solo muito mais rapidamente e passam diretamente para as raízes da cultura.
Para a doçura das bagas, muitos especialistas recomendam o uso de curativos de raiz com adição de ácido bórico:
- é necessário diluir um pouco de ácido bórico (uma pitada) em um balde de água, acrescentando permanganato de potássio (um par de cristais);
- esta solução é usada para regar os arbustos na raiz - cerca de 300 ml da solução preparada são necessários para 1 arbusto;
- o beneficiamento é feito antes da floração dos arbustos, em maio.
Ao adicionar 200 g de cinzas de madeira à solução descrita acima, você pode obter um excelente fertilizante que pode fortalecer os arbustos e promover o desenvolvimento de frutos grandes e doces sem defeitos.
Despeje a mistura resultante uma vez, trazendo a solução sob a raiz.
Curativo foliar
Para o curativo foliar, recomenda-se o uso de uma solução com concentração duas vezes mais fraca do que a aplicação sob a raiz. Para tornar o fruto doce, você deve alimentar o morango com uma mistura de oligoelementos essenciais. Recomenda-se realizar um procedimento semelhante durante o período de escoamento dos frutos, seu amadurecimento.
Para enriquecer o solo, muitos jardineiros que cultivam morangos na parcela usam a preparação "Gumi" ou "Biohumus". O uso de aditivos biologicamente ativos fortalecerá significativamente as plantas.
Os fertilizantes orgânicos podem substituir os medicamentos comprados em lojas. Assim, o uso do referido ácido bórico tem se mostrado bem. A aplicação da droga durante a floração ajuda:
- a formação de um ovário nos arbustos;
- flores fortalecedoras - não se desintegram devido ao vento forte ou ao sol;
- as plantas se tornam mais resistentes ao oídio, requeima.
A principal vantagem desse processamento é a mudança na estrutura do fruto. Deixa de ser aguado e torna-se doce.
Existem várias receitas com ácido bórico que permitem obter uma baga suculenta e doce.
Para preparar uma solução, é necessário tomar ácido bórico na quantidade de 10 gramas e dissolvê-lo em um balde (10 litros) de água levemente aquecida. A pulverização com água com ácido bórico é realizada durante a floração dos arbustos, derramando bagas. É aconselhável realizar 3 tratamentos dentro de um mês.
Durante o amadurecimento da safra, é melhor processar os arbustos com compostos especiais. Isso permitirá que a fruta se torne mais suculenta e doce.
Para fazer um meio de pulverizar arbustos com frutas maduras, você precisa tomar:
- água - 1 litro;
- permanganato de potássio - 2 g;
- ácido bórico - 1 g;
- sulfato de potássio - 2 g.
Você também pode usar um fertilizante diferente:
- 1 litro de água;
- 0,3 g de ácido bórico;
- 1 colher de chá de cinza de madeira
- 2 g de ureia.
Como alimentar os morangos para que fiquem doces, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.