Tudo sobre ureia
Para obter uma colheita decente, um pré-requisito é a alimentação regular e o processamento de plantas com fertilizantes agrotécnicos. No entanto, a utilização de várias substâncias orgânicas e minerais nem sempre dá um resultado positivo e, em alguns casos, conduz à degradação do estado da vegetação agrícola. Um fertilizante universal que se estabeleceu como um agente confiável e comprovado é a carbamida ou a ureia.
O campo de aplicação é bastante amplo: é adequado para plantações de flores, jardins e hortaliças. Portanto, é freqüentemente usado como um componente orgânico em muitos fertilizantes complexos de origem mineral.
O que é isso?
A ureia é uma substância orgânica obtida quimicamente e utilizada como fertilizante em várias culturas agrícolas e ornamentais. O baixo custo combinado com alta eficiência e facilidade de uso tornam a ureia popular entre os agricultores de todos os tamanhos, desde proprietários de pequenas cabanas de verão a grandes empresas industriais. A composição da ureia inclui carbono, oxigênio, hidrogênio e o principal componente - nitrogênio. VTodos os componentes de origem orgânica, portanto, não representam perigo para a saúde humana. Na aparência, a ureia se parece com um pó branco, do qual os comprimidos e grânulos são derivados.
O aumento da produtividade das culturas com a ajuda da ureia só pode ser alcançado se a taxa e a dosagem de sua aplicação corresponderem ao tipo de planta e à acidez do solo. Exceder a concentração permitida da substância ativa pode causar queimaduras do sistema radicular da vegetação. A uréia se dissolve facilmente em qualquer líquido à base de água. Portanto, o âmbito de sua aplicação não se limita à sua introdução no solo, também é utilizado para o tratamento externo de culturas.
Ao entrar em contato com o ar, o fertilizante não perde suas propriedades, porém, quando exposto à umidade, transforma-se em um monólito sólido.
Vantagens e desvantagens
Entre as principais vantagens da ureia estão as seguintes:
- o fertilizante ajuda a acelerar o crescimento da massa verde das lavouras, aumenta o sabor das frutas com total segurança para o ser humano;
- aumenta a porcentagem de proteína;
- afeta negativamente ervas daninhas;
- usá-lo em concentração máxima alivia as plantas de doenças e pragas sem prejudicar as próprias plantas;
- conveniência e praticidade de uso;
- Amizade ambiental;
- longa vida útil sem perda de indicadores de qualidade.
As desvantagens do agroquímico são:
- trabalhar com fertilizantes requer cuidados: aplicar a solução na pele causa irritação;
- a concentração incorretamente calculada da solução leva a danos e morte de plantas;
- uma composição fria, derramada no solo, esgota o sistema radicular da cultura, enfraquece as sementes;
- o fertilizante não é combinado com agroquímicos contendo ácido, embora perde a maior parte de suas propriedades positivas ou se torna tóxico.
Por que é usado?
A uréia tem um efeito positivo no crescimento e fortalecimento da maioria das plantas agrícolas e ornamentais. O uso de fertilizante orgânico tem as seguintes qualidades positivas:
- promove aumento da proteína na composição das safras;
- aumenta significativamente a produção de vegetais e plantas de jardim;
- afeta a melhoria do sabor das frutas;
- é uma forma eficaz de prevenir e combater doenças típicas, incluindo fungos, insetos nocivos que representam um perigo para as plantas;
- aumenta a imunidade e a resistência da vegetação às influências externas negativas: manifestações atmosféricas (precipitação, geada) e situações estressantes que surgem como resultado de cuidados analfabetos e levam a um estado de depressão da planta.
Quando atinge o solo, o fertilizante orgânico entra em uma interação química com as enzimas e bactérias nele contidas. Portanto, para obter o efeito mais positivo da fertilização, ela deve ser aplicada ao solo diretamente durante a formação e crescimento da massa caducifólia. As flores decorativas após a aplicação de ureia são caracterizadas por uma folhagem exuberante, floração plena e longa.
Graças ao adubo orgânico, as plantas adquirem uma aparência saudável, crescem de tamanho e o número e o tamanho das inflorescências também aumentam.
Como é diferente do nitrato de amônio?
A principal diferença entre os nutrientes é que a ureia é um alimento orgânico, enquanto o nitrato de amônio ou nitrato de amônio é um sal mineral do ácido nítrico, que é um composto inorgânico. A diferença entre os fertilizantes acima é a seguinte:
- o índice de solubilidade da ureia é melhor do que o do nitrato de amônio;
- apesar do fato de que ambos os fertilizantes são fertilizantes de nitrogênio, a quantidade de substância ativa (nitrogênio) na ureia é maior;
- o nitrato de amônio é limitado apenas por sua introdução no solo, enquanto a uréia pode ser usada para o tratamento foliar de plantas;
- devido ao fato de a ureia ser um fertilizante orgânico, seu efeito nas plantas é mais suave e econômico;
- para a divulgação da eficácia da ureia, leva mais tempo do que o salitre, mas um resultado positivo depois que persiste por mais tempo;
- a uréia está firmemente fixada no solo, portanto, não é propensa a lixiviação por precipitação
Como procriar?
A uréia é usada como fertilizante principal ou cobertura. Para fornecer à planta a quantidade de princípio ativo de que ela necessita, é importante observar a dosagem, as proporções e as taxas de consumo, que estão indicadas na embalagem do fertilizante. Eles dependem do tipo de cultura, sua idade, estrutura e teor de umidade do solo, tempo e método de fertilização.
O princípio de preparação de uma solução aquosa é simples e consiste em dissolver completamente a quantidade necessária de substância granular em 1 a 2 litros de água quente. A seguir, completa-se a solução resultante com o volume de água pura especificado nas instruções. Para pulverizar plantas de jardim e de interior, use uma solução de 0,5-1% de um agroquímico. Receita de cozinha: você deve diluir 5-10 g de carbamida em 1 litro de água (50-100 g por 10 litros).
Taxas de aplicação
A uréia é um agroquímico versátil adequado para flores (rosas, gladíolos, crisântemos), vegetais, frutas e arbustos de bagas e árvores (uvas, framboesas, groselhas, maçãs, peras, ameixas). Eles também podem ser alimentados com flores de interior. As taxas aproximadas de sua introdução são as seguintes:
- para vegetais: não mais do que 10 g por 1 m2 para alimentação de primavera e vegetativo, 30-50 g por 10 litros para processamento foliar;
- para árvores e arbustos: até 20 g por 1 m2 para a cobertura principal, 50-70 g diluídos em um balde de água para pulverização.
Deve-se observar imediatamente que as taxas de solução acima são aproximadas e dependem de vários fatores. Uma dosagem mais precisa do agroquímico pode ser feita com base nas instruções que acompanham o fertilizante. Por conveniência, você pode medir a uréia em colheres ou copos. Para determinar com precisão quanto fertilizante está incluído em uma colher de sopa, você pode usar uma fórmula simples: você precisa pesar 10 colheres de sopa de carboneto, divida o número resultante pelo número de medições, ou seja, 10. De acordo com indicadores aproximados, 130 g de fertilizante é colocado em 1 copo (200 g), 1 colher de sopa ... eu. - 10-13 g, em 1 colher de chá. - 3-4 g.
Aplicativo
O principal objetivo da ureia é estimular o crescimento vegetativo das plantas, portanto, a época mais favorável para a aplicação de fertilizantes é o início da primavera. Jardineiros experientes recomendam limitar o uso de uréia durante o período de germinação - neste caso, o risco de uma diminuição na produção aumenta.
Molho de raiz
Uma vez no solo, a ureia entra em uma reação ativa com formações enzimáticas e bactérias no solo, como resultado da qual dióxido de carbono, amônia gasosa começa a se desenvolver ativamente a partir da substância. Portanto, se você deixar a uréia granular na superfície da terra, a maioria dos nutrientes simplesmente evaporará e o efeito dessa alimentação será insignificante. A profundidade ideal para a qual é necessário embutir grânulos de fertilizante no solo para obter o efeito máximo é de 5-8 cm.
Características da alimentação de raiz.
- O cultivo do solo com uréia no período de outono é ineficaz devido ao fato de que o nitrogênio liberado pelo fertilizante é destruído ativamente e no final do período de inverno penetra profundamente no solo, de onde ficará inacessível ao sistema radicular de plantas. Em culturas perenes, por exemplo trigo de inverno, não é recomendado aplicar a ureia no outono.
- O suplemento nutricional deve ser aplicado corretamente nas covas e sulcos antes de semear as sementes. É aconselhável cobrir a mistura de nitrogênio por cima com uma fina camada de terra: isso excluirá o contato direto dos grânulos com a semente e a protegerá de possíveis danos. É possível proteger as plantas da amônia liberada tanto quanto possível alimentando o solo 1,5-2 semanas antes da semeadura. A combinação de ureia com fertilizantes à base de potássio também ajudará a eliminar os efeitos negativos da amônia.
- Você pode fertilizar o solo não apenas com grânulos secos da substância, mas também regando com uma solução à base de água. A dosagem e as proporções da composição para cada espécie de planta são indicadas na seção anterior.
É importante estar atento a sinais de deficiência de nitrogênio no solo. Ele participa do processo de fotossíntese da planta, do qual depende a quantidade de clorofila na massa verde da cultura.
O rendimento e a qualidade do fruto dependem de quanto a planta recebe todos os nutrientes necessários. A deficiência de nitrogênio no solo pode ser vista pelos seguintes motivos:
- as plantas se desenvolvem lentamente, têm crescimento reduzido;
- a folhagem é pequena, verde-clara ou amarelada;
- folhagem amarelada e lenta;
- as folhas são caracterizadas por uma tendência à queda;
- os rebentos jovens são finos, parecem fracos e sem vida, ligeiramente frondosos, mal ramificados;
- a planta desenvolve um pequeno número de botões.
Pulverização
O tratamento externo de plantas com uréia é especialmente popular na horticultura. É importante lembrar que este método de alimentação é adicional ao principal e não pode substituí-lo completamente. A concentração da substância ativa depende da finalidade do tratamento e varia de 0,5% a 1%. O não cumprimento das instruções da embalagem do fertilizante pode causar queimaduras nas plantas. A primeira vez que pulverizar as copas das árvores frutíferas deve ser na primavera, após a conclusão da fase de formação das folhas. Recomenda-se reprocessar a cada 2 semanas ao longo de maio e junho.
Para obter o efeito máximo, a solução é distribuída com um pulverizador de pequenas gotas nos lados superior e inferior da folha. Quanto mais tempo o filme de uma solução nutritiva aquosa permanece na superfície das placas foliares, mais ativamente o nitrogênio é absorvido pela planta. Portanto, a época mais favorável para a pulverização de árvores na primavera e no outono é de manhã cedo, à tarde ou tempo nublado.
Se chover dentro de 6 horas após a planta ter sido tratada com agroquímico, o evento deve ser repetido.
De doenças e pragas
A uréia é utilizada na horta e na horta, no país, não só como alimento nutritivo para as plantas, mas também como meio de proteção e combate a doenças e pragas. A primeira pulverização das lavouras deve ser realizada antes do período de brotação, a uma temperatura ambiente de pelo menos 5 graus Celsius. As pragas neste momento ainda estão dormentes, portanto, estão inativas.
A uréia é eficaz na luta contra insetos nocivos como o gorgulho, o besouro do mel, o besouro das flores, o nematóide da batata, o besouro da batata do Colorado e a lagarta. Se na safra passada houve uma alta atividade da praga, a concentração da substância aumenta para 700 G. A taxa média de consumo é de 2,5 litros por 10 metros quadrados. m.
Para se livrar dos besouros da batata do Colorado, é necessário espalhar os tubérculos de batata embebidos em uma solução de ureia e água na proporção de 1: 1 entre as fileiras de vegetais.
Entre as doenças populares das árvores de jardim e frutíferas, contra as quais a uréia efetivamente luta, estão a mancha roxa, a sarna e a queimadura monilial. Para uma solução de trabalho, 500 g de um agroquímico são dissolvidos em 10 litros de água. Ao entrar na massa verde, a substância inibe o desenvolvimento do agente infeccioso, que perde a capacidade de reprodução. Processar o jardim no outono permite que você se livre de doenças e pragas que hibernam nas folhas caídas. É importante minimizar o impacto da solução concentrada no tronco da árvore - isso pode causar queimaduras e danos graves.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com ureia, é necessário cumprir as regras e recomendações gerais que ajudarão a proteger contra os efeitos negativos do pesticida e são obrigatórias para:
- a pulverização deve ser feita com pistola especial, que dispersa uniformemente as gotas do agroquímico em toda a superfície da massa verde da planta;
- o preparo e a pulverização de agrotóxicos devem ser feitos com luvas, respirador e óculos de proteção;
- apenas um dia seco e sem vento é adequado para o evento;
- após o término do tratamento, é necessário lavar bem as mãos, rosto e todas as áreas expostas do corpo, lavar a roupa de trabalho.
Como combinar com outros fertilizantes?
Os especialistas não recomendam misturar a ureia com vários outros fertilizantes: superfosfato, nitrato de cálcio, cinza, cal, giz, farinha de dolomita. Como resultado da reação que ocorre entre esses componentes, eles mudam suas propriedades e, em vez de um resultado positivo para as plantas, podem ocorrer consequências indesejáveis. Além disso, a uréia é um fertilizante altamente ácido que, ao interagir com os agroquímicos alcalinos, reage com eles, neutralizando completamente a composição nutritiva da substância nitrogenada.
Também não é recomendado combinar ureia e monofosfatos. Ambos os agroquímicos são baseados em ácido, portanto, sua combinação levará à acidificação do solo, o que é inaceitável para algumas plantas (por exemplo, repolho, leguminosas, beterraba).
Entre as combinações mais aceitáveis, destaca-se a interação de carbamida e rocha fosfática ou sulfato de amônio. No entanto, deve-se ter em mente que tais formulações não se destinam ao armazenamento de longo prazo, mas requerem aplicação imediata.
De acordo com os jardineiros, uma combinação de ureia e vitríolo de ferro (cobre), que melhora significativamente a condição mesmo de árvores e arbustos negligenciados, dá um excelente resultado. A uréia é um fertilizante barato e popular entre jardineiros e jardineiros. O seu uso correto permite não só melhorar a frutificação e obter uma colheita decente, mas também proteger a vegetação de muitas pragas e doenças infecciosas.
Para o que é uréia e como usá-la corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.