Como tratar o repolho cujas folhas estão furadas?
O repolho é uma das culturas mais populares cultivadas pelos jardineiros em seus terrenos. Este vegetal é usado em muitos pratos da culinária russa, fermentado, cozido, cozido e fresco. Mas antes que você possa triturar muitas folhas de repolho, você precisa cultivar e colher uma safra saudável. Freqüentemente, ao cultivar espigas de repolho, os jardineiros enfrentam o problema de verduras estragadas. Isso se deve principalmente à derrota de pragas e infecção com doenças. Os insetos deixam buracos de tamanhos diferentes nas folhas do repolho e podem destruir as plantações em pouco tempo. Visto que são propensas à reprodução ativa, é necessário agir assim que forem encontradas folhas de repolho crivadas.
Razões para o aparecimento
Os insetos que se instalam nas camas não só prejudicam a aparência das cabeças de repolho, mas também impedem o desenvolvimento normal do vegetal. O repolho afetado por pragas assemelha-se a uma peneira com vazamento. Primeiro, vários buracos aparecem nas folhas externas. É durante esse período que você precisa passar para as ações ativas para que um pequeno incômodo não se torne um grande problema. Se o momento for perdido, em breve toda a cabeça do repolho adquirirá um desenho de "aberturas" nas folhas. Diferentes tipos de pragas podem começar no repolho, que podem ser identificados por rastros. Dado o estado do jardim e as condições meteorológicas, é possível adivinhar quem exatamente opera no jardim. Durante as chuvas, com muita umidade e solo úmido, a estaca é colocada nas lesmas e, na estação seca e abafada, a suspeita recai sobre as lagartas e outros pequenos insetos na deterioração do repolho. É necessário examinar cuidadosamente a camada superficial do solo e a superfície das folhas de ambos os lados. Uma lupa pode ser usada, se necessário. Determinar o tipo de praga ajudará você a escolher o método mais eficaz para salvar o repolho.
Se buracos de tamanhos desiguais se formaram nas folhas, isso indica uma lesão por espécies de insetos roedores de folhas ou sugadores de seiva. Os parasitas perfuram ou roem a carne das placas de folhas, deixando vestígios de sua permanência nelas.
A atividade dos insetos freqüentemente leva à infecção da cultura no futuro. É possível que o repolho morra de um vírus, fungo ou infecção bacteriana.
Vários tipos de insetos costumam pecar contra as mudas.
Lesmas
Eles são indicados por traços específicos de muco aparecendo na superfície das folhas. No estado seco, os vestígios adquirem uma tonalidade prateada, que é difícil não notar, mesmo estando sobre a couve, ereta em pleno crescimento. Outro sinal característico dos danos do repolho por essa praga é o aparecimento de grandes buracos em toda a área das folhas.
Os locais de punção constituem um excelente ambiente para a infecção das plantas por bactérias fúngicas e virais, que provocam o murchamento das folhas e a morte de toda a cabeça da couve. Portanto, lesmas são consideradas especialmente perigosas para plantações de crucíferas de jardim.
Lagartas
Como alimento, as mudas de repolho são muito atraídas por larvas de borboletas. Colheres, claras e repolhos comem folhas do "esqueleto". Mais indivíduos adultos "perfuram" as cabeças do repolho, fazendo movimentos por conta própria. Lagartas bem visíveis, cuja aparência difere dependendo da idade, são consideradas indivíduos jovens da borboleta do repolho. Inicialmente é verde claro com verrugas escuras por todo o corpo, posteriormente a cor se torna mais rica, surgindo um tom amarelado.
Os indivíduos jovens, espalhando-se pela cultura, comem a polpa ao longo das bordas da parte inferior da folha com apetite, deixando uma marca pegajosa em sua superfície. Os indivíduos mais velhos preferem as partes superiores das folhas frescas. Eles se tratam com eles até chegarem ao coto. Como resultado, apenas as veias carnudas permanecem das folhas de repolho. As lagartas se desenvolvem em um ambiente favorável para isso.
Em altas temperaturas e umidade extremamente baixa, essas pragas não aparecem nos locais.
Colher de repolho
Os adultos dessa espécie de inseto não são tão perigosos quanto sua geração anterior - lagartas marrom-acinzentadas. Eles devoram folhas de repolho ativamente. É natural que uma fêmea ponha 600-700 ovos em 10-14 dias, dos quais lagartas vorazes aparecem apenas duas semanas depois. Apenas algumas garras - e as plantas jovens se tornarão uma peneira e não haverá nada para salvar.
Insetos crucíferos
Pequenos insetos (até 1 cm) com um padrão característico de preto e vermelho variegado em suas costas. Eles também prejudicam ativamente a safra de repolho, sugando o suco vegetal dela. Com a ajuda de uma tromba delgada, os insetos perfuram a polpa da folha, após o que aparece um minúsculo orifício de orla amarela. Por esses sinais, você pode determinar que a planta está infectada com insetos crucíferos.
Pulgas crucíferas
O tamanho do corpo da pulga não excede 3 mm de comprimento. Mas eles também são perigosos. As costas do pequeno jardim "truques sujos" são pintadas de preto (cinza), e as patas traseiras são equipadas com um aparelho de salto. Os insetos saltadores alimentam as forças com a seiva das folhas. Depois de serem atacadas por besouros pulgas crucíferos, as folhas do repolho estão literalmente furadas. Suas larvas também são consideradas perigosas, pois se movem ao longo dos caules até a área da raiz, comendo processos sensíveis nas laterais. A pulga come ativamente as folhas e os brotos de mudas frescas, raspando-as diretamente e, a partir das larvas maduras, são causados danos ao sistema radicular de uma muda de repolho jovem.
Com um ataque massivo de pequenos répteis, cabeças tenras de repolho simplesmente morrem em 3 dias.
Mosca do repolho
Pragas com asas cinzentas aparecem em plantações de repolho na primavera. Suas larvas representam uma ameaça não apenas para a própria planta, mas também para seu rizoma. As moscas da couve são subdivididas em moscas da primavera e do verão. Os primeiros aparecem em massa no final de abril - início de maio, os segundos enchem o local a partir de meados de junho, quando a temperatura na rua está estável em +18 graus.
Pulgão
Apesar de seu tamanho minúsculo, esse inseto faz buracos nas folhas do repolho não menos do que outros parasitas. Os pulgões não só sugam todo o suco das folhas novas, mas também atraem formigas para o local, o que acarreta uma diminuição na produção das hortaliças.
Só é possível detectar um pequeno inseto após um exame cuidadoso das cabeças do repolho, pois, devido ao seu tamanho diminuto, um corpo esverdeado com uma flor cerosa acinzentada ajuda colônias inteiras a se camuflar perfeitamente nas folhas.
O que usar?
Existem várias maneiras de lidar com os insetos que perfuram o repolho. Alguns deles podem espantar as pragas, enquanto outros visam exterminá-los. O horticultor terá que decidir sobre um método de influência adequado, avaliando-o de acordo com seus méritos e deméritos especificamente para sua situação.
Produtos químicos
Se as mudas tiverem lesões moderadas, você pode tratar os canteiros com preparações biológicas. Esses inseticidas de nova geração são seguros para os humanos. É incomum que eles se acumulem nas plantas. Ao mesmo tempo, não agem tão rapidamente quanto os agentes químicos usados em situações críticas, quando há uma infestação de pragas em grande escala. As instruções dos produtos biológicos indicam sempre o período admissível entre o processamento da hortaliça e a colheita. Você pode tentar lidar com as pragas no jardim usando Fitoverm, Lepidocid, Biostop ou Bitoxibacilina.
Se o repolho tiver folhas soltas devido a danos graves causados por insetos, você terá que lutar com métodos radicais. Aqui você não pode prescindir de medicamentos de ação rápida à base de produtos químicos.
Repolho branco, repolho à Pequim ou outros tipos de repolho terão que ser pulverizados com inseticidas várias vezes. Porque as larvas das pragas de insetos eclodem gradualmente. Para prevenir o novo desenvolvimento da colonização do parasita.
Ao trabalhar com produtos químicos, o equipamento de proteção individual é indispensável. O tratamento químico deve ser realizado de acordo com as instruções. Ele fornece todas as informações necessárias sobre a dosagem e taxas de consumo da solução de controle de pragas. Os fabricantes também indicam quanto tempo levará para pulverizar novamente o repolho afetado.
Agentes químicos como "Decis Profi", "Aktara", "Fox", "Karate", "Pochin", "Ivermek", "Fufanon", "Dimilin", "Diazinon", "Lepidocid" podem ajudar rapidamente nessa luta ., "Ratibor".
O remédio mais eficaz para lesmas é a tempestade. O medicamento pode ser comprado a um preço muito baixo em muitas lojas de jardinagem. A vantagem de "Thunderstorm" não está apenas no custo, mas também no fato de que a composição é fatal exclusivamente para lesmas. É reconhecido como seguro para pássaros e animais.
Para combater as lagartas, recomenda-se o uso de veneno extra Triflyurex, Butizan, Slender ou Decis. Tudo isso terá um efeito poderoso de ação rápida na destruição de grandes colônias dessa espécie de insetos.
Actellik, diluído em uma quantidade de 20 ml por 10 litros de água, ajuda bem contra os besouros pulgas crucíferos. Com essa solução, é necessário processar a superfície da folha. O mesmo pode ser feito com Aktara ou Bankol. As proporções serão semelhantes às indicadas para Actellik.
Das borboletas, que costumam fazer furos no repolho, o mesmo "Actellik" vai ajudar, ou você pode usar uma solução de "Karbofos", "Decis", "Diazinon" ou "Fox".
Dos pulgões, que costumam se estabelecer na couve-flor, o "Tanrek" e o "Iskra" ajudam os jardineiros.
É preciso lembrar que os insetos se acostumam com substâncias na composição dos produtos químicos. Portanto, é necessário experimentar produtos que diferem em ingredientes ativos a cada ano.
Ressalta-se que o repolho acumula substâncias nocivas, por isso o uso de inseticidas químicos se justifica apenas em situações críticas. Será racional prevenir o assassinato de pragas, do que então entrar em uma luta com elas.
Remédios populares
A maioria dos jardineiros em suas roças prefere usar repelentes de insetos preparados de acordo com as receitas populares. Esses métodos seguros são eficazes contra vários tipos de parasitas que invadem o repolho. Uma variedade de produtos pode ajudar a proteger suas plantações de crucíferas.
Contra a mosca do repolho
- Decocção de talos de aipo. Para ele, 4 kg de matéria-prima in natura devem ser triturados e preenchidos com 10 litros de água. Ponha a água no fogo e ferva por meia hora, depois deixe repousar por algumas horas. Após 2 horas, coar o caldo resfriado e diluir com 2 litros de água.
- Naftaleno com adição de areia e cinzas. Uma parte do naftaleno deve ser misturada com 5 partes de areia e cinzas. Polvilhe a mistura preparada no solo ao redor do repolho, distribuindo uma dose de 30 g para cada arbusto.
Contra lesmas e caracóis
- Mostarda com amônia. Adicione 2 colheres de sopa para 1 litro de água. eu. amônia e 15 g de pó de mostarda. Para os moluscos, é melhor borrifar o repolho no final da noite.
- Pimentas quentes. Moa as principais matérias-primas na quantidade de 100 g de qualquer forma e despeje 1000 ml de água. Mergulhe os pimentões em água por 2 dias. Em seguida, coar a solução de pimenta e diluir na proporção de 0,5 xícaras para 10 litros de água. Para cobrir melhor a folhagem com uma solução, recomenda-se adicionar um pouco de solução de sabão à água.
- Soda etchant. Esta receita envolve adicionar 20 g de sabão em pó a 10 litros de água com 3 colheres de sopa. eu. carbonato de sódio. Os componentes devem ser misturados até serem dissolvidos.As plantações de couve são pulverizadas pela manhã para que o produto possa secar completamente até o anoitecer.
- Separe metade da melancia da polpa. Faça furos de 3 a 4 a 1 a 3 cm da borda da casca. À noite, coloque a casca de melancia com vazamento de cabeça para baixo no local. De manhã, várias dezenas de lesmas se reunirão sob ele, que serão fáceis de coletar.
- Outra forma de se livrar do marisco sem envenenar - organize uma pista de obstáculos para eles a partir de pedras de concha quebradas, lascas ou fragmentos de tijolos.
Esse material se espalha pelos canteiros, e as pragas de corpo mole não serão mais capazes de chegar à cobiçada vegetação.
Contra pulgas crucíferas e percevejos
- Óleo de abeto. O aroma pronunciado de abeto na água de irrigação (15 gotas por balde) afugenta o plantio de pequenas pragas.
- Alcatrão de bétula. Primeiro, deve ser misturado com sabonete líquido (1 colher de chá de alcatrão + 1 colher de chá de massa com sabão) e dissolvido em 1 litro de água ligeiramente aquecida. Spray de manhã.
- Infusão de dente de leão. Enxágue as flores com as folhas junto com as raízes e triture no picador de carne ou no liquidificador. 500 g de massa por 10 litros de água com a adição de 1 colher de chá. sabonete líquido. Use esta mistura para processar as folhas de manhã ou à noite.
- Valeriana contra o ataque de insetos. Dissolva uma garrafa em 3 litros de água. É aconselhável processar o repolho em tempo nublado.
- Sabonete anti-pulgas. 300 g de sabão em pó são triturados (talvez não em pequenas aparas) e dissolvidos em água morna com um volume de 10 litros. Você pode usar 400 ml de sabonete líquido para uma ação rápida durante a preparação. Você terá que “ensaboar” as folhas pela manhã.
De pulga de repolho
- Infusão de alho. Você vai precisar de 3 cabeças de matéria-prima, topos de batata ou tomate. Pique os componentes finamente ou torça em um moedor de carne. Despeje a mistura resultante com um balde de água e deixe em infusão por 2-3 dias. Coe a infusão finalizada, adicione 50 g de lascas de sabão em pó e misture bem. Quando o sabão se dissolver, borrife todas as folhas.
Você precisará repetir o procedimento duas vezes por semana até que as pragas tenham desaparecido completamente.
Contra lagartas de colher de repolho e lagarta
- Caldo de absinto. 500 g de matéria-prima despeje 5 litros de água fervente e leve ao fogo pequeno. Cozinhe por 30 minutos e depois deixe por 24 horas sob a tampa. Coe o concentrado e dilua 1: 1 com água. No produto final, dilua 100 ml de sabonete líquido e processe o repolho.
- A cor branca sinaliza às borboletas brancas que o local de alvenaria já está ocupado por um concorrente. Em galhos ou palitos, é necessário fixar copos descartáveis brancos ou pedaços de polietileno de sacos brancos. Bandeiras brancas são colocadas nos espaços entre as plantas.
- Doce vingança. Dissolva 200 g de açúcar em 10 litros de água. Isso atrairá formigas ao local, que se alimentam de lagartas e não desprezam as lesmas.
- Armadilhas de cerveja trarão bons resultados. Despeje o líquido com sabor de malte em um recipiente plano e coloque no canteiro do jardim.
- Infusão de cinzas com shampoo de alcatrão. Adicione 2 colheres de sopa para 10 litros de água. cinzas e 1 colher de sopa. eu. xampu. Insista por um dia.
- Infusão em folhas de tabaco amassadas. Despeje 200 g de folhas secas em uma panela de 10 l com água quente. Após 3 horas, coar a solução, adicionar sabão líquido e começar a processar o repolho.
- Refrigerante com farinha. Misture em quantidades iguais e polvilhe sobre as mudas.
- Pimenta com cinza e pó de tabaco também adequado para o cultivo a seco de folhas de repolho e solo sob arbustos.
De borboletas
- Os rebentos jovens devem ser cobertos com um pano não tecido por cima, restringindo o acesso ao repolho para as pragas. Assim que as folhas estiverem endurecidas, o material pode ser removido.
- Tratamento intoxicante. Coloque potes de geléia fermentada, compota ou kvass perto das plantações. Os insetos se aglomeram para comer, após o que devem ser imediatamente removidos do local.
Medidas de prevenção
As pragas atacam as áreas no início da primavera, prejudicando a aparência decorativa dos rebentos jovens, que não se fixam bem em condições difíceis. Os insetos hibernam na camada superior do solo e, ao acordar, começam a comer ervas daninhas. Quando os agrônomos transferem as mudas para o jardim, as plantas jovens também são usadas como alimento para os parasitas. A melhor defesa contra um ataque ao jardim de intrusos será a prevenção.
Assim que as mudas vão para o canteiro, vale a pena cobri-las com um pano ou tela fina. Caso não seja possível, vale a pena borrifar as mudas com uma solução de sabão e cinzas. As cinzas também são borrifadas no solo ao redor de cada planta. Isso protegerá os vegetais de infestações por pulgas crucíferas. Vai espantar as pragas e o cheiro picante de algumas ervas. Um bom bairro para repolho fresco pode ser: malmequeres, calêndula e erva-doce. Além disso, camas de repolho podem ser colocadas perto de tomates, manjericão, hortelã ou cebola.
E também essas medidas serão eficazes:
- não plante repolho todos os anos no mesmo jardim;
- remova as ervas daninhas do solo com frequência, para que os ninhos com buracos cavados por insetos não sejam reforçados na camada superior do solo;
- regar as mudas moderadamente;
- plante as mudas cedo - neste caso, a cabeça do repolho será amarrada antes que as pragas se tornem ativas;
- destrua todas as ervas daninhas no local.
É aconselhável inspecionar as plantas com mais frequência para o aparecimento de pragas. Os insetos nem sempre são fáceis de detectar, mas se as folhas estiverem cobertas de buracos, é importante começar imediatamente a exterminar os intrusos. É inaceitável hesitar, caso contrário, todos os patamares serão destruídos em breve. As populações de insetos estão aumentando em um ritmo rápido.
Mesmo com remédios populares, você pode lidar com derrotas no estágio inicial. Quando eles se mostrarem ineficazes, é hora de começar a implementar as recomendações para o uso de inseticidas biológicos ou químicos.
O comentário foi enviado com sucesso.