Como e como processar repolho de lagartas?

Contente
  1. Causas e sinais de aparência
  2. Quais produtos químicos devem ser tratados?
  3. Como se livrar de produtos biológicos?
  4. Os melhores remédios populares
  5. Outras maneiras de proteger
  6. Recursos de processamento
  7. Medidas de prevenção

Lagartas comedoras de folhas são as pragas que causam mais danos ao repolho jovem. Para salvar sua colheita de larvas de insetos, o local deve ser inspecionado regularmente e processado conforme necessário.

Causas e sinais de aparência

Quando o repolho aparece no jardim, ele pode ser atacado por larvas de diversos tipos de insetos.

  • Traça do repolho. As lagartas jovens crescem até 1 cm de comprimento, têm corpo claro e cabeça marrom-clara. Eles se movem muito rapidamente. Em caso de perigo, essas lagartas retorcem-se e caem do lençol, por isso pode ser bastante difícil notá-las na sua área. As lagartas danificam as folhas internas do repolho jovem.
  • Belyanka. Grandes borboletas de repolho aparecem no local apenas em dias de sol. Os insetos podem ser reconhecidos por suas asas brancas com uma borda preta nas bordas. As lagartas do repolho são amarelo-esverdeadas. Seu corpo é coberto por manchas pretas e pêlos. Cada lagarta parece muito brilhante, por isso é fácil identificá-la e removê-la. Essas pragas comem a polpa das folhas, deixando apenas veias para trás.
  • Bombeiro. Lagartas de borboletas brilhantes com asas claras com manchas marrom-amareladas ao longo das bordas são externamente semelhantes a repolhos. Eles também são de cor amarela clara. Essas lagartas aparecem no local em meados de junho. Pequenas pragas comem folhas de repolho, deixando buracos nelas. Os adultos roem até as grandes cabeças de repolho.
  • Scoop. Pequenas lagartas de morcegos verdes vivem em grupos e comem folhas de repolho por baixo. Os adultos crescem até 5 centímetros de comprimento. A cabeça do repolho, envenenada pelas toxinas dessas lagartas, começa a apodrecer. Não é mais possível usá-lo para comida.

As borboletas adultas são atraídas pelo cheiro de repolho. Durante a temporada do jardim, as borboletas dão descendência cerca de três vezes. Você pode notar a presença de lagartas no site por vários recursos principais. Isso é evidenciado por:

  • a presença de pontos e buracos pretos nas folhas;
  • desacelerar o crescimento e o desenvolvimento do repolho;
  • letargia das folhas.

Se lagartas aparecerem no site, você precisa se livrar delas o mais rápido possível.

Quais produtos químicos devem ser tratados?

Muitos jardineiros preferem tratar o repolho de lagartas com inseticidas comprovados (Fufanon, Aktellik, Aktara, Decis). Deve-se observar que esses produtos químicos podem ser perigosos para o meio ambiente. As substâncias que compõem os inseticidas são prejudiciais aos insetos polinizadores. Além disso, eles podem prejudicar humanos ou animais se entrarem acidentalmente no corpo.

Recomenda-se usar inseticidas adquiridos apenas se outros meios não ajudarem e parecer que as plantas não podem ser salvas. Durante o trabalho, vale a pena usar equipamentos de proteção: luvas, roupas grossas e máscara.

Vale a pena manobrar a área da pista em clima seco e quente. Se chover no dia seguinte, o jardim deve ser pulverizado novamente. Em geral, os plantios não podem ser processados ​​mais do que uma vez por temporada.

Como se livrar de produtos biológicos?

Você pode destruir as pragas que comem repolho usando produtos biológicos. Esses produtos são mais seguros do que os inseticidas. Existem vários produtos testados pelo tempo que podem ser usados ​​para tratar qualquer área.

  • "Entobacterina". Este produto está na forma de pó.Antes de usar, é dissolvido em água morna, seguindo as instruções da embalagem. Nessa forma, é capaz de matar larvas de lagartas de qualquer idade. Pulverize a área com essa solução em climas quentes. Você pode se livrar das lagartas que vivem no local em uma a duas semanas. Para isso, você precisa processar plantas a cada 7-8 dias.
  • "Lepidocida". Esse produto também é excelente para o controle de pragas. Separadamente, deve-se notar que este medicamento tem um odor pungente. Portanto, é necessário processar o local, protegendo o trato respiratório com antecedência. Mas é esse cheiro que assusta as borboletas adultas. Para processar o local, 20 gramas do medicamento devem ser diluídos em 10 litros de água.
  • Fitoverm. Este controle de pragas funciona 12-14 horas após o uso. Pode ser aplicado imediatamente após se notar que as lagartas atacaram o repolho jovem.
  • "Bitoxibacilina". Este remédio eficaz também ajuda a salvar leitos infectados. Para destruir completamente as pragas, o local deve ser pulverizado com uma solução três vezes. Isso deve ser feito em intervalos de 3-4 dias.

Para que o veneno selecionado não prejudique o corpo humano, a pulverização deve ser realizada uma semana antes da colheita.

Os melhores remédios populares

O controle de pragas também pode ser realizado com remédios populares simples feitos com ingredientes disponíveis.

Casca de cebola

A casca da cebola seca é frequentemente utilizada para combater várias pragas e doenças. As lagartas não são exceção. Este resíduo vegetal é capaz de repelir pragas com seu odor pungente e desagradável.

É muito fácil preparar uma solução para tratar um site. Despeje a casca seca com dois litros de água fervente. Deixe a mistura resultante em infusão por 10-12 horas. Após este tempo, ele deve ser filtrado. O líquido é usado para borrifar o repolho. Mas os restos da casca podem ser adicionados ao composto ou usados ​​imediatamente para fertilizar o local.

Decocção de folha

Você também pode usar topos de tomate para repelir pragas. Para isso, é necessário preparar 4 kg de cobertura fresca ou 2 kg de cobertura seca. Deve ser recolhido e colocado em um recipiente fundo. Em seguida, as tampas devem ser despejadas com 10 litros de água. Depois disso, o produto deve ser fervido por meia hora.

A solução finalizada deve ser resfriada à temperatura ambiente e filtrada. Antes de prosseguir com o tratamento do local, deve-se diluí-lo com água limpa na proporção de 1 para 3. Em seguida, despejar o líquido em um borrifador. É melhor pulverizar as plantas à noite.

Cinza

A cinza de madeira é um fertilizante natural popular e agente de controle de pragas. Existem várias maneiras de usar este produto. Na maioria das vezes, o solo ao lado do repolho é simplesmente polvilhado com cinzas peneiradas. Isso ajuda a assustar não apenas as lagartas, mas também outras pragas. Os canteiros de repolho também podem ser regados com uma solução simples de cinzas. Para prepará-lo, deve-se diluir 100 gramas do produto em 1 litro de água quente. A mistura resultante deve ser deixada em local aquecido por 2 dias. Após esse tempo, ele precisará ser filtrado e despejado em um borrifador. A solução resultante pode ser regada ou polvilhada com repolho.

Valeriana

Este produto também possui um odor pungente. Portanto, é bastante eficaz no combate a pragas usando esta ferramenta. Para preparar o produto, uma colher de sopa de tintura de valeriana deve ser diluída em 10 litros de água morna. A mistura resultante deve ser usada para pulverizar a área a cada duas semanas. Isso removerá rapidamente as pragas dos canteiros.

Pimenta preta

Quase todo mundo pode fazer uma tintura com pimenta-do-reino em casa. Para fazer isso, coloque 0,5 litro de água em um recipiente vazio. Lá você precisa adicionar 50 gramas de pimenta-do-reino. A mistura deve ser cozida por duas horas. Depois disso, o produto deve ser ligeiramente resfriado e misturado com água limpa. O produto resultante é usado para pulverizar os leitos imediatamente após a preparação.

Pimenta amarga

Para preparar uma solução, 1 kg de pimenta fresca deve ser picado ou picado. Depois disso, é necessário enchê-lo com 10 litros de água morna. A mistura deve ser infundida por dois dias. Depois disso, ele deve ser filtrado. A solução concentrada deve ser misturada com água morna. Em 10 litros de líquido, normalmente dilui-se 100-150 ml do produto.

Para que o produto funcione com mais eficiência, uma ou duas colheres de sopa de sabonete líquido podem ser adicionadas.

Vinagre

A solução de vinagre também é considerada bastante eficaz no controle de pragas. Não representa perigo para as plantas e para o corpo humano. Para preparar o produto, uma colher de vinagre deve ser misturada com 50 ml de amônia. Você também precisa adicionar 2 colheres de sopa de sal.

Tudo isso deve ser bem misturado. Em seguida, a mistura deve ser diluída em 10 litros de água morna e despejada em um pulverizador. Você pode processar o repolho várias vezes seguidas. Entre os procedimentos, você precisa fazer uma pausa de 7 a 8 dias.

Soda

O bicarbonato de sódio também é comumente usado para controlar uma variedade de pragas. As soluções com este produto permitem destruir rapidamente pequenas pragas e proteger as plantas de doenças. Para preparar uma solução, 120 gramas de refrigerante são diluídos em 5 litros de água morna. A mistura deve ser bem misturada para que nenhum sedimento permaneça no fundo. Você não precisa insistir nisso. A solução de refrigerante é usada para tratar a área imediatamente após a preparação.

Amônia

A solução de amônia para o tratamento do local deve ser usada com muito cuidado. Se você pulverizar as plantas com muita frequência, as folhas do repolho podem secar nas bordas. Um produto para processamento de repolho está sendo preparado com apenas dois ingredientes. A amônia é misturada com água na proporção de 1 para 6 e imediatamente vertida em um borrifador. O produto resultante pode ser usado para borrifar o repolho na folha.

Alho

A infusão de alho com um cheiro forte ajuda a remover as lagartas do local o mais rápido possível. Para prepará-lo, é necessário picar de 9 a 10 cabeças de alho. A mistura resultante com um cheiro forte deve ser despejada com 5 litros de água. Depois disso, envie a solução para um local aquecido por alguns dias. O produto acabado é usado para borrifar repolho ou regar o solo.

Deve ser aplicado pelo menos 10 dias antes da colheita.

Folha de louro

Para destruir as pragas que devoram a cultura, as folhas de louro podem ser utilizadas mesmo secas. Basta espalhar as folhas ao longo dos canteiros de repolho ou borrifar o solo no círculo próximo ao tronco com uma mistura de pó.

Para o tratamento do local, também é utilizada uma solução preparada a partir de 10 gramas de produto seco e um litro de água fervente. É infundido por uma hora e depois filtrado. Você precisa pulverizar a área 2-3 vezes com uma pausa de 5 dias.

Pó de tabaco

Jardineiros experientes também recomendam decapagem de lagartas em repolho com uma solução de tabaco ou makhorka. Para prepará-lo, 40 gramas de produto seco devem ser despejados com um litro de água fervente e infundidos por dois dias. Para que este produto seja mais eficaz, um pouco de sabonete líquido deve ser adicionado à mistura antes do uso.

Mostarda

Você pode envenenar as lagartas que vivem em canteiros de repolho usando pó de mostarda seca. Ele é usado para espanar o solo ao redor de arbustos e espigas maduras. Uma mistura de mostarda em pó, pimenta vermelha e cinzas de madeira funciona com mais eficácia. Eles são misturados em proporções iguais. Depois disso, a mistura seca é usada para processar espaçamentos entre linhas e cabeças de repolho.

Artemísia

Este remédio popular também é frequentemente usado para combater pequenos parasitas. Para a preparação de soluções, tanto o absinto seco como o fresco são adequados. A mistura de absinto para pulverizar a área é preparada com 7-9 colheres de sopa de grama seca picada e um litro de água. O produto é infundido por uma hora antes do uso. Depois disso, ele é filtrado.

A solução resultante deve ser diluída em água morna. Você pode usar o produto para pulverizar não apenas canteiros de repolho, mas também todas as outras plantas do local. Esse produto ajuda a se livrar rapidamente das pragas. Com o tempo, as borboletas assustadas com esse cheiro pungente perdem o interesse pela área.

Outras maneiras de proteger

Os inimigos naturais das lagartas também ajudam no combate às pragas que vivem no local. Diferentes pássaros lidam com essa tarefa perfeitamente. Vale a pena atrair ao quintal andorinhas, tetas, pardais e estorninhos. Os cucos também são bons ajudantes na luta contra as lagartas. Eles podem até destruir pragas venenosas. Você pode atrair pássaros para o seu local pendurando comedouros e bebedouros com água limpa no jardim.

As galinhas domésticas também podem ajudar no controle de pragas. Mas vale lembrar que destroem não só lagartas, mas também mudas. Portanto, você não deve deixá-los sair nas camas com repolho, que já começou a amadurecer. Gafanhotos e vespas também ajudam a combater as lagartas no local. Além disso, você pode espantar essas pragas plantando ervas aromáticas em seu local.

Alho, malmequeres, endro e sálvia são plantados ao redor do perímetro do jardim, bem como entre as fileiras de repolho. Essas plantas vão assustar as borboletas com seu cheiro pungente. Portanto, também não haverá lagartas no repolho.

Recursos de processamento

Os leitos de repolho precisam ser processados ​​em três etapas.

  • No meio da primavera. Nesse momento, os jardineiros processam as mudas. Isso deve ser feito em duas etapas. Entre os procedimentos, você precisa fazer uma pausa de 6 a 7 dias.
  • Início do verão. Nesta fase, o melhor é usar produtos complexos que ajudem no combate não só às lagartas, mas também aos pulgões ou mosca do repolho.
  • Segunda metade do verão. Em julho e agosto, o local precisa ser pulverizado para proteger sua safra de pragas e estender sua vida útil.

Só é necessário processar camas de repolho em clima quente e seco. É melhor fazer isso de manhã cedo ou à noite.

Medidas de prevenção

Livrar-se de lagartas em canteiros de repolho é bastante difícil. Portanto, será mais fácil prevenir a contaminação do local do que gastar seu tempo combatendo-os. Isso pode ser feito aderindo a medidas preventivas simples.

  • O local deve ser sempre mantido limpo. Para fazer isso, você precisa remover galhos, folhas secas, copas e outros detritos sob o repolho. Um grande número de ervas daninhas não deve ter permissão para aparecer no site. Isso leva à reprodução ativa de lagartas e outras pragas.
  • A remoção regular de ervas daninhas na área também ajudará a proteger os canteiros do aparecimento de larvas.
  • Ao plantar mudas nos corredores, você também pode fazer pequenas valas. Pó de tabaco seco e cinza de madeira são despejados neles.
  • As folhas inferiores do repolho maduro devem ser regularmente arrancadas, afinal, no verão, muitas vezes a água se acumula sob eles. No escuro e em condições de alta umidade, as pragas se multiplicam muito rapidamente.
  • No outono, o local deve ser limpo de resíduos orgânicos. As copas, folhas caídas e galhos devem ser retirados dos canteiros, levados para fora do território e queimados. Isso também ajudará a proteger os plantios futuros de pragas.

As lagartas são pragas bastante perigosas para o repolho, por isso é necessário cuidar bem do seu local e evitar que apareçam no jardim.

O vídeo a seguir mostrará como proteger o repolho das lagartas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário