Como alimentar o repolho com fermento?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Quando usar top dress?
  3. Métodos de preparação de fertilizantes com fermento
  4. O que pode ser adicionado à solução?
  5. Como se alimentar corretamente?

O alimento biológico mais barato e acessível para o repolho é o fermento. Eles saturam as plantas com os minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos necessários, aumentam a imunidade da cultura e melhoram as características de sabor do vegetal. No entanto, o uso de fermento tem características próprias - falaremos sobre elas neste artigo.

Vantagens e desvantagens

A cobertura de levedura é um fertilizante orgânico que não agride o meio ambiente. Enriquece a couve e outros vegetais com oligoelementos úteis, mas ao mesmo tempo é 100% amigo do ambiente. O fertilizante tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento da maioria das culturas de jardim. Ele gosta especialmente de repolho, feijão, tomate, pimentão e a grande maioria das raízes, exceto batata, responde bem. As vantagens dessa alimentação são óbvias.

O fermento não é um produto químico, mas sim matéria orgânica pura, por isso seu uso é seguro para plantas e insetos polinizadores.

Os fungos de levedura aceleram a decomposição da matéria orgânica do solo e, com isso, aumentam a imunidade da planta, protegendo-a de pragas.

Ao usar fermento, as frutas do repolho ficam mais macias e suculentas, suas características de sabor aumentam dramaticamente.

O fermento é uma fonte rica em proteínas, seu uso acelera o crescimento e o desenvolvimento das plantas, ao mesmo tempo que encurta o período de amadurecimento dos frutos em 7 a 10 dias. E as cabeças de repolho que receberam tal cobertura ficam muito fortes.

A levedura é um produto bastante persistente; ela pode suportar flutuações de temperatura e outros fatores externos desfavoráveis.

Os fungos de levedura ativam o trabalho dos microrganismos no solo, melhorando assim a composição e estrutura do solo, enriquecendo-o com componentes orgânicos úteis.

No entanto, o fermento não pode ser chamado de fertilizante em sua forma pura. Mais precisamente, são cogumelos, que por sua natureza são um acelerador da decomposição orgânica. É por isso que não podem ser usados ​​como cobertura padrão, já que neste caso o componente orgânico do solo se consome completamente durante uma temporada, e no ano seguinte só restará um substrato pobre para o plantio. Para evitar isso, os componentes do fermento devem ser combinados com outros nutrientes.

Quando usar top dress?

É melhor alimentar o repolho com fermento depois que o solo estiver bem aquecido. Para atingir o efeito esperado, os fungos devem crescer, e isso ocorre exclusivamente em temperaturas de +10 graus. Se o solo estiver congelado, a levedura se desenvolve muito lentamente ou não cresce - neste caso, o revestimento de cobertura não terá um efeito perceptível. É por isso que os fertilizantes de fermento são aplicados no final da primavera ou no verão.

A alimentação com fermento não deve ser usada em demasia. Quando em excesso, eles têm o efeito oposto e prejudicam o sistema imunológico da planta. Esses arbustos são suscetíveis a doenças fúngicas e virais, muitas vezes são alvos de pragas.

Normalmente, o repolho plantado em campo aberto é processado 3 vezes por temporada.

  • A primeira vez é no momento em que a temperatura começa a subir acima de zero durante o transplante de mudas ou colheita de mudas.
  • A segunda vez está na fase de crescimento ativo.
  • O terceiro é antes da colheita.

Formulações de fermento podem ser usadas para tratar cabeças de repolho afetadas por doenças fúngicas e insetos. A composição dá um bom efeito se houver sinais de nanismo ou murcha.

Métodos de preparação de fertilizantes com fermento

Para a fabricação de curativos para leveduras, utiliza-se um produto fresco ou seco.

Com seco

Para fazer uma composição nutricional a partir do fermento seco, adicione 150 g de pó e 80 g de açúcar a um balde de água. A solução é bem misturada e colocada em um local quente para infusão por 3-5 horas. A cultura inicial preparada é filtrada, colocada em um grande recipiente e diluída com água para obter uma solução de 20 litros. A mistura deve ser infundida por alguns dias, só depois pode ser usada para alimentar a cama de repolho.

Com cru

Na utilização de fermento cru, 1 kg do produto é dissolvido em 5 litros de água aquecida e deixado por 6 a 10 horas. A cultura inicial resultante deve ser diluída com um balde de água fria e usada para alimentação.

Importante: O fermento fresco tem um prazo de validade limitado, dependendo da temperatura, pode ser armazenado de 7 a 10 dias. Claro, eles podem ser congelados, mas, neste caso, perderão algumas de suas propriedades nutricionais. Os especialistas recomendam a preparação de fertilizantes a partir de um produto recém-adquirido.

Ao fermentar um produto seco ou cru, deve-se ter em mente que a ativação dos fungos de levedura só é possível após seu contato com o oxigênio. Portanto, não se deve fechar o recipiente com tampa hermética, é melhor usar gaze ou pano. O tempo de preparação da infusão depende da temperatura ambiente. A prontidão da composição de nutrientes será indicada por bolhas na superfície e um cheiro específico.

O que pode ser adicionado à solução?

Para aumentar a eficiência da alimentação e evitar o esgotamento do solo, o componente fúngico é combinado com outros nutrientes.

Freixo de madeira

A cinza tem uma utilidade excepcional para as culturas vegetais - combate eficazmente muitas pragas, melhora a qualidade e o valor nutricional do solo. Contém magnésio, enxofre, potássio, fósforo e zinco - esses oligoelementos garantem o rápido crescimento do repolho. A cobertura de levedura com cinzas acelera o crescimento de espigas de repolho, de modo que a composição é especialmente solicitada no cultivo de variedades de maturação tardia. Além disso, as cinzas de madeira repelem lesmas, que costumam atacar canteiros de repolho.

Para preparar a cobertura, 300 g de cinza de madeira e 100 g de fermento seco são diluídos em um balde de água, fervidos em fogo médio por cerca de 15-20 minutos e, em seguida, deixados em infusão por 1,5-2 horas. A massa fermentada é filtrada em gaze e diluída em um balde de água fria. Você pode adicionar 50 g de sabão ralado ou algumas gotas de sabão líquido à solução final. Isso irá garantir a máxima adesão dos componentes do fertilizante às partes verdes da planta e evitar que seja lavado em caso de chuva.

Para prevenir o desenvolvimento de doenças, a solução resultante é aplicada na parte externa das cabeças das folhas de repolho com um borrifador. Se o objetivo da alimentação é acelerar o crescimento da couve, então a composição deve ser aplicada pela raiz, neste caso é melhor não usar sabão.

Ácido bórico

O boro contribui para a formação correta da cabeça da couve, sendo utilizado na fase de colheita de uma planta jovem. Para compor uma mistura de nutrientes, 1 g do medicamento é misturado com 250 g da mistura de fermento cru, dissolvido em 4-5 litros de água aquecida e insistido por algumas horas. A composição finalizada é derramada sob a raiz ou usada para borrifar as folhas.

Geléia estragada

Nossos avós usavam uma receita baseada em molho de fermento e geleia estragada. Essa composição estimula o crescimento ativo do caule, acelera a formação de folhas, aumenta a resistência a pragas, torna a planta mais forte. Para preparar uma infusão nutritiva, 100 g de fermento seco são misturados com 3 litros de geléia fermentada, 10 litros de água são despejados. A solução é coberta com um pano ou gaze e deixada para fermentar quente por 7 a 10 dias.

Para processar camas de repolho, 1 xícara do concentrado acabado é diluído em um balde de água. O processamento é realizado por pulverização ou rega na raiz. O procedimento é realizado de manhã ou à noite, ou em tempo nublado.

Cascas de batata

O uso de cascas de batata junto com fermento dá um bom efeito. A limpeza encontrou a aplicação mais ampla no cultivo de vegetais. Normalmente são colocadas no solo antes do plantio das mudas - para isso, um punhado de cascas de batata são colocadas no fundo de cada cova, polvilhadas com uma fina camada de solo de jardim e, em seguida, as mudas são plantadas. Quando combinado com o fermento, sua eficácia aumenta muitas vezes.

Para fazer uma infusão nutritiva, 1 kg de casca de batata é despejado em 1 litro de água e insistido por cerca de um dia para que amoleçam. Depois disso, a mistura é filtrada, o líquido resultante é misturado a uma solução concentrada de fermento na proporção de 1 para 10. Em vez de batata, pode-se pegar urtiga, tem efeito semelhante.

Como se alimentar corretamente?

A levedura é usada para a alimentação das raízes e foliar.

Molho de raiz

Este método é considerado o mais eficaz, pois os nutrientes e minerais são entregues diretamente na raiz, e o processo de sua absorção é muito mais rápido. No entanto, deve-se lembrar que tal processamento deve ocorrer em uma sequência estritamente definida:

  • a primeira alimentação é realizada quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem na planta;

  • o segundo - após um segundo mergulho;

  • a terceira - após o plantio das mudas em campo aberto;

  • a última vez que as plantas precisam ser regadas durante a formação das inflorescências.

É muito importante observar a dosagem, pois o excesso de componentes do fermento pode levar à morte das raízes:

  • para mudas jovens, não mais do que 0,5 litro de fertilizante é necessário para cada arbusto;

  • para uma planta adulta - 1,5-2 litros.

Curativo foliar

Trata-se de pulverizar a parte verde dos arbustos de repolho com fertilizante pronto. Os fungos de levedura que atingem as folhas são rapidamente absorvidos pelos tecidos da planta. Como resultado, o repolho se torna mais resistente e resistente. É aconselhável realizar essa alimentação nas primeiras fases do ciclo vegetativo. É aconselhável pulverizar em tempo nublado ou à noite.

Importante: para o tratamento foliar, é necessário usar uma solução menos concentrada do que a que é aplicada por baixo da raiz. Caso contrário, as folhas de repolho podem se queimar.

Na sua forma pura, não pode ser usado mais de 2-3 vezes por temporada com interrupções de pelo menos 3 semanas, caso contrário, o esgotamento do solo orgânico não pode ser evitado. É aconselhável combinar esses curativos com a introdução de aditivos contendo potássio, pois durante o processo de fermentação os fungos de levedura absorvem grande quantidade de potássio do solo. Para mitigar a degeneração da matéria orgânica do solo, você pode usar cobertura morta de grama seca.

Jardineiros, que regularmente alimentam repolho com fermento, notam a ausência de pragas em seus canteiros, a resistência da planta a infecções fúngicas e bacterianas. Os frutos são mais saborosos e suculentos, e as folhas são crocantes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário