Como alimentar o repolho para formar uma cabeça de repolho?

Contente
  1. Características da alimentação
  2. Visão geral dos produtos acabados
  3. Remédios populares

A deficiência de nutrientes é uma das principais razões pelas quais cabeças de repolho firmes e maduras não se formam no repolho. Nesse caso, as folhas da cultura podem ser grandes, suculentas e bastante densas. Que tipo de molho falta ao repolho para amarrar as cabeças de repolho? Quais medicamentos devem ser usados ​​para alimentar o repolho? Que remédios populares ajudam a estimular a formação de cabeças de repolho em diferentes tipos de repolho?

Características da alimentação

O repolho é uma daquelas plantas cultivadas que respondem à alimentação oportuna com grande gratidão. É por isso mesmo os representantes das variedades mais produtivas não serão capazes de agradar ao jardineiro com repolhos grandes e saborosos na ausência de nutrição adequada e oportuna.

Jardineiros experientes argumentam que o repolho deve ser alimentado em quase todas as fases de seu desenvolvimento e crescimento, com exceção do período de maturação da cabeça do repolho. Inicialmente, por possuir um sistema radicular subdesenvolvido, o repolho necessita não apenas do seu fortalecimento, mas também de procedimentos que contribuam para o acúmulo da massa aérea (verde).

A frequência de alimentação e sua composição dependem do estágio de desenvolvimento e do tipo de repolho. Assim, na fase de formação da massa verde, as plantas precisam de curativos contendo nitrogênio e, durante a formação das espigas de repolho, também precisam de potássio.

Ao mesmo tempo, para a formação de cabeças de repolho firmes e crocantes, fertilizantes adicionais também são necessários, contendo fósforo, cálcio, magnésio, boro e outros micro e macroelementos importantes.

Visão geral dos produtos acabados

Para alimentar o repolho, fertilizantes de um componente (simples) e complexos são usados. São aplicados de acordo com o esquema de fertilização, observando-se as taxas de consumo recomendadas. É impossível ultrapassar as taxas de consumo e a frequência de fertilização recomendada no caso de uso de fertilizantes prontos.

"Multiflor Aqua" - um fertilizante mineral complexo contendo uma grande quantidade de ácidos húmicos, necessários às plantas durante o período de formação dos frutos. O produto é adequado para tratamento de raízes e foliares de todos os tipos de couve, de maturação precoce, média e tardia. Este fertilizante é utilizado nas fases iniciais de desenvolvimento da planta, observando-se os consumos recomendados pelo fabricante e a tecnologia de preparação da solução de trabalho. A utilização do “Multiflor Aqua” permite acelerar o crescimento da couve, estimular a formação de espigas, melhorar o seu sabor e aumentar a produtividade. Não use este produto mais de 3 vezes durante a estação de crescimento.

"Ovário" - poderoso estimulante da formação de frutos, acelerando a formação de espigas e aumentando a produtividade das plantas. Para preparar uma solução de trabalho em 1,4 litros de água, dilua 2 g do medicamento. Use a solução resultante para pulverizar repolho branco de variedades precoces, médias e tardias duas vezes: a primeira na fase de formação de 6 folhas verdadeiras e a segunda - durante a formação de espigas de repolho.

A taxa de consumo prescrita é de 3 litros de solução pronta por 100 sq. m.

O plantio deve ser pulverizado de manhã ou à noite em clima seco e calmo.

Agrícola - outro produto pronto a usar eficaz, contendo todos os micro e macroelementos necessários para a couve. O fertilizante é recomendado para alimentação de couve-rábano, brócolis, couve-branca, couve roxa, couve-flor, couve-de-bruxelas e couve-flor. Pela primeira vez, as plantas jovens são alimentadas com a droga 2 semanas após o plantio no solo.A alimentação subsequente é realizada em intervalos de 2 semanas até meados de agosto.

Fertika Lux (Kemira Lux) - fertilizantes complexos muito eficazes, que são usados ​​tanto para a raiz como para o adubo foliar do repolho. Para preparar uma solução de trabalho, é necessário diluir 1 colher de sopa do medicamento em um balde de água e misturar bem. A solução resultante é regada às plantas da maneira usual de acordo com o seguinte esquema:

  • a primeira alimentação - 2 semanas após o plantio das mudas;
  • o segundo - 3-4 semanas após o primeiro;
  • o terceiro - 2 semanas após o segundo.

O complexo balanceado de micro e macroelementos, que é a base desses fertilizantes, não só estimula a rápida formação de grandes cabeças compactas de repolho, mas também contribui para o desenvolvimento ativo das plantas, fortalecendo sua imunidade e aumentando a resistência a pragas e patógenos de. várias doenças. É importante notar que alimentar o repolho com qualquer fertilizante complexo contendo nitrogênio é permitido apenas até meados de agosto. Se você continuar a alimentar o repolho com fertilizantes contendo nitrogênio e ainda mais, isso levará ao fato de que nitratos, inseguros para a saúde humana, começarão a se acumular em suas cabeças.

Remédios populares

Para amarrar cabeças de repolho com mais rapidez, aumentando intensamente seu tamanho e densidade, os jardineiros usam remédios populares simples e eficazes. Suas principais vantagens em relação aos fertilizantes complexos prontos são a disponibilidade, o respeito ao meio ambiente e a facilidade de uso.

Excremento de frango

Este fertilizante natural e ecológico contém não apenas uma grande quantidade de nitrogênio, mas também uma série de micro e macroelementos extremamente valiosos. É importante notar que é absolutamente impossível usar esterco puro de frango fresco, pois pode queimar as raízes das plantas. Este tempero é usado durante o período em que o repolho começa a formar garfos.

Para a alimentação, use uma solução preparada com 0,5 kg de esterco e 10 litros de água. A composição finalizada é mantida ao sol por 2-3 dias, mexendo regularmente. Em seguida, 1 litro de solução é derramado na raiz de cada planta. É permitido alimentar com este fertilizante cerca de duas vezes por temporada. Uma grande quantidade de curativos pode causar uma deterioração do sabor da fruta devido ao acúmulo de substâncias nitrogenadas.

Verbasco

A infusão de verbasco é um dos melhores curativos que estimulam a formação ativa de cabeças de repolho. Para preparar a solução nutritiva, o esterco de vaca podre é diluído em um balde de água (as proporções de água e esterco são de 10: 1, respectivamente) e a solução resultante é infundida por 7 a 10 dias.

A primeira alimentação é realizada no início ou meados de julho, a segunda - após 3-4 semanas, a terceira - no final do verão. Taxa de consumo por planta - 1 litro de solução.

Não se deve exceder a freqüência de alimentação, pois o verbasco, assim como o excremento de frango, contém uma grande quantidade de nitrogênio.

Infusão de ervas

Uma infusão de ervas devidamente preparada contém quase toda a gama de macro e microelementos necessários para a formação de cabeças de repolho. Essa infusão é preparada com alfafa cortada, folhas de bardana, grama de trigo, urtiga, dente-de-leão (em princípio, qualquer erva daninha é adequada, exceto a trepadeira, que pode acumular substâncias nocivas por si mesma).

A massa de ervas é colocada firmemente em um recipiente e despejada com água quente (proporções: 1 parte de grama, 10 litros de água), após o que é infundida por 7 a 10 dias. Em seguida, o repolho deve ser pulverizado com a infusão resultante ou regado da maneira usual. As vantagens deste “fertilizante verde”: ausência de química na composição, respeito pelo meio ambiente, disponibilidade, simplicidade e segurança de uso.

Fermento

A ração com fermento de repolho contém bactérias fúngicas benéficas que podem estimular o processo de formação de cabeças. Para preparar esse molho de cobertura, você deve diluir cuidadosamente 100 g de fermento vivo em 0,5 litros de água morna e adicionar 3 colheres de sopa de açúcar. Em seguida, a solução é deixada por 2-3 dias, observando o processo de fermentação e mexendo ocasionalmente. A seguir, a mistura resultante é diluída em um balde de água e utilizada como concentrado para o preparo do curativo de cobertura. É preparado com 1 litro de solução diluída em 5 litros de água pura. A taxa de consumo para o tratamento de raiz de repolho é de 1 litro.

Freixo de madeira

Resíduos queimados após a queima de resíduos de madeira são um excelente material prático que pode se tornar um excelente estimulante para o repolho. Para que as plantas possam firmar rapidamente espigas bem firmes, é necessário tratá-las com uma solução preparada com 1 copo de cinzas e 10 litros de água morna. É aconselhável deixar a solução por 2-3 horas antes de usar. Em seguida, as plantas são regadas com a composição preparada, gastando-se 1 litro por 1 metro quadrado. Deve-se notar que este fertilizante seguro, ambientalmente correto e extremamente eficaz é adequado para alimentar todos os tipos de repolho e todos os períodos de maturação - precoce, médio e tardio. O processamento de plantio com esta ferramenta pode ser realizado 1-2 vezes por mês.

giz

O molho de giz contém uma grande quantidade de cálcio, que é necessário para o repolho durante o período de formação de espuma. A introdução da cobertura de giz permite não só estimular este processo, mas ao mesmo tempo melhorar o sabor dos frutos em formação.

Para preparar o molho de giz, você precisa diluir 4-5 colheres de sopa de giz triturado em 10 litros de água morna. Em seguida, o repolho é derramado abundantemente com uma solução de giz na raiz. Além disso, a pulverização dos frutos em formação com a solução preparada também é permitida. A próxima alimentação é realizada após 10-14 dias.

Humato de potássio

O humato de potássio é o fertilizante de potássio mais famoso, que é uma mistura de oligoelementos valiosos e ácidos orgânicos. O produto é feito com base em matérias-primas naturais - carvão e turfa. A alimentação com humato de potássio permite estimular o crescimento da massa verde e radicular, aumentar a resistência das plantas aos patógenos de doenças bacterianas e virais, e também acelerar significativamente o processo de formação e maturação dos espigões.

Durante toda a estação de crescimento, o humato de potássio é usado três vezes. Na primeira vez, eles são alimentados com plantas 10-15 dias após o plantio de mudas em terreno aberto. O segundo curativo é aplicado 20-25 dias após o primeiro. Pela terceira vez, as plantas são fertilizadas com humato de potássio 2 semanas após a segunda alimentação.

Para os curativos radiculares que estimulam a formação de espigas de repolho, é utilizada uma solução fertilizante marrom-clara, preparada estritamente de acordo com as instruções (o consumo do medicamento de um fabricante pode ser de 20 ml por 10 litros de água, de outro fabricante - 30 ml por 10 litros de água). A taxa de aplicação para cada bucha é geralmente 400-500 ml da solução acabada.

Iodo

Na fase de definição de cabeças, o repolho pode ser alimentado com uma solução nutritiva contendo iodo. Este componente não só contribui para a formação das cabeças de repolho, mas também melhora seu sabor, enriquecendo-as com açúcares e vitamina C. Além disso, O iodo, que é um agente anti-séptico, ajuda a proteger as plantações de repolho de inúmeras doenças bacterianas e pragas de insetos.

Para preparar a solução, é necessário diluir 30-35 gotas de iodo (solução de álcool 5%) em um balde de água. A composição resultante deve ser regada com repolho, gastando-se 1 litro por planta. Para o curativo foliar, use uma solução obtida pela mistura de 0,5 colher de chá de iodo e um balde de água. Este produto é recomendado para borrifar repolho jovem na fase de assentamento de cabeças.

Ao pulverizar as plantas jovens na fase de formação da cabeça, não direcione o fluxo da solução nutritiva para o centro do ovário. Isso pode levar ao apodrecimento da fruta ou à formação de uma cabeça de repolho ruim e desintegrada. A pulverização com soluções nutritivas deve ser feita superficialmente, tentando cobrir a superfície das folhas maiores.

Também deve-se ter em mente que, em um esforço para obter o máximo rendimento do plantio de repolho, você não deve superalimentar as plantas. O excesso de nutrientes, obtido tanto da raiz quanto dos curativos foliares, pode prejudicar não só a aparência, mas também o sabor da fruta. Se os nutrientes forem muito abundantes, os garfos da couve podem se tornar amargos, aquosos ou duros.

Veja abaixo um dos métodos de alimentação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário