Sal de potássio: o que é e como utilizá-lo?
No cultivo de plantas moderno, vários fertilizantes minerais são amplamente usados, um dos quais é o sal de potássio. Com sua ajuda, as safras agrícolas aumentam a produtividade, as plantas se tornam mais resistentes a vários tipos de doenças e também toleram melhor as temperaturas quentes do verão e as geadas do inverno. Além disso, a safra colhida, que foi cultivada com componentes de potássio, melhorou as propriedades de sabor e retém seu frescor durante o armazenamento a longo prazo.
Os fertilizantes minerais à base de potássio podem ser salinos ou complexos... Alimentos semelhantes ao sal são bons porque se dissolvem facilmente na água, por isso são usados com mais frequência. O sal de potássio é extraído da rocha de potássio, que se encontra em depósitos naturais, mas para se obter um produto adequado para a fertilização de plantas, o minério é purificado preliminarmente das impurezas.
A principal tarefa dos curativos à base de potássio é compensar a falta de potássio nas plantas de jardim e horta.
O que é isso?
O sal de potássio formou-se no local de reservatórios naturais, onde após a evaporação das soluções salinas, os depósitos de potássio permaneceram. Do ponto de vista químico, o sal de potássio é geralmente entendido como Cloreto de Potássio, sua fórmula se parece com KCI - este composto contém cloro e potássio. O macronutriente é hoje relevante em escala industrial, utilizado na metalurgia, medicina, no setor agrícola e outras áreas.
O sal de potássio é uma matéria-prima para a produção de fertilizantes. Na forma de pó cristalino, esse componente é prontamente solúvel em água, enquanto o potássio em sua forma pura não possui essa propriedade.
O sal de potássio natural sempre contém uma certa proporção de impurezas químicas. Quase metade deles é o componente sylvin, e é ele que é valioso como fertilizante. Um pouco menos carnalita está presente na composição do sal de potássio e outras impurezas químicas - magnésio, enxofre, sódio - podem estar presentes em pequenas quantidades. As matérias-primas minerais são purificadas industrialmente e hoje 5 tipos principais de fertilizantes são produzidos com base no sal de potássio.
- Sal de potássio É um componente totalmente isento de impurezas químicas estranhas. É usado para alimentação de plantas no outono.
- Kalimagnesia - fertilizante que, além do potássio, contém 10-15% de magnésio. O produto é utilizado na alimentação de linho, trevo e batata.
- Sulfato de potássio - uma preparação que perdeu os componentes de magnésio, sódio e cloro durante o processo de purificação. É um fertilizante universal mais utilizado para as colheitas de frutos silvestres.
- Salitre de potássio - inclui em sua composição sal de potássio com teor de cloro, bem como componentes silvinita e cainita. A ferramenta se consolidou como um ativador de crescimento de plantas. É utilizado na alimentação de mudas e plantações em estufas, acelerando a fase de amadurecimento dos frutos.
- Cloreto de Potássio - além do potássio, este produto contém até 60% de componentes de cloro. É usado apenas no outono para preparar as plantas para o inverno. O produto não é adequado para a alimentação de baga e safras de frutas durante o período de crescimento e frutificação.
O sal de potássio pode ser obtido não apenas através do desenvolvimento de seus depósitos naturais. A cinza de madeira contém oligoelementos de potássio, cloro, magnésio, fósforo e cálcio. Esta ferramenta é acessível e adequada para uso durante todo o ano, sua versatilidade é adequada para todos os tipos de culturas, independentemente do seu ciclo de vida.
Propriedades
A obtenção de altos rendimentos depende não só de um bom cuidado, mas também da saturação das plantas com os microelementos de que precisam. Se compararmos o potássio com o nitrogênio, o que dá um rápido aumento na massa verde, então o sal de potássio não é tão perceptível em suas manifestações, mas sua falta mudará significativamente a aparência das plantas para pior.
O potássio é um dos principais componentes que é necessário para espaços verdes para o curso normal de seu processo de fotossíntese. Sob a influência deste oligoelemento estimula o trabalho enzimático nos tecidos vegetais, aumenta a imunidade e a resistência às condições climáticas adversas.
O uso de sal de potássio na tecnologia agrícola de cultivo de hortaliças e hortas é necessário pelas seguintes razões:
- nas plantas, a resistência a altas e baixas temperaturas aumenta, a resistência ao alojamento aumenta, a estrutura das células do tecido é fortalecida;
- maior resistência a doenças fúngicas e infecções putrefativas; maior resistência aos efeitos de pragas de insetos;
- no processo de amadurecimento, os frutos são enriquecidos com vitaminas, amidos e sacarose neles se acumulam, o que permite que os frutos sejam armazenados por muito tempo;
- as safras de frutas e vegetais se adaptam mais rapidamente ao plantá-las em um local de crescimento permanente ao colher as mudas.
Para tornar os fertilizantes à base de potássio mais eficazes, eles costumam ser combinados com elementos de fósforo e nitrogênio. Esta combinação, de acordo com as observações de especialistas, dá os resultados de maior rendimento.
Vantagens e desvantagens
O sal de potássio, usado como fertilizante para nutrição de plantas, tem suas próprias vantagens, mas também tem algumas desvantagens.
Aspectos positivos do sal de potássio:
- o potássio cristalino tende a se dissolver rapidamente em meio aquoso;
- em comparação com outros fertilizantes contendo potássio, o sal de potássio tem a maior concentração deste elemento;
- quando aplicado ao solo, o fertilizante melhora sua estrutura, além de ativar o crescimento da microflora;
- promove a atividade vigorosa de enzimas que participam da fotossíntese e formação celular;
- aumenta a abundância de floração e o número de ovários formados;
- ajuda a melhorar o sabor das frutas ao acumular componentes de carboidratos nelas e nos tecidos da planta - sacarose, frutose e outros;
- quando componentes nitrogenados são introduzidos no solo, promove sua assimilação pelas células vegetais, melhorando seus processos metabólicos;
- aumenta a capacidade das plantas de se adaptarem às mudanças de temperatura diurna e noturna, aumenta a resistência ao gelo, melhora a adaptação das mudas na colheita;
- aumenta o rendimento e a vida útil das frutas;
- a ferramenta tem baixo custo e é econômica quando utilizada mesmo em grandes áreas de usinas de processamento.
Apesar de suas muitas vantagens, o sal de potássio também tem certas desvantagens:
- o cloro está presente no fertilizante, o que pode levar a uma mudança no nível de pH do solo para a salinidade;
- o produto não pode ser usado para curativo foliar;
- Exceder as dosagens recomendadas pode levar à morte da planta.
Os fertilizantes minerais à base de sal de potássio, contendo cloro, não são recomendados para uso na alimentação de plantas da família Solanaceae - tomates e batatas. Os tomates com esse remédio podem adquirir propriedades de sabor alteradas, e as batatas terão um baixo teor de amido.
Onde é usado?
O sal de potássio é amplamente utilizado não apenas na agricultura. É utilizado para a produção de detergentes, na fabricação de vidros, tintas, com o auxílio desse componente processa-se o couro, fabrica-se produtos pirotécnicos e se utiliza em laboratórios fotográficos.
Para alimentar as plantas, fertilizantes com sal de potássio são usados no outono, para cavar antes do início do inverno. Na maioria das vezes, as árvores frutíferas e os arbustos de bagas são alimentados dessa maneira. Às vezes, os fertilizantes são aplicados na primavera, mas apenas se o solo tiver boa umidade e boa drenagem - esta é a única maneira de ter certeza de que os componentes do cloreto serão rapidamente removidos do solo por correntes de água. Como no verão o movimento da água no solo fica mais lento, não são usados fertilizantes com sal de potássio.
É necessário usar sal de potássio se as plantas apresentarem sinais claros de falta de potássio:
- as placas das folhas ficam menores e ficam manchadas com uma tonalidade enferrujada, as folhas inferiores morrem;
- os caules da planta esticam-se, tornam-se pálidos e deformam-se, os entrenós dos rebentos encurtam-se;
- o rendimento é reduzido significativamente, os frutos ficam menores e após a colheita mal armazenados;
- nenhum aumento na massa verde é observado, a planta fica para trás no desenvolvimento;
- as pontas das placas das folhas começam a amarelar, secar e morrer;
- a planta é freqüentemente exposta a alguma forma de doença.
Se esses sintomas forem encontrados em espaços verdes, o sal de potássio é necessário... É espalhado uniformemente sobre a superfície do solo e é realizada a escavação. Para tratamento de superfície igual a 1 sq. m, você não precisará tomar mais do que 20 g de fertilizante. Para aumentar a eficiência e aumentar a acidez do substrato, pode-se misturar o fertilizante com giz, calcário ou farinha de dolomita.
Os especialistas acreditam que depois de receber uma colheita abundante, o solo precisará ser fertilizado com fertilizantes de potássio para se preparar para a próxima temporada.
Há um padrão: quanto maior o rendimento, mais componentes de potássio devem ser adicionados ao solo para restaurar a fertilidade. Por exemplo, no cultivo de uvas, o solo precisa ser fertilizado todos os anos, pois essa cultura absorve uma quantidade bastante grande de potássio.
No entanto, nem todas as culturas gostam igualmente deste molho de cobertura e precisam de grandes porções de potássio.... Acima de tudo, as raízes precisam disso - batata, rabanete, cebola, cenoura, rabanete, beterraba. Das plantações de jardim, ervilhas, repolho, pimentão, alface, abóbora, melão respondem bem à alimentação. Das safras de frutas silvestres, groselhas, groselhas, macieiras, peras e ameixas são as que mais precisam de fertilizante de potássio.
Colheitas de jardim precisam ser alimentados durante o período de seu crescimento. Culturas hortícolas fertilizados no início do verão, quando os brotos e botões estão sendo postos, e precisam ser alimentados no meio do verão, antes que os frutos comecem a amadurecer. Plantas de baga é aconselhável fertilizar com uma preparação de sulfato de potássio. Fertilizante com sal de potássio também é aplicado durante o plantio pepinos e batatas. Os cristais são despejados diretamente na cova de plantio ou as mudas são regadas com uma solução de trabalho. Colheita de flores comece a se alimentar no meio da primavera.
Instruções de uso
As turfeiras, os solos franco-arenosos e os solos arenosos, bem como os substratos podzólicos, têm uma quantidade insuficiente de potássio. A maioria de todos os sais de potássio são encontrados em solos argilosos.
O procedimento para fertilizar o solo é o seguinte.
- Cobertura de safras de frutas e bagas. O sal de potássio é misturado com o superfosfato na proporção de 1: 1, levando 20 g de cada ingrediente por 1 sq. m da área do círculo do tronco.
- Fertilizante para morangos. Para cada quadrado. m da área do jardim, você precisa levar 30 g de superfosfato e 15 g de sulfato de potássio. A composição é aplicada uniformemente na superfície do solo e cavada profundamente. Os sais de potássio são inativos e, para uma alimentação adequada, será necessário inserir profundamente o fertilizante no solo, pelo menos 30-35 cm.Deve-se lembrar que o contato direto com o fertilizante nas raízes das plantas deve ser evitado, pois podem ocorrer queimaduras e morte das raízes.
- Alimentação de outono e primavera. Para processar 1 sq. m de área use até 20 g de fertilizantes. No outono, eles são trazidos para o solo e desenterrados pouco antes do início do clima frio, quando a colheita já foi removida. Na primavera, os fertilizantes são aplicados 15-20 dias antes de as plantas serem plantadas em terreno aberto. Os fertilizantes são enterrados em 20-25 cm escavando o solo.
- Introdução de potássio na batata. Na primavera, no processo de plantio de uma safra de raiz, 1 colher de sopa é colocada preliminarmente no buraco. eu. pó, que é misturado com o substrato, após o qual o material de plantio é colocado na cova.
- A introdução de potássio no plantio de arbustos e árvores frutíferas. Para alimentar a muda, deita-se na cova de plantio 50-100 g de fertilizante com potássio (50 g para arbustos), depois mistura-se com o substrato do solo. Essa quantidade de fertilizantes à base de potássio será suficiente para as plantas por 2 a 3 anos, após os quais o revestimento de cobertura deve ser aplicado novamente.
- Cobertura de raízes... Beterraba e cenoura devem ser fertilizadas cerca de 30 dias antes da colheita. Pegue 20 g de sal de potássio e 40 g de superfosfato e dissolva em 10 litros de água. A rega das raízes é realizada à taxa de 1 litro de solução de trabalho por 1 sq. m da área cultivada.
Não existe um regulamento e esquema único para alimentar as plantas de jardim e jardim com fertilizantes à base de potássio. Para determinar a necessidade de fertilização, você precisa se concentrar na idade e na condição da planta, no solo em que ela cresce e nas condições climáticas.
Cada cultura agrícola tem suas próprias características, o conhecimento de suas necessidades de oligoelementos necessários para o crescimento permite determinar o cronograma de fertilização e sua quantidade.
Para uma visão geral dos fertilizantes de potássio, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.