Como fazer vermicomposto em casa?

Contente
  1. O que você precisa?
  2. Tecnologia de crescimento de vermes
  3. Como separar o vermicomposto?
  4. Recomendações

Um valioso composto biologicamente ativo que pode ser obtido pela transformação do solo com minhocas é chamado biohumus. Graças a ele, você pode garantir uma excelente germinação da cultura, proteção natural das plantas contra bactérias patogênicas. É possível fazer essa base de solo em casa.

O que você precisa?

O vermicomposto tem diferenças significativas em relação ao composto e ao húmus: um nível diferente de valor nutricional e um efeito diferente na colheita. As minhocas reciclam a terra de maneira ecologicamente correta e natural. A terra muda sua composição, fica saturada dos elementos mais úteis. Este solo também impressiona com sua excelente capacidade de umidade, as matérias-primas orgânicas são imediatamente desinfetadas e os componentes do vermicomposto são bem absorvidos pelas plantas.

Claro, não é difícil comprar terra em uma loja: hoje a produção de vermicomposto está em andamento. Mas acontece que vermicomposto comprado em loja não é exatamente o que o comprador deseja ver em termos de preço / qualidade. E não deve haver nenhuma dificuldade especial em fazê-lo em casa. Na produção doméstica de vermicomposto, dois elementos básicos são usados ​​- vermes e um substrato nutritivo criado especialmente para eles.

Este substrato consiste em:

  • uma porção de serragem podre, folhas de árvores, feno ou palha;
  • uma parte de lixo orgânico - aqui se fala de excrementos de aves ou de estrume de vaca já deitado, pequenos resíduos de vegetais, topo de beterraba, etc. também são adequados;
  • areia, que representará 5% de todo o composto.

Não se deve ter pressa em misturar as minhocas, o substrato só deve ser compostado por 10 dias. A mistura preparada deve ser bem aquecida ao sol, adicionar turfa (cerca de 2% da massa total).

Se o húmus está pronto pode ser verificado com o seguinte teste - coloque as minhocas no recipiente onde o composto preparado está localizado. Eles devem ser enterrados profundamente no trem. Se isso não aconteceu, o composto ainda não está pronto.

Toda a tecnologia consiste nas seguintes etapas.

  • Preparação do solo (descrito acima).
  • Compactação do substrato em caixas especiais convenientes. A cada 2 dias, a terra deve ser bem misturada e umedecida com água morna.
  • Lançando worms. É imprescindível realizar um lote experimental, conforme já observado, para que seja verificado o recebimento de um substrato de alta qualidade. Um lote de teste tem cerca de 50 peças de minhocas.
  • Top dress. Os próprios vermes entram em ação: eles se alimentam, se multiplicam e eles próprios processam bio-solo de alta qualidade para chalés de verão.
  • Remoção de húmus. Quando ficar óbvio que a densidade de colonização do solo é alta, as minhocas terão que ser plantadas, recolher o fertilizante que se acumulou no fundo da caixa.

Do equipamento você vai precisar do seguinte: vasilhames onde serão criados vermes, uma peneira, uma pá, escamas, um aparelho que mede a acidez do solo e a temperatura do solo. Às vezes, os vermes da Califórnia não são cultivados em recipientes especiais, mas em um buraco na rua, mas existem riscos. Vermes comuns podem entrar neste buraco. Além disso, baixas temperaturas podem afetar a qualidade do substrato. Finalmente, coletar húmus de uma cova não é fácil.

Qual caixa levar para o vermicomposto? Geralmente é uma estrutura de plástico ou madeira. Você mesmo pode fazer isso, por exemplo, com folhas de madeira compensada. Tamanho normal: 1 x 2 x 0,5 M. E para que os roedores não entrem nesta caixa e não "cubram" a minhoca, as costuras da caixa devem ser reforçadas com fita de estanho. Não se esqueça de fazer furos no fundo da caixa para facilitar a coleta da aletria.O recipiente é geralmente colocado em pequenos blocos, fazendo uma ligeira inclinação para drenar o líquido.

E para economizar espaço, bandejas para fazer vermicomposto são empilhadas umas sobre as outras. Uma pequena fazenda de vermi pode caber em uma sala de 14 quadrados. E isso geralmente é suficiente não apenas para atender às necessidades de suas casas de veraneio, mas também para administrar um pequeno negócio de produção de vermicomposto.

Tecnologia de crescimento de vermes

Os vermes vermelhos da Califórnia são ideais. São centenários a seu modo, podem viver até 16 anos. Eles se reproduzem bem, fazem um excelente trabalho com o processamento de resíduos orgânicos. Mas os vermes californianos não são predispostos a baixas temperaturas, é bem possível que tenham que ser aquecidos para o inverno. Embora muitos residentes de verão façam vermicomposto em casa e com tipos menos "estranhos" de vermes: eles também usam esterco vermelho simples.

Notemos essas condições obrigatórias para a manutenção de vermes.

  • Temperaturas abaixo de +12 graus levam à morte de "animais de estimação". Mas também é impossível aumentá-lo mais do que +30 graus. É verdade que você precisa se concentrar em um tipo específico de vermes. Se forem usados ​​tintos não californianos, os requisitos de temperatura podem ser diferentes.
  • A umidade deve ser mantida entre 70-80%, portanto, é necessária a rega regular de uma pilha de composto caseiro.
  • Os indicadores de acidez devem ser neutros - pH 6-7,5. É impossível fechar hermeticamente o recipiente com composto, porque os habitantes do solo também precisam de ar.
  • O composto deve ser protegido dos raios solares, pois os vermes têm medo da radiação ultravioleta ativa. Portanto, eles penetram no solo durante o dia e sobem à superfície apenas à noite. Ao preparar resíduos vegetais para minhocas, você precisa monitorar claramente o que entra neles. Por exemplo, resíduos cítricos podem acidificar o solo, o que não deve ser feito.
  • Para ter ar suficiente no "dormitório" para minhocas, o composto deve ser solto alguns dias por semana. O afrouxamento geralmente é muito simples, com uma pequena espátula.
  • Eles alimentam os vermes com uma variedade de alimentos: de folhas de chá a resíduos de frutas e vegetais. Produtos de farinha mofados que ficaram mingau servirão. Mas é melhor não usar resíduos de carne. Grama e folhas podem ser adicionadas. A camada superior de composto pode ser chamada de alimento para vermes. Ele é atualizado aproximadamente a cada 10 dias. O curativo de cobertura é aplicado em camada suficientemente espessa, 5-6 cm, é necessário monitorar constantemente quanto solo nutritivo está na superfície e é hora de dar aos “animais de estimação” um novo “petisco”.

Assim, no fundo de uma caixa ou outro recipiente, feito à mão ou adquirido em loja, é necessário fazer o escoamento. Pedra triturada pode transformá-los. Ou você pode simplesmente sobreviver organizando vários orifícios no fundo. Isso é feito para que a umidade não fique estagnada no recipiente. Se a estagnação da umidade for permitida, os vermes correm o risco de morrer. Em seguida, o recipiente é preenchido com uma mistura de nutrientes (é descrito acima como prepará-lo com antecedência). É melhor aquecer a mistura por 10 dias. Se o teste da mistura em 50 vermes de teste deu um resultado positivo, você pode começar o resto.

O padrão para vermicomposto é de 700 a 1500 vermes por 1 metro quadrado de solo. Nos primeiros meses, os habitantes vão se adaptar e se acostumar com a nova casa. E depois de 2 meses (ou um pouco mais), eles começarão a reprodução ativa. A cada 10 dias, você precisa alimentar os vermes.

Como separar o vermicomposto?

Os vermes produzem um produto de solo valioso em média por 4-5 meses. Em seguida, eles terão que ser removidos do solo para coletar o fertilizante. Mas, para fazer isso, os "bichinhos" primeiro terão que fazer uma verdadeira greve de fome: quando chegar a hora de trazer mais uma porção de comida, eles precisam atrasá-la por 3-4 dias. E então espalhe o alimento na superfície do solo e os vermes famintos irão rapidamente subir à superfície.

Resta retirar esse solo superficial junto com os invertebrados, transferi-lo para outro local previamente preparado. É possível que nem todos os "trabalhadores" sejam coletados, muitas vezes o procedimento deve ser repetido 1 ou até 2 vezes mais em 3 semanas. Mas depois da separação, você pode curtir o resultado: a massa que fica na caixa é vermicomposto. Claro, não é possível colocá-lo em ação imediatamente: primeiro você tem que secar o húmus, peneirá-lo e, em seguida, enviá-lo para armazenamento. O fertilizante seco "faça você mesmo" pode ser armazenado por um ano inteiro.

Há uma outra maneira complicada que os vermificultores empreendedores oferecem. Desde o início, é necessário pegar uma caixa vazia com fundo sólido e colocar nela um recipiente com fundo perfurado. Os vermes são habitados no segundo contêiner. Quando o solo no segundo recipiente é processado, o próximo recipiente de treliça é colocado na caixa. Vale a pena não esquecer de adicionar uma porção decente de cobertura lá. Minhocas famintas se mudarão para um novo local em cerca de uma semana e liberarão um recipiente de fertilizante.

Recomendações

Por que a ideia de fazer vermicomposto realmente tem excelentes perspectivas? Porque os resultados do uso deste produto são impressionantes. Os jardineiros conseguem cultivar duas safras de cebola e cenoura, obtêm o dobro de rabanete e alface. Batatas com vermicompostagem aumentam o rendimento em um quarto, e as verduras crescem 8 vezes mais ativamente.

Finalmente, o uso de vermicomposto permite obter um produto amigo do ambiente. O principal é que, quando o fertilizante já foi coletado, é bom peneirar e organizar a secagem adequada. E então você pode alimentar mudas ou flores caseiras com segurança com biohumus pronto, adicioná-lo aos buracos ao plantar plantas no jardim, mudas, borrifar nas ranhuras durante o processo de plantio de sementes. Eles também podem cobrir as camas.

E se você gostar do processo, as fazendas de mini-vermi podem se transformar em um negócio real. Fazer um fertilizante valioso e ecológico com suas próprias mãos pode ser divertido e bom dinheiro.

Como fazer vermicomposto em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário