Como a farinha de ossos é usada para fertilização?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Variedades
  4. Dicas de aplicação

Todo verão residente e jardineiro usa fertilizantes em seu terreno e no jardim para obter bons rendimentos de vegetais e frutas, bem como para ver belas flores e arbustos. Eles usam curativos caseiros tradicionais e aqueles vendidos em lojas. Existem muitos fertilizantes e será útil para jardineiros novatos saber como a farinha de ossos é usada para fertilização.

O que é isso?

Farinha de ossos se refere a fertilizantes orgânicos, que os jardineiros devem usar em seus lotes para nutrir as plantas com substâncias úteis. Este tipo de fertilizante é uma mistura seca de origem animal.

Para a obtenção do pó, são processados ​​ossos de bovinos, pássaros, peixes e representantes de conchas. Normalmente é uma mistura seca com tonalidade acastanhada, amarelada ou acinzentada.

Existem duas opções para fazer farinha.

  1. No primeiro caso, os ossos crus são triturados até se transformarem em um pó homogêneo.
  2. A segunda opção envolve ferver ou cozinhar os ossos, de modo que todos os componentes gordurosos sejam removidos deles. Em seguida, os ossos são esmagados.

Antes do uso das matérias-primas, elas são cuidadosamente processadas e esterilizadas. Isso é feito para evitar que bactérias prejudiciais entrem na farinha de ossos.

Composição

A farinha de ossos contém um grande número de nutrientes que têm um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das plantas. Se você usar esse produto como fertilizante, ele vai abastecer as plantas com ferro, potássio, magnésio, zinco, cobre, cálcio, que fazem parte da farinha.

Ele também contém fósforo.... A quantidade de seu conteúdo depende de como o produto foi fabricado. Com a moagem normal, o conteúdo de fósforo não será superior a 12 por cento, com vapor - 25 e com desengorduramento - 30–35.

Ao mesmo tempo, o primeiro método é o mais comum e é o mais barato, o segundo é melhor em termos de características e o terceiro pressupõe um produto de alta qualidade e, portanto, é o mais caro.

Em sua composição, a farinha de osso se aproxima do superfosfato. Isso significa que esse fertilizante não é usado junto com componentes como ureia, salitre, farinha de dolomita. Se esses curativos forem usados, entre eles e a farinha de ossos você precisa fazer pelo menos uma semana de descanso.

Oligoelementos que compõem a farinha, têm um efeito benéfico na planta, isso se reflete no fortalecimento das raízes, floração exuberante, aumento da imunidade... Mas você não deve se deixar levar por esse fertilizante. Para toda a temporada basta depositar uma vez... Os oligoelementos da composição são assimilados gradualmente.

Variedades

A farinha de ossos é dividida em tipos, nos quais o conteúdo de nutrientes pode variar ligeiramente. Dependendo disso, o fertilizante é usado no jardim ou no campo para certas plantas.

  • Farinha de espinha de peixe feito de cristas, barbatanas, cabeças de peixes. Nessa forma, o conteúdo de fósforo pode ser de até 20%. Este curativo superior é usado uma vez por temporada.
  • Casco chifrudo contém pó obtido pelo processamento de chifres e cascos de gado. Nesse tipo de alimentação, observa-se um alto teor de nitrogênio - cerca de 10%. O fertilizante pode ser aplicado a cada dois meses.
  • Carne e osso é feito de carcaças de animais inadequados para alimentos e resíduos de produção.Além de outros elementos, há um alto teor de cinzas (30%), basta aplicá-las no local 1 a 2 vezes por temporada.
  • Sangue feito a partir de resíduos líquidos, que são secos e depois transformados em pó. É caracterizado por um alto teor de nitrogênio - até 15%. Você pode se limitar a um ou dois curativos por temporada.
  • Carapaça contém quitina por ser um produto do processamento de cascas de crustáceos. Na maioria das vezes, esse fertilizante é usado em países localizados à beira-mar.

Dicas de aplicação

O uso de qualquer tipo de farinha de ossos na horta implica caminho de raiz... Normalmente durante a preparação do plantio no inverno, o fertilizante é aplicado ao solo em uma forma seca... O pó é simplesmente borrifado com pitadas perto das plantas e desenterrado levemente no solo. Isso é especialmente benéfico fertilizante afeta árvores frutíferas e arbustos, bem como flores perenes.

Nas estufas, o solo não é escavado, apenas espalhado por cima e ligeiramente solto com um ancinho.

Será útil para os vegetais se o fertilizante for aplicado no momento do plantio das mudas... Para isso, o pó seco é despejado no buraco preparado para a planta, misturado com o solo e a planta é plantada. Uma colher de sopa é suficiente para cada buraco.

Durante a estação de crescimento das plantas, você pode diluir a farinha com água e regar as plantas. Você pode aplicar esse método duas vezes por temporada.

Essa alimentação também será útil para flores caseiras. Basta usá-lo duas vezes por ano. Isto é especialmente verdadeiro se a flor murchar, parecer doente.

Alguns jardineiros recomendam adicionar farinha de ossos ao composto ou esterco para melhorar a qualidade do solo.... Na maioria das vezes, a refeição de sangue é recomendada para tais fins.

Este tipo de alimentação pode ser usado para qualquer cultura, você só precisa levar em conta as proporções que dependem do tipo de farinha usada.

Para plantações de vegetais a farinha de espinha de peixe requer uma colher de chá para mudas e duas para uma planta em desenvolvimento. As proporções de casco chifrudo serão de 2 e 3 colheres de chá, respectivamente.

Para arbustos aplique 50-100 gramas de pó para cada arbusto - independente do tipo de farinha.

Ao plantar árvores frutíferas 300 gramas de fertilizante são adicionados à cova de plantio. As árvores adultas são fertilizadas colocando até 200 gramas de fertilizante no círculo do tronco, cavando levemente o solo.

Mas vale a pena considerar algumas das nuances. Nem todas as plantas gostam de suplementos de fósforo. Por exemplo, mirtilos, mirtilos e mirtilos não serão bons para eles. Além disso, nem todas as flores precisam de tal suplemento. Por exemplo, isso inclui urzes como rododendros e azáleas.

A forma líquida pode ser usada várias semanas antes da colheita. Para fazer isso, dilua cem gramas de farinha com dois litros de água fervente, mexa bem e, em seguida, complemente a solução com quatro baldes de água fria. Então você pode regar as plantas. As colheitas de vegetais são derramadas um litro sob um arbusto, arbustos de baga - 2-3 litros, árvores - 4-5 litros.

No próximo vídeo, você pode se familiarizar com as regras de uso de farinha de ossos como fertilizante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário