Como usar cascas e folhas de nozes para as plantas?
Apesar do fato de que as nozes são consideradas por muitos como plantas do sul, seus frutos são muito populares nos países eslavos, incluindo a Rússia. Na vida cotidiana, as próprias nozes, suas cascas e até as folhas são usadas.
Recursos e composição
A noz é muito apreciada por muitos jardineiros. É importante notar que os grãos desta planta são considerados muito úteis. Basta que uma pessoa coma algumas nozes por dia. Os benefícios já serão perceptíveis. No entanto, agora a conversa não é sobre grãos, mas sobre a casca desta planta extraordinariamente útil. Para entender a importância do shell em si, você precisa se familiarizar com sua composição, que contém os seguintes elementos:
- em primeiro lugar, é fibra - na casca há mais de 60% de fibra;
- 35% são substâncias extrativas;
- 2% - compostos de cinzas;
- 2,5% são proteínas;
- e apenas 0,8% são gorduras.
Como pode ser visto por todos os itens acima, até mesmo as cascas de nozes têm uma composição muito rica. Graças a isso, pode ser usado em diversas áreas.
Benefício e dano
É importante notar que as cascas de nozes são mais benéficas do que prejudiciais. Na verdade, ele contém um grande número de aminoácidos, por exemplo, orgânicos ou fenol carbônico, cumarinas, proteínas, bem como esteróides e alcalóides. E também existem muitos microelementos, vitaminas, taninos diferentes.
Você pode usar o shell de diferentes maneiras. Por exemplo, como fertilizante, drenagem, cobertura morta e até caminhos de jardim. Todas as opções são igualmente interessantes e práticas. As cascas de noz servem por muito tempo, sendo ao mesmo tempo um material natural.
No entanto, os aspectos negativos também não podem ser dispensados. Assim, alguns especialistas acreditam que cascas de nozes não podem ser usadas para cultivar muitas culturas hortícolas. Afinal, o juglone pode causar danos irreparáveis não só às plantas, mas também às pessoas. No entanto, se você verificar todas as fontes, poderá dizer que tal julgamento está errado. Na verdade, na parte dura de uma noz madura, a concentração desse antibiótico é insignificante. Portanto, não representa qualquer ameaça para as pessoas ou plantas. A parte principal da juglone encontra-se diretamente nas raízes da nogueira, nas suas folhas, na pele jovem e também na casca da nogueira.
Outra desvantagem, que já é, de fato, relevante para muitos, é que é difícil moer a casca de uma noz. Portanto, nem todos desejam realizar este processo.
Como usar a concha?
Você pode usar o shell de diferentes maneiras.
Pedaços de concha grandes e duros podem ser usados para criar caminhos no jardim ou na própria horta. Não só ficará bonito, mas também não trará nenhum dano ao meio ambiente. Afinal, com o tempo, a casca apodrecerá. Para que a pista seja confortável e densa, a camada de cobertura deve ter pelo menos 10 centímetros. Antes de iniciar o trabalho, você deve remover todo o gramado e, em seguida, cobrir tudo com material preto. E só depois disso, você pode começar a preparar as cascas. Como resultado, é necessário selar bem tudo.
Drenagem
Em locais onde as árvores são cultivadas para fins industriais, é possível usar conchas no jardim como camada de drenagem... Isso é verdade em lugares onde a água costuma estagnar ou em áreas localizadas em terras baixas. Nesse caso, basta preencher vários sacos de conchas preparadas e distribuí-los uniformemente pela área.
Além disso, ao plantar mudas de árvores frutíferas e ornamentais, você também pode usar a concha como drenagem. A camada deve ter 10-15 centímetros.
Se as nozes não crescem no jardim, isso também não é assustador. Você pode comprar alguns quilos dessas guloseimas e, em vez de apenas jogá-los fora, as cascas podem ser usadas para fertilizar plantas de interior. Ao transplantar flores, uma camada de conchas deve ser colocada na parte inferior do jardim de flores. Sua altura deve ser de pelo menos 3 centímetros - tudo depende do volume do recipiente selecionado. Depois disso, você pode continuar o trabalho de plantio.
Alguns jardineiros até usam cascas de nozes para plantar orquídeas.... Porém, para isso, a casca deve ser bem triturada. As peças não devem ultrapassar 1 centímetro, além disso, cada uma delas deve ser colocada com a parte convexa para cima. Isso é necessário para que a água não permaneça nas reentrâncias das conchas.
Mulching
Em locais onde há muitas nozes, a casca também é usada como cobertura morta para uma horta ou jardim. Isso permite manter a umidade no solo e também reduzir a quantidade de rega. Para realizar esse procedimento no jardim, você deve primeiro moer um pouco as cascas. Seu tamanho não deve ser superior a 2 centímetros. Depois disso, a cobertura morta desfiada deve ser espalhada sob arbustos ou árvores.
Quanto ao jardim ou canteiros de flores, o tamanho da concha que serve para decorá-lo não deve ultrapassar 0,5 centímetro. Você pode moer as peças com um martelo comum. A camada deve ser de pelo menos 5 centímetros.
Isso ajudará não apenas a reter a umidade sob as plantas, mas também a protegê-las do aparecimento de ervas daninhas não amadas. Resumindo são realmente uma opção confiável para proteger o site.
Fertilizante
No entanto, apesar de todos os processos acima, o uso mais popular para cascas de nozes é fertilizante... A casca deve ser picada muito finamente. As peças não devem ser maiores que 2 milímetros. Quanto às taxas de aplicação, apenas 2 copos desse fertilizante são necessários por 1 metro quadrado.
Se alguém está procurando maneiras mais fáceis, você pode simplesmente queimar as cascas e as cinzas resultantes podem ser fertilizadas para as plantas que precisam delas.... Além disso, é importante notar que, quando queimadas, as substâncias prejudiciais às lavouras simplesmente evaporam. Somente elementos úteis permanecem nele. Por exemplo, ele contém cálcio, potássio, fósforo e um grande número de vários oligoelementos.
Deixa as opções de uso
Na natureza, tudo está previsto e todos os processos não acontecem por acaso. Assim, a habitual queda de folhas no outono não só polui o jardim, mas também beneficia, pois serve como fertilizante para as árvores. Na verdade, durante os períodos de primavera e verão, as folhas acumulam muitos nutrientes úteis e. Entre eles, vale destacar elementos como enxofre, magnésio, todos conhecidos como ferro, além do nitrogênio.
Quando a folhagem cai no chão, começa um processo de decomposição. Como resultado, todos os nutrientes vão diretamente para o solo e o enriquecem.... Mas como há uma grande quantidade de juglone nas folhas, que pode prejudicar o solo, é necessário usar esses fertilizantes com muito cuidado, além disso, em pequenas quantidades.
Alguns jardineiros usam folhas de nogueira como esconderijos. Eles protegerão perfeitamente as plantas da geada no inverno.
Se os jardineiros em seus jardins ou no campo têm medo de usar folhas como fertilizante direto, então a partir dele você pode fazer compostagem. Para isso, basta cavar um buraco, dobrar as folhas nele, socando-o bem. Com o início da primavera, o composto resultante precisa ser mudado, regado e um pouco fertilizado com nitrogênio. Portanto, para 1 balde de água, 30 gramas desses fertilizantes serão suficientes. As folhas apodrecem muito rapidamente e, no início do período de plantio, o composto estará pronto.Não há necessidade de realizar nenhuma manipulação adicional com o composto.
Cinza
No caso de o uso de folhas comuns ou composto feito com elas não ser adequado por uma razão ou outra, você pode usar cinzas feitas com elas. Neste caso, pode ser utilizado não só em canteiros ou canteiros, mas também para fertilizar flores de interior.
Usar folhas queimadas é a opção de fertilização mais simples. Basta misturar as cinzas com a terra ou simplesmente dissolvê-las em água ligeiramente aquecida e depois pulverizar as plantas. É uma opção eficaz para manter as plantas saudáveis. O principal é não se esquecer de realizar o procedimento regularmente.
Depois que as plantas forem fertilizadas com cinzas, você deve se lembrar de regá-las ou borrifá-las com água limpa.
Conselho de profissional
Antes de iniciar qualquer trabalho com o shell, é necessário consultar especialistas ou simplesmente familiarizar-se com a literatura necessária. Se você não tem tempo para tudo isso, aqui estão as dicas mais úteis.
- Em primeiro lugar, é importante saber que a casca da noz contém muitos ingredientes ativos. Por esta razão, deve ser aplicado com muito, muito cuidado. Para começar, tente fazer a concha em uma parcela experimental do jardim, e somente quando o resultado for positivo, você poderá continuar os experimentos.
- É melhor usar cascas de nozes de maneira complexa. Após a moagem, a pequena parte pode ser adicionada ao solo destinado à produção de mudas. Partes maiores da concha são recomendadas para drenagem ou para plantas maiores.
- Você pode usar as cascas esmagadas como um pó de chão nos vasos de flores. Nesse caso, o solo estará sempre solto e sem crostas.
Resumindo, podemos dizer que as cascas de nozes não são menos úteis do que os grãos. Portanto, ao comprar castanhas ou apenas cultivá-las, você não deve jogar as cascas no lixo. Melhor aplicá-los em casa.
No próximo vídeo, você pode aprender sobre o método de uso de folhas de nogueira para compostagem e abrigo de cumes.
O comentário foi enviado com sucesso.