Como usar esterco de cavalo como fertilizante?

Contente
  1. Descrição e composição
  2. O que é melhor do que uma vaca?
  3. Visualizações
  4. Recursos do aplicativo
  5. Regras de armazenamento

O desenvolvimento ideal da planta envolve não apenas cuidado, mas também fertilização com fertilizantes, podendo ser fertilizantes minerais e orgânicos. Estrume de cavalo é especialmente valioso de matéria orgânica - um remédio ideal para quase qualquer solo e cultura. É quase impossível obtê-lo fresco, a menos que você tenha um cavalo em sua fazenda particular ou estábulos próximos. No entanto, o progresso não pára, e agora você pode encontrar estrume de cavalo na forma líquida ou granular. Mas por que esse fertilizante é tão valioso?

Descrição e composição

O esterco de cavalo é um poderoso catalisador que afeta o ambiente das plantas. Quando fresco, é uma pilha bastante compacta devido à umidade relativamente baixa. Esterco coletado em baias ou currais, na maioria das vezes cama, composto por uma mistura de excremento com serragem, palha ou outra vegetação destinada à cama, mas também pode ser sem lixo, esse esterco ocorre em estábulos equipados com sistema de drenagem de urina.

A serragem e as aparas das coníferas são muito utilizadas como forragem, pois, além de apresentarem excelentes propriedades absorventes, abafam um odor específico e atuam como anti-sépticos, afetando negativamente a atividade de bactérias que podem causar diversas doenças.

Ao pastar em uma área grande o suficiente, o estrume pode secar ou secar completamente antes mesmo de ser encontrado. Apesar dessa condição, é igualmente benéfico para as plantas.

Embora a água seja o principal componente dos excrementos, eles também contêm muitas outras substâncias em diferentes proporções - em média, sai por quilograma de esterco fresco:

  • 230 g de matéria orgânica, que contém celulose parcialmente digerida, enzimas intestinais e vários ácidos;
  • 6 g de vários compostos de nitrogênio;
  • 5 g de óxido de potássio;
  • 4 g de óxido de cálcio;
  • 3 g de óxido de fósforo.

Os excrementos frescos no solo se comportam de forma bastante agressiva e, se negligenciados, podem prejudicar as plantas. Após a decomposição, transformam-se em excelente matéria orgânica, que satura o solo com ácidos húmicos e diversos microelementos.

No início, o esterco não contém muito nitrogênio, mas no processo de decomposição começa a ser liberado ativamente da matéria orgânica, como resultado, os benefícios da fertilização não aparecem no primeiro ano, mas se acumulam gradativamente.

Para obter o máximo benefício do plantio em uma casa de verão, você precisa seguir algumas regras simples para usar esta maravilhosa matéria orgânica.

  1. A taxa de aplicação de estrume para todos os tipos de solos e culturas é aproximadamente igual, 6 quilogramas de excremento são necessários por metro quadrado. Uma quantidade maior não é necessária, pois você pode simplesmente "queimar" a terra.
  2. Se for impossível pesar o fertilizante, você pode usar um balde comum de 10 litros. Um balde incompleto em um oitavo de seu volume conterá 6 quilos de estrume puro e, se o estrume for com serragem, um balde cheio pesará 5 quilos.
  3. A época ideal para aplicar estrume a fim de fertilizar a terra será o outono. É melhor adicionar esterco após a colheita para a escavação contínua do local. Esta opção permitirá que o estrume fresco se decomponha gradualmente e aumentará o efeito da alimentação na primavera.

O que é melhor do que uma vaca?

Estrume de cavalo contém baixa acidez, o solo não azeda com ele. O estrume de cavalo, em comparação com o estrume de vaca e de porco, contém muito menos ervas daninhas e resíduos putrefactivos, e o efeito da sua aplicação dura muito mais tempo.

A principal característica dos excrementos equinos é a capacidade de melhorar as condições do solo, independentemente do tipo. Em solos leves, o estrume prolonga a retenção de umidade e torna os solos pesados ​​mais soltos.

O esterco de cavalo é mais eficaz do que todos os outros tipos no aumento da fertilidade do solo, devido à sua estrutura, ele se decompõe mais rapidamente e aquece o solo mais rápido. Este recurso permite que você organize maravilhosos canteiros "quentes", especialmente durante verões frios e curtos, em estufas e canteiros para o cultivo de hortaliças termofílicas, como melão e sola noturna.

Visualizações

A peculiaridade do esterco de cavalo é seu longo superaquecimento, que permite que esse fertilizante acumule substâncias úteis no solo. A cobertura pode ser aplicada em qualquer forma - matéria fresca, húmus ou orgânica criada com base no esterco.

Fresco

O estrume fresco não é alimentado, apenas introduzido no solo. Isso é feito no outono, após a colheita completa do local da cultura, topos das plantas e ervas daninhas.... Para cada metro quadrado de terra arável, são introduzidos 6 quilos de esterco fresco, que são arados. De outra forma, pode-se fazer canteiros com esterco no outono, desenterrar e cobrir com filme ou qualquer outro material de cobertura. Portanto, o solo para o plantio da safra na primavera estará pronto e você precisará adicionar alguns outros fertilizantes minerais ou cinzas.

Líquido

Estrume de cavalo em forma líquida é um concentrado, geralmente em recipientes plásticos de cinco litros.

A eficácia de uso é exatamente a mesma, mas pelo fato de ser diluído em água, o efeito benéfico é mais rápido.

O fertilizante na forma líquida pode ser feito de forma independente, não é difícil, mas demorará muito para insistir. Isso é feito de duas maneiras.

  1. "Cerveja de cavalo". A infusão é preparada com urtigas. Urtiga fresca é colocada em um recipiente, enchido com água e infundido sob uma tampa por três dias. Em seguida, acrescenta-se esterco de cavalo fresco na proporção de 1: 10, ou seja, são tomadas 10 partes da infusão de urtiga para uma parte do esterco, tudo é bem misturado e infundido sob a tampa por mais dois dias. Após esse tempo, a urtiga é jogada fora, e você pode regar as plantações com a infusão ou usar para borrifar as plantas, isso só vai beneficiar.
  2. Preparação de pasta... O método é muito simples, mas apenas se você tiver a oportunidade de obter estrume fresco na forma de chorume. Em um recipiente, a pasta é diluída com água na proporção de 1: 6 e pode ser usada imediatamente para alimentar as plantas. Isso é especialmente útil para as culturas de erva-moura, como tomate ou berinjela, durante a estação de crescimento. A lama preenche perfeitamente o solo com nitrogênio e potássio.

Granulado

O uso de esterco de cavalo fresco parece ser bastante difícil, especialmente se não houver cavalo para uso pessoal ou se não houver estábulos nas proximidades. A entrega pode ser difícil, cara e demorada. Nesse caso, foi inventado fertilizante granular. O estrume de cavalo nesta forma é granulado, é de origem natural, retém todas as mesmas propriedades e tem os mesmos benefícios que outros tipos desta matéria orgânica.

A grande vantagem dos grânulos é que as sementes das ervas daninhas tornam-se inviáveis ​​durante o processamento e não causam problemas ao utilizar este tipo de ração. O fertilizante granulado é despejado com água nas proporções indicadas nas instruções. Um certo tempo é dado para que a matéria orgânica seja infundida. O sedimento pode se formar, mas não é prejudicial às plantas.

Antes do uso, a infusão é bem misturada, as mudas são fornecidas na quantidade indicada nas instruções para cada tipo de planta.

Recursos do aplicativo

O uso de esterco de cavalo como cobertura morta é a maneira mais racional de usar o adubo de cobertura. Assim, você pode resolver vários problemas de uma vez:

  • ao regar, enriquecer o solo com elementos úteis;
  • proteger o solo de ressecamento excessivo;
  • ao colocar a cobertura morta em uma camada espessa, as ervas daninhas não germinam.

Como cobertura morta, é usado húmus de esterco de cavalo misturado com serragem, palha ou feno em proporções iguais.

A cobertura morta é adequada para todas as culturas, para árvores frutíferas e flores em canteiros de flores.

Muitas flores, como rosas, peônias e outros precisam de alimentação constante e solo bom. O esterco de cavalo melhora a qualidade e a estrutura do solo, por isso é melhor preparar local para o plantio no outono e plantá-lo ou transplantá-lo na primavera, pois o esterco superaquecido vai aos poucos dando os nutrientes às plantas.

Para árvores frutíferas e arbustos o estrume é usado na forma líquida ou fresca. Em sua forma fresca, é introduzido no solo em um círculo próximo ao tronco, a uma distância de 30-50 centímetros do tronco, e cuidadosamente desenterra o solo sem tocar nas raízes. Para usar a lama, um sulco raso é cavado a 30 centímetros do tronco e a lama é despejada nele. Depois que o líquido é absorvido pelo solo, o sulco é coberto com terra.

Para alimentação de safras de frutas silvestres excremento é usado apenas na forma líquida. Regado com infusão diluída durante todo o período de frutificação. A cobertura é necessária para aumentar o rendimento e a doçura das bagas.

Dependendo se é primavera ou inverno, para alho usar uma variedade de alimentação. Para o alho de verão, camas quentes são feitas no outono, e as de inverno são derramadas com lama após o plantio e alimentadas na primavera.

Para mudas é melhor usar "purê de cavalo" ou pasta. Eles saturam as plantas com elementos essenciais, aumentam o crescimento e a resistência a doenças.

Para pepinos termofílicos, melões, melancias os jardineiros fazem canteiros aquecidos em estufas ou canteiros, o que permite aumentar o período de frutificação de pepinos e melões, principalmente em regiões de verões curtos. No ano seguinte, uma cama quentinha é ideal para as sombras, principalmente os tomates.

Quando o estrume sobreaquece no primeiro ano de aplicação, uma grande quantidade de nitrogênio é liberada, o que leva a um crescimento excessivo da massa verde no tomate, por isso é melhor não plantá-los em canteiros recém-fertilizados.

No entanto, apesar de todos os benefícios do estrume de cavalo, existem situações em que é melhor recusar o seu uso:

  1. Placa na superfície dos excrementos. É assim que se manifesta a atividade vital do fungo, o que leva à perda da capacidade de se decompor normalmente. Essa matéria orgânica aquece muito mal e não é adequada para uso em camas quentes.
  2. O estrume sem lixo não é adequado para camas aquecidas. O estrume puro se decompõe muito rapidamente, liberando muito calor e vapores de amônia, e se a camada de solo não for espessa o suficiente, as raízes das mudas podem ser queimadas.
  3. Com muito cuidado, o estrume deve ser introduzido no solo para o plantio de batatas. Estrume de cavalo, como qualquer outro, pode ser portador de crosta. Nem todas as variedades de batata são resistentes a esta doença, então o risco de infecção é bastante alto.
  4. Solo pesado na estufa. Parece que não há diferença dentro da estufa com solo denso ou fora, mas isso é fundamentalmente errado. Devido à densidade do solo, a decomposição do esterco é mais lenta e os vapores de amônia em uma sala fechada podem prejudicar o sistema radicular das plantas mais do que ao ar livre.

Regras de armazenamento

O armazenamento adequado de estrume minimiza a perda de matéria orgânica útil e o nitrogênio é um dos componentes valiosos. Ao interagir com o ar, esse componente começa a evaporar, o que significa que é necessário um método de armazenamento no qual o acesso do ar ao esterco seja minimizado.

Muitos jardineiros resolvem esse problema de maneiras diferentes, mas o ideal é a criação de uma pilha ou fosso de compostagem.

  1. Empilhamento... Para começar, preparamos um local no local adequado para armazenamento, deitado lá com uma camada de turfa de 20-30 centímetros de espessura misturada com terra. Tudo deve ser compactado com força. Em seguida, colocamos estrume na camada de turfa, que é pisoteada com a mesma força, a camada de estrume não deve ultrapassar a camada de turfa. Similarmente à primeira, fazemos a terceira camada e alternamos turfa com estrume até uma altura de pilha de cerca de um metro de altura. A última camada deve ser uma mistura de turfa e solo. De cima, tudo é coberto com palha, feno, filme plástico ou material denso de cobertura. No caso de haver pouco esterco, a relação entre a altura das camadas de turfa e excrementos é de 1 para 4.
  2. Poço de compostagem... O princípio de fazer uma fossa de compostagem é exatamente igual ao de uma pilha, toda a diferença é que a turfa e o estrume são colocados na fossa, pisoteados e cobertos por uma película.

Mesmo que tudo seja feito corretamente, com o tempo, substâncias como nitrogênio e fósforo são perdidas e superfosfato é adicionado para minimizar as perdas ao colocar o composto.

O esterco de cavalo é uma matéria orgânica muito útil, mas deve ser usado com moderação e de maneira correta, então suas plantações sempre agradarão com alto rendimento e o solo se tornará ideal.

Para mais informações sobre o uso de esterco de cavalo na horta, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário