Como e o que alimentar os morangos no outono?
Os morangos são uma cultura de jardim popular. No entanto, nem todos os jardineiros conseguem garantir sua colheita sustentável por muitos anos. Muitas vezes se pode ouvir que os arbustos envelheceram, não menos difundida é a opinião sobre a degeneração dos morangos de jardim, quando supostamente voltam ao seu estado natural em decorrência do inverno frio sofrido. Há menos bagas nessas plantas, enquanto seu tamanho também diminui. Qual é o problema? E a questão acaba sendo o cuidado, a alimentação é especialmente importante, ignorando o que você pode condenar os morangos do jardim ao estresse anual e ao envelhecimento prematuro.
Por que aplicar o curativo superior?
As culturas hortícolas diferem significativamente de seus parentes selvagens. Os morangos não são exceção. Os frutos são muito, às vezes dezenas de vezes maiores, geralmente são muito mais numerosos e os tempos de frutificação são mais longos, e nas variedades remanescentes este processo pode continuar até a primeira neve.
A abundância e o tamanho dos frutos requerem alimentação anual e, se isso não for feito, o rendimento em 2-3 anos irá, na verdade, aproximar-se da característica dos morangos silvestres que crescem em condições naturais (3-5 bagas).
Sem alimentação, qualquer uma das variedades modernas se comporta da mesma maneira. As bagas tornam-se menores e o seu número diminui... O sistema de raízes fibrosas extrai rapidamente as substâncias de que precisa da camada superior do solo e, como não há raiz principal que possa crescer em camadas mais profundas, é impossível alimentar-se delas. As experiências com o plantio de outras plantas não darão nada, daqui a um ou dois anos tudo se repetirá.
Somente a alimentação oportuna com fertilizantes minerais e orgânicos pode salvar a situação. A alimentação no outono é especialmente importante, uma vez que as plantas precisam se preparar para o inverno para sobreviver sem perdas e iniciar a próxima frutificação igualmente abundante..
Variedade de fertilizantes
Ao longo dos milênios de agricultura, a humanidade encontrou empiricamente uma variedade de fertilizantes que podem ser usados para alimentar uma cultura específica para obter rendimentos consistentemente elevados. A ciência tem ajudado os agricultores desde o século XIX. Assim surgiram substâncias e misturas muito eficazes da produção industrial, que receberam o nome de fertilizantes minerais. Aqui estão alguns exemplos de fertilizantes mais comumente usados no outono.
Mineral
Alimentar morangos com fertilizantes minerais é uma forma muito eficaz de aumentar sua vitalidade e, conseqüentemente, sua produção.
Na maioria das vezes, fertilizantes dos seguintes grupos são usados para esta cultura:
- azoto (nitrophoska);
- potassa (sal de potássio ou cloreto de potássio);
- fosfórico (superfosfato, nitrophoska).
O Nitrophoska pode ser classificado como um fertilizante de composição complexa, deve ser usado caso seja necessário adicionar nitrogênio e fósforo ao solo. Uma boa fonte de nitrogênio pode ser amônia ou solução de amônia, mas devem ser usados com muito cuidado como fertilizante, pois existe o perigo de exceder a concentração da substância ativa na solução, o que pode ser prejudicial para as plantas. Nós vamos deve-se lembrar que a fertilização excessiva com nitrogênio no outono geralmente causa o crescimento ativo das folhas e até a formação de novos estolões (bigodes), o que não só não fortalecerá a planta, mas, ao contrário, a obrigará a desperdiçar elementos minerais tão necessários na preparação para o inverno.Será muito difícil passar o inverno em um arbusto tão crescido, a probabilidade de sua morte aumentará significativamente.
O nitrogênio é muito importante na primavera, quando os morangos precisam ser preparados para a floração e a frutificação.
Como se pode verificar pelos nomes dos grupos dos fertilizantes minerais, a principal substância nitrogenada é o nitrogênio, no segundo caso é o potássio e no último grupo, respectivamente, o fósforo. Normalmente, todas essas substâncias, de uma forma ou de outra, penetram no solo a partir de restos de animais e plantas mortos, mas muitas vezes surgem problemas com isso na área cultivada, e a peculiaridade do morango não permite que os minerais se acumulem em quantidade suficiente. Algumas das substâncias são lavadas pela água para as camadas mais profundas do solo e, devido à estrutura característica do sistema radicular, tornam-se inacessíveis para os morangos, e o que resta é consumido intensamente durante a frutificação e retirado do local junto com a colheita. Logo, os morangos começam a apresentar deficiência de substâncias necessárias ao funcionamento normal.
Alguns jardineiros têm medo de aplicar fertilizantes minerais no solo, argumentando sua decisão com o desejo de obter uma colheita dita limpa, esquecendo-se de que cultivo de jardim, ainda não é uma planta simples, é uma forma obtida por meio de seleção complexa, para a divulgação de todas as propriedades inerentes às quais as condições naturais são inaceitáveis.... Para tal colheita, você tem que ir para a floresta. Mas mesmo uma simples comparação de bagas silvestres e de jardim pode mostrar quão mais intensamente o solo é usado por estas últimas, e se você não adicionar as substâncias necessárias adicionais, todas as suas vantagens serão em vão.
A introdução mais eficaz de vários tipos de misturas. Além disso, misturas prontas de fertilizantes minerais em várias proporções podem ser encontradas à venda, seu uso economiza significativamente o tempo do jardineiro.
A cinza de madeira, que contém potássio, fósforo e uma série de outros elementos necessários às plantas, complementa muito bem a alimentação mineral. Este remédio simples tem uma longa tradição de uso, inclusive ajudando a se livrar de algumas pragas. Ash é completamente seguro para uma planta..
Ainda um remédio popular para curativo mineral é o ácido bórico, que enriquece o solo com boro, que é necessário para as plantas quando estão formando novos botões e se preparando para uma nova colheita. 1 grama da substância é diluída em um balde de água, as plantas são regadas com a solução resultante. O balde deve ser suficiente para 30-40 arbustos. O efeito desse curativo também é duplo. O ácido bórico tem propriedades desinfetantes e vai ajudar no combate a todos os tipos de fungos, ao mesmo tempo que nutre as plantas.
Também como fonte de cálcio, potássio e fósforo farinha de ossos é frequentemente usada, no entanto, ao contrário de fertilizantes minerais, seu efeito é muito prolongado no tempo e não será possível obter um efeito rápido... Pode ser aplicado para enriquecimento geral do solo, mas como molho de outono destinado a fortalecer os morangos para o inverno e a preparar a próxima colheita, é ainda melhor recorrer a fertilizantes minerais obtidos industrialmente.
Orgânico
Por milhares de anos, a agricultura passou sem fertilizantes minerais, usando amplamente matéria orgânica como cobertura - os produtos residuais de animais domésticos ou resíduos vegetais processados.
No meio rural, há muito tempo, em pomares e hortas, têm sido efetivamente utilizados esterco de vaca ou de cavalo e dejetos de galinha e de vacas, de graça e praticamente ilimitada.
É importante lembrar que a fertilização com esterco verde ou fezes de aves é perigosa, devido à alta agressividade desses resíduos, visto que possuem alto teor de nitrogênio na forma de vários tipos de ácidos que podem causar queimaduras nas folhas ou raízes. de morangos de jardim.
Em chalés de verão, onde os animais de estimação não são mantidos e os produtos de sua atividade vital devem ser comprados, a quantidade desse fertilizante é freqüentemente muito limitada.
Os jardineiros há muito aprenderam a tirar o máximo proveito mesmo de uma pequena quantidade de matéria orgânica. Ele pode ser usado para cobrir os corredores da área com morangos ou para adicioná-lo aos corredores. Essa cobertura alimenta o solo por 2 a 3 anos.
O estrume, ou como os residentes de verão o chamam - verbasco, deve ser diluído em água até a consistência de creme de leite e deixá-lo fermentar por 2 a 3 dias para que a solução fermente. Em seguida, ele ainda é diluído com água aproximadamente à taxa de 1 litro de solução por balde de água e a composição resultante é derramada sobre os morangos sob as raízes.
O mais agressivo ainda são os excrementos de pássaros.... No entanto, também supera muitos fertilizantes orgânicos em termos de eficiência. As fezes secas podem ser adicionadas em uma quantidade muito limitada entre as linhas. No entanto, mesmo assim mais seguro para alimentar morangos, diluir os excrementos de frango com água na proporção de 1:10 e fermentar por 2 dias... Regue os corredores, pois mesmo nessa forma diluída, a solução terá um maior teor de nitratos - substâncias contendo nitrogênio, e isso, como já mencionado, estimula o crescimento de folhas e caules, o que não é necessário para os morangos no inverno.
Alimente perfeitamente morangos e outras culturas com infusão de ervas daninhas... Essa ferramenta não apenas ajuda a eliminar as ervas daninhas, mas também devolve ao solo as substâncias removidas por elas. O melhor é a infusão de urtiga.... Um balde de dois terços deve ser enchido com ervas (caules e folhas) de urtigas, despeje água e deixe fermentar por uma semana. Antes de regar os morangos, dilua a infusão com água na proporção de 1:10. Água na raiz.
Bons resultados podem ser obtidos usando o chamado adubo verde como cobertura. - ervas com alto teor de minerais: ervilhas, tremoços, feijão, etc.
Todas essas plantas pertencem à família das leguminosas, uma característica de muitas delas é a incrível capacidade de concentrar minerais. Os verdes dessas plantas são colocados nos corredores dos morangos e cobertos com terra.
Em decomposição, os caules e as folhas do adubo verde darão ao solo acumulado por eles nitrogênio, fósforo, potássio e outros minerais.
Um bom resultado pode ser observado usando o pão como cobertura.... As cascas de pão secas devem ser regadas com água e aguardar a fermentação, pelo menos durante uma semana. A solução deve ser misturada com água na proporção de 1:10 e regar os arbustos de morango sob a raiz ou entre as fileiras com ela. Os fungos de levedura penetram no solo, que convertem muitos minerais em uma forma conveniente para o consumo das plantas, contribuindo assim para a sua nutrição.
Outro remédio popular - regando morangos com soro de leite... Às vezes, é nele que se insistem em excrementos de galinha ou se criam cinzas de madeira. Esse curativo adicional não só enriquece o solo com minerais, mas também aumenta a acidez, e também serve como terreno fértil para o desenvolvimento de bactérias do solo, que aceleram a decomposição de fertilizantes orgânicos.
Quando fertilizar?
O momento da alimentação é amplamente determinado pelas condições climáticas da região. Então, na Sibéria, esses eventos devem ser realizados dois meses antes do que na região da Terra Negra ou na região de Moscou, onde as manipulações com morangos geralmente terminam em outubro... A estação de cultivo de morangos de jardim depende das temperaturas médias diárias e nada pode ser feito a respeito, exceto plantá-los em uma estufa ou estufa. Mas esta forma é muito mais cara do que o cultivo tradicional ao ar livre.
Um dos fatores que determinam o momento da alimentação deve ser o ciclo de vida das plantas. Floração, frutificação, preparação para o inverno e acúmulo de força para a próxima colheita, são as principais etapas pelas quais uma planta cultivada passa, e que devem ser guiadas para que haja uma boa colheita pelo maior tempo possível.
A alimentação dos morangos deve ser realizada, em qualquer caso, após a frutificação.
As substâncias introduzidas podem afetar a qualidade dos bagos, especialmente para os fertilizantes minerais, que são rapidamente absorvidos pelas plantas e têm um efeito quase instantâneo. Assim, a preparação ativa para o inverno e a próxima colheita deve ser iniciada imediatamente após a colheita dos últimos frutos. Nas variedades remanescentes, é difícil esperar até o final da frutificação, podem florescer e frutificar até a geada. Por esse motivo, muitas das atividades necessárias com essas plantas são adiadas até o final do outono.
As atividades de inverno podem incluir a remoção da folhagem velha. Após a poda, a alimentação é bastante adequada... Os morangos precisam, em primeiro lugar, de potássio e fósforo, necessários para o estabelecimento de novos botões, inclusive os botões de flores. A alimentação abundante com nitrogênio pode provocar o crescimento ativo de folhas e brotos, o que não permitirá que a planta acumule nutrientes suficientes para o inverno que se aproxima. No entanto, você também não deve ignorar completamente a alimentação com nitrogênio. Uma mistura de matéria orgânica como fonte de nitrogênio, com fertilizantes de fósforo e sal de potássio é perfeita neste momento.
Um transplante de outono para rejuvenescer a plantação também é uma razão para alimentar adicionalmente as plantas... Os fertilizantes minerais secos são aplicados durante o plantio nas covas. A rega abundante promove sua dissolução ativa e assimilação pelas plantas. Após o transplante, os morangos podem ser alimentados com matéria orgânica: adubo ou adubo verde, que são enterrados nos corredores. No outono terá início o processo de decomposição dos fertilizantes orgânicos pelas bactérias, depois continuará na primavera, o que permitirá ao solo acumular substâncias suficientes para a próxima colheita.
Como se alimentar corretamente?
As regras básicas de alimentação não podem ser ignoradas.
- Os fertilizantes minerais são consumidos de forma rápida e eficiente, portanto, são importantes, em primeiro lugar, para as próprias plantas, seu acúmulo no solo é insignificante, pois suas substâncias ativas facilmente entram em reações ou são lavadas pela água para camadas mais profundas do solo. A aplicação de fertilizantes minerais perto das raízes ou sob a raiz dá o melhor resultado... É por esta razão que não é desejável usar fertilizantes de nitrogênio no outono. Eles devem ser aplicados na primavera para formar a massa verde que vai nutrir a planta e formar a base da futura colheita.
- A matéria orgânica é mais importante para o enriquecimento do solo no local, sua introdução pela raiz é opcional e às vezes perigosa... Normalmente, o efeito do tratamento com fertilizantes orgânicos dura 3 anos. Fertilize o local com eles regularmente. Nesse caso, processos ocorrerão constantemente no solo, liberando substâncias necessárias para as plantas.
- Estrume fresco ou excrementos de pássaros não são permitidos em arbustos de morango., pois contêm ácidos bastante agressivos que podem causar queimaduras em folhas e raízes, e até mesmo a morte de plantas. Para tratar a área com esse fertilizante eficaz, deve-se pegar o material podre e também diluí-lo com água. A solução deve ser infundida por pelo menos uma semana, as reações de fermentação neutralizam os ácidos e todas as substâncias úteis para as plantas permanecerão na mesma quantidade.
- Misturas minerais industriais para morangos podem fazer grandes efeitos, é importante seguir as instruções ao utilizá-los e em nenhum caso exceder a dosagem.
Recomendações
- Os melhores resultados são alcançados quando combinando nutrientes orgânicos do solo com minerais fertilizantes para plantas.
- No outono, estrume podre ou composto de resíduos alimentares pode cobrir o localocupado com morangos. Você também pode descartar as ervas daninhas que se acumulam com o outono, substituindo-as pela tão popular palha, é importante ter certeza de que não há sementes sobre elas. O procedimento tem duplo efeito, por um lado, é iniciada uma alimentação lenta da área, por outro, é criada uma almofada de ar que protege os morangos das geadas de inverno.
- Para para obter os melhores resultados de inverno, você não deve deixar morangos completamente sem folhas, deve ir para baixo da neve, tendo havido tempo de recuperação após a frutificação, portanto, é impossível ignorar completamente a fertilização com nitrogênio, é importante não exagerar. Estrume ou excrementos de galinha são uma excelente fonte de nitrogênio com moderação.
- Se, por algum motivo, não foi possível realizar a alimentação de outono a tempo, não há necessidade de fazê-lo sob a neve, é melhor adiar alguns procedimentos até a primavera ou mesmo até o próximo outono, para não perturbar as plantas que estão entrando em estado de dormência de inverno.
- Se o outono for seco, é melhor combinar a cobertura com rega abundante regular da área com morangos de jardim., a água irá dissolver minerais e criar um ambiente favorável para microorganismos que decompõem matéria orgânica.
Para mais informações sobre como alimentar os morangos no outono, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.