Como e com que alimentar as plantas?

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Resumidamente sobre os tipos de fertilizantes
  3. Tipos de alimentação
  4. Cronometragem
  5. Como escolher e aplicar fertilizante?

As plantas obtêm seus nutrientes do solo e do meio ambiente. A alimentação adicional pode melhorar sua condição e acelerar o crescimento. É importante entender o que e como fertilizar. O revestimento de cobertura em si é de diferentes tipos e é executado pelo método de folha ou raiz.

O que é e para que serve?

A cobertura é a aplicação de vários fertilizantes. O sortimento é bastante amplo. É necessário alimentar as plantas para obter um rendimento maior e mais estável. As plantas contêm cerca de 60 elementos, mas, acima de tudo, precisam de magnésio, ferro, enxofre, nitrogênio, potássio e cálcio. É necessário fertilizar o solo quando não há substâncias suficientes nele. Só assim as plantas poderão repor suas reservas e se desenvolver plenamente.

Mesmo que a terra seja inicialmente rica em nutrientes, eles precisam ser adicionados adicionalmente. As plantas esgotam o solo à medida que crescem. Os fertilizantes minerais são muito importantes. Eles garantem o pleno desenvolvimento das plantas, melhoram a qualidade da colheita e sua quantidade.

Os fertilizantes orgânicos melhoram as condições do solo e forçam a microflora a se desenvolver mais ativamente. Isso é importante para o plantio de safras nobres.

Resumidamente sobre os tipos de fertilizantes

Todos os tipos de alimentação podem ser produzidos em diferentes formas. Depende da finalidade e é feito para um uso mais conveniente. Todos os fertilizantes podem ser condicionalmente divididos em líquidos e secos. A primeira categoria inclui soluções concentradas que são diluídas antes do uso. Normalmente, líquidos e géis são usados ​​para plantas ornamentais. Os fertilizantes secos são destinados ao solo em hortas e pomares. Os pós geralmente se dissolvem na água, os grânulos são colocados no topo do solo ou levemente pingados. Neste último caso, o fertilizante seco se dissolverá após a precipitação. Como resultado, todas as substâncias penetrarão mais profundamente no solo e alimentarão as plantas.

Comprimidos e supositórios podem ser usados ​​para alimentação em potes. Eles são colocados no solo perto do caule. As substâncias ativas dissolvem-se gradualmente e aproximam-se do sistema radicular. Os fertilizantes funcionam por muito tempo, mas não são distribuídos uniformemente. Além disso, a cobertura é dividida em tipos, dependendo da composição. As plantas precisam de substâncias orgânicas e minerais igualmente.

Alguns até usam alimentação complexa com uma combinação de dois tipos. Existem também alguns métodos populares, cuja eficácia permanece em dúvida.

Orgânico

Esses fertilizantes são feitos exclusivamente de ingredientes naturais. Orgânico tem um efeito suave, mas eficaz. Deve-se observar que os fertilizantes naturais possuem um odor desagradável e podem causar manchas no solo e nas folhas. Entre a matéria orgânica estão esterco, turfa, composto, fezes, plantas verdes.

Todos os fertilizantes deste tipo podem ser usados ​​na forma líquida ou seca. O estrume é considerado o mais nutritivo para várias culturas. Pode ser porco, vaca e cavalo. Este último é o mais valioso e é combinado com outros orgânicos. Em climas úmidos, esses fertilizantes são aplicados antes do trabalho de campo, e em climas secos, após a colheita.

Mineral

Essas substâncias têm como objetivo melhorar a nutrição de origem inorgânica. Os fertilizantes minerais são produzidos pela indústria química. Eles são simples e complexos, com uma substância na composição ou várias, respectivamente. Este tipo inclui fertilizantes de fósforo, nitrogênio e potássio, oligoelementos e formulações especiais sem cloro. Os curativos minerais simples são feitos de matérias-primas naturais e resíduos de algumas empresas. Por exemplo, após a produção do náilon, permanece o sulfato de amônio, que é útil para as plantas.

Esses fertilizantes podem estar na forma sólida ou líquida. Este último é usado para pulverizar plantas.

Remédios populares

Muitos proprietários experientes têm seus próprios segredos de cultivo do solo e nutrição de plantas. Os métodos tradicionais não funcionam tão claramente quanto as substâncias especializadas, vale a pena entender. No entanto, um certo efeito é bem possível. O principal é não prejudicar as plantas. O uso de infusão de ervas e água doce é bastante popular. Os compostos são simplesmente regados às plantas para fornecer vitalidade e ativar o crescimento. Medicamentos também são usados.

  • Peróxido de hidrogênio. Usado para tratar as sementes antes do plantio. É uma espécie de alternativa à solução de manganês. Para a desinfecção, basta deixar os grãos de molho em uma solução a 10% por 20 minutos e enxaguar com água. O peróxido também é usado para ativar o crescimento. Basta deixar os grãos de molho em uma solução de 0,4% por 12-24 horas.
  • Ácido bórico. É usado se a fruta não pega bem. Apenas 2 g devem ser dissolvidos em 0,5 litro de água e, em seguida, o líquido resultante deve ser adicionado a 10 litros de água. Todas as plantas são pulverizadas com esta composição. Também pode ser combinado com manganês para o processamento de morangos e framboesas e com cascas de cebola para a decapagem de grãos.
  • Ácido succínico. Você pode diluir 1 g por 5 litros de água e pulverizar em plantas ornamentais. Isso vai estimular muito o seu crescimento. Essa ferramenta é usada no máximo uma vez a cada 2 anos.

Tipos de alimentação

Depois de escolher o tipo de fertilizante, vale a pena decidir como aplicá-lo. O mais comum e conhecido é a alimentação de raiz. Muitos proprietários usam esse método e nada mais. No entanto, existem situações em que a raiz da planta não consegue absorver nutrientes. É nesses casos que se utiliza a alimentação foliar.

Folha

Se a planta está sob estresse, falta nutrientes no sistema radicular. Isso acontece durante uma queda de temperatura, geadas e falta de umidade. Isso pode afetar negativamente o desenvolvimento e o crescimento da planta. Vale ressaltar que em baixas temperaturas, as substâncias são mal absorvidas pela planta, mesmo que estejam no solo em quantidade suficiente.

No clima frio, a planta não percebe mal nitrogênio, fósforo e potássio. Em tais circunstâncias, a alimentação foliar é especialmente eficaz. Este tipo é considerado auxiliar, não sendo usado isoladamente. Através das folhas, a planta pode assimilar uma grande quantidade de nutrientes em um curto espaço de tempo. Basta levar em conta que as possibilidades são limitadas. A planta é bem alimentada pelas folhas com nitrogênio, potássio e magnésio.

Enxofre, fósforo, oligoelementos e potássio são absorvidos mais lentamente. É verdade que a velocidade ainda é maior do que na fertilização do solo.

Raiz

Os nutrientes essenciais são aplicados diretamente sob a raiz, o que torna a absorção muito mais eficiente. Fertilizantes líquidos e secos são usados. Este tipo de alimentação é considerado o principal. Com sua ajuda, é possível enriquecer o solo com as substâncias necessárias o mais rápido possível. Para essa alimentação, são usados ​​fertilizantes orgânicos e minerais. É muito mais fácil para as plantas absorverem substâncias na forma líquida do que na forma seca. Os pós e grânulos são geralmente diluídos em água antes do uso. Geralmente, eles são trazidos para mais perto do solo.

O tratamento de raízes é considerado o mais confortável para introduzir no solo as substâncias necessárias na dosagem ideal. Graças ao uso de fertilizantes, a composição do solo é melhorada desta forma. No entanto, se você usar formulações muito concentradas, pode arruinar as raízes das plantas. Além disso, uma solução muito saturada pode deixar queimaduras nas folhas se entrar em contato com elas.

Cronometragem

A frequência da alimentação, sua intensidade e o tipo de fertilização dependem de muitos fatores. É importante entender a composição do solo e as necessidades de uma planta em particular. Se você cometer um erro, poderá saturar demais a terra e, como resultado, a safra morrerá completamente. Antes de usar produtos específicos, vale a pena consultar jardineiros experientes e estudar as instruções do fabricante. Na primavera, os fertilizantes são aplicados para preparar o solo para o plantio. Durante a floração, a planta é alimentada diretamente. A lavoura de outono também é realizada. A fertilização melhorará a composição para o próximo plantio. No inverno, recomenda-se tratar o solo com matéria orgânica e cobri-lo.

Existem plantas que frutificam durante a estação fria. Eles precisam se alimentar o tempo todo. As plantas de crescimento rápido também devem ser tratadas com bastante frequência. Eles exaurem muito o solo, extraindo muitos nutrientes. Mesmo no outono, o solo é preparado com cuidado especial para essas safras. Não vale a pena negligenciar o momento de introdução de certas substâncias. Se o nitrogênio for adicionado ao solo tarde demais, as plantas não começarão a florescer, a massa verde crescerá demais e as safras não estarão preparadas para o inverno.

É igualmente importante adicionar potássio e fósforo no final do verão ou início do outono. Caso contrário, as plantas se esgotarão e os ovários cairão.

Como escolher e aplicar fertilizante?

Escolher a comida certa para a horta e a horta irá garantir um crescimento exuberante e uma boa colheita. O uso de várias preparações complexas é realizado estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Você não pode aumentar a dosagem sozinho. Os fertilizantes orgânicos podem ser preparados independentemente, no entanto, eles não substituem os fertilizantes minerais, apenas os complementam.

Para árvores frutíferas e arbustos

A lista exata de substâncias é determinada com base na composição do solo. É importante seguir as normas para não destruir as raízes. Recomenda-se o uso de esterco de galinha para preencher o solo com nitrogênio. É adequado para pêra, pêssego e ameixa, cereja doce e cereja.

O estrume seco é diluído na proporção de 3 kg por 20 litros de água. Primeiramente, deve-se diluir em 6 litros, aguardar a fermentação e somente após 3 dias adicionar o restante do líquido. Apenas o local do círculo do tronco é regado com esse fertilizante. Além disso, vale a pena usar húmus. Cerejas e cerejas são fertilizadas com eles durante os primeiros 5 anos, as macieiras e pereiras são tratadas com uma substância misturada com o solo.

As cinzas são boas para cerejas e ameixas. É cavado sob o solo a uma profundidade de cerca de 10 cm. Para groselhas, groselhas, amoras e framboesas, uva-ursina, são misturados 10 litros de água, 0,5 colher de sopa. cinzas e 3 colheres de sopa. eu. ureia. Também na primavera você pode alimentar as plantas com fertilizantes minerais.

  • O superfosfato é usado para todas as culturas. A substância é adicionada à cova durante o plantio e posteriormente ao círculo do tronco durante a floração.
  • O cloreto de potássio é usado para macieiras, cerca de 150 g por árvore. Use menos em solos pesados ​​e mais em solos mais leves.
  • Nitroammofosk é usado para todas as culturas. Deve-se preparar uma solução: 25 g da substância por 5 litros de água. Para o processamento, cerca de 25-30 litros são usados ​​por planta.

O processamento da primavera é feito levando-se em consideração as necessidades de cada árvore, de acordo com o clima. A primeira alimentação é realizada em março. Os fertilizantes sólidos são colocados diretamente na neve. Durante o descongelamento, eles são absorvidos pelo solo. 40 g de fertilizante são colocados em arbustos e árvores jovens e 100 g em adultos.

A floração ativa é típica do meio da primavera. São utilizadas substâncias com fósforo e potássio. O primeiro fortalece as raízes e melhora o crescimento. O potássio permite que os rebentos laterais se formem de forma mais eficiente. Em maio, as árvores já estão florindo ativamente. Você pode usar não apenas fertilizantes minerais, mas também orgânicos. Durante o crescimento das frutas, biohumus, composto e esterco são usados. O esquema de alimentação, neste caso, depende diretamente do tempo e do clima. É importante levar em consideração a necessidade de uma determinada planta em várias substâncias. O cálculo da dosagem será o seguinte.

  • As maçãs devem ser pulverizadas com solução de ureia 3 semanas após a floração. Usou 30 g de uréia por 10 litros de água. Também é utilizada uma solução de 1 copo de cinzas por 2 litros de água quente.
  • Para uma pêra, uma composição é preparada a partir de 100 g de carbamida por 5 litros de líquido. O nitrato de amônio também é eficaz, cerca de 30 g por 1 m2. Para alimentação posterior, é recomendado tomar fertilizantes orgânicos e substâncias complexas.
  • A ameixa cereja e a ameixa requerem solo alcalino, portanto, são utilizadas cinzas e farinha de dolomita. A cobertura morta com composto e turfa é especialmente importante durante a formação dos frutos.

Para plantas ornamentais

Essas plantas precisam de cuidados e alimentação completos. O tipo e a composição do solo dependem da planta em particular. Vale a pena estudar cuidadosamente este ponto e partir das necessidades da planta. As plantas ornamentais são alimentadas tanto pela raiz quanto pela folhagem. Além disso, o segundo é relevante quando se trata de uma muda jovem.

Os fertilizantes são borrifados com aquelas plantas nas folhas sem brilho, o chlorophytum não pode ser tratado dessa forma. A cobertura é realizada durante a estação de crescimento, desenvolvimento e crescimento das raízes, caule e massa verde.

Esta é geralmente a temporada de primavera e verão. No outono e no inverno, apenas algumas plantas precisam de alimentação.

As características das plantas ornamentais comuns são as seguintes.

  • Madressilva é alimentado cerca de 3 vezes durante a estação de crescimento para aumentar o rendimento. Na primavera, composto e grânulos de vitalizador natural seco semelhante ao HB-10 são usados. Durante a floração, 1 litro de vermicomposto é diluído e infundido durante o dia. Em seguida, adicione 1 copo a um balde de água. Em agosto, vale a pena polvilhar os arbustos com cinzas.
  • Thuja e zimbro deve ser tratado com fertilizantes complexos para coníferas sempre, exceto para o inverno. Ao mesmo tempo, a rega ativa é garantida durante os primeiros dois anos. Vale a pena cobrir no frio. A cobertura morta de turfa é usada.
  • Trachikarpus é uma planta altamente decorativa. A palmeira é alimentada de abril ao final do verão. Basta 1 tratamento a cada 20 dias. Você pode usar um complexo mineral para palmas.

Alguns especialistas recomendam o uso de metade da dose recomendada pelo fabricante.

Para a horta

Os vegetais ao ar livre exigem muita manutenção. Para uma horta, você precisa considerar cuidadosamente a alimentação. A fertilização vale todo o período vegetativo, isso é importante. Os suplementos de nitrogênio são aplicados na primavera, quando o desenvolvimento e o crescimento ativos começam. O fósforo e o potássio permitem que a safra se fortaleça no outono para que sobreviva ao inverno. A quantidade de fertilizante é selecionada com base no tipo de solo e na espessura da camada fértil. O solo azedo antes do plantio é neutralizado com cal apagada, giz e farinha de dolomita.

Você também pode alimentá-lo com ácido bórico em casa. Os fertilizantes pré-plantio são considerados básicos, usados ​​na primavera antes da semeadura. É permitido o uso de fertilizante universal com nitrogênio, potássio e fósforo. Também são utilizadas substâncias complexas, nas quais componentes adicionais estão presentes. Normalmente, aditivos húmicos e oligoelementos são adicionados à composição. Esta cobertura melhora a estrutura do solo. É importante notar que muitas plantas, até mesmo alho e pimenta, são melhor fertilizadas à noite.

As plantas também requerem nutrientes adicionais durante a estação de crescimento. Plantas frutíferas e frutíferas precisam de alimentação para o plantio de flores. Pepinos e tomates da estufa sem fertilizantes não serão capazes de dar frutos em várias ondas. Recomenda-se realizar o processamento radicular e foliar com formulações de fácil digestão.

Os microfertilizantes são usados ​​nos casos em que uma substância específica é claramente insuficiente para uma planta. Em climas frios, cobre pode ser adicionado ao solo, e em verões quentes e úmidos, magnésio e ferro podem ser adicionados. Certos tipos de solo geralmente não permitem que as plantas consumam a quantidade necessária de certos elementos. Por exemplo, solo arenoso deve ser tratado regularmente com fertilizantes de micronutrientes.

No outono, após a colheita, é utilizada a fertilização com fósforo e potássio.Monofosfato de potássio pode ser adicionado. Freqüentemente, a substância é simplesmente dissolvida em água e adicionada como irrigação. Você também pode usar formulações universais no final do verão. As características de processamento de algumas culturas são as seguintes.

  • Vale a pena começar a alimentar melancias da estufa a partir do momento em que as alças atingirem 30-40 cm. Uma vez por semana, vale a pena injetar uma solução de 20 g de nitrato de amônio para cada 10 litros de água. Sob cada arbusto, 2 composições são aplicadas. Os fertilizantes minerais para melancias são usados ​​antes da formação dos botões e depois dos ovários.
  • Após o desbaste das cenouras, a matéria orgânica é introduzida na forma de infusão de verbasco - 1 balde para 6 baldes de água. Pode ser substituído por excrementos de pássaros. Além disso, após diluir, você pode usar 15-18 g de nitroammofos por 10 litros de água. A segunda alimentação é realizada em 15-20 dias. Você precisará de fertilizantes com potássio e fósforo. Como resultado, as cenouras serão mais bem armazenadas no inverno. Você não pode usar nitrogênio na segunda metade do verão.
  • A cebola tem raízes muito soltas. Solo pobre deve ser melhorado com infusão de verbasco na proporção de 1: 6 ou excrementos de pássaros de 1: 16. Para cada balde de água, acrescente 20 g de superfosfato e 15 g de sulfato de potássio. A cobertura é realizada pela primeira vez 2 semanas após a germinação, e novamente - quando o bulbo é formado. O segundo fertilizante deve conter apenas potássio e fósforo, sem nitrogênio. A cobertura não pode ser realizada 25 dias antes do amadurecimento.

Para flores

A alimentação ativa é necessária de abril a outubro. Aloe, samambaia e pelargônio, como muitas outras plantas, podem ser tratados com fertilizantes complexos uma vez a cada 1-2 semanas. Alternativamente, você pode combinar orgânicos com minerais. Muitas plantas retardam seu crescimento no inverno, elas são fertilizadas uma vez a cada 1-1,5 meses. Ciclâmen em flor e flores semelhantes devem ser tratados com complexos especializados. Eles permitem que você sature a planta para o período de floração. A maioria das plantas, como limões de interior, só precisa de nitrogênio, potássio, cálcio e fósforo. No entanto, deve ser variado com micronutrientes.

Muito pode depender da idade da planta. À medida que cresce, pode ser necessário regar o fertilizante mais de uma vez por semana. Às vezes, no entanto, você só precisa aplicar formulações diferentes. Os estreptocarpos jovens requerem alimentação, que contém nitrogênio, potássio e fósforo em quantidades iguais.

Antes da floração, uma planta adulta é fertilizada apenas com os dois últimos componentes, o fosfato monopotássico é adequado.

Para o gramado

Normalmente, fertilizantes minerais são usados ​​como Azofoska e Nitroammofoska. O nitrogênio é eliminado rapidamente, portanto, geralmente é combinado com a uréia. Portanto, o solo fica saturado por um mês inteiro. Para melhorar a cor do gramado, utiliza-se uréia com sulfato de amônio, 20 g por 1 m2. No entanto, se houver chuveiros, basta aumentar a frequência do tratamento com potássio.

No final do verão, a fertilização com superfosfato é realizada na proporção de 50 g por 1 m2 e potássio - 20 g por 1 m2. Portanto, vale a pena processar até a primeira geada. É importante alimentar-se no dia errado, quando a grama foi cortada. Ao plantar grama nova, você pode usar matéria orgânica na forma de cinza de urtiga.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário