Iodo para mudas de tomate

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Métodos de aplicação
  3. Recomendações

Quase todo jardineiro cultiva tomates em seu terreno. Esta cultura de vegetais precisa de vários fertilizantes. Jardineiros experientes costumam usar iodo como componentes nutritivos. Hoje falaremos sobre os benefícios dessa substância para o tomate, bem como sua utilização.

Peculiaridades

O iodo é considerado uma das substâncias mais benéficas para as mudas de tomate. Ele permite que você:

  • aumentar significativamente o nível de produtividade;

  • aumenta a resistência das plantas a diversas doenças, auxilia no tratamento de doenças existentes;

  • promove o desenvolvimento e o crescimento de novos brotos saudáveis;

  • evita a deterioração desta colheita de vegetais;

  • interrompe o desenvolvimento de doenças fúngicas;

  • aumenta a resistência dos tomates às mudanças bruscas de temperatura, secas;

  • participa da fotossíntese, não deixa as folhas amarelecerem, os caules se esticam.

Além disso, os suplementos de iodo são freqüentemente usados ​​para combater a requeima em tomates. Muitos jardineiros afirmam que a cor vermelha rica e brilhante das frutas maduras também depende do teor de iodo.

Vale lembrar também que o iodo ajuda a assimilar o nitrogênio de forma muito mais fácil e rápida, que a vegetação recebe do solo. Esta propriedade importante é especialmente importante para mudas jovens.... Afinal, é esse componente químico que tem maior impacto no crescimento e desenvolvimento normal de toda a cultura.

Esse componente deve ser adicionado se houver sinais claros de sua deficiência. Via de regra, isso é evidenciado por um acentuado enfraquecimento do sistema imunológico das plantas, com o qual elas se tornam ao máximo suscetíveis a doenças e aos efeitos dos parasitas.

E também um declínio acentuado na produtividade, a instabilidade aos extremos de temperatura também falam de tal déficit. As lâminas das folhas ficam muito pálidas, ocorre o processo de murchamento.

Além das importantes propriedades úteis acima, o tratamento com iodo também tem algumas desvantagens significativas que devem ser levadas em consideração.

Dificuldade em determinar a dosagem correta... Via de regra, os jardineiros medem a quantidade necessária da substância a olho nu, como resultado, muitas hortaliças posteriormente sofrem com seu excesso.

Excesso de dosagem. Se o componente foi introduzido em quantidade excessiva, as partes vegetativas das mudas começarão a se deformar. O mesmo acontecerá com frutas.

O pleno desenvolvimento e crescimento das mudas de tomate não requerem quantidades excessivas de iodo. Além disso, este produto não é especialmente fabricado para alimentar plantas agrícolas. O medicamento pode ser facilmente encontrado em qualquer farmácia. Também é encontrado em lojas de jardinagem na forma de fertilizantes que contêm essa substância em sua composição.

O processamento de mudas com compostos contendo iodo em pequena concentração não faz mal à saúde humana. Seu uso não requer o uso de equipamento especial de proteção individual.

Métodos de aplicação

Você pode alimentar tomates com esse componente de várias maneiras. Todos eles podem ser divididos em dois grandes grupos separados.

  • Sob a raiz... Neste caso, formulações contendo iodo folk são utilizadas para a desinfecção eficaz simultânea do solo e reposição da deficiência existente da substância. Será suficiente adicionar apenas 2-3 gotas por cada 10 litros de água. Essa alimentação pode começar quando as primeiras lâminas de folhas pequenas aparecem.

  • Nas folhas. Neste caso, estamos falando de curativo foliar. Eles são borrifados com lâminas de folhas e caules de tomates jovens. Na maioria das vezes, essas soluções são utilizadas para prevenir o aparecimento de doenças fúngicas. Basta diluir uma gota em 3 litros de água.

Muitas vezes, esses curativos são aplicados durante o processo de irrigação. Neste caso, é necessário observar estritamente todas as proporções para não prejudicar tal plantação de hortaliças. Nesse caso, é melhor regar com suplementos de iodo na raiz.

Os tomates são frequentemente alimentados com iodo ao amarrar as escovas. Nesse caso, você precisa usar uma receita especial que você mesmo possa preparar facilmente em casa. Nesse caso, 3 gotas do medicamento são colocadas em um balde de 10 litros com água levemente aquecida. Não é recomendável usar água fria para regar as raízes do tomate.

Não se esqueça de calcular corretamente o volume da composição aplicada para cada muda individual de tomate. A proporção ideal é de 1 litro de líquido para uma dessas plantas. Para variedades subdimensionadas, as proporções devem ser reduzidas, 0,6-0,7 litros devem cair em 1 arbusto.

Às vezes, o iodo é usado antes do plantio das sementes como um desinfetante forte. Nesse caso, as próprias camas são reabastecidas.

Esses tratamentos podem reduzir significativamente o risco de várias fito-doenças e eliminar todos os organismos prejudiciais encontrados no solo.

Para preparar uma solução para desinfecção, é necessário misturar 0,1 g do produto com um litro de líquido quente. As sementes são colocadas na massa resultante. Após 10 minutos, toda a água é drenada cuidadosamente, e o material é lavado minuciosamente com água limpa. A seguir, as sementes são espalhadas sobre um pano ou papel toalha, sobre as quais devem secar bem. Em seguida, tudo isso é seco separadamente ao sol por uma semana. Após este tempo, a semente estará totalmente pronta para o plantio.

Recomendações

Lembre-se de que a alimentação com iodo não deve ser realizada mais de 2-3 vezes por semana. Procedimentos muito frequentes podem levar ao fato de que o estado das mudas se deteriorará muito, o que afetará a qualidade e o sabor dos próprios frutos. Não é recomendado aplicar cobertura imediatamente após o plantio da semente.

Não se esqueça que vale a pena observar com precisão a dosagem ao preparar tal remédio em casa. Usar muito iodo no groundbait pode prejudicar os tomates.

Para obter o resultado mais eficaz, alguns componentes adicionais podem ser adicionados às soluções de iodo. Por isso, muitas vezes são preparados com uma pequena quantidade de leite, peróxido de hidrogênio, verde brilhante, fermento.

Como usar o iodo para mudas de tomate, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário