Aplicação de iodo em morangos
Para fertilizar e processar arbustos de morango, os jardineiros costumam recorrer a vários meios, incluindo o iodo. Quais são os prós e os contras desta substância, e como usá-la no jardim, serão discutidos no artigo.
Vantagens e desvantagens
O iodo pode ser usado não apenas como um agente anti-séptico ou antiviral. Também pode ser usado na horta, por exemplo, para morangos.
Das vantagens do iodo, pode-se destacar a sua compatibilidade com o meio ambiente. É perfeito como cobertura e pode ter um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das plantações. Este fertilizante é freqüentemente usado na primavera, antes do florescimento da planta. O iodo também é capaz de regular o trabalho das enzimas que aceleram os processos metabólicos. Ou seja, essa substância promove a floração precoce e abundante e o amadurecimento precoce dos frutos. Além disso, o iodo melhora o sabor e aumenta a vida útil da fruta.
Vale a pena dizer que o iodo é um bom agente anti-séptico e antiviral para plantas. Portanto, uma solução à base de iodo pode ajudar a eliminar manchas escuras na folhagem e doenças fúngicas. Também aumenta a imunidade das plantas e é útil na luta contra insetos nocivos.
O tratamento com uma solução de iodo o ajudará a eliminar as larvas do besouro e outros parasitas.
No entanto, também existem desvantagens no uso de iodo. Então, se a concentração do produto estiver incorreta, existe o risco de causar grandes danos aos arbustos de morango: os morangos vão queimar, a folhagem e os botões vão secar e a colheita vai cair dramaticamente. Além disso, é impossível separar-se dessa substância. Quando processado, é capaz de penetrar nos tecidos vegetais. Posteriormente, o iodo se acumulará nos morangos. Isso pode ter um efeito negativo na saúde de uma pessoa que comerá essas frutas, uma vez que o excesso de iodo é prejudicial ao organismo.
Se usar iodo com moderação, não exagere, pois terá um efeito benéfico na planta, que no final irá deliciá-lo com uma colheita de morango rica e saudável.
Utilizando o iodo para o preparo de curativos e agentes profiláticos contra insetos e doenças nocivas, vale observar os cuidados de segurança. Se você inalar uma grande quantidade de vapor de iodo, poderá sentir dor de cabeça e irritação da membrana mucosa.
Use como fertilizante
A alimentação dos morangos geralmente ocorre várias vezes por temporada. O primeiro - no início da primavera, o segundo - antes da floração, quando os botões começam a se formar, o próximo - no período após a frutificação, no verão. Alguns residentes de verão também usam a alimentação preventiva de mudas para eliminar com precisão possíveis doenças e parasitas.
Opções de preparação de solução
Existem várias maneiras de preparar uma solução à base de um agente farmacêutico, como o iodo. Para o período que antecede a floração, uma mistura de um balde de água é perfeita, na qual é necessário diluir 30 gotas de iodo, uma colher de ácido bórico e um copo de cinzas. O utensílio deve ser infundido por várias horas, após o que deve ser misturado e usado para regar os arbustos, sem tocar na folha do morango. Para cada um desses arbustos, você precisa gastar cerca de 500 mililitros de fundos.
Para a alimentação preventiva das mudas, pode-se usar uma solução à base de 15 litros de água da chuva e 5 gotas de iodo. Antes de plantar plantas em um local permanente, o solo deve ser bem regado com solução fresca. h
O tratamento com uma solução de iodo o ajudará a eliminar as larvas do besouro e outros parasitas.
Você pode alimentar os morangos com uma solução com uma combinação de iodo e permanganato de potássio, que também é uma excelente opção de fertilizante. Assim, para pulverizar uma planta, uma solução de 0,5 colher de chá de ácido dissolvido, 10 litros de água, um grama de permanganato de potássio e 15 gotas de iodo é adequada.
Para alimentação de raízes, a concentração da mistura pode ser aumentada. Isso exigirá 10 gramas de ácido bórico, 10 litros de água, 3 gramas de manganês e cerca de 40 gotas de iodo.
Características da introdução
Para alimentar a planta e não prejudicá-la, o solo deve estar bem saturado de umidade antes disso, caso contrário, há um grande risco de o morango queimar a raiz, o que prejudicará ainda mais o seu crescimento e desenvolvimento. Regue bem o solo para hidratá-lo bem. A fertilização é iniciada apenas algumas horas após o umedecimento.
Ao regar, recomenda-se não cair nas áreas das raízes para evitar queimaduras. Em que é importante não exagerar na quantidade de solução, caso contrário, há o risco de inundar o mato e danificá-lo.
Se for usar spray foliar, é preciso processá-lo nas duas faces e, após o aparecimento de novas folhas, esse procedimento deve ser repetido.
Pedido de proteção contra doenças
O iodo é um excelente agente antiviral para plantas. Ele é capaz de prevenir muitas doenças dos morangos, principalmente quando se trata de fungos.
Para preparar uma mistura que ajude no combate, você precisará de 10 litros de água, um litro de leite ou soro de leite e 10 gotas de iodo. Tudo isso é bem misturado, após o que a folha de morango é pulverizada. Isso é feito principalmente na primavera, enquanto o procedimento deve ser realizado à noite ou em tempo nublado para eliminar o risco de queimaduras solares na folhagem. Esse tratamento pode salvar a planta de várias infecções fúngicas e também evitar a ocorrência de oídio.
Uma solução à base de leite e iodo também pode ajudar com o mofo cinzento e a mancha vermelha. Você precisará de ½ cama de tintura de iodo a 10%, um litro de leite, uma colher de chá de sabão em pó e 10 litros de água. Os componentes devem ser bem misturados entre si até a obtenção de uma massa homogênea. Além disso, você pode realizar o processamento de plantas. Essa solução se mostrará perfeitamente nos estágios iniciais das doenças fúngicas.
Outra solução de trabalho, que vai servir como uma boa prevenção do oídio, pode ser preparada a partir de 10 gotas de iodo, 10 litros de água e um litro de soro de leite. Pulverizar arbustos de morango com esta solução é necessário à noite, pelo menos 3 vezes por temporada.
Você pode adicionar um pouco de sabão a cada uma dessas soluções. Será capaz de fixar a mistura à folhagem, criando assim uma película protetora. Isso impedirá que bactérias prejudiciais entrem no tecido de plantio e o infectem.
Prevenção de pragas
A solução de iodo é capaz de salvar os morangos não apenas de doenças fúngicas, mas também de insetos nocivos, incluindo as larvas do besouro-de-maio, besouro do gorgulho, vermes e pulgões.
Para destruí-los, é recomendável soltar os canteiros de morango no início da primavera e despejá-los cuidadosamente com uma solução de iodo. Não é difícil de fazer: requer 15-20 gotas de iodo para se dissolver em 10 litros de água. Em seguida, como medida preventiva, as folhas da planta devem ser tratadas separadamente para aumentar a eficácia da mistura.
Antes da fase de brotamento, você pode preparar uma mistura de 20 gotas de iodo e 500 mililitros de soro de leite. Tudo isso é misturado, após o que a folhagem da planta é pulverizada em ambos os lados. Uma atenção especial deve ser dada à parte inferior da lâmina foliar, uma vez que a maioria dos parasitas geralmente se acumulam ali.
Observe que este tratamento só é adequado antes do início do período de frutificação. Além disso, durante a frutificação e até o seu final, é impossível usar soluções à base de iodo, uma vez que as bagas vão começar a acumular essa substância, o que no futuro pode afetar negativamente a saúde humana.
Também vale a pena dizer que o iodo é uma boa forma de combater os parasitas, mas se eles conseguiram se reproduzir, então essa substância nesse caso será ineficaz, e você terá que usar métodos de luta mais radicais - produtos químicos e preparações biológicas.
Sobre o uso de iodo para morangos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.