O uso de iodo para repolho
Aplicar iodo ao repolho é uma prática comum que pode atingir vários objetivos. A deficiência desse elemento químico não afeta apenas o desenvolvimento de um vegetal crucífero saudável. É um anti-séptico que impede a propagação de pragas e doenças, um remédio popular para iscas que é usado há décadas. O conhecimento das complexidades permitirá que você evite erros comuns na prática de um horticultor, para obter um resultado útil com um gasto mínimo de dinheiro.
Benefício e dano
O uso de métodos populares é freqüentemente percebido com ceticismo, embora jardineiros experientes notem que o iodo para repolho é útil em vários períodos da vida das plantas e é usado com sucesso em diferentes formas para o cultivo de outras culturas de jardim. A lista de benefícios que o uso deste elemento químico comum proporciona é variável e depende do campo de aplicação:
- desinfecção do solo;
- para fins preventivos, evitando danos por doenças e pragas;
- obtenção da correta formação do garfo (sem vazios e deformação da forma);
- dar uma aparência comercial a um vegetal cultivado com fins lucrativos (evitando o desbotamento da cor e a magreza das folhas);
- melhorar as propriedades do repolho já maduro - as cabeças de repolho resultantes são armazenadas por mais tempo se o armazenamento fresco for planejado para a estação fria.
Quando se trabalha no jardim, sempre se leva em consideração a finalidade de utilizar um elemento químico para uma hortaliça saudável. Determina o tempo de alimentação ou desinfecção, a dosagem recomendada e as formas de administração da solução (isca de raiz, pulverização). O alcance prático de tais métodos não se limita ao repolho branco, ele pode ser adotado no cultivo de couve-flor e brócolis, outros membros da família das crucíferas, espécies ornamentais comuns em paisagismo como planta para canteiros de flores de outono.
Termos e regras de aplicação
Jardineiros experientes recomendam tratar as plantas com iodo à noite, após o pôr do sol. Isso também pode ser feito em dias nublados e calmos, quando, de acordo com a previsão, não há chuva e a temperatura do ar não é muito elevada. Muitas vezes isso não vale a pena, pois existem prazos específicos para cada processo.
- Pela primeira vez na temporada, o iodo é usado para desinfecção do solo e tratamento de sementes, usando suas propriedades anti-sépticas naturais.
- Pela segunda vez, é utilizado para a reabilitação de canteiros, nos quais se prevê o plantio de mudas prontas, ao mesmo tempo em que se reabastece a deficiência de um valioso microelemento no solo primaveril.
- Já em solo aberto, as plantas que coletaram pelo menos 3 folhas são pulverizadas com um borrifador de jardim. O objetivo do tratamento é prevenir doenças comuns, para fortalecer a imunidade natural. Atingir esses dois objetivos promove o crescimento e a formação de uma espiga densa e atraente.
- Um mês após a pulverização dos brotos que crescem em campo aberto, é realizada a isca para raízes. É necessário estimular o crescimento, aumentar o tamanho do garfo. Desta vez, a finalidade da administração é diferente - o microelemento otimiza o metabolismo intracelular, acelera os processos de crescimento e apoia o sistema imunológico.
O momento ideal é em julho, embora o principal ponto de referência não seja o mês de verão, mas o estágio de desenvolvimento, que ocorre em épocas diferentes nas variedades ultra-precoce, intermediária e tardia, ou dependendo do tipo de cultivo do jardim. O período final de aplicação da solução é algumas semanas antes da colheita. Também pode ser calculado em função do período de maturação da variedade.
Para os favos do pré-inverno, o molho foliar confere estabilidade especial durante o armazenamento, melhora o sabor e a densidade das cabeças colhidas.
Como você pode diluir?
A longa tradição de uso de isca de iodo e uso como anti-séptico levou ao surgimento de inúmeras variações na preparação da solução. As formulações contendo iodo são preparadas de diferentes maneiras e em conformidade com as proporções exigidas.
- A imersão preventiva das sementes das plantas é realizada em um líquido quente preparado, onde uma gota de anti-séptico natural é adicionada para cada litro.
- O derramamento em terreno aberto antes da transferência das mudas é feito com uma composição preparada a partir de 3 gotas de iodeto de potássio e 10 litros de água morna limpa (filtrada ou sedimentada).
- O tratamento e a prevenção da requeima são feitos com solução de um litro de soro de leite, peróxido de hidrogênio (15 ml) e 40 gotas de iodo. O cumprimento da proporção especificada e o tratamento regular com iodo, diluído em água e soro, entre os leitos (a cada dez dias, após o pôr do sol) permite alcançar o resultado desejado para cada membro da família do Couve.
- Água (um balde de 10 litros) é diluída com leite (1 litro) e um elemento químico útil (15 gotas). Uma composição preventiva insubstituível é formada para mudas transferidas de estufas para condições naturais. As infecções bacterianas e os microorganismos patogênicos não têm efeito prejudicial nas plantas que ainda não amadureceram.
- O molho foliar do repolho é feito adicionando ¼ colher de sopa a cada balde de 10 litros. eu. iodo assim que começa a formação de um garfo completo.
- Recomenda-se realizar a rega das raízes ao mesmo tempo, despejando 1 litro de água com 4 gotas de iodo sob cada planta.
A eficácia do tratamento do repolho de pulgões com uma solução de sabão foi testada por muitos anos de experiência de jardineiros. Para cozinhar, você precisa diluir em 5 litros de água:
- 50 g de sabão em pó simples;
- 3 gotas de iodo;
- 5 gotas de amônia.
Tendo processado o repolho com tal composição, você não precisa se preocupar com uma invasão iminente durante todo o período de crescimento.
Casos de uso
A falta de iodo afeta negativamente a saúde humana, mas muito iodo também causa doenças. O mesmo acontece com as plantas. Pode haver halogênio suficiente ou mesmo muito no solo. Portanto, é especialmente importante observar a dosagem correta, o tempo e o método de administração prescrito para isso pelos remédios populares.
O número de receitas utilizando o elemento descoberto no século 18 por B. Courtois é significativo, portanto, o âmbito de aplicação na jardinagem deve ser limitado e os métodos tradicionais de uso devem ser cuidadosamente estudados. Isso ajudará a evitar erros comuns cometidos por produtores inexperientes:
- o tratamento das sementes é feito por imersão por um período não superior a 3 horas (na proporção de 1l / 1 gota);
- para mudas utiliza-se solução láctea (água 10 l / leite 1 litro / iodo 15 gotas), rega moderada do solo ou suas alternativas;
- regar regularmente os corredores com uma composição de soro de leite, ao nascer ou pôr do sol após simples rega ou precipitação natural;
- a pulverização é feita apenas na fase do ovário e apenas com uma determinada composição (iodo 5 gotas / água 10 l);
- para amarrar repolho, é bom usar a isca foliar da planta (1/4 colher de sopa. l de iodeto de potássio / 10 l de água);
- para adquirir propriedades de armazenamento de longo prazo, 40 gotas de halogênio, diluídas em um balde de 10 litros, devem ser usadas posteriormente.
Alternando corretamente os métodos e observando a dosagem da solução, tais métodos podem ser usados para todos os tipos de repolho, incluindo couve-flor, Sabóia, brócolis, Pequim e outros representantes populares da família Crucífera.
Top curativo
O iodeto de potássio é um excelente fertilizante, e a questão nem é que, em comparação com outras espécies, custa meros centavos. A especificidade da alimentação varia em cada estágio de desenvolvimento da planta:
- só é possível fertilizar mudas de repolho com uma composição com baixa concentração de um elemento químico, de forma a não danificar as raízes ainda fracas e não destruir bactérias úteis para o desenvolvimento e composição do solo;
- você pode alimentá-lo novamente somente após o transplante para um terreno aberto e, finalmente, consertar a planta;
- o afrouxamento e a rega preliminar são necessários para a distribuição uniforme do oligoelemento no solo e sua entrada gradual no repolho.
Controle de pragas
Mesmo no estágio de muda, o halogênio se forma e fortalece a imunidade natural, e a desinfecção da semente se torna um obstáculo para doenças comuns das plantas. mas não vale a pena insistir nisso, durante o período de crescimento o repolho torna-se novamente vulnerável e, após ser transferido para campo aberto, precisa de suporte adicional. Processar espaçamentos entre linhas com uma solução de soro e proteger o repolho jovem com uma solução de leite irá protegê-lo de patógenos e fungos, a requeima.
Da podridão cinzenta e dos pulgões, utiliza-se a pulverização, o que é relevante na fase de formação das folhas da forquilha principal. A mesma medida ajudará a proteger o cultivo de repolho de pragas de insetos.
Erros comuns
As falhas acontecem com frequência, então os produtores compartilham suas experiências e postam vídeos tutoriais para usuários inexperientes. O uso não profissional de um remédio eficaz leva a surpresas desagradáveis. Isso decorre do não cumprimento da dosagem, do atraso nas medidas tomadas, ou do uso da solução de forma não recomendada, mas em outra versão.
É errado pensar que o iodo não pode ajudar ou prejudicar no difícil caminho da jardinagem. Medidas bem executadas ajudarão a fazer crescer uma excelente colheita, com propriedades úteis e valiosas, para o armazenamento a longo prazo e para a saúde de quem consome vegetais.
Para informações sobre como alimentar corretamente o repolho para que formem cabeças de repolho, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.