Aplicação de fertilizante de urtiga

Contente
  1. Por que a urtiga é boa para as plantas?
  2. Que plantas podem ser alimentadas com fertilizante de urtiga?
  3. Como preparar a infusão?
  4. Termos e condições de entrada
  5. Em que outra forma a urtiga pode ser usada?

Os jardineiros modernos costumam usar fertilizantes naturais em seu site. Suplementos de urtiga comuns são de grande benefício para as plantas. São preparados com muita rapidez e trazem muitos benefícios para as plantas.

Por que a urtiga é boa para as plantas?

Os fertilizantes para urtigas têm muitos benefícios:

  • a alimentação é segura para plantas e animais, pessoas;
  • a urtiga cresce em todos os lugares, por isso é muito fácil encontrar matéria-prima para a preparação de fertilizantes;
  • desta forma, você pode alimentar quase todas as plantas em seu jardim e no jardim;
  • esses fertilizantes ajudam a melhorar a qualidade do solo.

A urtiga contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais que as plantas jovens precisam para o crescimento e desenvolvimento normais.

  1. Cálcio. Com sua deficiência, as plantas reduzem seu crescimento e secam muito rapidamente.
  2. Azoto. Este componente contribui para a rápida acumulação de massa verde.
  3. Magnésio. Com a falta desse elemento, a folhagem começa a murchar e se desintegrar.
  4. Potássio. Este componente permite que as plantas se tornem cada vez mais fortes.
  5. Ferro, cobre e enxofre contido no curativo de urtiga em quantidades menores. Mas também promovem o crescimento vigoroso das plantas e uma boa frutificação.

Esses componentes são bem absorvidos por todas as culturas. Portanto, após a aplicação de cobertura, as plantas crescem rapidamente e dão uma rica colheita.

Que plantas podem ser alimentadas com fertilizante de urtiga?

Soluções de urtiga são usadas para alimentar muitas culturas.

  1. Legumes. O fertilizante para urtigas de alta qualidade certamente agradará os tomates, repolho, pepino e pimentão. Isso os ajudará a construir uma rica massa verde. Além disso, o molho verde fará com que seus vegetais tenham um gosto melhor. Assim, depois de usá-lo, os pepinos perdem o amargor.
  2. Bagas. A infusão de urtiga é ótima para regar morangos e morangos de jardim. Você pode usá-lo mesmo durante a frutificação. Também pode ser usado para fertilizar framboesas, groselhas, groselhas e uvas. O molho de urtiga torna os frutos mais suculentos e doces.
  3. Flores. A infusão de urtiga de alta qualidade pode ser regada a cada 2-3 semanas. Isso ajudará a alcançar uma floração abundante e duradoura.
  4. Culturas internas. Você também pode regar flores em vasos com ele. Não use fertilizantes de fermento para alimentar as plantas.
  5. Cenoura e beterraba. Após a rega, as plantas crescem e se tornam mais doces e suculentas.

Mas não é recomendável fertilizar alho, cebola, rabanete jovem e feijão com urtiga. Depois de fazer tal cobertura, eles começarão a cultivar ativamente os topos. Ao mesmo tempo, os frutos serão pequenos e não particularmente suculentos.

Como preparar a infusão?

É melhor usar infusão de urtiga para fertilizar as plantas. Você pode prepará-lo de diferentes maneiras.

Receita clássica

Na maioria das vezes, uma ferramenta clássica é usada para regar ou pulverizar, que é preparada com 100 ml de plantas finamente picadas e 8 a 10 litros de água bem resolvida. Antes de usar, a pasta concentrada de ervas é diluída em água morna. Um litro de infusão é adicionado a 10 litros de água.

A ferramenta é usada para regar as plantas de manhã cedo ou tarde da noite. Um arbusto leva cerca de 1 litro de líquido.

Com dentes de leão

Os caules do dente-de-leão são frequentemente adicionados à tintura usada para a alimentação. Para o seu preparo, as ervas são misturadas em quantidades iguais, após o corte. Depois disso, vários litros de água quente são despejados em um balde com plantas. Você precisa insistir em tudo por 10-12 dias. De vez em quando, a infusão deve ser agitada.

Além dos dentes-de-leão, outras ervas daninhas são às vezes adicionadas ao contêiner, por exemplo, absinto, mil-folhas ou grama de trigo. Não adicione plantas venenosas, como trepadeira ou erva de São João, ao curativo superior.

Com fermento

Para acelerar o processo de crescimento e frutificação das plantas, as urtigas podem ser combinadas com fermento de padeiro normal.

Para preparar o tempero, 100 gramas de açúcar devem ser diluídos em 1 litro de água fervida e, em seguida, adicione 100 gramas de fermento fresco ao recipiente. A mistura deve ser agitada para que todos os componentes estejam completamente dissolvidos. Depois disso, acrescente mais 2 litros de água morna ao recipiente e acrescente as urtigas. A mistura resultante deve ser colocada em um local quente para fermentação. Após 6-7 dias, a solução de fermento de urtiga precisará ser filtrada e usada conforme as instruções.

Existe outra maneira de preparar um suplemento de urtiga com fermento. 10 gramas de pó seco devem ser misturados com 2 colheres de sopa de açúcar. A mistura resultante deve ser diluída em 2 litros de água morna. Tudo é infundido durante o dia. Em seguida, dilua um litro de solução de urtiga e 200 gramas de fermento em 10 litros de água. Regue a planta com uma solução na raiz.

Você pode usar pão fresco ou seco em vez de fermento para fazer o fertilizante nutriente. Preparar o top dress é muito simples. Em um recipiente vazio, adicione 200 gramas de urtiga fresca e algumas crostas de pão ou biscoitos. Despeje tudo isso com água aquecida, deixando um pouco de espaço para a espuma no recipiente. Você precisa infundir essa mistura por cerca de uma semana.

Antes de usar o curativo de cobertura, deve-se diluir em água na proporção de 1 para 10.

Com esterco

Para preparar este tempero universal, adicione urtigas, meio punhado de esterco e 1 copo de geleia velha em um balde grande. Despeje tudo isso com um balde de água e misture. Deve haver um pouco de espaço no recipiente, pois durante a fermentação o volume da solução aumentará.

Quando tudo estiver pronto, o balde deve ser apertado em cima com polietileno ou coberto com uma tampa e opressão pesada. A solução deve fermentar por 3-4 semanas. Quando o processo de fermentação estiver completo, a solução pode ser usada para regar as plantas.

Antes da alimentação, deve ser diluído em água na proporção de 1 para 5. Pode-se usar o produto resultante em maio e junho.

Com soro

Na primavera, durante o período de crescimento ativo, as plantas podem ser alimentadas com fertilizante de urtiga com soro. É muito simples prepará-lo. Adicione urtigas frescas e um litro de soro de leite ao balde. Esses componentes devem ser enchidos com água morna. O balde deve ser coberto com uma tampa ou camada espessa de filme e deixado em local escuro e quente por 10-14 dias. Quando a mistura resultante é fermentada, o líquido deve ser filtrado e diluído com água na proporção de 1 para 10. As plantas devem ser regadas uma vez por semana.

Com cinzas

Freqüentemente, a cinza é usada para fertilizar plantas. Este produto permite enriquecer o solo com cálcio, potássio e nitrogênio. O molho de cobertura é ótimo para fertilizar tomates.

Para preparar a solução, despeje meio balde de urtiga com água morna. Adicione 2 xícaras de cinza de madeira peneirada ali. Depois disso, tudo deve ser bem misturado e deixado em local aquecido por 2 a 3 semanas. Quando a solução fermenta bem, deve ser diluída com água na proporção de 1 para 10. A solução é usada para alimentar os tomates no máximo 1 vez por semana.

No processo de preparação de soluções de urtiga, é importante cumprir certas regras.

  1. Use urtigas coletadas em locais ecologicamente limpos. Você não deve usar matéria-prima coletada perto de rodovias para a preparação de cobertura. É melhor adicionar um produto que cresça no quintal ou próximo ao jardim ao enfeite de topo.
  2. Você pode cozinhar groundbait apenas em recipientes de plástico ou madeira. Baldes e barris de metal devem ser evitados.
  3. Você não pode preparar fertilizante com grama semeada. Caso contrário, um grande número de ervas daninhas crescerá no jardim no próximo ano. As urtigas jovens são mais adequadas para a preparação de pensos.
  4. Para que o fertilizante seja de alta qualidade, vale a pena usar água mole, por exemplo, chuva ou bem sedimentada.

Se tudo for feito corretamente, a alimentação só beneficiará as plantas.

Termos e condições de entrada

Os fertilizantes para urtigas podem ser aplicados sob a raiz e na folha. Para alimentação de raiz, uma solução mais concentrada é usada. Fertilize as plantas na primeira metade do verão. Você precisa alimentá-los uma vez a cada 1-2 semanas. Antes de aplicar a cobertura e imediatamente a seguir, as plantas são regadas abundantemente.

Se as plantas forem alimentadas com folhas, um produto menos concentrado deve ser usado. Os arbustos são pulverizados no máximo uma vez por mês. Não vale a pena tratar as plantas com mais frequência para não queimar a folhagem.

Ao aplicar o top dress, é importante levar em consideração as características de cada planta.

  1. Tomates. O curativo de urtiga é usado para aumentar o rendimento desta cultura. Os tomates são alimentados 10-12 dias após o plantio das mudas em uma estufa ou campo aberto. Cada arbusto deve ser regado com meio litro de solução de urtiga. Você pode borrifar tomates no máximo uma vez por mês.
  2. Pepinos. Regar pepinos com urtiga promove o aparecimento de mais ovários e melhora a qualidade da colheita. Os pepinos são alimentados de acordo com o mesmo princípio que os tomates. Eles podem ser regados e pulverizados.
  3. Batata. Pode ser alimentado três vezes por estação: na época da emergência, durante a floração e após o final da floração.
  4. Morango. Esta cultura também é frequentemente regada com infusão de urtiga. Para alimentar morangos e morangos, é melhor usar soluções de urtiga com fermento. Um ou dois procedimentos de rega serão suficientes para que os frutos se tornem mais doces e suculentos.
  5. Plantas de casa. Os curativos para urtigas são usados ​​para regar não apenas as plantações hortícolas. As plantas de interior também precisam de fertilização de qualidade. As infusões de urtiga podem ser usadas para regar diferentes variedades de orquídeas. Suculentas também respondem bem a essa alimentação. Regar plantas com solução de urtiga é no inverno. Uma solução de concentração fraca é usada para isso.

Além disso, as plantas podem ser pulverizadas se começarem a doer. Portanto, uma decocção concentrada de folhas de urtiga elimina o oídio. Para prepará-lo, é preciso ferver as folhas em água quente e fervê-las por meia hora. Em seguida, o líquido deve ser diluído em água na proporção de 1 a 3 e utilizado para tratar a área infectada. O caldo resultante deve ser usado pelo menos 1 vez em 4-5 dias. Para se livrar completamente do oídio, você precisará realizar três a quatro procedimentos.

O caldo de urtiga também é usado para combater a requeima e clorose. Para o preparo, despeje um copo de urtiga picada com um litro de água e deixe em infusão por 10 minutos. Após o resfriamento do caldo, deve-se misturá-lo com água na proporção de 1: 5. As plantas doentes são tratadas duas vezes por semana.

As infusões de urtiga também podem ajudar a combater várias pragas. Na maioria das vezes, eles são usados ​​para proteger as plantas de pulgões ou ácaros grandes. Para combater essas pragas, é utilizada uma solução preparada a partir de 1 quilo de grama fresca e 10 litros de água. Essa mistura é infundida durante o dia. É usado imediatamente após a preparação.

Muitos jardineiros também colocam folhas de urtiga ao lado de suas plantas. Isso ajuda a assustar lesmas e caracóis.

Em que outra forma a urtiga pode ser usada?

A urtiga em sua área não é usada apenas para alimentação. É muito fácil encontrar um uso para esta erva daninha.

Mulching

Os topos das urtigas são uma excelente cobertura morta. Ele protege o solo de secar e rachar. Além disso, a cobertura morta salva as plantas de vários insetos. A urtiga repele as pragas com seu odor pungente.

Fazer cobertura morta para proteção de plantas no país é muito simples. A urtiga deve ser picada e seca. Este processo demorará 2 a 3 dias. Urtigas secas podem ser usadas imediatamente em seu jardim. Pode ser colocado em uma grande camada, pois a planta se decompõe muito rapidamente.

A cobertura morta de urtiga é mais benéfica para batatas, framboesas, groselhas e lírios.

Compostagem

Urtigas frescas também podem ser adicionadas ao composto. É preparado de forma muito simples. Para prepará-lo, você precisa usar urtiga e terra na proporção de 1 para 10. É melhor adicionar ao recipiente de composto o solo em que a urtiga cresceu. Coloque os dois componentes em camadas. Cada um deles deve ser despejado com água morna.

Cubra o recipiente com composto com uma camada de papel alumínio e deixe sozinho por um mês. Depois de decorrido o tempo necessário, o produto deve ser derramado com uma solução da preparação Baikal EM-1. Em seguida, o recipiente deve ser coberto novamente e deixado em infusão por mais 2-3 meses. Depois disso, o composto pode ser usado em seu jardim.

"Almofada" nutritiva

Muitos jardineiros plantam urtigas diretamente no solo. Na maioria das vezes, os pepinos são alimentados dessa maneira. Urtigas recém-picadas são simplesmente empilhadas nos buracos. Depois disso, é despejado com água e polvilhado com uma camada de terra. No dia seguinte, mudas ou sementes podem ser semeadas no solo assim preparado. Depois disso, o solo deve ser regado novamente.

Cinza de urtiga

As cinzas são obtidas queimando urtigas secas. Você pode queimar copas e raízes. Para que o fertilizante seco seja de alta qualidade, durante a queima, nada pode ser adicionado à urtiga, exceto papel seco usado para acender o fogo. A cinza de urtiga pode ser usada para alimentação em qualquer época do ano. Ele protege perfeitamente as plantas de doenças e pragas, além de permitir aumentar o rendimento. Armazene os restos das cinzas usadas em um recipiente de vidro em local seco e quente.

O fertilizante verde para urtiga é um fertilizante natural e seguro para várias culturas. Portanto, você pode usá-lo em seu site sem medo de quaisquer consequências negativas.

Para informações sobre como fazer uma infusão de urtiga, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário