Características dos fertilizantes quelados e métodos de sua aplicação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos de fertilizantes quelatos
  3. Quando eles são necessários?
  4. Como aplicar?

Só é possível obter safras saudáveis, plantio viável de plantas e uma colheita abundante por meio de um fornecimento competente e equilibrado de safras com os nutrientes de que precisam. Em regiões de alta intensidade de agricultura, uma parte significativa dos microelementos é extraída naturalmente do solo e, com seu esgotamento, diminui o teor de compostos e formas bem assimiláveis ​​no solo. A indústria química moderna oferece aos jardineiros uma forma eficaz de fertilizante chamada quelatos. Esses complexos minerais nutrem ativamente as plantas com os microelementos necessários e são seguros para o solo, as plantações e os humanos.

O que é isso?

Os fertilizantes quelados, na verdade, são uma combinação equilibrada de substâncias orgânico-minerais de uma estrutura complexa. É baseado em um especial agente quelanteagarrando substâncias como uma garra. Daí, traduzido do latim, o nome de tais complexos veio. O composto retém os íons de oligoelementos, evitando a produção de sais, em um estado solúvel. Quando o fertilizante começa a interagir com a cultura da planta, a matéria orgânica se decompõe, e o próprio elemento passa a ser absorvido ativamente pelas células do sistema radicular ou a penetrar nas sementes.

Os nutrientes são próximos em composição natural às vitaminas e clorofila. As plantas os assimilam com muita facilidade. Os quelatos têm uma vida útil longa, não se deterioram durante o transporte e não contêm impurezas artificiais.

Com base em compostos quelatos, praticamente todas as preparações mais recentes são criadas para o tratamento das colheitas, aumentando sua atividade vital. Os agentes quelantes são ácidos complexos, eles têm diferentes forças para a ligação de íons e razões de acidez do meio. A eficácia dos micronutrientes nesta forma de fertilização é muito maior do que os estimulantes orgânicos convencionais. Muitas empresas profissionais de cultivo de plantas, jardineiros e residentes de verão usam ativamente fertilizantes quelatados para o solo ou sistemas hidropônicos devido às suas vantagens:

  • economia significativa no consumo devido ao aumento da concentração de oligoelementos e um alto grau de assimilação;
  • um alto grau de absorção de nutrientes, o que aumenta o rendimento e aumenta o sabor;
  • segurança de uso, ausência de acúmulo de nitratos, impacto cuidadoso nas colheitas, respeito ao meio ambiente.

Tipos de fertilizantes quelatos

Os oligoelementos mais importantes responsáveis ​​por processos metabólicos, crescimento celular e produção de enzimas para plantas são ferro, cobre, zinco, cálcio, manganês, cobalto, boro. Eles servem como pilares fundamentais no processo de crescimento contínuo, mantendo a resistência a fatores negativos, produtividade e rendimento da safra.

A falta de cada um dos elementos em qualquer grau leva a uma diminuição significativa nos indicadores de qualidade do desenvolvimento. A falta de ferro provocará o crescimento de folhas fracas e pequenas com amarelecimento e ressecamento dos ramos. Um baixo teor de zinco e cobre levará a uma desaceleração do crescimento, curvatura dos brotos e uma mudança na cor natural dos frutos. Um baixo nível de manganês e molibdênio afetará a aparência das folhas e seu murchamento precoce.

Vários tipos de fertilizantes quelados, que incluem os elementos necessários à vida das plantas, ajudarão a prevenir esses possíveis problemas.

Eles podem conter um microelemento e vários de uma vez em uma combinação complexa. Microfertilizantes à base de sais de metais básicos são apresentados como líquido soluções aquosas concentradas ou pós... Os tipos de quelatos variam pelo grau de ligação de íons, tipo de solopara os quais se destinam, e o específico espécies de plantas.

A linha de fertilizantes quelatados é representada por opções com ferro, cálcio, zinco e uma série de outros elementos importantes.

  • O quelato de ferro pertence ao grupo mais importante de micronutrientes necessários para a alimentação foliar e de raízes de culturas hortícolas. Permite que as plantas se desenvolvam ativamente, fornece-as na quantidade certa para isso e promove a recuperação. A fórmula deste tipo de quelato é composta por átomos de matéria orgânica neutra e ferro ferroso, graças aos quais o fertilizante é altamente eficaz. A casca quelada, que protege os microgrânulos da substância ativa, cria, em simbiose com o ferro, um processo ideal de absorção pela estrutura das plantas e das hortaliças.
  • O cálcio quelatado do fertilizante solúvel em água é uma fonte procurada deste metal residual.... Nos agora difundidos sistemas de cultivo hidropônico, este quelato é muito procurado devido à boa solubilidade de oligoelementos de sais. O cálcio necessário às plantas é absorvido ativamente pelo sistema vegetativo, aumenta a resistência a várias doenças, melhora o desenvolvimento da qualidade, elimina deficiências nas propriedades nutricionais do solo e substratos.

O quelato de cálcio se dissolve na solução nutritiva junto com outros tipos de fertilizantes. Ao adicioná-lo, é necessário levar em consideração as taxas de dosagem e o nível de dureza da água.

  • Os fertilizantes quelatados com zinco são caracterizados como uma forma eficaz de oligoelementos solúveis em água e fornecem um bom grau de biodisponibilidade de nutrientes. Uma diminuição nos níveis de zinco é carregada de crescimento atrofiado para a planta, produção reduzida e ciclo de vida reduzido. O quelato de zinco solúvel é indispensável para quase todos os tipos de culturas hortícolas e é aplicável em sistemas de cultivo de alta tecnologia para eliminar esses fenômenos tanto quanto possível.

O agente ativo do zinco é entregue à planta, aumenta o meio nutritivo, a qualidade e o tempo de maturação dos frutos e bagas.

Quando eles são necessários?

As características agrotécnicas do crescimento das plantas às vezes levam a um conteúdo desigual de oligoelementos, e então a fertilização com fertilizantes quelatados organometálicos é necessária. A taxa de assimilação é 35% maior em comparação com os sais tradicionais de elementos devido ao fato de que os quelatos não entram em compostos instáveis ​​cruzados. O tipo moderno de fertilizantes excede a eficiência dos fosfatos e sulfatos devido à sua alta solubilidade e penetração nas células vegetais em diferentes fases de crescimento.

Para vários tipos de fertilizantes em terreno aberto ou em estufas para plantações de vegetais, fertilizantes de micronutrientes quelados são aplicáveis ​​para ajustar a nutrição das plantas. Os quelatos são capazes de protegê-los de doenças fúngicas, aumentar a germinação e a imunidade várias vezes.

Eles são indispensáveis ​​para sintetizar uma vitamina completa e a composição de oligoelementos da cultura, quando um espectro de elementos químicos úteis é introduzido no ambiente da planta.

Como aplicar?

As preparações quelatadas são selecionadas de acordo com as necessidades da cultura e do solo. Esses fertilizantes são aplicados em diferentes formas:

  • curativo de raiz;
  • irrigação por gotejamento;
  • alimentação foliar;
  • embeber as sementes em solução.

Os quelatos mais comuns estão na forma líquida, menos comuns são os fertilizantes secos que precisam ser diluídos de acordo com as instruções.

Para obter mais informações sobre os recursos do uso de fertilizantes quelatos, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário