O uso de humato de potássio para pepinos
Cultivando qualquer safra para consumo, o agrário se esforça para garantir que a colheita seja a maior possível e os custos de cultivo sejam os mais baixos possíveis. É extremamente difícil obter bons resultados ao cultivar pepinos sem aditivos adicionais, portanto, o uso de humato de potássio é um meio universal de atingir o resultado desejado. É importante conhecer as características do processo, as proporções e métodos de fertilização correta no solo.
O que é isso?
Humates são aditivos que carregam muitas propriedades positivas, especialmente no processo de cultivo. Ao entrarem em contato com o solo, são capazes de:
-
evitar que venenos e metais pesados entrem no solo;
-
aumentar a quantidade de nutrientes no solo;
-
intensificar o crescimento da cultura;
-
mudar a cor da terra para uma mais escura, o que contribui para um aquecimento mais intenso pelo sol;
-
melhorar a qualidade e a quantidade da colheita.
Existem dois tipos de humato: líquido e pó. A variedade líquida é a mais procurada. Possui tonalidade marrom escura, na composição - 80% humato, além de succínico, ácido fúlvico e potássio.
Este aditivo estimula significativamente o crescimento das culturas e é muito fácil de usar. Para cultivar o solo, é necessário adicionar a quantidade necessária da substância na água, mexer e, em seguida, regar a área com a cultura.
Pó de humato de potássio ajuda as plantas a crescer e se desenvolver. Este fertilizante permite:
-
fortalecer o sistema radicular, estimulando seu crescimento;
-
reduzir pelo menos 2 vezes a quantidade de substâncias de nitrato;
-
acelerar o amadurecimento da cultura;
-
fortalecer a saúde do crescimento verde, proteger contra doenças;
-
aumentar a quantidade de vitaminas, clorofila e outros componentes que contribuem para o crescimento e desenvolvimento adequado das plantações verdes.
O fertilizante em pó também é conveniente de usar, pois pode ser facilmente dissolvido em água antes de se espalhar no solo.
Humate de potássio pode ser usado para a maioria das plantações de jardim, na maioria das vezes é usado para o cultivo de tomates, pimentões e pepinos.
Frequência e tempo de alimentação
Os residentes de verão no processo de cuidar do jardim costumam usar vários fertilizantes. Conhecendo as qualidades positivas de tais aditivos, o momento de sua introdução e a quantidade, pode-se aumentar significativamente a maturação das frutas e fortalecer a própria cultura. Quanto ao pepino, este vegetal é procurado em qualquer época do ano, por isso é importante poder fertilizá-lo corretamente.
Dependendo do local de germinação, a quantidade de aditivos de humato de potássio pode variar. Durante o crescimento da cultura em casa de vegetação, é necessário alimentá-los três vezes, e em canteiro aberto, este procedimento deve ser aumentado em até 6 vezes.
A quantidade de nutrientes deve depender do valor nutricional do solo - se for fértil, então mais de 2 vezes para adicionar aditivos não é necessário.
O processamento de pepinos com humato de sódio pode ser realizado tanto sob as raízes quanto na parte verde do arbusto. Para o sistema radicular, uma solução é diluída, o solo é derramado e o fertilizante é pulverizado na folhagem. Se o trabalho com este aditivo é feito pela primeira vez, e não há certeza do resultado, vale a pena adicionar a composição embaixo de um arbusto e olhar o efeito - se depois de uma semana não houver progresso óbvio no crescimento , então o efeito é mínimo.
Para não fertilizar com demasiada frequência, é importante saber a que horas se recomenda realizar este procedimento. O primeiro contato do humato de potássio com a cultura ocorre na fase de semente, após o qual o aditivo é adicionado quando aparecem os brotos e as primeiras folhas. Durante a brotação, é recomendável processar a cultura por pulverização. O mesmo método também é adequado durante a floração e a frutificação de pepinos.
O tempo de alimentação depende do solo em que os pepinos crescem. Recomenda-se adicionar humato de potássio a cada 2-4 semanas. O fabricante costuma indicar o tempo de processamento com a composição e a quantidade da substância que deve ser utilizada para a fertilização.
Como preparar?
Para tratar mudas com humato de potássio, é necessário saber as proporções exatas dos componentes, pois eles serão diferentes para as diferentes safras. Para diluir o fertilizante para pepinos, você precisa saber que, em diferentes estágios, a quantidade de substância será diferente.
No processo de embebição das sementes, é necessário diluir 1/3 colher de chá da substância em um litro de água. Quando as mudas crescem e é necessário fertilizá-las, prepara-se 10 litros de água, na qual se dilui 1 colher de sopa de humato de potássio. A solução de pulverização tem diferentes proporções de diluição - aqui você precisa adicionar 1 colher de chá de fertilizante a 10 litros de água.
É muito importante diluir adequadamente a solução deste fertilizante, e utilizá-la no tempo determinado. Caso contrário, existe o perigo de obter o efeito oposto. O uso de aditivos excessivamente concentrados faz com que os pepinos cresçam mais lentamente, tornem-se dolorosos e rendam colheitas ruins.
A alimentação muito frequente pode levar ao acúmulo de substâncias nocivas, o que é perigoso para a saúde humana.
Para embeber as sementes, pode-se usar também o humato de potássio em pó, que exigirá meio grama dessa substância, que é diluída em 0,5 litro de água. Nessa composição, as sementes devem permanecer 2 dias. Se as mudas forem encharcadas, o período ideal para elas será de 14 horas na solução. Para borrifar a folhagem, é preciso usar 3 gramas da composição, diluída em 10 litros de água. Vale a pena deixar o adubo se dissolver bem para não obstruir as marcas dos furos do pulverizador.
Para cultivar o solo em que crescem pepinos, é necessário preparar uma solução de 10 litros de água e uma colher de sopa de humato de potássio. O fertilizante é aplicado de forma intermitente: a primeira alimentação é realizada na fase de início do crescimento e desenvolvimento da cultura e, posteriormente, a cada 10-15 dias. Inicialmente, vale a pena colocar meio litro embaixo de cada arbusto e, a cada aplicação seguinte, aumentar a quantidade de aditivos, acabando por chegar a um litro para a safra.
Como aplicar?
O uso de humato de potássio permite fortalecer a cultura, torná-la mais forte, resistente e produtiva. Os pepinos podem ser alimentados com humato de potássio, protegendo-os de substâncias nocivas, aumentando a resistência a doenças e aumentando o rendimento das colheitas. Para obter arbustos fortes e saudáveis, é importante fertilizar as plantas adequadamente. As embalagens de humato de potássio sempre têm instruções de uso, segundo as quais se pode calcular a quantidade de pó ou composição líquida em um determinado período de desenvolvimento do pepino para diluí-los na quantidade de água necessária.
Você precisa usar este fertilizante ciclicamente, fazendo pausas para que não haja muito acúmulo de humato de potássio, caso contrário o efeito será o oposto. No plantio de mudas é importante fertilizar imediatamente o solo, repetir este procedimento quando os botões começam a se formar, bem como no processo de floração e frutificação.
Para escolher o tratamento de raízes e a pulverização corretos, é importante saber que vale a pena regar o solo na estação quente, quando o solo está bem aquecido e as raízes podem crescer ativamente. É melhor alimentar os pepinos após a chuva ou rega, no final da tarde.
É melhor borrifar a folhagem em clima frio e não ensolarado, quando as raízes não podem receber todos os nutrientes, e a parte verde, ao contrário, aguenta bem essa tarefa.
O curativo foliar é recomendado nos estágios em que os pepinos já se tornaram um arbusto maduro e estão se preparando para o ovário do botão, floração e estão em processo de frutificação. O processamento das folhas permite não atropelar os canteiros, deixando as raízes intactas, sem ferir os próprios arbustos. É importante realizar este procedimento no tempo e na hora do dia corretos. Se você processar pepinos durante o dia em um dia quente, a folhagem queimará ao sol, todos os arbustos desaparecerão e você não deve esperar pela colheita. O horário ideal será no início da manhã ou à noite, quando os raios do sol não são mais tão ativos e não queimam a folhagem.
Em campo aberto
Para processar pepinos em uma cama aberta, você precisa saber o momento principal de fertilização:
-
15 dias após o desembarque;
-
quando o arbusto começa a florescer;
-
durante a frutificação;
-
após a colheita para estimular um período de frutificação mais longo.
A pulverização é feita em plantas já adultas e caso o solo seja muito denso e os fertilizantes não passem bem para ele, podendo também estagnar a água, o que leva ao aparecimento de fungos e outras doenças. Vale a pena aplicar fertilizantes mensalmente, com foco no estado da planta e do solo.
Na estufa
Quando cultivados em uma estufa, os pepinos costumam ser plantados como mudas. A primeira alimentação é feita durante o plantio da safra, a segunda - durante a floração, a terceira - durante a frutificação. Não são necessárias mais de 3 aplicações de humato de potássio no solo da estufa, uma vez que geralmente é bem fertilizado e não requer componentes adicionais.
O método de adição de aditivos será escolhido dependendo das condições de temperatura e iluminação. Se estiver quente e leve, pode derramar embaixo da raiz, se estiver frio e com pouca luz, é melhor borrifar. Em condições desconfortáveis para uma planta, não se deve fazer uma solução com a concentração total da substância, é melhor reduzir um pouco a quantidade de humato de potássio.
Medidas de precaução
O humato de potássio não é perigoso, mas ao trabalhar com ele, você deve seguir algumas regras:
-
as condições de armazenamento devem corresponder às declaradas pelo fabricante;
-
não deixe a solução líquida em local onde crianças possam entrar em contato com ela;
-
usar luvas durante o trabalho para que a composição não entre em contato com a pele;
-
se a solução entrar em contato com a pele, lave com água e sabão;
-
se a substância entrar em contato com as mucosas, enxágue-as bem com água;
-
Descarte os recipientes vazios com o lixo doméstico.
Sujeito às regras gerais de uso, trabalhar com humato de potássio não causará dificuldades e desconforto, e a colheita irá deliciá-lo com a sua abundância e sabor.
O comentário foi enviado com sucesso.