Tudo sobre humato de potássio

Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Para que isso é usado?
  4. Variedades
  5. Instruções de uso
  6. Armazenamento e precauções
  7. Visão geral da revisão
  8. Dicas úteis

Hoje você pode encontrar nas lojas muitos produtos eficazes, projetados para cuidar da horta e da horta. Existem muitas boas opções de fertilizantes disponíveis para atingir altos rendimentos. Esses meios incluem humato de potássio. No artigo de hoje, conheceremos essa droga e descobriremos em quais variedades ela se subdivide.

O que é isso?

Hoje, o nome comum "humato de potássio" significa toda uma gama de curativos orgânicos e organo-minerais de alta eficiência. A composição tem um efeito complexo no solo e nas plantas plantadas.

Humates é um bom fertilizante, fácil de aplicar e acessível. A matéria-prima para a produção do produto é esterco, lodo, turfa, carvão e diversos resíduos vegetais. Todos os componentes são ecologicamente corretos e seguros.

Na maioria dos casos, as composições de nutrientes podem ser obtidas a partir da lenhite oxidada, pois contém até 85% das substâncias húmicas necessárias. Os fertilizantes são produzidos com lastro e sem lastro.

Primeiro tipo é projetado para o estímulo produtivo do crescimento do plantio, fortalecendo as culturas hortícolas existentes. Segundo a mesma opção está mais relacionada à alimentação convencional. As funções das preparações húmicas não param por aí.

Composição

Antes de prosseguir com o uso de fertilizantes húmicos, é recomendável entender sua composição. Esses fundos são compostos de alto peso molecular. Eles diferem em uma variedade de composição química, que inclui os seguintes componentes:

  • aminoácidos;
  • peptídeos;
  • substâncias semelhantes a hormônios;
  • polifenóis;
  • canões.

Os principais componentes que compõem o humato de potássio são potássio e, consequentemente, ácidos húmicos... Os últimos são substâncias orgânicas complexas. Sua complexidade é indicada por um peso molecular que varia de 500 a 2500. Proteínas e carboidratos, mais de 20 aminoácidos, uma pequena quantidade de taninos e microelementos são combinados em um conjunto.

Uma certa parte dos ácidos húmicos é lignina, gorduras, cera... A lignina é uma parte especial da madeira. Pode-se concluir que todos os componentes constituintes dos humins são matéria orgânica apodrecida.

Os ácidos húmicos de origem orgânica distinguem-se pelo fato de eles não são caracterizados pela solubilidade em água... Eles não são capazes de passar íons metálicos através de si mesmos. Na natureza, esses elementos atuam como uma espécie de barreira geoquímica, nas zonas de depósitos das quais se formam camadas inteiras de minerais.

Outro elemento é adicionado aos ácidos do fertilizante - o potássio.

É necessário para aumentar sua solubilidade em líquidos. O potássio é responsável pela fotossíntese, promove a formação de açúcares e é responsável pelo escoamento de carboidratos das células superficiais para o interior da própria planta. A maior porcentagem do elemento está concentrada na seiva das árvores e ervas.

Para que isso é usado?

O humato de potássio há muito é famoso por sua alta eficiência, por isso muitos proprietários de suas próprias propriedades de jardim recorrem a ele. Vamos considerar quais são os objetivos principais desta droga conhecida e exigida.

  1. Graças à sua introdução, as propriedades físicas e químicas do solo no local são significativamente melhoradas.As funções nutricionais da terra são restauradas.
  2. O humato de potássio corretamente aplicado é capaz de diminuir a acidez do solo, além de potencializar o efeito da matéria orgânica.
  3. Ao usar humato de potássio, a taxa de consumo de fertilizantes de nitrogênio é visivelmente reduzida (até cerca de 50%).
  4. Devido ao humato de potássio, aumenta a eficácia das preparações de várias ações, a saber, herbicida, inseticida, fungicida. Seus efeitos tóxicos são neutralizados.
  5. O tipo de alimentação considerado contribui para o cultivo de plantas saudáveis ​​e ecologicamente corretas no local. Melhorou não só o sabor, mas também as características externas dos frutos maduros. Isso também se aplica a vegetais e safras de frutas silvestres e várias frutas.
  6. O humato de potássio tem um efeito benéfico na capacidade da planta de se manter saudável sob condições adversas. Isso inclui baixas temperaturas.
  7. A droga fortalece efetivamente o sistema radicular das plantas. O humato de potássio é ainda capaz de restaurar rizomas de mudas danificadas.
  8. Graças ao humato de potássio, a cultura é mais enriquecida com nutrientes e microelementos: proteínas, minerais, carboidratos.
  9. Se você usar o tipo de alimentação considerado, então no solo e nas frutas será possível reduzir a porcentagem disponível de metais pesados ​​e outras impurezas nocivas, incluindo nitratos.
  10. A droga fortalece a imunidade das plantações, tornando-as menos suscetíveis a várias doenças e ataques de parasitas nocivos.
  11. O rendimento aumenta acentuadamente já no primeiro ano de uso de humato de potássio.
  12. O humato de potássio é um agente eficaz para estimular o crescimento de mudas. A droga pode até ter um efeito positivo em plantas de interior.
  13. Depois de aplicar tal cobertura, a colheita é armazenada por muito mais tempo e sobrevive melhor ao transporte.

O humato de potássio é freqüentemente usado para plantações populares.

    A droga mostra bons resultados se você usá-la para trigo de inverno, tomate, pepino, batata e outros vegetais comuns, bem como flores decorativas, morangos e outras colheitas de frutos silvestres. Humato de potássio é frequentemente usado para alimentação coníferas.

    Variedades

    Humato de potássio subdividido em várias variedades principais, cada um com suas próprias características e estado de agregação. Vamos dar uma olhada mais de perto nos tipos existentes de alimentação considerada.

    Líquido

    Muitos jardineiros costumam usar apenas humato de potássio líquido. Este medicamento também é frequentemente usado em relação a quaisquer culturas no cultivo de plantas industriais. A composição é vertida em frascos de polietileno, cujo volume é de 5 ou 10 litros. Mais frequentemente, existe um recipiente de cor verde ou marrom com tampas seladas semelhantes, no qual uma válvula de alívio de pressão é fornecida.

    A forma líquida do medicamento geralmente é usada para resolver os problemas abaixo.

    1. Para o processamento de sementes de vegetais, grãos, bulbos de flores, mudas de uva.
    2. Uma preparação líquida pode ser usada para alimentar vegetais, bagas e variedades de frutas durante a estação de crescimento. Nesse momento, o agente é aplicado sob a raiz das plantas.
    3. Com a ajuda de uma solução líquida, você pode melhorar o solo e enriquecê-lo com húmus.

      O prazo de validade indicado para esse medicamento é de 2 anos, mas na prática pode ser armazenado por pelo menos 5 anos.

      Seco

      O humato de potássio também é usado na forma seca. As preparações deste tipo são convenientes porque podem fácil de adicionar ao solo, tanto solto quanto diluído... Os proprietários de grandes terras agrícolas geralmente preferem formulações secas, já que a adição de fertilizante líquido pode acarretar muitos problemas e inconvenientes.

      O humato seco, penetrando no solo, acelera o desenvolvimento da microflora necessária e forma um bom húmus. Em situações onde o aditivo é necessário para aumentar a imunidade da planta, o pó é diluído em água.A proporção de todos os componentes está sempre indicada nas instruções de uso, que costumam ser aplicadas na embalagem do medicamento.

      Universal

      É um produto químico concentrado que contém pelo menos 84% ​​de sais de ácido húmico. O pó tem uma tonalidade marrom escura ou preta característica. Dissolve-se bem na água. A forma universal é mais conveniente para uso no cuidado de gramados, vegetais sazonais, flores e plantas de interior. É necessário aplicar a solução na raiz das culturas listadas em diferentes dosagens.

      Instruções de uso

      O humato de potássio é um remédio altamente eficaz comprovado ao longo dos anos. Ele é usado há muito tempo e muitos residentes de verão estão bem cientes do efeito da droga. Para que esse tipo de fertilizante traga frutos, aumente a produtividade e afete positivamente as condições do solo / plantio, deve ser aplicado de maneira correta.

      Dosagem

      Ao planejar fertilizar o solo com humato de potássio, é muito importante saber as dosagens corretas para preparar a solução certa. Vamos descobrir quais doses de componentes são necessárias para uma preparação líquida e seca.

      1. Para embeber sementes, tubérculos, raízes, bolbos, mudas e estacas, é necessário observar a precisão da concentração e o tempo de retenção correto. É necessário atuar de acordo com a recomendação impressa na embalagem. Por exemplo, Energen Aqua dita as seguintes regras: 25 gotas por meio copo de água. Como parte das sementes de tomate, você precisa deixar de molho por 4 horas.
      2. As preparações na forma seca são introduzidas no solo durante a escavação ou a granel a partir de cima. O cálculo é o seguinte: de 1 a 5 gramas por 1 sq. m (a dosagem máxima é permitida se houver contaminação com pesticidas, radiação ou metais pesados).

      Uma colher de chá cheia conterá cerca de 3 g da preparação em pó. Na rega, normalmente gastam-se 100 litros de solução por cada 10 metros quadrados. m.

        Para pulverizar plantas use 1 litro por 10 sq. m (até que as chapas fiquem completamente molhadas, é recomendável fazer isso pelo lado inferior).

        Reprodução

        A diluição da solução desejada é simples. Será necessário diluir a matéria seca ou concentrar na forma líquida na água (pode ser comprado pronto em uma loja de jardinagem ou feito de pasta / gel). A qualidade da água e sua temperatura geralmente não desempenham um papel especial no procedimento.

        As soluções tradicionais de rega e pulverização tendem a ter uma cor que lembra chá fraco ou cerveja. É permitido diluir a composição a olho nu. Se a solução preparada contiver partículas suspensas, para pulverizá-la precisará ser filtrada com um pano de algodão. Se isso não for feito, o pulverizador logo ficará obstruído.

        Fertilização

        Considere como aplicar corretamente o fertilizante colhido.

        1. Na primavera (permitido cavando ou derretendo a neve), o agente seco é adicionado espalhado por toda a área do jardim e da horta. Você pode recorrer à rega de canteiros individuais com uma solução líquida antes de semear e plantar. A operação se duplica na queda em solos contaminados com produtos químicos.
        2. Uma pilha de composto é temperada com a composição várias vezes ao longo da temporada.
        3. Quaisquer sementes, tubérculos, raízes, bulbos e mudas devem ser embebidos em uma solução pronta antes da semeadura (plantar em um canteiro de jardim).
        4. É melhor pulverizar as mudas antes do procedimento de colheita ou transplantação para um local permanente. Ao plantar uma cultura, ela deve ser regada pela raiz.
        5. As estacas devem ser embebidas antes do assentamento para posterior enraizamento e as mudas antes do plantio.
        6. Todos os tipos de plantas cultivadas podem ser regados e pulverizados com uma mistura estimulante várias vezes por temporada, mas não mais do que uma vez por semana.

        Armazenamento e precauções

        O jardineiro deve saber que as substâncias húmicas são caracterizadas por uma origem natural, natural, mas não são vivas. Eles são caracterizados por resistência física e química. Normalmente os medicamentos têm um prazo de validade garantido, mas acredita-se que o verdadeiro prazo de validade não é limitado.

        Deve armazenar a droga em condições de quaisquer indicadores de temperatura, mas em umidade moderada... Mantenha o líquido ou o pó longe da luz solar direta. Certifique-se de que o acesso às instalações para crianças e animais seja estritamente limitado.

        Não armazene o humato de potássio perto de alimentos ou medicamentos.

        O fertilizante considerado é classificado na categoria de perigo IV - isso significa que é reconhecido como seguro, assim como a turfa ou o solo. No entanto, pessoas com pele sensível são aconselhadas a usar luvas de proteção. Não é recomendado falar, comer ou fumar durante a rega ou pulverização. A área de processamento deve estar bem protegida de animais de estimação e crianças.

        Visão geral da revisão

        Muitos residentes de verão recorrem à introdução do humato de potássio, de modo que a droga coleta um número suficiente de avaliações sobre sua eficácia. Considere os aspectos positivos que os jardineiros e jardineiros encontraram nesta ferramenta:

        • os residentes de verão gostavam que o humate fosse fácil e convenientemente adicionado à camada de solo;
        • satisfeito com a inocuidade e compatibilidade ambiental da droga;
        • muitos usuários observam a alta eficiência do uso de humato de potássio;
        • o fertilizante tem um custo democrático, que não poderia deixar de agradar aos compradores;
        • a preparação do remédio parecia elementar para a maioria dos residentes de verão.

          A julgar pelas avaliações, muitas pessoas usam esse tipo de fertilizante há muitos anos e não vão desistir. Quanto às deficiências observadas, o seguinte pode ser distinguido aqui:

          • tem que ter cuidado com a dosagem, senão pode prejudicar os patamares - dizem alguns veranistas que, aparentemente, erraram com a dose do medicamento;
          • parecia a algum jardineiro que o humano de potássio era difícil de criar.

          A maioria dos usuários não percebeu uma única desvantagem com a fertilização.

          Dicas úteis

          Antes de usar o humato de potássio, você deve ouvir as recomendações de especialistas.

          1. Recomenda-se comprar humato de potássio pronto em qualquer forma, apenas nas lojas apropriadas onde são vendidos utensílios de jardim e produtos para o cuidado de jardins / hortas.
          2. Mesmo que você esteja confiante em seus conhecimentos e habilidades, é recomendável estudar as instruções de uso antes de usar o fertilizante. O manual deve estar presente na embalagem original.
          3. Se você fertilizar o solo com humanos, não é recomendado adicionar preparações contendo fósforo ao mesmo tempo. Isso pode levar à formação de compostos insolúveis.
          4. Uma combinação de humato de potássio e nitrato de potássio pode ser prejudicial. O tempo mínimo de espera entre a adição de medicamentos é de 5 dias.
          5. Para o cuidado das plantas anuais, o medicamento é recomendado para uso antes do período de floração.
          6. Não é recomendado o uso de humato de sódio em vez de humato de potássio. É mais barato, mas não tão útil porque contém metais pesados. O estimulante pode ser usado não em todas as fases de crescimento e desenvolvimento das mudas, mas apenas durante os períodos em que não têm frutos.
          7. O humato de potássio pode ser um excelente nutriente para as plantações de grãos. O produto é adequado para o tratamento de diversos tipos de trigo, centeio e cevada.
          8. Uma solução devidamente diluída pode ser armazenada em qualquer recipiente, mas sempre com tampa e em local escuro. O armazenamento da peça de trabalho não deve demorar mais de 1 mês. Se houver resíduos, é melhor jogá-los no ralo.

          No próximo vídeo, você aprenderá tudo sobre as propriedades e características benéficas do humato de potássio.

          1 comentário
          Elena Alekseevna 14.07.2020 21:20
          0

          Obrigado. Informações muito úteis.

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário