Características do fungicida "Quadris" para uvas
Muitas vezes surge a questão de como processar a videira de modo a não prejudicar ainda mais a planta, a natureza e os seres vivos. Afinal, os fungicidas são conhecidos por serem bastante tóxicos.
Vamos contar no artigo como usar adequadamente o preparado químico "Quadris" para uvas - como diluir, como processar, como armazenar o fungicida e como não se prejudicar ao trabalhar com tal produto.
descrição geral
Fungicida "Quadris" para uvas - um medicamento para a prevenção de várias doenças da uva, incluindo oídio, oídio.
O efeito de sua aplicação:
- proteção confiável e de longo prazo (de a a z) da cultura de uma ampla variedade de doenças (principais e secundárias);
- aumenta a fotossíntese;
- prolonga o trabalho do aparelho de folha;
- contribui para a obtenção de uma colheita de alta qualidade;
- leva ao aumento da lucratividade no cultivo da uva.
Para prevenir o desenvolvimento de doenças, recomenda-se usá-los nos estágios iniciais de sua manifestação. Oferece proteção por 3 semanas, independente das condições climáticas. Os patógenos morrem 60 minutos após o tratamento e atuam em quase todos os tipos de fungos.
Este medicamento é recomendado para uso profissional, é produzido na forma de concentrado em forma de suspensão. Projetado para trabalhos manuais e mecanizados.
É proibido processar as plantações de uvas pelo método "Quadris" por via aérea.
Este fungicida pertence à 2ª classe de perigo para o homem, para as abelhas - à 3ª classe. É proibido realizar processamento de plantas próximo aos territórios de pesca.
Disponível em ampolas concentradas de 6 ml e 1 litro em frascos plásticos. Antes do uso complexo com outros agentes, as composições são verificadas quanto à compatibilidade.
Instruções de uso
O medicamento é usado para tratar várias plantas e suas instruções de uso variam em casos diferentes. Dependendo da finalidade (prevenção ou tratamento) e de que tipo de cultura (uvas, batatas, cebolas, pepinos, tomates, etc.) estamos falando, tempos de espera, dosagem da composição, regras de criação e assim por diante - tudo isso será diferente em casos diferentes. ...
Se estamos falando de uma videira a fim de prevenir doenças como oídio e oídio nela, então uma solução de 0,06% será necessária para pulverizar.
O consumo da droga, neste caso, é de 0,8-1 litro por 1 hectare.
Para prepará-lo, encontre uma sala onde não haja acesso de estranhos e use um método simples:
- encha o tanque do pulverizador até um terço da taxa de água necessária;
- adicionar parte do fungicida (de acordo com os padrões especificados nas instruções de preparação) e misturar bem a composição;
- despeje o resto da água e mexa novamente.
A pulverização pode começar. É importante usar toda a solução preparada no mesmo dia. O processamento é realizado 4 vezes (durante a estação de crescimento):
- antes da floração;
- após a queda da cor;
- durante a frutificação;
- antes que a colheita amadureça.
Normalmente, é recomendado o uso de "Quadris" para uvas em conjunto com outros fungicidas. Antes e depois desse tratamento, a videira é pulverizada com outros meios que afetam o patógeno de forma diferente.
Somente em um complexo você pode alcançar o resultado desejado.
Isso é feito para que o efeito "viciante" não surja. O fato é que as doenças fúngicas tendem a se adaptar ao "Quadris" por mutação.Para evitar tais consequências, este fungicida é usado em conjunto com outros agentes, ou alternativo de tratamento com pulverização com outras drogas que também afetam o patógeno.
Engenharia segura
Uma vez que esta droga tem uma classe de perigo (2 - para humanos e 3 - para abelhas), você precisa trabalhar com ela com muito cuidado e observar todos os requisitos de segurança.
- A pulverização não é realizada durante o período de floração da videira.
- O líquido não deve entrar em contato com o solo.
- Não trabalhe com a composição perto de corpos d'água, pelo menos a uma distância dentro de um raio de 2 quilômetros.
- Certifique-se de usar um traje de proteção e máscara de gás ou respirador e óculos de segurança especiais.
- A pulverização deve ser feita em clima calmo para evitar respingos da composição em outras culturas.
- Não trabalhe com o Quadris perto de um pomar de macieiras ou de outras árvores frutíferas. Mesmo uma microdose dessa composição pode destruir toda a safra futura e causar a morte das safras de frutas.
- A preparação da composição para pulverização deve ocorrer em sala separada, onde o acesso às demais é proibido.
- O período de espera após o processamento é de 3 dias. Depois disso, apenas outras medidas agrotécnicas com uvas podem ser realizadas.
Entre as vantagens do medicamento estão as seguintes:
- derrota precisa da maioria dos tipos de fungos;
- tem efeito sistêmico e de contato;
- acelera a fotossíntese, o que torna a videira mais fácil de suportar situações de estresse;
- O "Quadris" "funciona" apenas através das folhas, não toca na própria videira e nas uvas.
- podem ser pulverizados em qualquer clima, este fungicida "não tem medo" de precipitações.
Mas, para usá-lo com segurança, você precisa saber sobre as deficiências do medicamento:
- capaz de prejudicar quem pulveriza;
- não realize tratamento com "Quadris" no mesmo local por mais de 2 anos consecutivos;
- durante o período de floração, é proibido o uso desse fungicida (tende a se acumular nos pedúnculos).
- trabalhe com cuidado próximo a corpos d'água (não se aproxime da fonte a menos de 2 km).
O fungicida "Quadris" não se dissolve na água e, uma vez que penetra no solo, pode prejudicar os animais através da água subterrânea que vai até o corpo d'água mais próximo para beber. Pelo mesmo motivo, não é recomendável que processem as plantações de uva se estiverem localizadas perto de reservatórios onde se encontram peixes.
Este medicamento antifúngico é bastante tóxico, mas não fatal para os seres vivos.
Uma pessoa pode lidar sozinha com os sintomas de envenenamento por meio de uma simples lavagem gástrica, mas outros organismos vivos terão mais dificuldade.
Por este motivo, não é recomendável trabalhar a composição perto de outras plantas e animais. A própria pessoa pode sentir tonturas e náuseas - com esses sintomas, uma lavagem gástrica de emergência é realizada e todos os sintomas são removidos.
E para evitar tal situação, é recomendável trabalhar com roupas de proteção e equipamentos de proteção especiais. Se todos os requisitos de segurança forem seguidos, o fungicida Quadris pode ser seguro para a natureza e as pessoas.
Dicas de armazenamento
O medicamento exige o cumprimento de todas as regras de armazenamento. Aqui está uma lista de atividades obrigatórias a esse respeito:
- guarde em local escuro e seco, fora do alcance das crianças;
- regime de temperatura ideal - de -5 a +35 graus;
- é proibido armazenar o "Quadris" próximo a produtos alimentícios e bebidas;
- a vida útil do fungicida é de 3 anos;
- é importante rastrear o prazo de validade do medicamento e não usar após o prazo de validade.
Nas plantas, assim como nos humanos, é melhor prevenir uma doença do que tratá-la em sua forma já negligenciada.
O fungicida "Quadris" para o tratamento da videira ajudará a eliminar os aspectos negativos nas fases iniciais de desenvolvimento dos esporos dos fungos.
Se o processo estiver em execução, você não deve esperar um resultado altamente eficaz. Em caso de danos significativos, o medicamento, é claro, ajudará a salvar a própria planta, mas não os frutos.Portanto, seja pontual e processe suas uvas em tempo hábil para obter uma colheita abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.