Fermento vegetal
A levedura nutricional é um alimento versátil para muitas culturas. As vantagens de tal fertilizante incluem sua disponibilidade, respeito ao meio ambiente e alta eficiência.
Como o fermento é bom para as plantas?
A levedura é um fungo unicelular que se alimenta de açúcar e produz dióxido de carbono. Como fertilizante no jardim ou na horta, são aplicados frescos ou secos. O fermento fresco comprimido externamente se assemelha a uma barra de plasticina acastanhada que se esfarela quando quebrada. Fermento seco - grânulos bege, geralmente vendidos embalados em sachês.
O molho de levedura traz benefícios significativos ao plantio, acelerando seu crescimento e aumentando o número de frutos. O fertilizante ecológico contém proteínas, aminoácidos, oligoelementos importantes e substâncias ativas, incluindo ferro, zinco e manganês.
Entrando no solo, as soluções de fermento corrigem sua estrutura, suprimem a microflora nociva e contribuem para o surgimento de úteis. A vantagem é que essa matéria orgânica pode ser aproveitada no país durante toda a temporada, tanto ao ar livre quanto em casa de vegetação.
Quando o fermento é introduzido no solo, várias plantas começam a acumular rapidamente uma massa verde. Suas raízes ficam mais fortes e adquirem brotos laterais, e o número de ovários aumenta significativamente. Como resultado, as frutas ficam mais saborosas e crescem em maiores quantidades.
A imunidade da cultura melhora e ela passa a tolerar melhor as flutuações de temperatura e as mudanças climáticas. Também se acredita que essas plantas são menos doentes e sofrem os efeitos dos insetos.
Deve ser mencionado que, a julgar pelas revisões, o efeito da solução de fermento aparece aproximadamente 10-12 dias após a primeira aplicação.
Uma receita universal para fazer fertilizantes
Existem duas formas principais de preparar uma solução a partir de leveduras, cuja escolha é determinada em função do tipo de produto utilizado.
Fermento fresco
Para fazer um purê de fermento cru, são necessários 200 gramas do produto principal e um litro de água. O briquete triturado precisará ser derramado com o líquido, bem misturado e deixado em infusão por algumas horas. A infusão finalizada é despejada em um recipiente fundo e trazida com água limpa para um volume de 10 litros. O fermento fresco não requer ativação adicional com açúcar granulado, mas ainda pode ser adicionado para aumentar o efeito da fermentação. A presente solução é aplicada imediatamente quando estiver pronta.
De seco
O fermento seco deve ser diluído com água limpa na proporção de 10 gramas por 10 litros, em seguida, 2 colheres de sopa de adoçante são adicionadas aos componentes. O curativo de cobertura é infundido por algumas horas em local protegido de correntes de ar, após o que é utilizado imediatamente. Aliás, a espuma que aparece na superfície dirá que o fermento está ativo.
O fertilizante padrão pode ser complementado com vários ingredientes orgânicos. Por exemplo, pode ser cinza, que fornece às safras o cálcio e o potássio necessários. Em uma receita semelhante, 100 gramas de produto fresco são misturados em 10 litros de água morna e suplementados com 500 gramas de cinzas peneiradas. Depois que os componentes são bem misturados e um pouco infundidos, a mistura pode ser levada para regar, usando um litro de fertilizante para cada planta.
Leite ou soro de leite também podem ser usados em vez de água. 100 gramas de produto fresco ou 10 gramas de produto seco são introduzidos em um litro de líquido. Após uma infusão de duas horas, acrescenta-se um quilo de crackers e tudo se dilui em água para 5 litros. Além disso, o curativo de cobertura deve permanecer sob pressão por cerca de 7 dias, e o fermento deverá ser mexido com uma vara de madeira ou espátula 2 a 3 vezes ao dia. Antes de usar nas camas, a cada 200 gramas da solução deverá ser dissolvido em 5 litros de água limpa.
Finalmente, uma solução universal pode se tornar mais eficaz se você complementá-la com urtigas. A planta é picada finamente e usada para encher metade do recipiente de 70 litros. Adicionam-se 500 gramas de bolacha à mistura e despeja tudo com água morna, na qual já se diluem 500 gramas de fermento vivo. A mistura estará pronta para uso em um dia. Vale lembrar que os fungos sempre devem ser cultivados com água aquecida a uma temperatura de 25-40 graus. Mais ou menos graus não permitirão que eles os ativem ou simplesmente destruam.
Bons resultados podem ser alcançados com alimentação multivitamínica baseada em fungos crus. Em um recipiente com volume mínimo de 40 litros, são colocados 400 gramas de fermento, 300 gramas de cinza de madeira, alguns quilos de verbasco e um balde de urtiga picada. Todos os produtos são envasados com 40 litros de água e deixados por 14 dias em local bem iluminado. A substância em fermentação deve ser agitada regularmente. Antes de aplicar o fertilizante no solo, será necessário diluí-lo na proporção de 1 a 10.
O fertilizante que contém estrume de galinha é útil para muitas culturas. Em um recipiente de 10 litros, misturam-se 10 gramas de fungos secos, 5 colheres de sopa de açúcar granulado, 500 gramas de fezes de pássaros e a mesma quantidade de cinzas de madeira. Todos os componentes são despejados com 10 litros de líquido aquecido, misturados e infundidos por 2-3 horas. Antes do procedimento, a composição permanecerá para ser diluída com água na proporção de 1 para 10.
Para não queimar a planta, o líquido deve ser despejado a uma distância de pelo menos 8 centímetros dos arbustos.
Como alimentar as plantações?
Apesar do fato de que a alimentação com fermento geralmente é usada para pepinos e tomates, muitas outras culturas também respondem positivamente a ela. Deve-se mencionar que a solução de fermento também será útil para o enraizamento de estacas. Tendo criado um produto baseado em um produto seco de acordo com uma receita universal, será necessário embeber os ramos nele por cerca de 24 horas. Após o período acima, as estacas são retiradas, lavadas e colocadas em um recipiente com água limpa. Se tudo for feito corretamente, logo as raízes eclodirão nos locais de espessamento na base.
Abobrinha
Fertilizantes de fermento são adequados para abobrinhas, especialmente quando combinados com cinzas. Como resultado do uso, a cultura começará a construir ativamente o sistema radicular, do qual depende a formação posterior da cultura. Os especialistas recomendam diluir 100 gramas do produto cru em 500 mililitros de água morna. Depois de algumas horas, a cultura inicial precisará ser combinada com um balde de água, após o qual você poderá irrigar a cultura. Além disso, você pode colocar um saco de pó seco em 10 litros de água morna, adicionar 3 colheres de sopa de adoçante à mistura e colocar o molho de cima resultante em um local quente por cerca de 2 horas.
Este fertilizante é recomendado para ser usado durante a floração e frutificação da cultura, combinando com cinzas de madeira ou cascas de ovo esmagadas. Este último é realizado para atingir o nível necessário de cálcio no solo. A abobrinha deve ser processada em climas quentes, pois não há benefício do fermento em climas frios.
O curativo de fermento é aplicado com cuidado para evitar que caia nas flores e nas folhas.
Beringela
Eles adoram fermento e berinjela, a receita de alimentação que será relevante para pimentões.
- Você poderá fazer um "coquetel de ervas" com fermento, que se baseia em um balde de várias plantas: banana, urtiga, lúpulo e outros.500 gramas de pão ou migalhas e a mesma quantidade de fermento são adicionados ao componente principal. A mistura é preenchida com 50 litros de água e deixada em infusão por dois dias.
- Um bom fertilizante será obtido a partir de 100 gramas de fermento cru, 50-70 gramas de açúcar, 500 mililitros de cinza de madeira e a mesma quantidade de extrato de esterco de galinha. Todos os componentes são abastecidos com 10 litros de água e utilizados em um volume de 2 litros por planta. A propósito, o açúcar granulado nesta receita pode ser substituído por frutas secas ou passas.
Beterraba
Para a beterraba, a alimentação universal será útil: 200 gramas de produto cru são moídos e despejados em um litro de água morna. A composição é misturada, infundida e diluída com 10 litros de líquido quente antes do uso. Cada metro quadrado de plantio é tratado com 3 litros de solução.
Este fertilizante pode ser aplicado três vezes por temporada em intervalos regulares. É mais conveniente regar com fermento usando um regador comum à noite.
Cenoura
Para alimentar as cenouras, você precisará esmagar o briquete prensado em um balde cheio de um líquido quente. Depois de misturar a mistura, você precisará colocar algumas colheres de açúcar nela. Este fertilizante é usado após infusão diária. A rega é realizada em um dia quente, a norma – pelo menos 500 mililitros de umidade útil na raiz.
Framboesas
Para as framboesas, é adequado alimentar com fermento seco e cru. É mais fácil, claro, usar uma mistura embalada: Despeje 10 gramas de grânulos e 5 colheres de sopa de açúcar granulado com 10 litros de água em temperatura ambiente. Após a infusão da mistura por algumas horas, será necessário diluí-la com água na proporção de 1: 5. O fertilizante deve ser aplicado em um solo bem aquecido.
A solução deve ser fresca e é melhor combiná-la com a aplicação de cinzas no solo.
Uva
O molho de levedura para uvas é usado algumas vezes por temporada. Em um balde de 5 litros, o fermento de padeiro é dissolvido primeiro, após o que 2 colheres de sopa de geléia são adicionadas. A mistura deve fermentar cerca de 2 horas ao sol, após o que cada 0,5 litro deverá ser diluído em 10 litros de água.
Flores
Peônias, lírios e petúnias crescerão melhor após a fertilização com fermento. Além dos ingredientes principais, você pode adicionar pedaços de pãezinhos, croutons, tops de batata e lúpulo à mistura. Todos os componentes, na quantidade de 250 gramas, são primeiro despejados em um litro de água e depois colocados de lado por uma hora. A mistura final é diluída com água na proporção de 1 para 9. Uma mistura de 10 gramas de fermento seco, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 gramas de ácido ascórbico e 10 litros de água em temperatura ambiente também será eficaz.
A solução, é claro, só pode ser usada depois de insistir por várias horas.
De outros
A alimentação de outras safras, por exemplo, groselhas ou melancias, é realizada de acordo com esquemas semelhantes. No entanto, este produto não funcionará para as mesmas batatas ou cebolas. O fertilizante, por outro lado, vai estragar seu sabor e reduzir significativamente a vida útil. Um molho especial é preparado para pepinos no período de floração. Além de 500 gramas de fermento cru, é utilizada a mesma quantidade de migalha de pão, além de uma mistura de quinoa picada, urtiga, camomila e dente-de-leão na quantidade de 0,5 kg e 10 litros de água morna.
Os ingredientes são adicionados em etapas: primeiro, os fungos são diluídos em um pequeno volume de água morna, depois se adiciona pão e depois ervas. Tudo é enchido com a água restante e colocado de lado por alguns dias. Depois disso, esse fertilizante é derramado diretamente sob a raiz sem diluição adicional.
Um "prato" para repolho é preparado com 12 gramas de grânulos secos e 100 gramas de açúcar, que são colocados em uma jarra de 3 litros e cheia de água morna. A mistura deve ser infundida por uma semana, após o que a cada 250 mililitros deverá ser diluído em 10 litros de água.
O fermento cru é mais adequado para morangos. Um briquete de 100 gramas deve ser despejado com 5 litros de água.Após a fermentação do fermento por 24 horas, cada 0,5 litro deverá ser suplementado com 10 litros de água. Despeje 0,5 litro de fertilizante sob cada arbusto de baga.
Como depositar corretamente?
A aplicação de curativo fúngico em campo aberto é realizada em um dia quente e ensolarado. A temperatura ideal do solo não deve ser inferior a 12-15 graus, e a temperatura do ar não deve ser superior a 33 graus. Em geral, o indicador ideal do último é 21-23 graus. Isso significa que se no final de maio ou início de junho o solo ainda não aqueceu e o clima quente não foi estabelecido, o uso de fermento não trará nenhum benefício. Claro, o próprio fermento deve ser fresco.
Se houver leite na receita, o produto fresco é levado. Em nenhum caso deve-se comprar uma variedade pasteurizada ou com longa vida de prateleira, pois são ricas em aditivos que afetam negativamente o crescimento dos vegetais.
Rega
O solo deve ser regado com solução de fermento após ter sido regado com água pura. O uso deste fertilizante não pode ser combinado com outros fertilizantes orgânicos. Para plantas adultas, costuma-se usar uma mistura fermentada, enquanto para mudas uma mais fresca é adequada. O líquido deve ser sempre direcionado para a raiz.
Em geral, os jardineiros recomendam o uso de fermento apenas em solos ricos em matéria orgânica, por exemplo, que já foram alimentados com composto, vermicomposto ou esterco podre na quantidade de dois baldes por metro quadrado. Antes da introdução da matéria orgânica, você também deve saturar a terra com preparações que contenham cálcio e potássio. Alternativamente, pode ser um litro de cinza de madeira ou uma colher de sopa de sulfato de potássio.
O procedimento é realizado de forma ideal algumas vezes por temporada. A primeira vez que a levedura é introduzida após o plantio da cultura, e na segunda vez - semanas após 2-3. A terceira vez é permitida apenas se a planta não estiver doente com nada.
Pulverização
O curativo foliar é realizado uma vez por temporada para fortalecer as plantas jovens ou fracas. Você pode usar uma mistura universal e uma mais complexa, por exemplo, contendo topos de batata.
Para criá-lo, utiliza-se a massa verde fresca na quantidade de 600 gramas ou seca na quantidade de 300 gramas. A planta é despejada com 5 litros de água, 100 gramas do fungo são adicionados a ela. Deixando a mistura fermentar em um lugar quente por 4 horas, ela precisará ser filtrada. Esse "prato" não só fertilizará a plantação, mas também espantará alguns insetos.
Molho de leite e fermento também é adequado para borrifar tomates. Seu preparo começa com o fato de que 100 gramas de fermento briquetado são dissolvidos em 3 litros de soro de leite aquecido. Depois de 6 horas e a mistura tiver tempo para fermentar, ela pode ser drenada para um balde de 10 litros e diluída com água até o volume máximo. Nos 10 litros acabados de curativo superior, são introduzidas 25 gotas de iodo.
Este fertilizante nutre os tomates e os protege da requeima.
O vídeo a seguir mostrará como preparar alimentos para plantas com fermento.
O comentário foi enviado com sucesso.