Tudo sobre alimentação com fermento de pepino
O objetivo da alimentação com fermento para pepinos é o crescimento acelerado e um conjunto de massa verde, a formação ativa de flores e, em seguida, frutas. Este efeito é bom em fazendas onde o cultivo de hortaliças é colocado em operação para se obter mais lucro. Mas também é usado por residentes de verão amadores.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da alimentação com fermento são as seguintes.
- O molho de levedura para pepinos possibilita a liberação de fertilizantes e compostos que entraram no solo devido à introdução do primeiro nitrogênio e fósforo em grandes quantidades. O fósforo e o nitrogênio também são facilmente liberados (fósforo e óxido de nitrogênio) em grandes quantidades usando microorganismos de levedura.
- Do exposto, segue-se que a alimentação com fermento para pepinos na maioria dos casos é um aditivo bioativo que acelera as reações necessárias do que a própria matéria orgânica nutricional. Os fertilizantes são indispensáveis aqui.
- Além de saturar o solo com fósforo e nitrogênio, os processos de conversão de algumas substâncias orgânicas em outras, a assimilação de minerais dissolvidos na água, são acelerados. Produtos orgânicos e minerais são processados nos compostos mais simples que são vitais não apenas para pepinos, mas em geral para qualquer vegetação.
- Este curativo é fácil de preparar. Basta comprar fermento - tem baixo custo. O fermento seco ou fresco (cru) não requer nenhuma manipulação especial, obrigando-o a trabalhar de forma eficiente para cumprir sua tarefa.
- A alta compatibilidade ambiental da cobertura permite que você abandone quaisquer outros aditivos sintéticos, alguns dos quais são venenosos não apenas para ervas daninhas que crescem perto de canteiros de pepino, mas também para humanos.
- A cobertura de levedura, estimulando a formação de flores e frutos, pode aumentar o rendimento de cada metro quadrado de moitas de pepino.
- A solução de fermento permite trazer mais abelhas e outros insetos para as inflorescências, sem as quais a polinização das flores seria difícil. Claro, a polinização cruzada pelo vento também é possível, mas quando a calma completa é observada durante o período de floração, a polinização cruzada por insetos é indispensável aqui. O cheiro de fermento, com um toque ácido, atrai insetos de longe.
- As raízes das plantas com uma solução de fermento crescem com extrema rapidez. A vitalidade das mudas é fortalecida.
- Os pepinos (e outras culturas de jardim), regados com fermento, ficarão mais saborosos - graças à criação de todas as condições para obter uma colheita de excelente qualidade.
- Por estar intimamente relacionado com outros microrganismos (bolores, fungos parasitas), a levedura inibe significativamente o seu desenvolvimento, deslocando-os do habitat geral (plantio de culturas).
Existem também desvantagens na alimentação com fermento.
- As reservas de potássio no solo estão esgotadas - ele vai para outros compostos que são difíceis de assimilar pelas plantas. Embora o potássio seja extremamente relutante em ser absorvido pelas plantas em sua forma pura, o óxido e os sais baseados nele são usados para criar o efeito desejado. O óxido de potássio e o fosfato são adicionados adicionalmente.
- A acidificação do solo exigirá a adição de cinzas de madeira.
- O fermento não pode ser usado mais do que três vezes na temporada do pepino. A estação de crescimento, acompanhada de uma suplementação excessiva de fermento, pode ter o efeito oposto.
- O fermento só pode ser usado em climas quentes - a temperatura ideal é de 25 a 35 graus, o que é quase irreal de alcançar em abril na Rússia, exceto em dias quentes e sem nuvens. À noite, a atividade da levedura - devido a uma queda significativa na temperatura - chega a zero.
- A solução é preparada 1,5 horas antes do uso. O fermento não pode repousar por mais de meio dia na forma dissolvida - sem receber nutrientes, os microrganismos começam a se processar, como resultado, a solução perde bruscamente sua reatividade. Após o armazenamento durante a noite - mesmo na geladeira - a solução de fermento é inútil.
- Levedura expirada não pode ser usada - provavelmente, ela estará morta e não haverá sentido. Eles servirão apenas como uma pequena quantidade de matéria orgânica, que será simplesmente absorvida pelo solo.
- A ausência de matéria orgânica original no solo, que eles pudessem processar, impossibilita o uso da levedura como bioma-catalisador que acelera processos benéficos.
O fermento não tem contra-indicações para os rebentos de pepino.
Receitas com diferentes tipos de fermento
A preparação da solução força a diluição da composição concentrada. Você não pode simplesmente derramar um frasco de grânulos de fermento diluído em água - o excesso de fermento é prejudicial às plantas. É impossível usar a solução de fermento sem rega preliminar - como qualquer fertilizante, aditivo, a solução é derramada sobre o solo úmido de modo que vaze de todos os lugares e alcance todas as raízes dos arbustos de pepino.
Certifique-se de que o solo está aquecido - na primavera, por exemplo, em maio, a alimentação é feita durante o dia, no verão, nos dias quentes - no final da tarde, quando os raios solares ficam mais oblíquos. O efeito é alcançado apenas com a proporção correta.
Com fresco
O fermento fresco é preparado da seguinte maneira - um quilograma de fermento cru é embebido em 5 litros (meio balde) de água pura. Insista para que aqueçam por cerca de 6 horas. Antes do uso, a solução é diluída em água 10 vezes mais - como resultado, um quilo de fermento vai para 50 litros (meio centavo) de água. Uma solução fracamente concentrada obtida desta forma é colocada sob cada arbusto na quantidade de 1 litro - após a rega preliminar dos canteiros. Para mudas, não se utiliza mais de 200 ml - para cada metro quadrado da área semeada com mudas de pepino.
Com seco
Você pode fazer uma solução com fermento seco da seguinte maneira. Tome duas colheres de sopa de fermento seco, 10 litros de água morna e a mesma quantidade (como grânulos de fermento) de açúcar. Dissolva o fermento em água morna, acrescente o açúcar e misture bem. Após 2 horas - quando em um lugar quente (não mais de 36 graus) - o fermento, tendo comido açúcar, como uma avalanche, multiplica-se rapidamente. A solução resultante é diluída em 50 litros de água morna. Regue as suas plantações pela raiz - como no caso anterior.
Existem também várias receitas que permitem obter a quantidade necessária de "matéria-prima" - para um efeito semelhante - para alimentar pepinos. Faça o seguinte - sua escolha.
Use 10-12 g de fermento seco, 2 g de ácido ascórbico (você pode usar "Revit") e 5 litros de água morna. Esmague os comprimidos em pó, misture com fermento seco e encha com água morna. Insista aquecido por uma semana. Ao regar, dilua um copo da solução resultante em um balde de água. Despeje cada pé de pepino sob a raiz - apenas 0,5 litros é suficiente.
Prepare uma solução de fermento com açúcar da seguinte maneira. Misture 0,5 kg de grânulos de fermento com um copo de açúcar, dissolva a mistura em um balde de água. Insista aquecido ao longo do dia. Dissolva 2 litros desta solução em um balde de água. Água, gastando até meio litro por arbusto.
Em vez de açúcar, você também pode usar pão. Um pão de centeio de trigo - ou centeio puro - é mais adequado. Os biscoitos não funcionam - eles não misturam a solução imediatamente, pois levam vários minutos para inchar e amolecer.
Misture os seguintes ingredientes: um pão amassado, um balde de água. Você precisa insistir no calor por - em média - seis dias. Coe o líquido, leve o volume resultante para 10 litros (balde cheio) e regue os brotos do pepino na mesma dosagem do caso anterior. Pulverizar, borrifar nas plantas é permitido - o excedente irá fluir para o solo por si mesmo.
O resultado dessa rega é perceptível dentro de uma semana - o crescimento vai acelerar, as inflorescências aparecerão muito antes da data prevista e, durante a época de colheita, a própria colheita será mais abundante, os pepinos serão mais saborosos do que o normal.
A cobertura de levedura com cinzas permite saturar o solo com minerais - principalmente potássio, nitrogênio e fósforo. Os minerais são ativamente processados pela levedura em uma composição modificada, totalmente adequada para a assimilação pelas plantas em um ritmo acelerado. Ao mesmo tempo, os micróbios tuberosos se multiplicam, retendo uma quantidade significativa de nitrogênio no solo. Recomenda-se aplicar esta composição durante o período de floração.
100 g de fermento cru são misturados com a mesma quantidade (em peso) de cinzas, a mesma quantidade de açúcar é adicionada e diluída em um jarro de 3 litros de água. Observe - todas as brasas das cinzas devem ser removidas. Mexa e deixe em local aquecido por três dias. Além disso, a composição é diluída em 50 litros de água. Regue cada planta sob a raiz - 1 litro para cada arbusto. Durante o período de floração, nenhuma solução deve ser pulverizada - elas irão lavar o pólen das flores e não haverá colheita.
100 g de fermento comprimido são misturados com leite na quantidade de 1 litro. O leite não precisa ser fervido - você também pode usar o vapor. Insista por 2 horas, dilua a solução com água na proporção de 1: 10, regue cada arbusto embaixo da raiz, usando 1 litro para cada planta. A solução preparada tem um efeito benéfico na fixação dos frutos, protege a vegetação do pepino de doenças. A explosão de gordura deixada nas plantas durante a pulverização evita que os micróbios se fixem nelas.
Todas as receitas acima também são usadas com fermento cru. O principal é sua viabilidade. A levedura expirada geralmente está morta e terá pouco efeito.
Como se alimentar corretamente?
Para condições abertas e de estufa, o uso de alimentação com fermento é um pouco diferente. Isso se deve ao fato de que o terreno aberto seca mais rápido, podendo ser localizado ao sol aberto. No calor do verão, devido a um aumento na temperatura do solo de mais de 40 graus Celsius, ocorre a extinção prematura de microorganismos de levedura. As receitas culinárias geralmente não mudam.
Tanto na estufa quanto no campo aberto, os pepinos precisam ser fertilizados na fase de frutificação uma vez por mês. Você pode adivinhar que uma nova solução de fermento é necessária para a desaceleração do crescimento das plantas e frutos maduros.
Na estufa
A cobertura de mudas de pepino é realizada imediatamente após a rega. Devido à alta umidade, um obstáculo adicional à penetração da luz solar direta, a segunda rega abundante do solo pode não ser útil, o que não se pode dizer dos locais abertos ensolarados na cabana de verão. Pepinos em estufa são frequentemente alimentados com pão de centeio em vez de fermento. O resultado é perceptível após três dias da data da alimentação. Um ambiente ácido já se formou no pão de centeio, o que é necessário neste caso.
A massa azeda de centeio estimula o aparecimento de sais à base de potássio - alguns dos quais são rapidamente absorvidos pelas plantas.
Em campo aberto
Ao criar brotos de pepino em campo aberto, costuma-se usar uma infusão de ervas com fermento. Um barril de 150 litros é enchido até um terço de seu volume com ervas daninhas (por exemplo, urtigas), um quilo de fermento, um pão são adicionados e, em seguida, enchidos com água até a marca de 60%. Após três dias, a massa fermentada resultante é diluída na proporção de 1: 10 - e usada para alimentação. A regra geral é que se use uma pequena quantidade de açúcar com o fermento seco: é necessário que eles “acordem” para começar a trabalhar (após a alimentação e multiplicação).
Em terreno aberto, a rega é feita antes e depois da alimentação - ao contrário do regime de "estufa", em que a segunda rega com água limpa pode ser reduzida.
Mudas de rega
No parapeito da janela, na varanda, as mudas são regadas por gotejamento. A quantidade de curativo em casa é minimizada - apenas algumas gotas da solução a cada 15 dias, enquanto a rega usual é feita regularmente, todos os dias - e também pelo método de gotejamento. O fato é que as mudas crescem principalmente em pequenos recipientes - a capacidade não é maior do que a usada, por exemplo, para urinar para análise.
Como base nutritiva, o cultivo de mudas de pepino é feito em turfa ou em mistura de turfa com terra preta (1: 1). Se apenas turfa for usada, a alimentação com fermento pode não ser necessária - concentre-se na situação específica. Se as mudas são claras (não há fósforo e potássio suficientes), então faz sentido adicionar uma solução de fermento em pequenas quantidades - ela é preparada de acordo com uma das receitas acima.
Mudas alimentadas - antes do plantio em um local permanente - se adaptam mais facilmente às novas condições, criam raízes mais rápido e crescem em plantas adultas.
Possíveis erros
- Não adicione muito fermento - com muita freqüência, por exemplo, algumas vezes por semana. Ao fazer isso, ao acelerar o crescimento da massa verde, você perturbará o equilíbrio entre ela e a quantidade da colheita. Milagres não acontecem: tendo gasto nutrientes nas "copas", as plantas de pepino não serão capazes de formar um grande número de flores a partir dos ovários. O aumento esperado no rendimento não acontecerá.
- Não use água gelada: os microorganismos do fermento não "acordam" até entrarem no calor.
- Não borrife fermento na planta. A única exceção é a receita, que fala em leite. Porém, neste caso, as plantas devem ser tratadas com uma solução de fermento por pulverização, não por pulverização - a alimentação foliar é realizada exatamente de acordo com este princípio.
- Não regue as plantas com solução de fermento no calor - a água evaporará rápido o suficiente, o solo ficará superaquecido e os microorganismos de fermento morrerão.
- Não regue a planta "seca" com a composição - ela não atingirá todas as raízes, e as plantas receberão muito menos.
- Não tente espirrar a solução preparada diretamente nas camas - normalmente ela deve fermentar até um estado espumoso. Para isso, utiliza-se um recipiente maior do que o necessário: se a espuma sair, os benefícios da solução serão menores.
- Não use água fervente - o fermento morrerá por superaquecimento. Se a água estiver quente, resfrie-a até que a mão não sinta mais o calor do recipiente.
- Não misture soluções de fermento com iodo e outros componentes que não sejam característicos de seu funcionamento normal - permanganato de potássio, ácido bórico. Lembre-se de que esses três ingredientes são protetores, não nutritivos. Vale a pena proteger de pragas separadamente - em algum lugar entre as sessões de alimentação. Por exemplo, o ácido láctico secretado pela levedura e o etanol reagem com o iodo e o ácido bórico para formar compostos sem nenhum benefício.
O comentário foi enviado com sucesso.