Tudo sobre fertilizantes para morangos

Contente
  1. Por que isso é necessário?
  2. Fertilizantes
  3. Fabricantes
  4. Os caminhos
  5. Tecnologia de aplicação
  6. Quando aplicar o curativo superior?
  7. Conselho de profissional

Cultivar morangos não é apenas regar, mas também alimentação regular, o que aumenta a produtividade, fortalece a imunidade e estimula o crescimento.

A escolha de fertilizantes é extensa, mas é importante saber que tipo de fertilizante e quando aplicar para o morango.

Por que isso é necessário?

Se, ao plantar morangos, uma quantidade suficiente de fertilizante foi aplicada a uma planta jovem, então não é necessário alimentá-la no primeiro ano de vida, mas no ano seguinte é necessário fertilizar a planta. Os morangos têm um pequeno sistema radicular que se estende de 10 a 12 cm de profundidade no solo, de modo que a planta não consegue se abastecer de forma independente com os nutrientes necessários.

A introdução de curativos compensa a deficiência de componentes minerais valiosos para a planta. Sua desvantagem pode ser vista por seus sinais externos:

  • as pontas das placas das folhas escurecem e secam com falta de cálcio e manganês;
  • as folhas perdem o brilho da cor e ressecam nas bordas com baixo teor de potássio, além disso, as placas foliares crescem e se desenvolvem de forma irregular, mas apresentam uma estrutura enrugada;
  • as folhas diminuem de tamanho, poucos botões são formados, a frutificação diminui - esses sintomas ocorrem com a falta de nitrogênio;
  • a falta de fósforo e magnésio se manifestará como vermelhidão das placas foliares e seu desenvolvimento lento.

Em caso de violação do prazo de tratamento ou adubo selecionado incorretamente, o rendimento do morango e seu estado geral estarão longe do ideal.

Fertilizantes

Os fertilizantes para a alimentação dos morangos podem ser líquidos ou granulares. Você pode saturar o solo com oligoelementos valiosos usando fertilizantes orgânicos, minerais ou complexos.

Orgânico

Para saturar a agricultura com componentes nitrogenados, ela é fertilizada com produtos orgânicos - verbasco, esterco de cavalo, fezes de aves. Além do nitrogênio, esses compostos naturais contêm zinco, potássio e magnésio, ferro, fósforo e magnésio. Certos tipos de matéria orgânica são usados ​​para morangos.

  • Excremento de frango. Utilizado para alimentação na primavera e no início da floração. Para preparar uma solução de trabalho, excrementos secos são diluídos 20 vezes com água e mantidos por 3-5 dias. Cada planta é regada com a composição na raiz a uma taxa de 0,5 litros por arbusto.
  • Verbasco. Usado para curativos de primavera e diluído em água 20 vezes. Após a composição ser infundida por 3-5 dias, as plantas são regadas pela raiz.
  • Composto. É obtido pelo superaquecimento de resíduos vegetais orgânicos, que formam um substrato nutritivo fértil. O fertilizante é espalhado próximo ao morangueiro em uma camada de até 5 cm, sem colocar o composto próximo à saída - resta uma pequena fenda.
  • Cinza. Prepara-se a partir da queima de palha de centeio ou trigo, bem como resíduos de madeira de bétula ou coníferas. As cinzas são colocadas em punhados sob cada arbusto. A alimentação é feita no início da primavera e no outono, após a poda dos arbustos. O fertilizante líquido pode ser preparado a partir das cinzas diluindo-as com água.
  • Infusão de ervas. A grama fresca é colocada em um barril e derramada com água, o recipiente é colocado em um local quente e a composição é infundida por 5-7 dias. Uma solução de trabalho para o tratamento da raiz é preparada diluindo 1 parte da composição com 10 partes de água. Para pulverização, a composição concentrada do barril é diluída 20 vezes com água. Para cada arbusto de morango, não mais do que 1 litro de fertilizante diluído é consumido.

Se quiser preparar soluções de trabalho a partir de estrume, não pode usá-lo fresco, só pode fertilizá-lo se tiver sido deixado pelo menos 1 ano ao ar livre.

Mineral

Para morangos em diferentes períodos de seu desenvolvimento, fertilizantes de potássio, cálcio, fósforo e nitrogênio são usados. Na primavera, quando a planta começa a formar pedúnculos, o fertilizante nitroammofósico é usado para alimentar e estimular a floração. Se você diluir 20 g da droga em 10 litros de água, cerca de 18-20 arbustos de morango podem ser fertilizados com essa solução. No final de abril, a uréia também pode ser adicionada à alimentação dos morangos. Mas você pode aplicar a composição apenas quando a temperatura do ar aquece até 15-18 graus. Pegue 20 g do medicamento em um balde de água e trate as plantas com a solução resultante por água.

Quando os morangos começam o período de floração, eles precisam adicionar preparações de potássio ao molho. Na maioria das vezes, o nitrato de potássio é usado para essa finalidade. Para a obtenção do fertilizante, dilui-se 10 g do medicamento em 10 litros de água. A rega é feita em abundância - pelo menos 1 litro da composição é derramado sob cada arbusto. As plantas podem ser pulverizadas com a mesma solução. Se os morangos forem fracos na aparência, fertilizante nitrofosfato na quantidade de 30-40 g pode ser adicionado à solução de nitrato de potássio.

Ao plantar arbustos jovens, fertilizantes superfosfatados são adicionados às covas. Para cada metro quadrado do jardim, 30 g do medicamento são usados, podendo-se adicionar potássio magnésio ou sulfato de potássio na quantidade de 15 g.

Complexo

Os fertilizantes que combinam componentes organo-minerais e consistem em vários macro e microelementos são chamados de fertilizantes complexos. As plantações de morango respondem bem à alimentação de uma mistura de minerais e orgânicos naturais. Por exemplo, no início da primavera, você pode fertilizar o canteiro de seu jardim com uma mistura de verbasco e sulfato de amônio. Se você não deseja preparar o enfeite de cima, pode usar preparações prontas. Os fertilizantes complexos ativos incluem as preparações "Solução", "Ryazanochka", "Kemira". Em tais formulações, todos os componentes são cuidadosamente selecionados entre si em quantidade e nas melhores combinações.

Remédios populares

Ao cultivar morangos, os jardineiros experientes costumam usar suas próprias receitas comprovadas. Aqui estão as formulações de rações mais eficazes e fáceis de usar.
  • Infusão de pão - o pão é embebido em água até dissolver, coloque em local aquecido para que a composição seja infundida. As bactérias ativadas por fermento no pão são um excelente alimento orgânico para morangos. Para obter uma solução de trabalho, a infusão de base é diluída dez vezes e as plantas são regadas pela raiz.
  • Solução com amônia - o produto ativa não só o crescimento do morango, mas também sua imunidade. Para obter uma composição de trabalho para 10 litros de água, adicione 1 litro de solução de sabão e 40 ml de amônia. Apenas o solo ao redor do arbusto é regado com adubo, tentando não machucar a saída. A composição é usada na primavera, como primeira isca, e após a colheita dos bagos, usa-se iodo em vez de 1 litro de solução de sabão, mas não mais do que 5 gotas.
  • Alimentação com leite fermentado - utilizado em substratos com baixo nível de acidez. Para preparar o fertilizante, pegue 1 parte de leite azedo e dilua em 2 partes de água. As plantas são regadas a uma distância de 10-15 cm da borda da saída acima do solo.
  • Uma solução com ácido bórico e permanganato de potássio - cada componente é tomado em 2-3 g por 10 l de água, às vezes 200 g de cinzas são adicionados à composição. A composição resultante é pulverizada com folhas de morango.

Os remédios populares são mais bem usados ​​em combinação com a alimentação mineral ou orgânica, então o efeito do impacto será visivelmente maior.

Fabricantes

No mercado de produtos de jardinagem, existem produtos de fabricantes nacionais e estrangeiros em grande quantidade. Comuns e mais eficazes, de acordo com os jardineiros, são as seguintes marcas:

  • LLC "Agrovit" (região de Moscou, g.Balashikha, produz o melhor fertilizante complexo solúvel em água "Ryazanochka");
  • Fábrica de produtos químicos Bui (região de Kostroma, Bui, produz fertilizantes para fertilizar "Aquarin");
  • A empresa Yara (Noruega, fornece à Rússia o fertilizante granular complexo YaraLiva com nitrogênio, cálcio e boro);
  • A empresa Plagron (Holanda, fornece uma variedade de fertilizantes minerais complexos sob a marca registrada Plagron);
  • FASCO LLC (região de Moscou, distrito de Solnechnogorsk, fornece várias opções para fertilizantes minerais complexos, bem como matéria orgânica);
  • FH "Ivanovskoe" (produz fertilizante mineral complexo "Rubin");
  • fábrica de fertilizantes orgânicos "Organic Mix" (Ulyanovsk, produz fertilizante orgânico para morangos e arbustos de baga "Organic Mix");
  • LLC "Sua economia" (Nizhny Novgorod, fornecedor de fertilizante complexo instantâneo "Zdraven turbo" para mudas de morango).

Existem muitos fabricantes de fertilizantes e a escolha de seus produtos é enorme, então você deve se concentrar nas necessidades das plantas e na capacidade financeira.

Os caminhos

O molho de cobertura para morangos é raiz e foliar. A alimentação das raízes é feita regando ou colocando fertilizante próximo às raízes da planta. Os métodos foliares são a pulverização ou pulverização da parte aérea da planta, realizada à noite, no início da manhã ou em um dia nublado quando o sol não está muito ativo. As soluções para pulverização em sua concentração devem ser duas vezes mais fracas do que para irrigação radicular.

A aplicação de fertilizantes na água de irrigação em uma determinada concentração da solução é chamada de fertirrigação. Para a planta, os componentes solúveis em água são selecionados para alimentação, levando-se em consideração sua necessidade para um determinado período de desenvolvimento.

Tecnologia de aplicação

Para fertilizar adequadamente o solo ou alimentar a planta pelo método foliar, é necessário aderir a uma determinada sequência de tais procedimentos. Se as plantas apresentarem indícios de falta de oligoelementos, são adicionados adicionalmente, em excesso ao normal.

Tabela de frequência de alimentação para morangos:

Procedimento de aplicação

Datas do

Como alimentar

Curativo superior número 1

No início da primavera, após o derretimento da neve

Produtos minerais ou complexos são aplicados pelo método da raiz no jardim.

Curativo superior número 2

Antes da floração

Um complexo mineral de 30 g de fertilizante nitroamofósico e 10 g de sulfato de potássio é dissolvido em 10 litros de água e 0,5 litros de solução é derramado sob cada arbusto.

Curativo superior número 3

No momento da floração ativa

Adubar com a composição de 1 parte de estrume, 8 partes de água e 100 g de cinza peneirada. A solução é aplicada na raiz da planta.

Curativo superior número 4

Segunda quinzena de agosto

Alimentação complexa: 30 g de composição universal e 200 g de cinza peneirada, tudo isso dissolvido em 10 litros de água.

Ao aplicar os curativos, não deve ser permitida a superalimentação dos morangos, já que a massa caducifólia crescerá nele, mas a raiz começará a apodrecer. Ao plantar uma muda, eles passam a alimentá-la ativamente a partir do segundo ano, utilizando matéria orgânica e componentes minerais. No ano seguinte, é melhor abandonar a matéria orgânica e deixar apenas complexos minerais, e no 4º ano de vida da planta, a fertilização orgânica é novamente introduzida nela.

Quando aplicar o curativo superior?

Para obter um alto rendimento de morangos, é importante seguir um esquema de alimentação. Eles são realizados na primavera, verão e após a colheita.

Na primavera

Os fertilizantes são aplicados na primavera, durante a floração, bem como depois que os frutos são amarrados e a roseta de folhas cresce. No início da floração, a pulverização é realizada com preparações complexas ou com uso de ácido bórico. Quando os ovários aparecem, uma composição de minerais e orgânicos é preparada: composto - 300 g, nitrato de amônio - 20 g, sulfato de potássio - 10 g, superfosfato - 20 g.

A composição é regada na raiz da planta.

Verão

No verão, depois da frutificação, também é importante alimentar a lavoura, quando ela deu todas as forças para a colheita e novos botões de flores e bigodes começaram a se formar nela.Os fertilizantes são aplicados em julho e agosto. Durante o período de amadurecimento das bagas, os morangos são fertilizados com cinzas (200 g) e fertilizante complexo (20 g). UMA após a colheita, os grânulos de preparação são espalhados pelos corredores, enterrando-os no solo e regando abundantemente o canteiro.

No outono

No outono, a fertilização ajudará os morangos a se prepararem para o inverno. A cobertura é realizada em setembro, após o corte das folhas. Se você não teve tempo para fazer isso, pode alimentar os morangos em outubro ou novembro.

As composições de trabalho são aplicadas na forma de cobertura de raiz líquida ou os grânulos são enterrados no solo, seguido de rega.

Antes de embarcar

No transplante de arbustos ou no preparo de covas para as mudas, o solo é previamente preparado, fertilizando-o com cinzas (200 g), superfosfato (20 g) e sulfato de potássio (10 g). O preparo é feito pelo menos 1 mês antes do início do trabalho de plantio, e esta será a primeira alimentação das mudas. A composição é desenterrada com solo e regada com água. Ao plantar mudas, você pode adicionar um pequeno complexo de fertilizantes prontos com nitrogênio e potássio à cova.

Conselho de profissional

A fertilização dos morangos depende das condições em que são cultivados. Para espécimes crescendo em um vaso no parapeito de uma janela em casa, bem como em uma varanda, terraço ou em um apartamento, composições complexas são adequadas, em embalagens convenientes - formas granulares ou líquidas. Se estamos falando de cultivo em escala industrial, a quantidade de fertilizante aplicada dependerá das condições climáticas e da composição do solo.

Neste caso, você precisará usar não apenas minerais, mas também complexos orgânicos.

Morangos reparados, que florescem e frutificam durante todo o verão, precisam de alimentação frequente, e as plantas destinadas à hidroponia são fertilizadas por métodos foliares e fertilizantes são adicionados às soluções de irrigação. Nesse caso, apenas compostos minerais podem ser usados, pois a matéria orgânica obstruirá todos os orifícios de drenagem do sistema.

Os brotos em uma estufa, assim como as mudas em canteiros verticais, são fertilizados pelo método de fertirrigação, quando os componentes minerais são dissolvidos na água para irrigação. Além disso, nesses casos, o curativo foliar também é utilizado.

Dicas para alimentar morangos no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário