Como e como fertilizar árvores?
Todo proprietário de um pequeno terreno sonha com um belo jardim. Mas para cultivar árvores frutíferas saudáveis e belas coníferas, você precisa fazer muito esforço e não perder tempo cuidando do jardim.
Para que serve?
Os jardineiros às vezes discordam sobre se as árvores precisam de fertilizantes. Alguns acreditam que a árvore é capaz de se desenvolver de forma independente, sem intervenção humana, e os adeptos dessa agricultura não usam fertilizantes. Outros têm certeza de que somente graças à aplicação correta e oportuna de fertilizantes a árvore dará frutos, se deliciará com sua beleza e se desenvolverá corretamente.
Os jardins de diferentes proprietários podem ser muito diferentes uns dos outros. Para um proprietário, as árvores parecem fracas e doentias; para outro, tudo floresce, fica verde e agrada aos olhos. E todo o segredo está nos fertilizantes.
As árvores precisam deles para que as plantas se desenvolvam corretamente, para agradar com uma boa colheita e beleza. Em diferentes épocas do ano, as árvores requerem certos tipos de fertilização: durante o período de início do escoamento da seiva - algumas, durante o amadurecimento dos frutos - outras, após o término da frutificação - a terceira.
Os fertilizantes não só fornecem às plantações de jardim as substâncias necessárias, como também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Isso significa que as plantas serão mais resistentes a várias doenças, das quais existem muitas. Além disso, é mais fácil para as pragas infectarem uma árvore doente e enfraquecida do que uma que tem imunidade forte.
Cronometragem
Apesar de os fertilizantes serem úteis e até necessários, é impossível aplicá-los espontaneamente quando se deseja. É mais provável que seja prejudicial do que benéfico. É imprescindível fertilizar as árvores na hora que elas precisam. Portanto, é melhor desenvolver seu próprio esquema de fertilização e cumpri-lo em sua casa de verão.
- Outono... É a época da colheita, da colheita, do envio das frutas para o armazenamento de inverno. Há muitos problemas. Mas é ainda mais importante ajudar as árvores a se recuperarem depois de uma atividade vigorosa e ajudá-las a sair bem preparadas para o inverno. Você pode começar este trabalho depois que as árvores produzirem frutos. Depois de duas semanas de espera, começam a poda sanitária, tratamento preventivo contra pragas e fertilização. O prazo dessas obras depende da região. Se nas regiões do norte e centro da Rússia todos os trabalhos preparatórios devem ser concluídos em outubro, então nas regiões do sul eles podem ser realizados com segurança em novembro.
Neste momento, fertilizantes orgânicos são aplicados. Isso inclui até folhas podres e frutas que caíram das árvores. Com a ajuda deles, cria-se húmus, o que afeta a qualidade do solo. Mas, para as árvores passarem o inverno com segurança, elas também precisam de potássio e fósforo.
Mas o nitrogênio não pode ser trazido antes do início do tempo frio, caso contrário, a árvore pode liberar novos brotos, que logo morrerão.
- Inverno. Este é um período dormente. No momento, nenhum trabalho é feito, mesmo se for uma região ao sul e o clima permitir. Isso também se aplica a fertilizantes. Tudo o que as árvores precisam no inverno é uma proteção confiável contra o frio, e isso ajudará uma boa camada de cobertura morta e abrigos especiais, se for exigido por temperaturas muito baixas.
- Primavera. O despertar das árvores é um momento muito importante. O início da primavera é a hora de ajudá-los a acordar de um longo sono, alimentá-los e fornecer-lhes nutrientes. Afinal, um longo período de floração, começa a maturação dos frutos, o que faz com que a vitalidade seja extremamente necessária.Com o fertilizante certo, as árvores se desenvolverão ativamente e liberarão novos brotos. E em novos galhos, os frutos amadurecerão no futuro.
A alimentação na primavera envolve a aplicação de nitrogênio. Isso geralmente é feito em meados de março. Você pode usar fertilizantes para essa finalidade, que são rapidamente absorvidos. Isso inclui esterco, excrementos de pássaros, nitrato de amônio, uréia. A segunda cobertura é feita pouco antes da floração e inclui, além de fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio.
Duas semanas depois, se necessário, produza uma terceira alimentação.
- Verão... Todo o verão pode ser alimentado com árvores, mas sem fanatismo. Você pode, por exemplo, aplicar fertilizantes três vezes - em junho, julho e agosto. Fertilizantes contendo nitrogênio e oligoelementos são usados. No verão, costuma-se fazer o curativo foliar, os compostos são diluídos e a folhagem pulverizada. Um dos fertilizantes de verão é o nitroammofosk. Este fertilizante inclui um complexo de nutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre.
Visualizações
Todos os fertilizantes são divididos em tipos, cada um desempenhando suas próprias funções e trazendo certos benefícios para as árvores.
Mineral
Eles são baseados em potássio, fósforo e nitrogênio. Esses são os três componentes principais de que as plantas precisam para crescer e se desenvolver adequadamente. Fertilizantes de nitrogênio incluem salitre e uréia... Deve-se lembrar que a fertilização com nitrogênio é necessária na primavera e no verão dentro dos limites normais, mas inaceitável no outono.
Outro bom fertilizante mineral é superfosfato. Tem um bom efeito no crescimento e desenvolvimento das plantas, é aplicado em solos húmidos. Em solos com alta acidez, são utilizados rocha fosfática. Isso aumenta tanto a imunidade das plantas que as pragas não conseguem infectá-las.
Fertilizantes contendo potássioexigido no outono. Existem também fertilizantes complexos que contêm todos os minerais necessários. Eles podem ser comprados nas lojas. As combinações podem ser muito diversas: fósforo-nitrogênio, nitrogênio-potássio. A escolha depende das necessidades das plantas, de sua aparência.
Mas não se empolgue com fertilizantes minerais, a medida é importante em tudo.
Orgânico
Esses fertilizantes são extremamente importante no outono, ajudam a tornar o solo mais fértil e a preparar melhor as plantas para o inverno, além disso, esse tipo de fertilizante retém bem a umidade, o que também traz muitos benefícios para as raízes. Uma influência muito boa a este respeito tem cinza de madeira... Não contém nitrogênio, mas potássio, cálcio e fósforo estão presentes. A cinza é facilmente obtida queimando galhos e folhas velhas.
Outra opção para fertilização orgânica é estrume podre... Mas é muito importante que não seja fresco, o que pode simplesmente destruir as plantas devido ao alto teor de amônia. O mesmo se aplica a excrementos de frango - é útil em quantidades limitadas, diluído e em uma programação específica.
Líquido
Esses tipos incluem quaisquer opções: composições minerais, orgânicas e húmicas. Imediatamente antes do uso direto, eles são diluídos com água em proporções adequadas. Eles são usados ativamente durante a estação de crescimento, amadurecimento dos frutos, usando tanto a raiz quanto a alimentação foliar.
Tudo depende da estação e das necessidades da planta.
Como escolher?
Antes de comprar ou preparar fertilizantes, você precisa considerar quais árvores serão processadas e em que época do ano no momento.
A cobertura de arbustos frutíferos e árvores de jardim é realizada no outono, no verão e na primavera, com o uso dos tipos de fertilizantes permitidos nesta época. No outono não use fertilizantes de nitrogênio, mas vale a pena aplicá-los na primavera.
Orgânico é necessário em todos os momentos, mas dentro da razão e diluído. Para as mudas, também vale a pena dar comida. Mas você precisa considerar em que momento as árvores são plantadas. Se no outono, o solo é abastecido com fertilizantes minerais, mas não com nitrogênio, matéria orgânica é adicionada.Para o plantio na primavera, você também pode preparar fertilizantes contendo nitrogênio.
Verão para o crescimento de árvores frutíferas você pode aplicar cobertura, alternando-os, usando fertilizantes minerais e orgânicos. Por exemplo, use produtos orgânicos por uma semana, e depois de 2-3 use minerais.
Para tangerineiras usa esses e outro curativo superior. Apenas esta árvore dificilmente pode ser cultivada no jardim. Mesmo nas regiões do sul, isso é difícil. Mas se no mesmo Território Krasnodar isso não é realista, na Abkházia eles fazem isso com grande sucesso. Em outras regiões, essa árvore só pode ser cultivada em casa. Ele vive no mesmo ciclo. No inverno, ele não precisa de fertilização, no resto do tempo você pode fertilizá-lo.
Mas fertilizantes para coníferas diferem das plantações de frutas e bagas. Eles precisam de potássio, magnésio e fósforo. As coníferas não precisam de nitrogênio. Não use fertilizantes em excesso, essas árvores não precisam tanto deles.
E para o melhor efeito, você pode comprar misturas prontas com a inscrição "Para coníferas".
Como se alimentar?
Antes de fertilizar as árvores, você precisa decidir se deseja usar opções secas ou líquidas. Se o solo estiver excessivamente úmido e chovendo, grânulos secos servirão. O círculo do tronco é ligeiramente escavado e fertilizantes são colocados nele e, em seguida, coberto com terra. Se o solo estiver seco, os fertilizantes líquidos são mais adequados. Mas, antes disso, as plantas precisam ser regadas com água pura e só depois aplicar fertilizantes diluídos - orgânicos ou minerais, dependendo da estação. Para isso, sulcos especiais são cavados e líquido é derramado neles.
O método foliar é usado na primavera e no verão.... É especialmente bom na estação quente. Em seguida, a folhagem é pulverizada com fertilizantes diluídos. Mas isso deve ser feito de manhã ou à noite, quando os raios do sol não atingem a folhagem.
O principal é lembrar que a alimentação excessiva não traz benefícios, portanto, basta fazer 2 vezes no verão e na primavera, e também no outono antes de se preparar para o inverno.
Para jardineiros que não estão muito confiantes em seus conhecimentos, é mais fácil comprar misturas prontas, todas as proporções estão claramente indicadas na embalagem e é impossível cometer erros. Além disso, você pode escolher misturas adequadas para cerejas, cerejas, maçãs, ameixas, peras e outras árvores frutíferas.
Além disso, deve-se sempre ter em mente que as árvores precisam não apenas de fertilização, mas também de rega oportuna, proteção contra pragas, bem como poda higiênica e decorativa, dependendo da finalidade da árvore ou arbusto.
A fertilização correta das árvores é descrita no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.