Tudo sobre fertilizantes para flores
Cultivar e cultivar flores (tanto flores de interior como de jardim) é um passatempo popular. No entanto, muitas vezes, para que as plantas cresçam e se desenvolvam ativamente, é necessário o uso de uma variedade de alimentos e fertilizantes.
Quando é necessário o curativo superior?
Primeiro você precisa descobrir quando as flores precisam ser enfeitadas. Deve ser entendido que o tempo pode variar dependendo do tipo de flores de que estamos falando (por exemplo, plantas em vasos ou vasos, flores de jardim). Algumas variedades requerem alimentação no outono (mais frequentemente em novembro), outras na primavera. Entre outras coisas, a variedade da planta também deve ser considerada.
Falando sobre como fertilizar as flores de maneira adequada, é importante ressaltar que esse procedimento deve ser regular. No que diz respeito às plantas que crescem em casa, isto deve-se, em primeiro lugar, ao facto de se encontrarem num espaço bastante limitado e, consequentemente, a área da sua nutrição também é limitada.
No processo de crescimento e desenvolvimento, a flor esgota o solo, que, por sua vez, precisa ser suplementado com nutrientes adicionais.
Como a planta é um organismo vivo, de acordo com sua aparência e condição, pode-se concluir se é necessária a aplicação de fertilizantes. As seguintes características podem se tornar sinais semelhantes:
- a flor cresce muito devagar, há atrasos no seu desenvolvimento;
- os caules são muito fracos em termos de características e de formato alongado;
- as folhas são de cor opaca, são pequenas, caídas;
- a planta sucumbe facilmente às influências negativas: mudanças de temperatura, doenças, pragas (os sinais mais comuns a esse respeito são o amarelecimento das folhas, o aparecimento de manchas);
- falta de floração.
Não é recomendável levar uma flor caseira a tal estado, pois em alguns casos nenhuma alimentação e fertilização adicionais serão capazes de reanimar a planta, mas, ao contrário, pode levar à sua morte completa.
Para alimentar plantas de interior com menos frequência, você pode usar um transplante. Graças a este procedimento, a flor cairá constantemente em um novo substrato nutritivo, que está saturado com uma grande quantidade de nutrientes necessários para o crescimento.
Métodos de aplicação
Existem várias formas de realizar a alimentação. Cada um deles tem suas próprias características individuais, que devem ser levadas em consideração.
Rega
Para regar, uma solução especial deve ser preparada. Nesse caso, é necessário levar em consideração as proporções recomendadas. Dependendo do fertilizante específico, apenas uma certa quantidade de solução pode ser aplicada, o que é bastante difícil de observar durante a rega. E você também precisa levar em consideração as regras de rega para uma determinada flor (por exemplo, o líquido não deve entrar nas folhas de algumas plantas).
Pulverização
Para pulverizar, bem como para regar, você deve primeiro preparar uma solução adequada. A pulverização é considerada o melhor método de fertilização, pois cria a possibilidade de uma distribuição uniforme da fertilização.
Seleção e uso de fertilizantes acabados
A maneira mais fácil de alimentar suas plantas é comprar o fertilizante apropriado. Hoje, um grande número de substâncias semelhantes podem ser encontradas no mercado, elas podem ser universais e específicas. Você pode alimentar flores com fertilizantes em varas, tabletes, pó.
Na escolha de um fertilizante, é imprescindível dar preferência a substâncias que correspondam o máximo possível à variedade da planta. Se você possui um grande número de flores de diferentes variedades, escolha opções universais. Além disso, os especialistas recomendam dar preferência a fertilizantes de fabricantes confiáveis, que gozam do respeito e da confiança dos consumidores.
No que diz respeito ao uso de misturas prontas, siga estritamente as instruções do fabricante. Caso contrário, existe a possibilidade de prejudicar significativamente a flor.
O uso de remédios populares
Muitos produtores, ao contrário dos fertilizantes prontos e obtidos quimicamente, escolhem remédios populares que têm um efeito positivo nas plantas domésticas. Vamos considerar os mais populares.
ácido succínico
O ácido succínico é formado através do processamento do âmbar natural (este material é extraído no fundo do Mar Báltico). O âmbar natural faz parte de muitos organismos vegetais e animais. O produto - ácido succínico - está disponível na forma de comprimidos ou pó cristalino. Para fertilizar as plantas, essa substância pode ser diluída em vários líquidos (por exemplo, na água). Neste caso, é imprescindível observar as proporções recomendadas e seguir rigorosamente a receita.
O ácido succínico pode ter um efeito complexo na planta, afetando positivamente todas as suas partes. Quando usado moderadamente e criteriosamente, o ácido succínico como alimento para flores, o produto químico pode ter uma série de efeitos benéficos:
- ativação do crescimento da flor;
- melhorar os processos de absorção e assimilação de nutrientes do solo;
- estimulação do desenvolvimento das raízes e da parte verde dos brotos;
- restauração de processos fisiológicos perturbados dentro da planta;
- reduzindo o risco de doenças;
- um aumento na quantidade de clorofila na folhagem;
- intensificação dos processos de germinação.
Ao mesmo tempo, é importante observar o fato de que para que o ácido succínico mostre sua eficácia máxima, apenas uma pequena quantidade é necessária. Além disso, este curativo é absolutamente seguro, não prejudica nem as pessoas nem os animais. Existem várias maneiras de alimentar as plantas com ácido succínico. O método deve ser escolhido dependendo da finalidade para a qual você está fertilizando a planta.
- Para ativar os processos de crescimento e desenvolvimento, recomenda-se pulverizar as flores com uma solução de ácido succínico. Este procedimento é recomendado antes do início da floração.
- Se você quiser ter um efeito direto no sistema radicular da planta, é recomendável mergulhar as raízes na solução por 30-40 minutos. Depois disso, as raízes devem ser secas.
Peróxido de hidrogênio
De acordo com as avaliações de floricultores experientes, o peróxido de hidrogênio é um dos fertilizantes populares mais populares e eficazes. Tem muitas propriedades positivas:
- acelera os processos de crescimento e floração;
- tem efeito fungicida (controle de pragas);
- satura o solo com oxigênio;
- fortalece as raízes;
- evita processos de decadência.
Para preparar o fertilizante na forma de solução, é necessário tomar peróxido de hidrogênio a 3% (2 colheres de sopa) e 1 litro de água. Os líquidos devem ser bem misturados, após o que a planta pode ser regada com a solução.
Iodo
Usar o iodo como alimento para flores ajuda a planta a se recuperar (por exemplo, após exposição a altas temperaturas, luz solar direta) e também ativa a floração. Na maioria das vezes, o iodo é usado no cuidado de gerânios. Para preparar uma solução útil, 1 gota da substância deve ser misturada com 1000 ml de água. Ao mesmo tempo, 50 ml desse produto serão suficientes para uma planta.
De outros
Além dos descritos acima, há um grande número de outros remédios populares que são usados como fertilizantes e fertilizantes para plantas. Então, por exemplo, pode ser:
- clara de ovo;
- ácido bórico;
- preparação de chá ou café;
- canela;
- amônia;
- Óleo de castor;
- cascas de laranja;
- alho;
- leite;
- aspirina;
- Cerveja.
Cada uma dessas mamadas pode ser benéfica se usada com cautela e se as recomendações de especialistas forem seguidas. Vamos dar uma olhada mais de perto em como algumas dessas mamadas são úteis.
- Molho açucarado também chamado de energético. Isso se deve principalmente ao fato de que proporcionam a implementação de um grande número de processos necessários para o crescimento e desenvolvimento normal de uma planta (por exemplo, a respiração).
- Grãos de café aumenta a acidez do solo, respectivamente, a quantidade de oxigênio no solo aumenta, que, por sua vez, é um componente integral para o crescimento e desenvolvimento normal da planta.
- Fertilizantes de frutas cítricas também são muito populares entre os jardineiros experientes. Deve-se ter em mente que muito esforço terá que ser feito para prepará-los. Então, por exemplo, se você quiser transformar a casca da laranja em um molho de cobertura, primeiro terá que moê-la bem e, em seguida, preparar a solução necessária.
- Cinza é fonte de um grande número de microelementos úteis: potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, zinco e outros.
Recomendações
Existem algumas diretrizes simples a serem consideradas ao comprar e usar fertilizantes.
- Se possível, dê preferência a fertilizantes especializados projetados para uma determinada planta. Recomenda-se escolher opções universais apenas como último recurso.
- O procedimento de alimentação deve ser realizado com a freqüência indicada na embalagem.
- No processo de auto-preparação de fertilizantes, certifique-se de respeitar as proporções. O não cumprimento das regras pode levar à morte da flor.
Você aprenderá informações ainda mais úteis no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.