Quais fertilizantes são necessários para as frutas cítricas e como aplicá-los?
As plantas cítricas se tornaram “habitantes” habituais nas casas de muitos russos. O desejo de se tornar exótico surge em muitos, mas poucos conseguem alcançar um resultado positivo.
O erro mais comum é com a alimentação. O que você precisa saber sobre a suplementação de frutas cítricas?
Sinais de falta de nutrição
Qualquer planta, assim como uma pessoa, precisa de uma boa nutrição.
Se for de alta qualidade, oportuna e equilibrada, então a cultura aumentará continuamente a massa verde, produzirá flores, formará botões a partir delas e será capaz de resistir a doenças.
As culturas cítricas são sensíveis às deficiências nutricionais. Você pode descobrir mais sobre isso por sinais externos:
- tom pálido da coroa;
- alongamento de brotos;
- perda de folhas;
- cobrindo as placas das folhas com manchas escuras;
- bordas curvas nas folhas;
- falta de botões ou sua morte em um estágio inicial.
Se você olhar atentamente para as plantas, então por sinais externos você pode determinar a falta de uma determinada substância:
- a severidade excessiva de nervuras nas folhas ocorre quando há manganês e ferro insuficientes;
- com mudanças na cor das folhas, podemos falar de falta de enxofre;
- opacidade das folhas e ondulação da borda indicará uma baixa quantidade de potássio ou boro;
- as folhas superiores murchas, a forma irregular das folhas e a rápida morte dos rebentos novos indicam um baixo teor de cobre no solo;
- manchas de frutas, perda de brilho da cor e maior derramamento são os principais sinais de fluorose, que decorre da falta de ferro.
Se pelo menos um desses sinais for identificado, você precisa alimentar a planta sem atrasos indevidos. Se você controlar a situação, a planta pode morrer.
Termos e taxas de aplicação
Apesar dos caprichos das plantas cítricas e da exigência nutricional, todos serão capazes de lidar com essa ciência. A frequência da cobertura e a taxa de fertilização desempenham um papel importante. As seguintes regras se aplicam aqui:
- Com a chegada do verão, é necessário aplicar fertilizantes para frutas cítricas, que visam aumentar o teor de açúcar nas frutas. Após esses temperos, as frutas cítricas perdem o amargor, que é uma das principais características das plantas exóticas cultivadas em casa. A cada 10 dias pode ser alimentado com nitrogênio e potássio, e a cada 4 dias fertilizado com chorume e superfosfato.
- Com o aumento da frequência dos transplantes e o aumento da idade da cultura, aumenta a necessidade de nutrição adicional.
- Após o transplante, a introdução dos nutrientes pode ser realizada após 1,5 meses. Fertilizantes para plantas com flores podem ser usados. Na ausência de flores, o orgânico é usado (três doses a cada duas semanas). A extração de esterco de cavalo, húmus ou vermicomposto pronto é freqüentemente usada. O substrato não pode ser supersaturado com minerais e matéria orgânica, pois sua acidez aumentará.
- Na estação fria, a necessidade de nutrição adicional para os exóticos é significativamente reduzida, de modo que eles não podem ser alimentados mais do que uma vez por mês. Melhor ainda, faça um curativo mínimo a cada 2 meses.
- Com o início de março, a quantidade de fertilizantes deve aumentar gradativamente e a frequência de sua aplicação deve ser reduzida.
Remédios populares
A escolha de fertilizantes para frutas cítricas é enorme, por isso é fácil se perder nela e você pode escolher um produto que não atenderá plenamente aos requisitos que lhe são impostos.
Com base na experiência de especialistas e análises de usuários, selecionamos vários fertilizantes valiosos.
- “Planeta de flores para frutas cítricas” É um fertilizante complexo baseado em componentes orgânicos e minerais. Uma composição multicomponente, proporções claras e componentes de qualidade são as principais características deste produto. Graças a esta fertilização, a cultura recebe a quantidade necessária de potássio, fósforo e nitrogênio. Para o tratamento da raiz, é necessário diluir a tampa do produto em um litro de água. Meia tampa é adicionada à composição do spray.
- "Jardim dos Milagres" É um dos melhores fertilizantes orgânicos desenvolvidos para plantas cítricas. A composição contém todos os componentes necessários de que essas plantas exóticas precisam. A dosagem é a mesma do primeiro produto. O uso dessa composição pode ser iniciado a partir de fevereiro, o reabastecimento para em novembro.
- "Efeito-mola" é um fertilizante mineral de qualidade comprovado pelo tempo. Se você começar a se alimentar no início da primavera, a planta será capaz de se afastar rapidamente da dormência de inverno e crescer ativamente. A empresa desenvolveu um fertilizante semelhante para uso enquanto colheitas exóticas estão dormentes. É necessária 1 tampa por litro de água.
- "GUMI-20" É um estimulante natural para o crescimento ativo e pleno desenvolvimento das culturas cítricas. Para preparar uma solução de trabalho, você precisará diluir 5 gotas da composição em 1 litro de água
- "Ripen-KA" é um fertilizante concentrado com componentes orgânicos e minerais. Para regar o solo, uma colher de chá do medicamento é diluída em 2 litros de água. Para a pulverização, uma quantidade semelhante do produto é diluída em 4 litros de água.
Como depositar?
A cobertura é realizada de acordo com algumas regras, cuja observância salvará a planta de possíveis consequências negativas.
- Os fertilizantes caseiros só devem ser aplicados com água. Isso pode ser pulverização (fertilização na folha) ou rega (tratamento da raiz) - não há outras opções. A melhor opção é uma combinação dos dois.
- A cobertura só pode ser realizada em plantas saudáveis. Caso contrário, a cultura doente enfraquecerá ainda mais o sistema imunológico e será difícil para ele resistir à doença.
- Curativos minerais e matéria orgânica para plantas de interior não podem ser aplicados ao mesmo tempo, pois o sistema radicular receberá uma queima química. Esta regra não se aplica a fertilizantes compostos acabados.
O comentário foi enviado com sucesso.