Como e como alimentar a couve-flor?
A couve-flor é muito exigente para alimentar, mesmo caprichosa. Além disso, se você exagerar, a reação será ainda pior do que por completa inação. Mas como os moradores de verão se apaixonaram muito por essa cultura, apreciaram e perceberam o quanto a safra perde sem ela, há algo para mexer.
Visão geral de fertilizantes
Se a couve-flor for plantada em solo enriquecido com minerais, fertilize-a no máximo duas vezes por temporada após o plantio. Se o solo não for enriquecido com minerais, então a fertilização será três vezes. Existem muitas oportunidades para entender o que falta à cultura, para captar todos os sinais que são importantes para o jardineiro, esse é o próximo ponto. Faz sentido fornecer uma visão geral detalhada dos fertilizantes que podem ser usados na alimentação da couve-flor.
Mineral
Nitrogênio, cádio, fósforo, cálcio - aqueles elementos que a cultura precisa especialmente. Você pode entender o que exatamente falta à planta pelos seguintes sinais:
- se as folhas superiores do repolho tornaram-se verdes claras e as inferiores são azuladas ou avermelhadas, falta nitrogênio;
- se o crescimento e o amarração das cabeças pararem abruptamente, o repolho carece de fósforo;
- amarelecimento da cultura, ressecamento das bordas das folhas com dinâmica de cima para baixo é sinal de falta de potássio;
- folhas iluminadas e até mesmo sua subsequente morte indica uma deficiência de magnésio;
- se a cabeça não quer amarrar de forma alguma, talvez a falta de molibdênio afete;
- manchas escuras na cabeça do repolho e no toco, o inchaço da polpa indicam que o solo está desprovido de boro.
Assim que aparecerem os sintomas de esgotamento do solo, é hora de aplicar fertilizantes no terreno aberto. A cobertura recebida interromperá o processo de deformação, será um ímpeto para o crescimento e desenvolvimento da planta.
Nas primeiras semanas de crescimento, um fertilizante de fosfato é especialmente útil para a couve-flor. Aí não será possível eliminar sua deficiência, pois é o fósforo que se aproveita nas primeiras semanas. O superfosfato é considerado a melhor fonte. Mas os fertilizantes de nitrogênio-potássio são importantes depois que as sementes germinam no repolho e o estágio de colheita começa. Uma boa fonte de nitrogênio é 10 g de ureia por metro quadrado ou nitrato de amônio.
Para o desenvolvimento das raízes do repolho e do crescimento das folhas, o potássio é necessário, ele entra no solo devido à introdução de sal de cloreto nele. Não tenha medo de que o repolho reaja negativamente ao sal - esta cultura não tem medo dele. O molibdênio e o boro são introduzidos por meio da fertilização com micronutrientes. Por exemplo, a composição complexa de Agrícola será uma boa ajuda nisso. O boro satura o solo após ser alimentado com o mesmo ácido bórico.
Orgânico
Os curativos minerais devem ser alternados com os orgânicos. Uma massa de matéria orgânica é tradicionalmente introduzida no outono, para escavação. Normalmente, o húmus seco é usado para isso, e você realmente não precisa ser esperto - o húmus faz seu trabalho perfeitamente. Quando se trata de preparação do solo na primavera, você precisa adicionar composto. Húmus, excrementos de galinha são ótimos produtos orgânicos.
Esses aditivos são diluídos em água, e essa composição é enviada para a raiz do repolho. Mas estrume fresco não pode ser usado, ele tem um efeito deprimente no crescimento das plantas.
Biológico
Os bioestimulantes são fundos introduzidos inicialmente, quando as mudas estão apenas começando a crescer ativamente. Eles são convenientes para o processamento de sementes, por exemplo. As composições têm um efeito benéfico no sistema radicular, na sua formação e crescimento adequado, têm um bom efeito no fortalecimento do caule, na formação das cabeças.
Os bioestimulantes são produzidos através da criação de cogumelos, turfa e outros bioorgânicos. Ou seja, vários tipos de vermicomposto também podem ser atribuídos a essa categoria de fertilizantes. Por exemplo, o vermicomposto "Planet" é feito de esterco fermentado, ao qual são adicionadas larvas de mosca doméstica. No início do desenvolvimento da muda, será muito útil.
Remédios populares
Alguém é categoricamente contra a "química", alguém não confia em compostos biológicos, alguém está simplesmente habituado a usar "métodos antiquados" que garantem resultados. Em uma palavra, parece que não há menos fãs de métodos populares de fertilização de plantas. Mesmo para algo tão exótico como couve-flor.
Quais são as receitas folclóricas mais procuradas?
- Infusão de urtiga. Regar a couve-flor com esta infusão é sugerido algumas semanas após o plantio. Tome 1 litro de infusão de urtiga para 1 balde de água. Urtiga é enchida com água na proporção de 1 para 2, infundida por 3 dias, e você pode usar a infusão. É necessário regar o repolho pela raiz em solo úmido, após o qual você pode completar a alimentação adicionando cinzas de madeira.
- Levedura de cerveja. Primeiro você precisa preparar uma suspensão especial. 20 g de fermento seco são misturados com areia (150 g). Essa mistura é despejada com 5 litros de água morna, e deve ser infundida por uma semana inteira. Em seguida, pegue apenas 200 ml da composição fermentada, dilua em 10 litros de água morna. Você pode regar o repolho. A cultura precisa dessa alimentação duas vezes por temporada. No quarto dia após a alimentação com fermento, a planta deve ser fertilizada com cinzas (para reservas de cálcio no solo).
- Infusão de batata. Propõe-se triturar bem as cascas de batata, deitar sobre elas água a ferver e conservar a composição durante 3 dias. As limpezas devem ficar úmidas, para isso devem ser mexidas de vez em quando. Após 3 dias, a infusão está pronta para regar: para uma planta - um copo de infusão. Ajudará o repolho que cresce mal, contribuirá para um ovário melhor.
- Casca de ovo. É conhecido por ser rico em cálcio. A casca deve ser bem esmagada, e o pó resultante, na quantidade de uma colher de sopa, deve ser derramado sob a raiz de cada planta. Para o sistema radicular da couve-flor, este tipo de fertilizante é muito benéfico.
- Casca de banana. E esse desperdício de comida é rico em potássio, que também pode saturar o solo onde o repolho cresce. A casca deve ser seca, também finamente picada, preenchida com água e deixada em infusão por 4 dias. A água é retirada a uma taxa de 1 litro por 1 casca. É necessário não borrifar o repolho com a composição resultante, mas regá-lo. Para fazer a couve-flor amarrar bem, esta receita funciona. Esta opção pode ser considerada uma alternativa ao curativo superior mais familiar com permanganato de potássio.
Para aumentar a produtividade, todas as receitas listadas acima são úteis - pelo menos, elas são muito populares entre os jardineiros e jardineiros e recebem boas críticas.
Como se alimentar corretamente?
Toda a estação de crescimento é uma época favorável para a alimentação. Os primeiros aditivos são adicionados no momento do preparo do solo, onde serão plantadas as mudas. Em seguida, os fertilizantes são aplicados durante o desenvolvimento das mudas, na fase de formação da massa verde, na hora de amarrar as cabeças.
Um esquema de alimentação aproximado é o seguinte.
- Preparando as camas no outono. Realizada no outono, após a colheita da safra. Se o solo for ácido, ele precisa de calagem. Ao mesmo tempo, pode-se adicionar farinha de cinza ou dolomita ao terreno aberto. No mesmo período, são introduzidos o composto, o superfosfato e o sal de potássio (10 kg / 100 g / 120 g por 1 metro quadrado).
- Preparando o jardim na primavera. Ele é executado apenas se você se esqueceu de processá-lo no outono. Pegue até 5 kg de húmus seco, 100 g de ureia, 100 g de superfosfato duplo, 120 g de sal de potássio, 30 g de sulfato de magnésio, 2 g de ácido bórico, 1,5 kg de cinza de madeira.
- Tratamento superior de mudas. 10 dias após o mergulho, você pode aplicar os primeiros fertilizantes para mudas - 2,5 g de nitrato de amônio, 2 g de superfosfato, 1,5 g de cloreto de potássio - tudo por litro. O próximo processamento ocorre após 10 dias.O consumo de fertilizantes aumenta em cerca de um terço, a composição não muda. E já o terceiro tratamento é necessário apenas no caso de mudas fracas e pálidas.
- Após o pouso em terreno aberto. O processo começa com fertilizantes contendo nitrogênio, aproximadamente 16-18 dias após o plantio no solo. Para 1 metro quadrado, 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amônio, 10 g de cloreto de potássio são tomados. Para uma planta - um litro. Com o aumento do crescimento da parte foliar, após meio mês, a alimentação deve ser repetida. Também na primeira metade do cultivo da couve-flor, você pode alimentá-la com excrementos de frango. Se a cultura se desenvolver mal, você pode adicionar nitrato de amônio (2 colheres de sopa por balde).
Para amarrar as cabeças, as primeiras variedades de couve-flor são alimentadas em julho (raramente em junho), as tardias - em agosto.
Dicas úteis
Quando as mudas já estão enraizadas no jardim, você precisa de olho e olho para isso. Esta cultura prefere regas frequentes, deve ser derramada pelo menos duas vezes por mês. Ela também gosta de se desenvolver em sombreamento. Após cada cobertura, a cultura deve ser aterrada, o tronco deve ser abundantemente coberto com terra. Isso ajudará as raízes a evitar doenças. A umidade do solo também é importante, se o solo secar, o repolho florescerá mais cedo.
A temperatura deve ser mantida na faixa de 20-22 graus, caso contrário a cultura ficará formada incorretamente, ficará deformada.
O bom crescimento do repolho pode ser dificultado pelo mau tempo por muito tempo. Se o verão é seco ou, ao contrário, a estação acabou sendo fria, se o repolho cresce em solos arenosos, corre o risco de morrer de fome de molibdênio. As inflorescências vão morrer, as folhas vão ficar moles demais, feias, a cabeça do repolho não vai poder amarrar. Nesse caso, a alimentação radicular com amônio de molibdênio é indispensável.
Obviamente, a couve-flor precisa ser arrumada. Mas então, como eles podem comer alegremente o produto como parte de ensopados de vegetais, acompanhamentos deliciosos, sopas amassadas e outros pratos saudáveis. Quem quer que tenha colhido uma safra de couve-flor uma vez não abrirá mão dessa riqueza no ano seguinte, mesmo que a exatidão da planta seja lembrada pelos jardineiros. Eles estarão prontos para regar e borrifar e seguir o padrão de alimentação para reabastecer o freezer com um produto delicioso e muito valioso.
O comentário foi enviado com sucesso.