Como alimentar o alho depois de retirar as flechas?
Jardineiros novatos muitas vezes se deparam com uma escolha - há necessidade de alimentar o alho após o rompimento das flechas e quais fertilizantes precisam ser aplicados. Vamos tentar descobrir isso em nosso artigo.
O que alimentar?
Claro, uma boa colheita depende de quão bem o fertilizante é escolhido. Você também precisa considerar o tipo de solo. Por exemplo, as zonas húmidas são diluídas com areia e argila, os arenitos com turfa e argila e os argilosos com areia e turfa. Os solos de Chernozem não precisam de ser tocados: já possuem todas as substâncias necessárias. Após a fertilização é realizada em etapas.
Não há nuances especiais na alimentação com alho de inverno e primavera - ambas as culturas precisam das mesmas vitaminas. Apenas o momento da aplicação será diferente: para as safras de inverno, os minerais são introduzidos no solo um mês antes do plantio e as safras de primavera devem ser alimentadas imediatamente após o derretimento da neve. Em seguida, as colheitas de inverno são alimentadas após a remoção da camada de isolamento e as colheitas de primavera - imediatamente após o aparecimento da massa verde.
É preferível aplicar fertilizantes com base no tipo de camada do solo. Desta forma, você pode evitar excesso de fertilizantes e queimaduras.
Da matéria orgânica, é melhor adicionar húmus de cavalo ou de vaca, esterco de porco, fezes de galinha - mas apenas um da lista. Em nenhum caso se deve misturar tudo, é proibida a introdução de estrume fresco. Composto ou turfa podem ser adicionados algumas semanas antes do plantio de uma safra de inverno.
Durante a formação da massa verde, recomenda-se adicionar minerais - sulfato de potássio ou superfosfato, pois formam bulbos grandes e fortes. Durante o crescimento das folhas, a fertilização com nitrogênio pode ser aplicada.
Depois da aparição
Após o surgimento da vegetação, a cultura precisa de simuladores e ativadores de crescimento. A primeira aplicação de fertilizantes ocorre durante o período de degelo da neve. O fertilizante de raiz é aplicado na forma líquida. Alimentado principalmente com uréia. Um mês depois, durante as filmagens, é realizada a segunda alimentação. A escolha do fertilizante depende do clima e do tipo de cobertura do solo. Você pode usar um nitroammophoska. Para reduzir a evaporação do solo, é recomendado alimentar em tempo nublado ou após o pôr do sol. Para que os brotos de alho cresçam exuberantes, é necessário preparar uma mistura de nutrientes: misture 1 colher de chá de uréia com 10 litros de água. Depois de regarmos as camas.
Para que o alho dê uma boa colheita, ele é alimentado com o seguinte remédio popular. É necessário ralar o sabão em pó até uma massa de 100 gramas. Em seguida, dissolvemos em 10 litros de água. Assim que o sabão se dissolver, adicione 50 gramas de amônia. Realizamos temperos foliares para que o alho libere muitas folhas verdes. A mistura deve ser usada imediatamente, se sobrar algo, descarte o resto. O fato é que a amônia evapora rapidamente, e depois do armazenamento a mistura não traz nenhum benefício.
Quando o alho está picado, é útil regar com a seguinte bebida: para 10 litros de água aquecida pegamos 2 kg de cinzas finas. Misturamos tudo bem, regamos para que tudo fique de molho até a raiz mais rápido. Você pode usar drogas compradas em lojas quando a cultura começar. Tomamos qualquer fertilizante de potássio ou fosfato na quantidade de 2 colheres de sopa, enchemos com um balde de água, dissolvemos. Gastamos toda a mistura resultante por 1 metro quadrado de jardim.
Depois de deletar
Quebrar as flechas em tempo hábil também dá seus resultados, pois devido ao corte, os minerais vão para o crescimento e fortalecimento do bulbo.Se você não arrancar as pontas da planta, os bulbos ficarão pequenos e secos. É necessário estourar as flechas a partir de meados de junho, quando sua altura passa de 10 centímetros.
Depois de aparar as flechas, a planta é fertilizada com cinzas ou fertilizante de fosfato de potássio: superfosfato duplo, superfosfato. Após a coleta das flechas, a aplicação de um determinado tipo de fertilizante depende das condições climáticas.
Se o tempo chuvoso se estabelecer, então não será muito bom para as raízes: mais tarde, toda a planta pode ficar amarela. Portanto, é melhor pulverizar a parte superior com Novosil ou Epin-Extra.
Não há necessidade de puxar com a colheita, pois as cabeças ficarão mal armazenadas, perderão sua apresentação. Se a safra não for colhida em tempo hábil, a casca rachará e o bulbo se desintegrará em cravos. Vamos dar um exemplo de remédio popular de vitaminas para o alho: pegamos 1 litro de qualquer húmus (esterco ou fezes), 1 litro de cinzas, misturamos com 10 litros de água. É preciso esperar um pouco, depois despeje por baixo da raiz na proporção de 1 xícara da mistura para um balde de água.
Características do curativo superior
Para fertilizar o alho, são usados dois tipos de curativos. A raiz é introduzida antes do plantio da planta ou durante o período de crescimento. Os fertilizantes são usados em qualquer forma. O fertilizante líquido é melhor usado durante a estação de crescimento. Com a ajuda da alimentação foliar, as partes verdes das plantas são alimentadas. Basicamente, é assim que o alho é alimentado após a remoção das flechas. Assim, os nutrientes são rapidamente distribuídos pela planta. Mas você não poderá contribuir muito: a planta pode queimar.
Quando você é apaixonado por curativos foliares, os seguintes pontos devem ser levados em consideração.
- A saturação da mistura deve ser menor do que para o enxerto de raízes, e só assim o produto será seguro e útil.
- Para que a solução seja absorvida e permaneça na planta, a pulverização é feita de manhã cedo ou após o pôr-do-sol.
- É melhor realizar a pulverização das raízes apenas quando a planta apresentar sinais claros de deficiência de nutrientes.
- Antes da colheita, não faz sentido aplicar fertilizantes. Afinal, a lâmpada já foi formada - tudo o que ela pôde, ela recebeu.
Existem casos especiais em que existe um esquema de alimentação. Considere essas emergências.
- Para o crescimento lento da vegetação, usamos fertilizantes de potássio e nitrogênio. Durante a alimentação extra, adicionamos nitrophoska, fosfato de potássio, ureia ou cinza de madeira. Trazemos de acordo com as instruções de qualquer maneira conveniente.
- Para aumentar o diâmetro dos bulbos, é necessário diluir a polpa na proporção de 1: 6. Regue um balde de fertilizante por metro quadrado. Ou você pode adicionar nitrogênio ao canteiro do jardim após a germinação da primavera de uma safra de inverno ou mesmo antes do plantio da planta da primavera.
De fertilizantes industriais, soluções de ureia, nitrato de amônio, superfosfato, sulfato de potássio, nitroammophoska ajudam bem. Dos preparados multicomponentes, o Agricola tem se mostrado bem. O produto pode ser adquirido na forma líquida e granulado. Os ingredientes naturais estão contidos nos produtos "Gutamat" e "Fasco".
No outono, apenas as plantações de inverno são fertilizadas. Além disso, a introdução de nutrientes ocorre em duas etapas. Primeiro, um mês antes do plantio, é introduzida a seguinte mistura: húmus com superfosfato, cinza, sulfato de potássio. Na segunda etapa, algumas semanas antes do plantio, adicione a seu critério: composto, turfa baixa ou uma mistura de armazenamento.
Erros comuns
Os residentes de verão inexperientes cometem uma série de erros que podem levar a consequências tristes. Vamos considerá-los com mais detalhes.
- Introduzindo nutrientes indiscriminadamente. Algumas pessoas usam ativamente o slogan: "Quanto mais, melhor." Mas o excesso de fertilizante prejudica a safra. As consequências da aplicação descontrolada são muitas: as partes verdes queimam e a lâmpada apodrece.
- Não observância de proporções. Por exemplo, uma alta concentração de solução de amônia ou sais também pode causar a morte do alho ou retardar seu crescimento.Ao comprar fertilizantes em lojas especializadas, é preciso estar atento às proporções.
- Alimentação complementar com esterco fresco. Isso está errado, porque a planta precisa de húmus. Caso contrário, você pode ficar sem uma cultura completamente.
- Remoção prematura de flechas. Se a flecha cresceu mais de 10 centímetros e não foi removida, não haverá uma ponta grande.
Muitos jardineiros costumam perguntar: é melhor alimentar uma plantação de alho - com matéria orgânica ou fertilizantes de uma loja? Os fertilizantes orgânicos têm uma série de vantagens:
- valor aumentado;
- segurança;
- a capacidade de se acumular no solo.
Mas seu excesso pode queimar o sistema radicular. Portanto, certos intervalos devem ser observados.
De fertilizantes orgânicos úteis durante o tiro, verbasco, fermento de padeiro, fezes de frango, sal de cozinha, amônia e álcool são usados. Antes de começar a aplicar molhos em canteiros de alho, você deve primeiro estudar todas as recomendações e instruções. Deve ser lembrado que a cultura do alho é uma cultura de raízes, portanto, quaisquer experimentos adicionais são inadequados. Só uma atitude sensível e atenta à planta dará uma grande colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.