O que e como alimentar mudas de pepino?
O primeiro passo para o cultivo de pepinos é cuidar das mudas. Durante a sua amamentação, é importante garantir condições de luminosidade, temperatura e a presença de todos os nutrientes. É importante entender todos os princípios da alimentação para que os pepinos germinem bem. Alguns dos nutrientes são colocados no solo durante o seu preparo. Porém, à medida que as mudas se desenvolvem, a composição deve ser atualizada.
Tempo e frequência
Você precisa alimentar as mudas de pepino apenas 3 vezes antes de plantar em terreno aberto. Se uma estufa for usada, medidas mais proativas podem ser necessárias. Portanto, mudas fracas são fertilizadas a cada 14 dias.
Esquema aproximado de fertilização.
- Quando as primeiras folhas aparecem, recomenda-se usar apenas soluções aquosas. Os orgânicos podem chegar à planta durante a rega pela manhã ou à noite. Normalmente, as 2 primeiras folhas aparecem em 10-14 dias.
- Após mais 2 semanas, você pode repetir a alimentação. Nesse período, é introduzida uma dose dupla de matéria orgânica. Ao mesmo tempo, é importante garantir que os fertilizantes não entrem em contato com a parte verde das mudas. Caso contrário, as folhas queimarão. Todos os alimentos complementares destinam-se às raízes.
- Na terceira vez, você pode fertilizar as mudas plantadas no solo. É durante este período que a planta experimenta o estresse mais severo. Após 5 dias, o solo deve ser enriquecido com uma solução fraca de permanganato de potássio. No momento do plantio, é importante monitorar as condições do solo.
- A fertilização subsequente é aplicada em intervalos de 10-15 dias.
Não faz sentido começar a isca mais cedo. As mudas jovens durante este período ainda são muito fracas e simplesmente não serão capazes de assimilar substâncias úteis. Numerosos experimentos indicam que mesmo em solo estéril, os pepinos podem viver pacificamente até que as primeiras folhas apareçam. Nesse momento, a planta se alimenta das reservas que estão nas sementes.
Alguns jardineiros chegam a acreditar que é necessário alimentar os pepinos durante a formação da terceira folha. Nessa época, o sistema radicular já está mais desenvolvido, a planta pode absorver as substâncias necessárias.
O esquema de isca padrão é relevante para pepinos que se desenvolvem normalmente. Para plantas fracas, componentes úteis podem ser introduzidos de acordo com o seguinte sistema:
- depois de brotos de botões;
- quando a planta dá frutos;
- quando a folhagem fica amarela;
- se aparecer amarelecimento na fruta;
- com uma forte onda de frio.
A alimentação de raiz é a mais simples e mais comum. No entanto, você pode fertilizar pepinos de outra maneira. A fertilização foliar é aplicada em repouso entre os curativos das raízes. Bastante 2-3 sessões por temporada.
O que você pode alimentar?
As mudas precisam de oligoelementos benéficos para serem fortes e capazes de sobreviver no campo aberto. Você pode usar misturas fosfóricas prontas, preparações complexas ou biofertilizantes. Uma formulação padrão é geralmente usada, mas se a planta já estiver enfraquecendo, então uma ação deve ser tomada.
A falta de qualquer substância sempre afeta a qualidade da safra de pepino. Então, com falta de nitrogênio, os frutos ficam em forma de cone. A falta de cálcio pode levar à morte dos ovários e, se houver pouco potássio, os verdes ficarão desfigurados. Mudas de pepino podem ser alimentadas por métodos radiculares e não radiculares, dependendo das características do fertilizante.
É mais fácil introduzir alimentos complementares sob a raiz após o aparecimento das primeiras folhas permanentes. É melhor fazer isso à noite, após a última rega.A alimentação foliar é usada nos casos em que o sistema radicular não consegue absorver todos os nutrientes. Ao mesmo tempo, os próprios fertilizantes podem ser levados prontos ou com biofertilizantes feitos em casa.
Substratos de nutrientes
A compra de um solo especial permite que você cultive mudas com o mínimo de esforço. A princípio, a planta não será alimentada com o substrato, mas esgotará o suprimento de substâncias da semente. No entanto, durante o crescimento e liberação das folhas, ele começará a se alimentar de forma bastante ativa. Solo especial irá facilitar muito a manutenção e garantir uma boa germinação.
Qualquer substituto do solo pode ser usado como substrato. É bom e fácil de trabalhar com lã mineral, serradura, fibra de coco, areia. Antes de iniciar a formação, é necessário processar o material para que não contenha microorganismos patogênicos. Em seguida, o substrato é impregnado com substâncias úteis.
Propriedades básicas:
- higroscopicidade máxima;
- proporção ótima de nutrientes;
- acidez na faixa de 6,4-7;
- frouxidão, respirabilidade.
Também são adquiridas misturas de solo que são projetadas especificamente para o cultivo de mudas de pepino. Você não deve usar um substrato de turfa. Este componente pode parar de absorver água, o que fará com que os pepinos sequem. É muito melhor usar seu próprio substrato.
Fertilizantes complexos
Mudas de pepino que crescem no peitoril da janela podem ser alimentadas desta forma versátil. Formulações complexas são boas porque todos os componentes já estão balanceados nelas. As misturas geralmente são vendidas como líquidos, tornando o uso o mais fácil possível. Normalmente, a composição contém componentes padrão: nitrogênio, fósforo e potássio, bem como micro e macroelementos adicionais.
Os complexos são mais adequados para quem não tem experiência no cultivo de mudas. Portanto, não há risco de tornar a mistura insuficientemente nutritiva para os pepinos. A composição equilibrada permite atender plenamente todas as necessidades da cultura.
Os complexos mais populares:
- "Kemira universal";
- Agricola;
- "Ideal";
- "Chefe de família";
- Ecosil;
- Kemira Lux;
- "Efeito sobre".
Estas misturas são fáceis de preparar. Basta diluir a composição de acordo com as instruções do fabricante e fertilizar as mudas de acordo com o esquema. Os fertilizantes complexos permitem que você cultive pepinos grandes e bons com o mínimo de esforço. Além disso, existem formulações com nutrientes. Normalmente existem amofos, nitrato de potássio e nitrofoska. Essas substâncias são mais adequadas para mudas de pepino. Durante a segunda e a terceira alimentação, a quantidade de fertilizante é dobrada.
Além disso, os componentes necessários são introduzidos pelo método foliar: a planta deve ser pulverizada. Durante o crescimento ativo, é melhor usar complexos minerais. Tais como "Kemira Lux" e nitrophoska são bem adequados. Durante a terceira isca, você pode usar suas próprias formulações.
A receita mais simples e eficaz.
- Pegue 10 litros de água limpa.
- Adicione 10 g de sal de sulfato de potássio e mexa. É importante não confundir com cloreto! Este último vai estragar as mudas.
- Adicione 40 g de superfosfato. Mexa bem.
- Adicione 15 g de ureia. Para mexer bem. Esta quantidade de solução é suficiente para 2 m² de pepinos.
Orgânico
Não deve usar estrume para pepinos - o risco de errar na dosagem é muito grande. O calor gerado pela lama pode prejudicar gravemente as mudas jovens. Porém, você não deve ter medo de fertilizantes orgânicos, basta escolher o correto. O uso de excrementos de pássaros é bastante eficaz. Como matéria orgânica, o salitre ou o sulfato de potássio são introduzidos. Na primeira alimentação, é melhor combinar esse fertilizante com fertilizante mineral. Assim, o superfosfato pode ser combinado com húmus podre.
Acontece que simplesmente não há matéria orgânica pronta. Nesse caso, você pode usar uma receita simples e rápida: adicione 8 g de sulfato de potássio, 14 g de superfosfato, 7 g de nitrato de amônio em um balde de água.Você pode colocar excrementos de verbasco ou de pássaros na solução, que conseguiram fermentar.
Remédios populares
A cinza é considerada um fertilizante simples e versátil. Ele contém uma grande quantidade de potássio e fósforo úteis. A cinza melhora o desenvolvimento e o crescimento das raízes do pepino. Este fertilizante alimenta adicionalmente a parte verde da planta, que está localizada acima do solo. As cinzas podem ser colocadas em poços ao mergulhar os pepinos. Você também pode borrifar no solo entre as plantas e regar normalmente. Alguns até insistem em cinzas e, em seguida, despejam o líquido resultante sobre os pepinos. Neste último caso, você também pode simplesmente pulverizar as mudas. Os tratamentos com cinzas são realizados a cada duas semanas.
O uso de iodo para pepinos, que cresce mal, não é menos eficaz. Possui propriedades anti-sépticas e melhora o desenvolvimento e crescimento da planta. Todas as variedades de pepinos, sem exceção, podem ser processadas com iodo. Ao mesmo tempo, haverá mais frutas, serão mais úteis, saborosas e ricas. Existem indicações específicas para o uso de iodo. É necessário se quase não há ovários na planta, os verdes murcham e começam a amarelar, os arbustos crescem mais devagar.
A maneira mais fácil é adicionar um pouco de iodo à água para irrigação. É verdade que muitas vezes é impossível usar a substância, caso contrário os pepinos ficarão tortos.
Outros remédios populares para alimentar mudas de pepino.
- Já na segunda alimentação, o ácido bórico pode ser introduzido. Para isso, é necessário misturar 1 litro de água fervente, 100 g de açúcar e uma colher de chá da substância. O ácido succínico pode substituir o ácido bórico.
- O fermento simples é ótimo para nutrir mudas de pepino. O uso frequente é inaceitável, mas o resultado é sempre perceptível. Coloque 100 g de fermento em um balde de água e infunda por 24 horas. As mudas devem ser regadas pela raiz.
- As infusões de várias ervas daninhas têm um efeito benéfico nos pepinos. Dentes de leão, urtigas e plantas semelhantes são comumente usados. Pode ser simplesmente preparado e usado para regar. Alternativamente, as ervas são infundidas sob o sol por 7 dias, e só então são enchidas com água. Essa mistura deve ser diluída antes de alimentar as mudas.
- As plantas também podem ser regadas com peróxido de hidrogênio. O anti-séptico acelera o crescimento das mudas. Para preparar a solução, você precisa de 2 colheres de sopa. eu. Misture o peróxido comum com 1 litro de água. Tanto a rega quanto a pulverização são permitidas. O peróxido pode ser usado continuamente. Se você diluir dessa forma, a solução acabará sendo muito fraca e simplesmente não poderá causar danos. Só vale a pena desistir se uma flor branca começar a aparecer no chão.
Mudas pálidas e muito fracas precisam de alimentação adicional. Na verdade, os métodos populares não são piores do que as opções compradas. Acontece que, no caso da autoprodução de biofertilizantes, deve-se agir com o máximo cuidado e cautela possível. A dosagem errada pode prejudicar os pepinos.
Regras básicas para fazer
É melhor derramar soluções nutritivas na raiz para que não entrem em contato com o caule. Normalmente, eles são totalmente derramados no solo entre as mudas. O curativo foliar é sempre menos concentrado, portanto, simplesmente não pode prejudicar a parte verde da planta. Imediatamente após a introdução do fertilizante, derrame água limpa morna.
É importante combinar a alimentação radicular e foliar para melhorar o resultado.
O comentário foi enviado com sucesso.