Como e como alimentar limão em casa?

Contente
  1. Consulta de alimentação
  2. Visualizações
  3. Tecnologias de fertilização

Um limoeiro cultivado em casa é um verdadeiro desafio. A planta pode ser chamada de obediente, com razão, se, é claro, o produtor estiver familiarizado com os princípios básicos dos cuidados com frutas cítricas e os seguir estritamente. Entre esses requisitos está a alimentação regular, que é valiosa e significativa para o crescimento saudável da planta.

Consulta de alimentação

Em casa, eles tradicionalmente preferem cultivar variedades híbridas de limão, que os criadores criaram especificamente para amadurecer em um espaço quente com boa iluminação. Por exemplo, ao contrário das variedades de estufa, essas frutas cítricas têm um sistema radicular 40 vezes menor. E para que uma árvore cresça e dê frutos normalmente, ela deve receber comida - regularmente e principalmente de fora. Apenas fertilização periódica não é suficiente - alimentação sistemática é necessária.

A área do solo para o limoeiro de interior é toda a área natural de nutrição da planta. Se você não o alimentar, ele simplesmente não sobreviverá.

A propósito, é por isso que experimentos com o cultivo de limão em um apartamento para muitos jardineiros inexperientes acabaram sendo um fracasso.

Outro ponto importante: períodos de floração e frutificação como tal, o limão não... Mais precisamente, não há divisão estrita desses períodos. Na mesma árvore, ao mesmo tempo, você pode ver frutas maduras, ovários e flores. Para que tudo se desenvolva bem, o vaso de planta precisa ser nutrido. Se a árvore carece de alimento, ela sofre, aparecem sintomas perceptíveis de fome: o desenvolvimento da planta é inibido, seus ovários caem, os frutos perdem seu sabor pronunciado característico.

Vamos dar uma olhada em como detectar deficiências nutricionais.

  1. Se a planta deficiência de nitrogênio... O crescimento da árvore diminui, as folhas novas são muito pequenas, a folhagem velha fica amarela e morre. Os caules da árvore tornam-se quebradiços e quebradiços e há muito poucos frutos.
  2. Se cítrico falta de fósforo. O processo metabólico correto é impossível, o que leva ao escurecimento da vegetação, retardo do crescimento, formação insuficiente de flores e ovários. Com a deficiência de fósforo, os frutos de uma árvore crescem tortos e sua casca torna-se espessa.
  3. Se limão falta de potássio... Isso pode ser encontrado nas folhas desproporcionalmente grandes que são enrugadas e mosqueadas. E também a falta de potássio é dada pela interrupção do crescimento e do desenvolvimento. Uma árvore que já está florindo perde suas folhas, sua produção cai e os frutos se tornam excessivamente macios.
  4. Falta de calcio... Isso se reflete principalmente no desenvolvimento da raiz - ele pára. As folhas quebram facilmente e tornam-se irregulares, mesmo em uma forma feia. Os caules jovens de um limoeiro adquirem uma tonalidade muito pálida, os cítricos adoecem e adoecem.
  5. Falta de ferro... A parte superior do limão torna-se clorótica. A cor muda primeiro nas folhas novas e depois nas velhas. As veias escurecem nas chapas. Os frutos de limão tornam-se pequenos e caem verdes.
  6. Falta de cobre. As folhas perdem o turgor habitual, ficam amarelas e o topo da copa seca visivelmente.
  7. Deficiência de boro... O crescimento das plantas diminui significativamente, as folhas novas brilham nas bordas e na base da lâmina foliar. A folha se torce, morre, cai. Os frutos escurecem.
  8. Com falta de manganês as folhas murcham e as veias ficam excessivamente destacadas.
  9. Com falta de enxofre os sintomas da doença são os mesmos da falta de nitrogênio.

É óbvio que o diagnóstico pode ser realizado de forma independente.

Mas se o limão acabou de se "assentar" na casa, e ainda está crescendo normalmente, para evitar uma possível fome, a planta precisa ser alimentada. Melhor ainda, prescreva um horário de alimentação para não perder nenhuma.

Visualizações

Frutas cítricas e o mesmo limão, em particular, mais a aplicação alternada de fertilizantes minerais e matéria orgânica é percebida favoravelmente. E isso é quase o suficiente para manter o solo em condições nutricionais adequadas.

Mineral

São produtos de natureza inorgânica, nos quais os nutrientes estão contidos na forma de sais. Talvez simples e complexo.

Durante a estação de crescimento, é costume alimentar frutas cítricas com nutrientes.

  • Fertilizantes de nitrogênio. É principalmente ureia (1,5 g por litro) e também nitrato de amônio (solução a 1,5%).
  • Fertilizantes à base de potássio. O sulfato de potássio (3 g por litro) será o suficiente.
  • Fertilizantes fosfatados... E aqui o superfosfato ajuda: toma-se 50 g do produto para 1 litro de água, leva-se tudo para ferver, a composição é mantida no fogo por meia hora até que se dissolva completamente. E para organizar uma recarga de longo prazo, você precisa colocar os grânulos no solo.

E você pode compensar a falta de nitrogênio com folhas de quinua ralada ou lodo. Eles são colocados na camada superior do solo em um vaso. Se falamos de fósforo, tem muito desse elemento na cola de madeira: 2 kg dessa cola são misturados com um litro de água, fervida por meia hora. A composição resfriada é derramada sobre um limoeiro. Quando a substância é absorvida pelo solo, ela deve ser solta.

Sobre chá e café! Muitos produtores sabem como eles adoram folhas de chá comuns. E isso é verdade - contém magnésio, cálcio, ferro, fósforo e cobre, e há manganês suficiente na mistura. Mas ainda vale a pena entender que a dosagem de minerais nas folhas de chá é pequena, tal cobertura só pode ser considerada um acréscimo ao principal... O mesmo se aplica a borra de café: contém magnésio, potássio e nitrogênio. Antes de adicionar ao solo, o grosso deverá ser secado. Ele também tem uma função adicional - não permite que o solo apodreça e, como resultado, surgem mosquitos pretos nele.

No verão, a preferência deve ser dada a curativos complexos, justamente aqueles desenvolvidos especificamente para frutas cítricas.

Orgânico

Estes são complexos de compostos úteis que tornam as bactérias valiosas ativas e têm um efeito duradouro. Provavelmente, o melhor fertilizante para frutas cítricas pode ser considerado esterco de cavalo. Verbasco também é usado como excrementos de pássaros. Esses resíduos contêm muito nitrogênio, potássio, cálcio e fósforo, mas não em quantidades tão grandes. Os fertilizantes frescos devem ser fermentados antes do uso, o que leva 2 semanas. Em seguida, eles são diluídos na proporção de 1 a 10, e só então adicionados ao solo.

Uma alternativa aos meios acima é o húmus. É uma fonte natural de nitrogênio, que se forma pela decomposição de restos de plantas e excrementos de herbívoros.

Complexo

Essas formulações são utilizadas para alimentação foliar de limoeiros. Uma solução de baixa concentração é aplicada a ambos os lados da placa da folha.

Faz sentido considerar remédios populares para nutrir limão.

  • Açúcar... Essa alimentação é necessária durante a hora de crescimento ativo da planta ou no momento da recuperação após o enfraquecimento. No entanto, a glicose é uma fonte segura de energia que permitirá o crescimento de novos brotos. Porém, mais frequentemente do que uma vez por semana, você não pode alimentar limão com açúcar. O procedimento em si é assim: uma colher de chá de açúcar granulado é borrifada no solo em uma panela antes de regar. Ou você pode simplesmente dissolver o açúcar em um copo de água e, em seguida, despejar a planta com essa água.
  • Água do aquário. É usado porque os resíduos de peixe também têm um efeito positivo no desenvolvimento de frutas cítricas. Para que esse vermicomposto penetre no solo, basta despejá-lo com a água do aquário.
  • Casca de ovo... Uma fonte de cálcio bem conhecida, acessível e rica. A casca é triturada da maneira tradicional, misturada com amido, e o solo borrifado com essa mistura. Você pode simplesmente derramar água fervida sobre a casca e deixá-la fermentar por 2 a 4 dias.Além disso, a planta é regada com esta composição.
  • Infusão de ervas daninhas. As ervas daninhas, o que é bastante lógico, também "sugam" nutrientes do solo. E se você insiste na água, alguns desses nutrientes vão entrar nela. A característica positiva deste método é que é impossível supersaturar a terra com este ou aquele elemento. Os caules das ervas daninhas contêm tantos deles quantos forem necessários para um crescimento ideal.

É muito importante não se confundir não só com a escolha da cobertura, mas também com a própria tecnologia de fertilização.

Por exemplo, muitas plantas foram destruídas porque os produtores aplicaram fertilizante no solo seco e a planta foi queimada.

Tecnologias de fertilização

Se você traçar um cronograma, e até mesmo programá-lo, nada será esquecido ou esquecido. Nele é indicado quando e como alimentar o limão nas diferentes épocas do ano.

Vamos considerar os recursos da programação de alimentação com mais detalhes.

  1. Na primavera e no verão a árvore precisa de alimentação semanal, mas no inverno basta aplicar fertilizante uma vez por mês.
  2. fevereiro - infusão de esterco de cavalo e superfosfato, março - esterco de cavalo e um complexo mineral adequado, abril - complexo pronto, superfosfato e ureia.
  3. Poderia - ureia, superfosfato, sulfato de potássio. Junho - infusão de esterco de cavalo, complexo mineral, uréia. Julho - o mesmo que em junho. agosto - permanganato de potássio e ministério.
  4. No outono você precisa fertilizar o solo com sulfato de potássio e superfosfato (setembro), um complexo mineral em uma dosagem reduzida (Outubro), complexo mineral com oligoelementos (novembro).
  5. dezembro repete o plano de alimentação de outubro, janeiro - novembro.

Mas esse plano é aproximado: é preciso olhar o volume do solo, os sinais de falta de nutrientes na planta (se houver).

Algumas pessoas cometem o erro de não cultivar um limoeiro corretamente.

  1. Você não deve alimentar o limão imediatamente após o transplante - as raízes danificadas da planta simplesmente não suportam tal carga. Demora pelo menos 45 dias para restaurá-los, durante este período a planta precisa de descanso.
  2. Se a planta estiver doente, o ideal é eliminar primeiro a causa da doença e só depois alimentá-la.
  3. A introdução de uma formulação concentrada durante a dormência é outro perigo. A árvore precisa descansar, se preparar para a nova estação e uma alimentação ativa evita isso.
As seguintes regras importantes do produtor permanecem inalteradas: na primavera, período de crescimento ativo, a árvore precisa de nitrogênio, pois ajuda o limão a ganhar massa verde. Quando o limão floresce, os frutos se formam, ele precisa de compostos de fósforo e potássio para se alimentar.

Mas o nitrogênio é excluído neste momento, caso contrário, a frutificação não acontecerá, o limão simplesmente crescerá.

O outono e o inverno são uma fase dormente para uma árvore. Ele não precisa mais tanto de nutrientes, mas também é impossível cancelar completamente a alimentação. Não é nem necessário aplicar fertilizantes uma vez por mês nesta época, você pode aumentar o intervalo para 45 dias. Há uma exceção: se um limão hiberna a uma temperatura de mais 7 a 12, você não precisa fertilizar o solo.

Não se esqueça de pulverizar - este método de alimentação foliar ajuda a planta a restaurar rapidamente o equilíbrio de nutrientes. O limão tem muitos estômatos na parte inferior da folha. São os poros pelos quais os cítricos trocam elementos com o meio externo. E através desses poros, substâncias úteis chegarão a ele durante a pulverização. Mesmo assim, ele não pode substituir o revestimento do solo, mas apenas complementá-lo.

      Se o agricultor aplicar corretamente a fertilização, ele pode contar com um bom crescimento e uma colheita oportuna.... Alguns produtores preferem usar apenas produtos adquiridos, outros fertilizam a planta usando receitas exclusivamente folclóricas. O principal é que funciona e é acessível, confortável para uma pessoa.

      Deve-se lembrar que cultivar limão a partir da semente dará os primeiros frutos não antes de 10 anos depois, mas o enraizamento das estacas irá acelerar significativamente o processo - os primeiros ovários aparecerão em 1,5-3 anos.

      Cultivo bem-sucedido!

      O molho de limão é descrito no próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário