Usando ácido bórico para pimentas

Contente
  1. Benefício e dano
  2. Preparação da solução
  3. Formulários

O ácido bórico é um pó branco cristalizado de origem natural. Pode ser sintetizado artificialmente a partir do bórax, sua fonte natural. O boro é de grande importância nos processos metabólicos da flora. Além disso, este oligoelemento pode atuar como um anti-séptico e inseticida. É também um excelente fungicida e fertilizante. Graças a essas qualidades, o produto químico natural é popular entre os jardineiros e fazendeiros. Agrônomos experientes usam ácido bórico para obter uma boa colheita de pimentas.

Benefício e dano

A planta precisa de boro durante todo o período de cultivo. Substância química incolor e inodora, vendida na forma de pó, acondicionada em sacos plásticos. O ácido bórico é vendido em qualquer loja agrícola ou florestal. Antes de fertilizar as plantas, deve ser dissolvido em água. Neste caso, é importante cumprir rigorosamente a dosagem prescrita nas instruções.

O ácido bórico tem os seguintes benefícios para pimentas:

  • após o processamento das sementes de pimenta, as mudas aparecem mais rápido;
  • minerais, oxigênio e nitrogênio são sintetizados mais ativamente;
  • há aumento de produtividade;
  • após o tratamento anti-séptico, a hortaliça fica protegida de fungos;
  • a floração aumenta, a formação do ovário melhora;
  • mudas caseiras de pimentão recebem tempero completo;
  • a colheita é de qualidade superior - os frutos são mais saborosos, mais doces e têm uma vida útil mais longa.

Com base nisso, podemos afirmar com segurança que o uso de ácido bórico nas plantas é uma espécie de “primeiros socorros” para salvar a colheita. Isso se aplica não apenas à pimenta, mas também a outras hortaliças.

Agora vamos considerar a que leva a falta e o excesso de boro nas plantas. Portanto, com a falta de boro, as pimentas sinalizam um problema:

  • as folhas ficam menores e deformadas;
  • o crescimento de novos brotos cessa;
  • morrendo dos brotos superiores;
  • flores ou ovário caem sem serem substituídos por novos;
  • desenvolvimento anormal de frutos.

O excesso de boro é calculado pelo estado das folhas: elas adquirem uma coloração amarela e caem, muitas vezes assumem a forma de cúpula, as pontas são dobradas para dentro. A desvantagem de usar boro é a probabilidade existente de queimar as folhas se molhar os pimentões for incorreto. Para evitar isso, você pode pulverizar as plantações com um borrifador.

Preparação da solução

Mais frequentemente, o ácido bórico é usado não em pó, mas em uma forma diluída. Ao preparar uma solução, você precisa controlar se todos os cristais estão finalmente dissolvidos. Para fazer isso, uma certa porção do pó deve primeiro ser diluída em uma pequena quantidade de água quente (não água fervente!). Em seguida, mexendo, adicione água fria na proporção desejada. As plantas podem ser tratadas com uma solução excepcionalmente fria. A rega da cultura com um agente químico é realizada levando-se em consideração sua aparência. Com a deficiência de boro, as plantas perdem folhas e ovários e o arbusto para de se desenvolver.

Se necessário, estenda o período de frutificação e fertilize a pimenta, pulverizando-se três vezes durante a floração:

  • durante a formação de botões - para acelerar o desenvolvimento;
  • durante a floração - para melhorar o ovário e evitar que caiam;
  • na fase de maturação - para aumentar o rendimento.

Você não precisa fertilizar no horário. Seria melhor fazer isso de olho no estado da cultura e seu desenvolvimento. Com qualquer mudança para pior, você pode começar a se alimentar.A altura ideal para efectuar este processo é à noite ou em dia nublado e com tempo seco. Prepare efetivamente uma mistura para pulverização combinando ácido bórico com outras preparações. Por exemplo, adicionar alguns grãos de permanganato de potássio a 10 litros de água com uma pitada de boro provou ser excelente. Para um tom levemente rosado da solução.

Funciona bem com pimentas e glicose introduzidas em um balde de água com ácido bórico na quantidade de 10 ml. E para prevenir o oídio na água, você pode diluir um pouco de refrigerante. Para que a solução adira melhor às folhas, é recomendável adicionar um pouco de alcatrão ou sabão em pó a 72% na água. Com esta composição, é ideal para manusear ferramentas de jardim.

Formulários

O boro não existe em sua forma pura na natureza - é representado pelo ácido bórico e seus sais solúveis. Em maior medida, seus compostos naturais estão presentes no solo de castanheiro chernozêmico. Eles estão virtualmente ausentes em terras que são principalmente de areia ou argila, ou onde a calagem ocorreu.

A este respeito, é importante fertilizá-los adicionalmente com preparações com boro na composição: "Organo-Bor", "Mikroel", "Mikrovit", "Rexolin ABC". Ou prepare a solução sozinho. Para que beneficie as plantas, o produto químico deve ser aplicado obedecendo a todas as recomendações quanto ao tempo de processamento e dosagem.

Imersão de sementes

Uma solução é preparada na proporção de 0,2 g de ácido bórico em pó por 1 litro de água. Um efeito maior pode ser obtido diluindo os cristais em uma decocção de cascas de cebola com adição de manganês e cinzas.

A norma dos componentes constituintes é a seguinte: 2 punhados de casca de cebola, 2 g de potássio manganês, 1 colher de chá. refrigerante, 0,3 g de ácido bórico em pó, um litro de lata de cinzas, 2 litros de água fervente.

  • Despeje a casca em 1 litro de água fervente e deixe fermentar. Despeje as cinzas com um litro de água.
  • Misture as soluções resultantes em uma solução total com um volume de 2 litros.
  • Adicione o permanganato de potássio.
  • Dissolva o ácido bórico na solução e adicione refrigerante.

Após o processamento das sementes com esta solução, elas podem ser consideradas desinfetadas de pragas.

Fertilizando o solo

Antes do plantio das mudas ou antes da semeadura, recomenda-se aplicar fertilizantes diretamente no solo. O solo deve ser pulverizado com uma solução de 2 g de ácido bórico e 10 litros de água. Depois deve ser afrouxado. Você também pode borrifar o pó sobre o estrume antes de fertilizar o solo com ele.

Freqüentemente, os horticultores cometem erros no processo de cultivo da pimenta, o que afeta negativamente a cultura.

  • A deficiência de boro é considerada um excesso do elemento. Para evitar que isso aconteça, é necessário um exame cuidadoso das folhas e conhecimento dos principais sintomas de falta e excesso de boro.
  • O tratamento de raízes é aplicado em solo não umedecido.
  • A pulverização é realizada durante o dia. Não borrife nas folhas quando o sol está no auge. O ácido bórico sob a influência de UV queima as folhas.
  • Excesso de dosagem ao regar. Isso leva a queimaduras no sistema radicular e no topo da planta. Como resultado de tais tratamentos, a safra de hortaliças pode morrer.
  • Poupança excessiva em pó. Uma solução aquosa com baixa concentração de ácido bórico não é suficiente para cumprir sua tarefa. As pragas não serão destruídas e a pimenta não produzirá a colheita desejada.
  • O uso de uma substância de má qualidade, com impurezas e aditivos prejudiciais.
  • Desconsideração das normas de segurança no processo de trabalho com pó. O boro pertence a elementos químicos tóxicos. Quando em contato com as membranas mucosas, pode causar queimação intensa e desconforto intenso e prolongado.
  • Uso excessivo de ácido bórico. Sinais de supersaturação com este componente: amarelecimento das folhas, dobrando-as com uma cúpula, torcendo as pontas.

Conhecendo esses erros, você pode regar e irrigar corretamente os pimentões na estufa e ao ar livre com a expectativa de uma merecida colheita.

Top curativo

Fertilizante de raiz. É necessário alimentar a pimenta se os sinais visuais de deficiência de boro forem claramente expressos.Para preparar o curativo de cobertura, é necessário diluir 2 g do medicamento em 10 litros de água. Esta solução deve ser aplicada sob a raiz das plantas, vertendo-a de um regador (este volume é suficiente para processar 10 m2 de plantações). Em seguida, o site é solto. O valor da alimentação pode ser aumentado misturando a solução com verbasco ou uréia. A fertilização é especialmente indicada se a planta começar a perder folhas e ovário. Para evitar que a alimentação das raízes provoque queimaduras nas folhas inferiores, primeiro a planta e o solo devem ser regados.

Curativo foliar. É realizado durante todo o período vegetativo. Para a pulverização, prepara-se uma solução a 0,05% a partir de 5 g de pó e 10 litros de água. Nesse caso, é imperativo monitorar a distribuição uniforme da solução nas folhas. É melhor usar um nebulizador que dê uma dispersão nebulosa.

Tratamento contra doenças e pragas

O produto químico, sendo um anti-séptico, ajuda a destruir microorganismos patogênicos. Pulverizar pimentas com água com ácido bórico protege-as de doenças fúngicas perigosas: verticilose, fitoplasmose (colunar), requeima, perna preta. Essas doenças são muito difíceis de tratar.

Para pulverizar plantas doentes, é preparada uma solução, cujo segundo componente é o permanganato de potássio. Existe uma maneira comprovada de derrotar a requeima, uma doença que afeta plantas e frutas, aparecendo neles com manchas marrons. O segredo do método consiste na seguinte sequência de processamento:

  • primeiro, os pimentões são tratados com uma solução levemente rosada de permanganato de potássio;
  • estágio posterior de processamento de ácido bórico no cálculo de 1 colher de chá. em um balde de água;
  • após 7 dias, repita o tratamento;
  • conserte o efeito com uma solução de iodo.

A fitoplasmose não é fácil de prevenir, pois é causada por insetos. Portanto, após o trabalho na horta, o estoque deve ser tratado com a mesma solução com que as pimentas são pulverizadas. Com sinais de infecção fúngica, a pimenta é pulverizada com uma composição mais complexa. Para prepará-lo, é necessário dissolver 5 g de ácido bórico em 1 litro de água quente e, em seguida, esfriar, adicionar 10 gotas de iodo, 8 gotas de permanganato de potássio e 1 colher de sopa. l humato de sódio. Traga o volume para 10 litros com água e borrife o plantio com pimenta. Em uma estação, a pimenta é fertilizada com essa composição até 3 vezes. A irrigação é melhor realizada em clima calmo e seco, de manhã cedo ou à noite com uma solução preparada na hora.

O fertilizante é preparado na taxa de consumo - 1 litro por 10 m2.

Controle de pragas

Os danos ao rendimento são causados ​​não apenas pela falta de minerais e pela presença de doenças fúngicas, mas também por pragas de insetos. O plantio de pimenta é necessário para lidar com pulgões, formigas, ácaros, lesmas. O ácido bórico em pó também é muito eficaz contra eles. Para as formigas, prepare a seguinte isca: 5 g de ácido bórico em pó são diluídos em 1/2 xícara de água quente, o açúcar é adicionado à água na quantidade de 2 colheres de sopa. eu. e 1 colher de chá. mel (pode ser substituído por geléia). A mistura é bem agitada e colocada em recipientes com lados baixos. Eles são colocados entre as plantas onde as pragas foram vistas.

Na composição para pulverizar folhas de pragas de insetos, será útil adicionar 1 colher de sopa a um balde de água. eu. sabonete líquido e cinza de madeira em um volume de 1 xícara. O produto químico deve ser manuseado com cuidado para não prejudicar as mudas. O tratamento de pimentas com ácido bórico, como outras culturas, é inofensivo para humanos e animais de estimação. Mas os cuidados ainda são necessários: com um processo de polinização demorado, é aconselhável cuidar da proteção individual na forma de respirador ou atadura de gaze.

Não é difícil usar o medicamento, principalmente porque está disponível para compra. Basta monitorar atentamente as mudas e realizar o processamento em tempo hábil. Então, uma generosa colheita de vegetais saudáveis ​​será fornecida.

Confira o próximo vídeo para mais informações sobre o uso de ácido bórico para pimentas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário