Usando ácido bórico para pepinos

Contente
  1. Como funciona?
  2. Sintomas de deficiência de boro
  3. Tratamento de sementes
  4. Top curativo
  5. Como usar para prevenção de doenças?

O pó de boro é uma substância cristalina branca que lembra vagamente o sal de cozinha. O ácido bórico protege contra pragas e acelera o crescimento do pepino e de outras culturas de jardim. O baixo custo do ácido bórico permite utilizá-lo de acordo com a situação, quando realmente é necessário.

Como funciona?

O ácido bórico para pepinos é uma substância multi-ação que permite:

  • fortalecer as raízes, acelerar seu crescimento;
  • proteger a planta, suas partes aéreas e subterrâneas de pragas e patógenos;
  • acelerar significativamente o crescimento da massa verde;
  • para acelerar a formação de glicose, vital para as plantas;
  • mais inflorescências para se formar;
  • aumentar a produtividade.

Como resultado, será possível coletar o maior número de pepinos de cada metro quadrado da parcela. O produto pode ser pulverizado tanto em jardim aberto como em estufa.

O ácido bórico é um remédio popular, seus benefícios dificilmente podem ser subestimados. Impede a formação de fungos, bolores, protege as plantas dos micróbios.

Sintomas de deficiência de boro

A falta de boro responderá imediatamente às seguintes manifestações:

  • crescimento quase imperceptível de mudas;
  • nas plantas adultas, as folhas ficam amarelas e ondulam;
  • erupções cutâneas amarelas e brancas são possíveis na superfície de cada folha;
  • as lacunas entre os nós tornam-se mais curtas;
  • arbustos adultos crescem mal;
  • muitas flores que não deram ovários;
  • as flores caem e os frutos não as substituem;
  • processos laterais, incluindo os bigodes, não aparecem;
  • as plantas são afetadas por pragas, agentes causadores de doenças inerentes ao pepino.

Se o boro não for suficiente, então as plantas de pepino não resistem bem a todos os tipos de fatores interferentes. Alguns arbustos podem morrer.

Tratamento de sementes

Para que as sementes sejam desinfetadas, para o preparo pré-semeadura, várias ações devem ser realizadas.

  • Dissolva meia colher de chá em uma pequena quantidade (100 ml) de água fervente.
  • Dilua a solução com água fria para 1 litro.
  • Mergulhe as sementes por 12 horas.

A desinfecção das sementes é realizada imediatamente antes do plantio nas células da muda ou antes do plantio no solo.

Importante: se você esquecê-los por um dia ou mais, eles não germinarão, mas morrerão - a água do recipiente deslocará o ar de que precisam para respirar.

Devido à ausência de inimigos naturais em casa - as pragas - as mudas como um todo passam por todos os estágios de crescimento ativo sem dificuldade. Depois de transplantado para o solo, decida quantas vezes e em que datas, de acordo com a situação, o tratamento com ácido bórico será repetido.

Top curativo

Em diferentes estágios de desenvolvimento da planta, a cobertura difere em estágios específicos. A simplificação excessiva, a exclusão de algumas etapas não permitirá que as plantas vivam todo o seu ciclo de vida e dêem uma boa colheita. Antes de plantar mudas de pepino no solo, pode-se, ao contrário, regar o solo arado e solto com uma solução de ácido bórico: é usado como remédio para formigas. Se você notar um formigueiro (e mais de um) em sua área, você pode tentar remover a maioria das formigas colocando xarope ou um pouco de mel em um pires, onde você adiciona um pouco de ácido bórico, antes de plantar mudas de pepino (ou sementes) no local preparado.

Para aumentar a produtividade, o solo é fertilizado com a adição de manganês e ácido bórico - 10 g cada, por exemplo, em um barril de 150 litros cheio de água. A seguir, a área onde as mudas serão plantadas é regada com esta solução.

É necessário no outono, com antecedência, antes do plantio de mudas de pepino, alimentar o solo destinado ao plantio com fertilizantes orgânicos sólidos ou líquidos.

Depois de transplantar para o solo

Em geral, o esquema de tratamento das plantas com ácido bórico não muda. Quando exatamente as raízes estiverem sendo processadas, faça o seguinte.

Dissolva 1 g de ácido bórico em 1 L de água. É essa proporção que é usada para compensar a falta de boro. Este elemento pertence à classe dos oligoelementos, não sendo permitida a sua introdução excessiva na solução, caso contrário será perturbado o equilíbrio entre a capacidade de dar um bom rendimento e a dimensão das partes aéreas e subterrâneas da planta. Acontece que a massa verde ao mesmo tempo ganha um bom suprimento, mas não há tantas flores, algumas delas caem, e outras, tendo se transformado após a polinização em ovários formados, por sua vez, se desintegram parcialmente. Os frutos que sobraram não podem ser considerados uma boa colheita - é extremamente pequena.

  • Regue previamente as mudas recém-plantadas com água limpa.
  • Despeje a solução resultante em todas as plantas sob a raiz. Não mais do que 100 ml de solução é suficiente para cada broto. Não importa onde eles crescem - em uma área aberta, em uma estufa ou em uma estufa.
  • Depois de um tempo, por exemplo, meia hora, irrigue novamente as mudas com água limpa.

As mudas são protegidas de pragas. Não se esqueça de alimentá-lo com matéria orgânica, cinzas e outros meios em algum ponto intermediário entre a sessão de irrigação de "boro" acabada de fazer e o seguinte: oriente-se por datas para não "sobrealimentar" as mudas. Uma composição contendo um fertilizante chamado humate é preparada da seguinte maneira.

  • Despeje 250 ml de leite em um balde de água.
  • Adicione 60 gotas de iodo.
  • Adicione meia colher de chá de ácido bórico.
  • Mexa alguns grânulos de permanganato de potássio.
  • Adicione 50 ml de humate à composição.

A solução resultante é rosa. Mais concentrado queimará a vegetação. Aplique por pulverização.

Durante a floração

Prepare a mesma solução de ácido bórico. Lembramos: é proibido usar solução com concentração superior a 0,1%. Pulverize as plantas com ele, apenas certifique-se de que o spray não atinja as flores. Você pode borrifar a solução de ácido bórico antes de abrir, mas quando fechadas aparecem inflorescências. O método mais preferido ainda é regar as plantas cultivadas pela raiz.

Se você exagerar e limpar o pólen dos botões já abertos, não haverá ovários: simplesmente não haverá nada para polinizar os pistilos das flores.

Na fase de botão

Tenha cuidado ao irrigar plantas de pepino com solução de ácido bórico. A entrada de água nas flores que assumiram a forma de botões abertos é categoricamente inaceitável. É melhor regar, como no caso anterior, as plantas de pepino pela raiz, sem afetar as flores.

As flores de muitas variedades de pepino são polinizadas exclusivamente por abelhas: para atraí-las mais, mas não assustá-las com o cheiro e a presença de micropartículas de boro, acrescenta-se meio quilo de açúcar a cada 5 litros. As abelhas, além do pólen, são capazes de coletar substâncias açucaradas, transformando-as em uma espécie de mel. Este efeito é usado para obter o máximo das flores de pepino. Mais abelhas - flores mais polinizadas, o que significa mais colheita. No entanto, o açúcar também pode atrair formigas: uma grande quantidade delas pode se transformar em uma solução açucarada de ácido bórico, mas todas morrerão no final.

Assim, ao borrifar os caules das mudas de pepino com uma solução de boro doce, você também contribui para a destruição de pragas como as formigas.

No início da frutificação

Mas na fase de frutificação ativa, quando os pepinos rudimentares já estão formados, nada impede que as próprias plantas e os frutos amarrados nelas sejam totalmente borrifados com solução de boro. O açúcar, neste caso, não pode ser usado: inflorescências em grandes quantidades, provavelmente, não serão mais este ano. O tratamento com boro salvará frutas e plantas, por exemplo, de pulgões, vermes e algumas outras pragas. Você pode pulverizar os pepinos na fase de frutificação completamente - cada fruta rudimentar. Não se esqueça de irrigar os caules, folhas, bigodes e assim por diante. O efeito resultante se manifestará em toda a sua glória em três dias: a massa de folhas e os próprios pepinos se tornarão verdes brilhantes, com aparência saudável. Não haverá clareamento, amarelecimento nas frutas, as mesmas violações irão ignorar a própria planta. O curativo foliar nesta fase pode ser combinado com o curativo tradicional (raiz).

Mas o uso de ácido bórico sozinho não salvará as plantas do enfraquecimento causado pelo esgotamento das reservas disponíveis de minerais e matéria orgânica no solo. Mesmo quando o residente de verão tomou todas as medidas para diluir e usar adequadamente esta solução para o propósito pretendido, o boro não é uma panaceia: qualquer agricultura não é "alimentada" apenas com boro. Se eles não tiverem comida suficiente, adicione um molho de cobertura líquido adicional: uma solução a 10% de verbasco ou excrementos de frango fermentados na folhagem do ano anterior, ervas daninhas cortadas e secas. Se o tratamento com uma solução fraca de iodo for usado, você pode adicionar uma solução de 0,01% a ela, por exemplo, 350 ml de leite ou soro de leite - baseado em 5-10 litros de água.

O intervalo entre a pulverização e / ou irrigação das raízes não é superior a um mês. Em média, a maioria das variedades de pepino floresce e frutifica durante este período. Usado como fertilizante, o ácido bórico contribui para o aumento do teor de açúcar - mesmo em uma cultura como o pepino, ainda existe açúcar.

Para se livrar da podridão, você pode usar as seguintes instruções de criação: 2 g de ácido bórico, 2 g de permanganato de potássio, 1 g de iodo e um copo de cinzas. Antes de adicionar água ao balde, esses ingredientes são previamente misturados em uma pequena quantidade, despejados no mesmo copo. Esses ingredientes ficam guardados por até três horas, depois são borrifados nos locais onde os botões ainda não se abriram.

Para potencializar a frutificação das moitas de pepino com o uso de ácido bórico, pode-se usar a introdução gradual desta solução: primeiro, os brotos são regados sob a raiz, depois de uma semana - a parte aérea das plantas é pulverizada.

Como usar para prevenção de doenças?

Se necessário, você pode combinar a pulverização de boro com a fertilização com iodo, permanganato de potássio - no entanto, tente espalhar todas essas sessões ao longo dos dias da estação para que um mineral não interfira com o outro. Normalmente, a concentração de iodo é de algumas gotas por meio balde de água, mas o permanganato de potássio (permanganato de potássio) é derramado na água em grãos até que uma cor vermelha brilhante seja formada. A quantidade de iodo e permanganato de potássio diminui para 0,01% (e menos) - na prática, eles são usados ​​em quantidades quase vestigiais, uma vez que o aumento da concentração de ambos os aditivos queimará os brotos do pepino. O excesso de ácido bórico, iodeto de potássio e permanganato, uma vez no corpo humano, pode levar à desidratação e envenenamento, portanto não viole a dosagem acima, use-os separadamente para evitar uma reação entre eles.

O ácido bórico previne doenças de plantas com peronosporose, oídio. Previne a formação de todo tipo de apodrecimento - após sua aplicação, fungos, bactérias patogênicas e mofo contornam as plantas. No entanto, se, por exemplo, após chuvas fortes e prolongadas, a doença se manifesta (muitas vezes é causada por falta de luz solar, umidade, encharcamento do solo durante chuvas anormalmente intensas por pelo menos dois a três dias), repetir a rega e pulverizando as plantas com solução de boro. Use o referido permanganato de potássio, iodeto de potássio (iodo) e outros remédios.

No entanto, é inaceitável usar ácido bórico com leite: esta receita não tem eficácia comprovada de forma convincente e é mais uma experiência amadora.

A diluição de ácido bórico com leite e iodo permite a remoção de fitoforese e oídio. Para preparar a solução, faça o seguinte.

  • Despeje 100 ml de leite em 1 litro de água limpa.
  • Adicione até 0,5 ml de iodo a esta composição.
  • Despeje esta composição em um frasco de spray, despejando 1 grama de ácido bórico em seu pescoço.

Trate os pés de pepino com esta composição, sem molhar as inflorescências, a partir das quais os ovários ainda não se formaram. O produto resultante é distribuído em caso de doenças das plantas já manifestadas, ou é utilizado como profilático. A mistura é útil em qualquer estágio da doença - exceto naquele em que a planta está tão afetada que nada pode salvá-la. Mas você também pode fertilizar o solo com a mesma solução. Não pode ser armazenado - use uma mistura nova.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário