Usando ácido bórico para repolho
O repolho não é o vegetal mais fácil de cultivar. Ela é bastante caprichosa e caprichosa. Uma boa colheita não pode ser esperada sem os devidos cuidados. Mas não é tão difícil organizar um cuidado competente, especialmente se você realmente entende as questões de alimentação, detecção de doenças, etc. Muitos jardineiros experientes sabem em que pode se transformar a escassez de boro para repolho, portanto, com certeza irão alimentá-lo com isso elemento.
Vantagens e desvantagens
A deficiência de boro causará uma desaceleração no crescimento das cabeças de repolho. Acontece que a falta desse elemento leva ao fato de o repolho apresentar duas cabeças de repolho defeituosas em vez de uma normal. Você pode comer esse repolho, mas é improvável que venda ou mesmo trate seus entes queridos.
É por isso que o ácido bórico é bom para o repolho:
- as mudas tratadas com ácido criarão raízes melhor e mais rápido no campo aberto;
- o sistema radicular das mudas se desenvolverá mais rapidamente, o que permitirá que a cultura seja mais estável, ganhe uma posição firme no solo;
- no estágio inicial de seu enraizamento, o repolho suportará mais facilmente os picos de temperatura;
- a plantação na qual o repolho (incluindo a couve-flor) crescerá se tornará mais fértil para esta safra;
- a safra colhida será mais bem preservada: não rachará e não apodrecerá.
Todas essas são vantagens indiscutíveis do ácido bórico. E nesta lista, você pode adicionar o preço do fertilizante, sua disponibilidade. Encontrar ácido bórico não é difícil, mesmo em um armazém pequeno. Também é conveniente para a aplicação: depois de dissolvido em água quente e depois misturado com água fria, o curativo bórico é facilmente aplicado com um pulverizador de mochila comum.
Este é um fertilizante altamente eficaz, uma vez que apenas a alimentação com ácido aumenta o rendimento do repolho em 18-20%. Também influencia a expressividade do sabor da planta. Uma grande vantagem é a compatibilidade do ácido com agentes que combatem pragas e doenças inerentes ao repolho. Ou seja, os dois tipos de processamento de vegetais podem ser combinados, eles não afetarão um ao outro negativamente.
Finalmente, o ácido bórico não representa uma ameaça para as abelhas e outros insetos polinizadores, e também é seguro para o gado.
Na verdade, há apenas uma falta de ácido: em caso de sobredosagem, os efeitos colaterais não podem ser evitados. As folhas do repolho começarão a enrolar, depois se deformar, amarelar abundantemente e cair completamente. Uma overdose de ácido e necrose marginal da lâmina foliar é ameaçadora.
Como diluir corretamente?
Primeiro você precisa ter certeza de que a planta realmente precisa de boro. Isso é indicado pela seguinte lista de sinais:
- a superfície da folha entre as nervuras começou a amarelar;
- há uma murcha pronunciada das folhas inferiores na saída;
- parada de crescimento e depressão são observadas;
- quase não há ovários;
- fraqueza do sistema radicular é rastreada, resultando em uma cabeça de repolho solta e "vazia".
A má preservação da colheita, o rompimento de espigas prontas de repolho, a rápida decomposição também indicam a falta de boro.
O ácido bórico em pó é diluído em água: é assim que se obtém uma solução de trabalho. Primeiro você precisa preparar o masterbatch e, em seguida, diluí-lo até uma determinada concentração.
O licor-mãe é preparado da seguinte forma:
- pesar 0,2 g de ácido bórico em uma balança;
- colocar o pó pesado em um recipiente de vidro de dois litros;
- despeje um litro de água quente em um recipiente (faixa de temperatura - 50-60 graus), misture o pó na água com uma vara de madeira;
- o pó deve se dissolver completamente na água, não pode haver sedimento no fundo;
- o licor-mãe deve esfriar até a temperatura ambiente padrão.
Para o curativo de cobertura, a solução é diluída com água na proporção de 1 a 9: 9 litros de água pura vão para 1 litro de solução. A água deve ser retirada da água da chuva, liquidada. Essa solução é boa para adubo foliar e também para regar as plantas crucíferas pela raiz.
O pó de boro não pode ser dissolvido em água fria, portanto esta regra não pode ser ignorada.
Formulários
Como observado, o ácido é usado em diferentes estágios do crescimento e maturação do repolho. E em cada etapa, deve ser aplicado corretamente, tendo em vista as consequências de uma overdose.
Processamento de material de plantio
Antes de enviar sementes para caixas de mudas, cassetes ou direto para um terreno aberto sob um filme, você precisa fazer algumas ações simples com ácido bórico.
Você pode processar sementes assim:
- Dissolva 0,2 g de fertilizante em 1 litro de água quente (é necessário pesar o ácido em uma balança);
- resfrie a solução à temperatura ambiente;
- Despeje as sementes pré-calibradas em uma bolsa de gaze e envie para a solução resfriada;
- eles terão que ficar nela por meio dia, após o qual o saco com o futuro repolho deverá ser retirado da solução, certifique-se de enxaguar em água corrente e secar em um jornal por cerca de 10 minutos.
Juntamente com o ácido bórico, você pode usar 1 g de permanganato de potássio, 0,5 g de sulfato de cobre e a mesma quantidade de sulfato de zinco. Então a alimentação será considerada complexa.
Curativo foliar
Parece que a pior coisa de trabalhar com ácido bórico é borrifar repolho com ele. É preciso suportar a dosagem, não ignorar nenhuma planta. Para estimular o assentamento de repolho, esse método de fertilização é realmente muito bom. Geralmente ocorre na primeira metade do verão, quando as folhas de dentro do outlet acabam de começar a formar uma cabeça de repolho.
Borrife o repolho com uma solução menos concentrada de ácido bórico. Pegue 1 g de pó, dissolva tudo no mesmo 1 litro de água quente, e então o concentrado resultante deve atingir o volume de 10 litros. Depois de passada a primeira mamada, é preciso contar 3 semanas e fertilizar novamente o repolho: isso estimula o crescimento das cabeças.
A solução é despejada em um recipiente equipado com um borrifador, de onde é fácil alimentar as folhas da couve pelas faces inferior e superior.
A cobertura é melhor feita em um dia claro, à noite. Se fizer isso ao sol, a planta corre o risco de sofrer queimaduras.
Regando o solo
Se o solo está esgotado em minerais, e isso pode ser visto nas plantas, então o boro deve ser usado. A cobertura tem um bom efeito na condição do solo. Isso é feito da seguinte maneira.
- Para 5 litros de água quente, toma-se 1 g de ácido bórico. A substância deve ser dissolvida em água.
- A solução finalizada precisa ser tratada com as camas. Simplificando, você só precisa regar o solo sob o repolho com um regador.
- Você pode regar toda a área se for uniforme no solo.
- Após a irrigação, o terreno deve ser afrouxado com rastelo, sem deixar locais não tratados. E já é possível mandar mudas para essa terra solta.
Às vezes você tem que pulverizar sob a raiz. O ácido bórico farmacêutico em uma quantidade de 0,2 g é diluído em um litro de água quente. Tudo se mistura bem, o líquido esfria até a temperatura ambiente. Cada folha de repolho é primeiro regada com água comum decantada. E então o solo umedecido sob a raiz do repolho é borrifado com essa solução. Absolutamente todas as instalações precisam de processamento.
Controle de pragas
Pequenas pragas, por exemplo, pulgões, podem anular todos os esforços anteriores do jardineiro. O ácido bórico também salvará dele e de outros parasitas. Considere algumas receitas populares.
- Você precisa ferver algumas batatas grandes e amassá-las com um garfo. Adicione 3 gemas de frango cozidas, picadas no ralador ao purê de batatas. E essa mistura deve ser misturada com 10 g de ácido bórico, e também com 10 g de açúcar.A partir dessa massa, levada a um estado homogêneo, as bolas rolam. Eles se tornarão a isca para a praga e sua própria destruição. As bolas estão espalhadas por todo o jardim.
- 5 g de ácido bórico são agitados em 100 ml de água quente. Para lá também são enviados 10 g de mel e 30 g de açúcar branco. A composição mista é deixada quente nas camas ao lado dos formigueiros. Assim, você pode afastar o repolho de hóspedes indesejados.
- O pó de ácido bórico está espalhado nas áreas onde as pragas atacaram o repolho com especial cuidado. Mas esse método exige muito cuidado, pois você pode enfrentar facilmente o problema da overdose.
Os métodos acima são métodos de controle de pragas e nada mais. Eles não são considerados fertilizantes para repolho.
O ácido bórico, é claro, é o estimulante mais poderoso para o crescimento de vegetais na região. Portanto, é muito fácil transferi-lo da categoria de alimentação útil para uma ameaça à colheita (isso acontece com o iodo, por exemplo). Vale lembrar que uma superabundância de boro é mais prejudicial para qualquer planta do que a falta dele. E é uma substância altamente concentrada. Se com as cinzas, por exemplo, você pode cometer um erro de 100 g ou mais, no caso do ácido bórico, literalmente, cada grama conta.
Para alimentar repolho com ácido bórico, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.