Tudo sobre biohumus

Contente
  1. O que é e por que é necessário?
  2. Composição de elementos
  3. O que acontece?
  4. Qual é a diferença de húmus e humate?
  5. Instruções de uso
  6. Revisão de comentários de residentes de verão

As pessoas que cultivam uma horta e têm sua própria horta com árvores frutíferas sabem muito bem que as plantas precisam ser introduzidas com fertilizantes orgânicos. O solo, à sua maneira, está cansado do constante enchimento de produtos químicos que destroem as pragas. Cada novo plantio suga gradualmente os restos de microelementos úteis do solo, e o vermicomposto ajudará a preencher os nutrientes que faltam.

O que é e por que é necessário?

Vermicomposto é um fertilizante orgânico seguro, que consiste em muitos elementos úteis que podem melhorar e enriquecer a estrutura do solo, o que afeta positivamente o crescimento e a produtividade das plantações de frutas. Seu outro nome é vermicomposto, embora essa palavra seja usada com mais frequência pelos agricultores em um ambiente profissional.

Cientistas de diferentes partes do mundo afirmam unanimemente que o vermicomposto é o fertilizante mais útil para as plantas. É uma matéria orgânica natural criada por vermes, fungos e bactérias. A lista de substâncias orgânicas do vermicomposto contém fezes de frango, resíduos de gado, palha, folhas caídas e grama. Para entender qual é a peculiaridade do vermicomposto, você precisa se familiarizar com suas principais vantagens.

  • O fertilizante apresentado é superior a qualquer fertilizante orgânico. Devido à alta atividade, a taxa de crescimento das plantas, o desenvolvimento de plantações jovens e a produtividade aumentam significativamente.
  • O complexo de nutrientes do fertilizante não é lavado pela chuva e pelas águas subterrâneas, mas permanece no solo.
  • Os componentes presentes na composição do biohumus apresentam-se de forma acessível e facilmente assimilada pelas plantas.
  • Vermicomposto em um curto período de tempo cria condições favoráveis ​​para o solo e plantações.
  • Este fertilizante ajuda a fortalecer a imunidade das plantações, reduz o risco de estresse e tem um efeito positivo na germinação das sementes.

Alguns cientistas argumentam que os componentes presentes na composição do vermicomposto protegem as plantas dos efeitos negativos dos metais pesados.

Composição de elementos

A composição do vermicomposto contém potássio, magnésio, fósforo e nitrogênio. Mas esses elementos são a base para outros tipos de curativos. Já no vermicomposto, eles se apresentam na forma de formas solúveis mais ativas. O nitrogênio e o fósforo representam até 2%, o potássio chega a 1,2%, a quantidade de magnésio chega a 0,5%. A porcentagem máxima de cálcio chega a 3%.

O vermicomposto destinado a mudas contém ácidos fúlvico e húmico. São eles que processam a energia solar, convertendo-a em energia química.

A vida das mudas é impossível sem ácidos fúlvicos. Além disso, essas substâncias são também antibióticos que bloqueiam o ataque de bactérias nocivas, com as quais as plantas praticamente não adoecem e seu rendimento aumenta.

Aliás, frutas cultivadas em campos de húmus são consideradas as mais benéficas para a saúde humana. Os ácidos fúlvicos, que permanecem em vegetais e frutas, bloqueiam a formação de tumores, removem toxinas e combatem os vírus.

Os ácidos húmicos, por sua vez, são um estimulante da raiz para jardins e plantações de jardins, especialmente se forem introduzidos na forma líquida. Uma vez profundamente no solo, o fertilizante alimenta as plantas não apenas com nutrientes, mas também com umidade durante os períodos de seca.

Em geral, o ácido húmico é um grande número de moléculas, por isso a substância é considerada complexa. Ele contém polissacarídeos, aminoácidos, peptídeos e hormônios.

Já para a produção do vermicomposto, esse processo é muito semelhante ao método de produção do composto, a única diferença está nos nutrientes. Ao mesmo tempo, a quantidade de húmus no composto final é de 7 a 8 vezes menor. As minhocas ajudam a obter as proporções mais precisas de vermicomposto, razão pela qual o fertilizante é chamado de composto. O que é mais interessante, mesmo após a secagem, não perde as suas propriedades benéficas.

O que acontece?

O vermicomposto fertilizante universal, que pode ser comprado em qualquer loja de jardinagem, tem diferentes formas. Pode ser um líquido de cor escura, uma pasta de consistência média, bem como grânulos secos. Estes últimos são vendidos a peso em sacos lacrados. Mas o mais notável é que, apesar da forma de liberação, o fertilizante não perde suas qualidades e propriedades úteis. A única diferença: o vermicomposto granulado deve ser derramado ou cavado no solo, e a infusão diluída é derramada no solo.

Por sua vez, o vermicomposto líquido atinge o sistema radicular das plantas muito mais rápido do que o granular. Mas quando os grânulos atingem o solo, eles imediatamente começam a afetar toda a área.

Líquido

O vermicomposto líquido é diluído em água pura de acordo com as recomendações apresentadas na embalagem do fabricante. Vale ressaltar que o consumo de fertilizantes é mais econômico do que o uso de quaisquer outros suplementos nutricionais.

Então, para a alimentação das raízes, é necessário diluir 50 ml de fertilizante por 10 litros de água. Após a introdução da solução no solo, as substâncias vermicomposto iniciam sua ação ativa. Eles começam a fortalecer a imunidade da planta, restaurar a condição do solo, aumentar a resistência das plantações às bactérias patogênicas, aumentar a taxa de crescimento das plantações e aumentar a produtividade. Mas o mais importante, eles melhoram o sabor da fruta.

O vermicomposto líquido pode ser usado tanto para plantações de jardim quanto para plantas ornamentais de interior.

Seco

Vermicomposto, apresentado na forma seca, lembra um pouco o solo. Ele contém um complexo equilibrado de nutrientes de fácil digestão. Este fertilizante é despejado no solo, após o que imediatamente começa a encher o solo com elementos úteis que têm um efeito positivo nas plantações em crescimento.

Qual é a diferença de húmus e humate?

É costume que jardineiros e caminhoneiros usem húmus e humanos, pois muitos acreditam que os fertilizantes apresentados são mais eficazes. No entanto, essa opinião está errada. E a título de confirmação, propõe-se considerar em primeiro lugar as diferenças entre vermicomposto e húmus.

  • Biohumus É um fertilizante orgânico universal, que é um desperdício de gado processado por minhocas. Esta massa não tem um odor desagradável, é completamente desinfetada, mas ao mesmo tempo é um depósito de oligoelementos, enzimas e vitaminas úteis que afetam ativamente o solo por 5 anos. Graças a um período tão longo, os custos financeiros para manter o estado da composição do solo são significativamente reduzidos. A propósito, o vermicomposto pode ser usado como uma solução para embeber as sementes antes da fase de cobertura morta ou na forma de alimentação de plantas adultas.
  • Húmus - Esse esterco é conhecido por todos e leva vários anos para se decompor totalmente. O cheiro de terra fresca e recém-cavada emana dele. Húmus é do agrado das culturas hortícolas. Os buracos são preenchidos com esse fertilizante antes do plantio das mudas. Porém, a quantidade de húmus em sua composição é muito menor, o que significa que as plantas plantadas terão que ser alimentadas adicionalmente.
  • Humate, por sua vez, já está na base do vermicomposto, sendo seu concentrado. Em palavras simples, esta é a base para os processos bioquímicos que ocorrem no solo.O desejo dos jardineiros modernos de estocar uma grande quantidade de humanos é explicado pelo desejo de cultivar uma safra que não agrida o meio ambiente. É por isso que é usado ativamente nos países da UE e nos EUA. Os elementos presentes no humano têm amplo espectro de ação, fornecendo nutrição às plantas e protegendo-as dos metais pesados. Em geral, o humate é a base do biohumus, responsável pela rapidez de crescimento e nutrição adequada das plantações.

Instruções de uso

Uma vez no país, cada pessoa tem muitos problemas associados com o jardim e com o plantio do jardim. Algumas plantas precisam ser fertilizadas, outras precisam ser alimentadas com leveza. E para ajudar neste assunto ajudará um fertilizante de cobertura universal.

Vermicomposto pode ser usado para alimentar qualquer planta. No entanto, há uma advertência: é melhor usar composto ao ar livre. Apesar de suas propriedades positivas, este fertilizante não é muito adequado para plantações ornamentais. O solo por ele alimentado torna-se o epicentro do aparecimento e propagação dos mosquitos, que são muito difíceis de expulsar de casa.

Se, no entanto, for necessário introduzir vermicomposto em vasos com flores decorativas ou arbustos, é melhor usar este fertilizante em uma consistência líquida, mas não mais do que uma alimentação em vários meses.

Em geral, o vermicomposto deve ser usado desde a chegada da primavera até o final do outono. É muito conveniente introduzi-lo no solo ao cavar a terra ou tapar os buracos com ele antes de plantar as mudas.

Ao fertilizar plantações ao ar livre, você pode usar vermicomposto em qualquer consistência. A forma granular do fertilizante é facilmente embutida no solo, e a infusão misturada com água é facilmente despejada na área desejada. No entanto, é importante considerar as taxas de aplicação. Para fazer a composição correta, é necessário estudar atentamente as instruções de uso e só então começar a usar. Não se esqueça de que cada planta individual requer uma abordagem individual para fertilização com vermicomposto.

Para mudas

Nutrição adequada e alimentação com microelementos úteis são etapas importantes no cuidado de plantações jovens. Mas é muito mais importante começar a se preparar para o plantio da safra futura embebendo as sementes.

Em primeiro lugar, você precisa preparar a solução. Para fazer isso, pegue no máximo 40 gramas de vermicomposto seco e dissolva em 1 litro de água, de preferência em temperatura ambiente. Após a dissolução, a infusão deve ser reservada por um dia e no dia seguinte para iniciar a imersão.

A duração da manutenção das sementes na solução depende inteiramente de seu tipo e tamanho. Por exemplo, as sementes de cenoura devem ser embebidas por no máximo 2 horas e as sementes de pepino em infusão por 12 horas. É preferível manter as sementes de abobrinha na infusão de vermicomposto por um dia. Com esse preparo, a porcentagem de germinação do plantio aumenta.

Durante o cultivo de mudas, é necessário preencher regularmente o solo com infusão de vermicomposto. E não se preocupe que uma superabundância de componentes úteis afetará negativamente a saúde das plantações.

A propósito, ao plantar mudas no jardim, você pode usar vários métodos de introdução de vermicomposto. O primeiro envolve umedecer o buraco e o segundo é adicionar fertilizante seco.

Para flores

A terra usada para o cultivo de plantas de interior não requer, em princípio, fertilização frequente. Vermicomposto, neste caso, pode ser usado uma vez a cada 2-3 meses. Sua quantidade não deve ultrapassar 3 colheres de chá.

Se o vaso for grande, é aconselhável misturar vermicomposto granulado com terra. Mas é melhor usar a infusão na forma líquida.

Ao diluir o vermicomposto, as proporções devem ser rigorosamente respeitadas. Um copo de fertilizante seco deve ser diluído em 5 litros de água. O líquido deve estar à temperatura ambiente ou ligeiramente mais frio. A solução deve ser bem misturada por vários minutos até que o fertilizante esteja completamente dissolvido.Depois que a tintura estiver pronta, o vermicomposto diluído deve ser deixado em uma sala quente por um dia.

Observando as proporções apresentadas, será possível estender o processo de floração das plantas de interior, aumentar o número de flores e, em geral, acelerar o crescimento das plantações ornamentais.

Vermicomposto ajuda a reduzir a possível ocorrência de estresse. Mas as flores começam a sentir desconforto mesmo após o transplante.

Muitos produtores notaram que este fertilizante único permite aumentar o número de flores, conferindo-lhes uma cor mais viva e expressiva. As folhas do caule ficam mais saturadas, ganham a cor correspondente à planta. E o mais interessante é que as flores da casa têm um cheiro agradável.

Para vegetais

Os jardineiros modernos não entendem completamente como você pode fazer uma boa colheita sem usar vermicomposto. Além disso, o uso desse fertilizante implica na redução dos cuidados adicionais de plantio. No entanto, ao introduzir vermicomposto em plantas de jardim, é necessário aderir a proporções claras, porque cada cultura de jardim requer uma abordagem individual. Por exemplo, ao plantar tomates, pepinos, pimentões e berinjelas, você pode usar concentrados secos e líquidos. Ao mesmo tempo, a quantidade de vermicomposto seco não deve exceder 2 punhados na mão, e o concentrado líquido deve ser diluído na proporção de 1: 50. Não mais do que 1 litro de infusão deve ser derramado em cada orifício separado . A fertilização das batatas segue um esquema semelhante.

O processo de cobertura morta de pepino com vermicomposto seco tem muito em comum com cobertura vegetal com composto. Mas, ao mesmo tempo, a quantidade de vermicomposto não deve exceder 2 cm.

Para árvores frutíferas

Como mencionado anteriormente, o vermicomposto pode ser usado como fertilizante para plantações de jardins e hortícolas. Portanto, é impossível ignorar as árvores frutíferas. Para cada planta individual, sua própria fórmula para a quantidade de fertilizante é calculada. Quando se trata de mudas, é necessário colocar 2 kg de vermicomposto, previamente misturado com terra, na cova. Não se preocupe, pois haverá uma grande quantidade dessa quantia. Vermicomposto é um fertilizante inofensivo para qualquer planta, portanto, exceder as normas indicadas na embalagem não afetará a saúde das plantações de frutas de forma alguma.

Revisão de comentários de residentes de verão

Claro, ninguém pode exigir que um jardineiro esqueça para sempre o uso de fossas de compostagem e humidade. No entanto, aqueles que já experimentaram o vermicomposto pelo menos uma vez, recomendam que todos os amigos e conhecidos se esqueçam dos métodos tradicionais de alimentação.

Sim, o vermicomposto é muito mais fácil de comprar em uma loja, o custo de 1 saca ou concentrado líquido não atingirá o bolso de um residente de verão de forma alguma. E os jardineiros que já experimentaram o vermicomposto comprado mais de uma vez preferem esse fertilizante feito por você mesmo. Além disso, o processo de sua selagem não pode ser considerado complicado.

Pois bem, e o mais notável: os jardineiros e jardineiros que passaram a usar vermicomposto recebem duas ou até três vezes mais colheita do que os vizinhos que usam composto ou húmus.

Veja o vídeo abaixo para os benefícios do vermicomposto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário