Características dos fertilizantes bacterianos e seu uso
Doenças e pragas de plantações, com as quais os jardineiros lutam anualmente, não podem ser contadas. Em lojas especializadas, vários remédios são vendidos para combatê-los. Alguns residentes de verão são adeptos dos métodos populares, enquanto outros estão completamente calmos sobre os produtos químicos e não pensam nas consequências negativas. No entanto, em meio a tanta abundância de produtos, há fertilizantes que não representam perigo para os animais e as pessoas.
O que é isso?
A fertilidade da terra não é apenas sobre a presença de macronutrientes e outros nutrientes nela. Os microrganismos desempenham o papel principal nos processos de vida das culturas vegetais: eles ajudam a assimilar todos os tipos de componentes úteis. Se houver falta de oligoelementos e nutrientes no solo, os resultados da fertilização são significativamente reduzidos. No entanto, nas lojas especializadas para a horta e horta poderá encontrar fertilizantes bacterianos que melhoram a qualidade do terreno.
Os biofertilizantes são um análogo natural dos produtos químicos que garantem a fertilidade do solo devido ao conteúdo de microrganismos benéficos.
Todos os componentes deste produto são considerados ecologicamente corretos e não são inferiores aos pesticidas. Além disso, os fertilizantes bacterianos saturam o solo com vitaminas e microelementos essenciais.
A introdução generalizada de produtos orgânicos começou após uma série de estudos científicos. Como se viu, os fertilizantes bacterianos formam uma interação simbiótica com as plantações, ou seja, a qualidade do solo é significativamente melhorada e a fertilidade aumenta. Além disso, as plantas se tornam mais resistentes aos efeitos adversos de pragas e doenças.
Tipos e seus significados
Os produtos orgânicos podem ser divididos em três grupos: fertilizantes que promovem o crescimento das plantas e a saturação com nutrientes; preparações destinadas a eliminar pragas de insetos; agentes biológicos contra doenças das culturas de plantas. É necessário familiarizar-se cuidadosamente com cada tipo apresentado.
- Preparações para fortalecer as culturas de plantas. Os fundos têm como objetivo estimular o crescimento e a formação. Os fertilizantes desta categoria enriquecem as plantas com vitaminas e micronutrientes. Os seguintes são considerados produtos populares entre os jardineiros: Mikosan, Ecosil, Energen, Zdorovy Sad.
- Fertilizantes bacterianos para doenças de plantas. Os medicamentos são direcionados especificamente a patógenos. A composição inclui vários microorganismos que destroem a microflora prejudicial, mas não representam perigo para pessoas e animais de estimação. Os seguintes produtos são procurados: "Fitosporin-M", "Bio-Fungicida", "Glyokladin", "Farmayod".
- Fertilizantes orgânicos de parasitas. Os meios dessa categoria são bastante seletivos: não "tocam" os insetos necessários em qualquer jardim ou horta, mas, por sua vez, destroem as pragas. A maior parte dos fertilizantes bioprotetores atuam nos intestinos do parasita ou no sistema nervoso. Dois dias após a pulverização, você pode usar bagas, vegetais e frutas para a alimentação. Entre os fertilizantes orgânicos de parasitas, os mais populares são: "Nematofagin", "Verticilina", "Bitoxibacilina", "Dachnik".
Métodos de aplicação
Antes de usar qualquer fertilizante orgânico para o jardim ou horta, você deve ler atentamente as instruções da embalagem.Só é preciso observar a dosagem, pois o excesso de nutrientes e oligoelementos fará mais mal do que bem. Será útil conhecer as peculiaridades do uso dos recursos.
- Para plantas de interior. Antes de usar o produto, você precisa ter certeza de que ele é adequado para um determinado cultivo. 5 a 20 gotas de curativo líquido são adicionadas à água purificada e bem misturadas. A preparação granular é derramada no solo, o efeito aparecerá durante a rega. Para atingir o efeito desejado, o agente é usado uma vez a cada duas semanas.
- Jardim. Uma solução é usada para fertilizar as sementes: 50 ml do produto por 10 litros de água. Cerca de 3 litros de consistência cai sobre um quilo de sementes. A imersão dura até 10 horas. A alimentação foliar das plantas é realizada com uma solução: 40 ml por balde de água. Pode ser usado 3 vezes por temporada.
- Jardim. Os fertilizantes bacterianos são usados para garantir que as árvores e arbustos criem raízes mais rapidamente. Antes do plantio, é necessário deixar as mudas de molho por 2 a 4 horas. Aplicar uma solução na proporção de 50 ml do produto para 10 litros de água. Você também pode pulverizar as folhas da planta no máximo uma vez por semana. A alimentação da raiz é realizada uma vez a cada duas semanas.
Pode-se concluir que os fertilizantes orgânicos são uma opção de orçamento que pode substituir quaisquer produtos químicos e pesticidas. É importante ter uma abordagem responsável na escolha do medicamento necessário e estudar cuidadosamente as instruções antes do uso.
Para mais informações sobre fertilizantes bacterianos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.