Tipos de fertilizantes de nitrogênio e regras para seu uso

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Produção
  3. Visão geral da espécie
  4. Regras de aplicação

Os principais elementos úteis para a nutrição das plantas são consumidos do solo. Na sua ausência ou deficiência, o desenvolvimento das safras diminui. Nesse caso, eles ficam fracos, mais frequentemente sofrem de pragas, doenças bacterianas ou fúngicas. Mas, à medida que os nutrientes passam para o organismo da planta, sua quantidade no solo diminui gradualmente. Em solo fértil, no primeiro ano, você pode obter uma colheita rica, mas a cada ano o solo ficará mais pobre e o rendimento diminuirá. Portanto, após dois anos, é importante fertilizar o local várias vezes por estação, repondo as substâncias que foram absorvidas pelas plantas durante o seu crescimento.

O que é e para que serve?

A fertilização do solo é uma medida agrotécnica que, quando bem aplicada, ajuda a melhorar as condições do solo para uma rica safra anual e a fortalecer o sistema imunológico das lavouras.

A escolha correta dos curativos está em conhecer suas características, levando em consideração as características do solo e as necessidades das plantas., bem como no cumprimento das medidas de dosagem e segurança. Esta é a única maneira de aumentar significativamente o rendimento das safras de frutas e vegetais ou prolongar a floração de plantas decorativas.

Existem muitas substâncias naturais ou produtos químicos de que as plantas precisam para crescer harmoniosamente. E o nitrogênio desempenha um papel importante neste processo. A falta deste elemento químico no solo pode ser reposta como uma substância ativa separada (monoformação). No entanto, os complexos contendo nitrogênio são usados ​​com mais freqüência. Essas misturas são as mais convenientes.

A importância dos fertilizantes nitrogenados para as culturas agrícolas se deve ao fato de que o nitrogênio afeta o metabolismo das plantas e é um material de construção para a formação de suas células. Os compostos de nitrogênio (como nenhum outro) afetam a absorção de todos os minerais e vitaminas úteis. Graças ao nitrogênio, o processo de síntese da clorofila é mais ativo.

Todos esses processos bioquímicos complexos funcionam para:

  • aumento do crescimento das plantas, especialmente de seus rebentos - os órgãos vegetativos na época em que as sementes amadurecem estão significativamente esgotados em nitrogênio, durante este período é especialmente necessário;
  • aumento da produtividade - este elemento afeta a formação da cultura, aumentando primeiro o tamanho das flores e depois dos frutos;
  • cicatrização de feridas em plantas e aumento da imunidade contra doenças;
  • aceleração da frutificação - acontece que as plantações de frutas, crescendo ativamente para cima e em largura, não florescem por anos, não dão frutos, alimentando-se duas vezes ao ano com fertilizantes de nitrogênio ajuda a lidar com esse problema.

Produção

No mundo moderno, cada vez mais fertilizantes minerais são produzidos em todos os países. Seu uso também está crescendo. O mercado mundial de fertilizantes minerais aumentou quase várias vezes e apresenta uma tendência estável de crescimento. A posição de liderança é ocupada por países asiáticos e grandes europeus.

Esta indústria é uma das líderes da indústria química russa. Em relação às demais indústrias, é a mais avançada devido à ativa modernização da indústria como um todo e ao dotar as fábricas de equipamentos de alta tecnologia. Portanto, os tipos tradicionais e inovadores de produtos produzidos não são apenas competitivos no mercado mundial de fertilizantes minerais, mas também apresentam vantagens importantes.No setor, cerca de trinta empresas produzem até 8% da produção global. E entre os maiores fabricantes e exportadores mundiais desses produtos, ocupam o primeiro lugar na comercialização de complexos de nitrogênio.

No segmento de mercado de todos os tipos de fertilizantes, o volume de produção dos principais tipos de fertilizantes nitrogenados não muda há muitos anos - mantém o indicador em 49%.

Os fertilizantes contendo nitrogênio são obtidos a partir de um mineral com três fórmulas de compostos: amida NH2, amônio NH4 e nitrato NO3.

A matéria-prima básica é a amônia, obtida a partir do hidrogênio e do nitrogênio. O nitrogênio contido na atmosfera tem um volume de 78% - é o principal componente do ar. E a quantidade de hidrogênio no ar atmosférico é insignificante, mas sim uma impureza. Portanto, a principal fonte de hidrogênio é o gás natural, a coqueria e os gases do petróleo.

Existem várias tecnologias para a produção de amônia: pela conversão do coque, que exige uma grande quantidade de carvão, e pelo método elétrico, com grande dispêndio de energia. Portanto, na Rússia, as fábricas que produzem amônia foram determinadas por tais fatores de localização - a proximidade de depósitos de carvão, bem como usinas térmicas operando a gás, carvão ou óleo combustível e usinas hidrelétricas.

A maior parte da produção de fertilizantes de nitrogênio mineral está localizada na parte europeia do país; na parte asiática, apenas uma pequena quantidade é produzida. As empresas também estão localizadas nos maiores centros metalúrgicos.

Assim, em Zarinsk, Novotroitsk, Chelyabinsk, Magnitogorsk, fertilizantes contendo nitrogênio são produzidos pelas próprias fábricas metalúrgicas como subprodutos.

Uma das principais fábricas russas de fertilizantes minerais em Kirovo-Chepetsk produz, junto com nitrato de amônio e nitroammofos, novos produtos: ASN de fertilização de ação rápida a partir de nitrogênio, enxofre e nitrato e AKS - nitrato de amônio-ureia seco.

A fábrica em Nevinnomyssk, Território de Stavropol, é outro produtor mundial líder de amônia. Ela não apenas fornece produtos para empresas químicas e agrícolas russas, mas também exporta uma quantidade significativa deles para cerca de 40 países ao redor do mundo.

OJSC NAK Azot, Novomoskovsk, região de Tula, também vem mantendo uma posição de liderança na indústria há vários anos.

Os fertilizantes nitrogenados são produzidos em grandes quantidades. Portanto, cada empresa especializada na produção de fertilizantes minerais tem nas proximidades suas próprias fábricas de produtos químicos, que produzem amônia do ar e ácido nítrico, que depois é enviada para as oficinas próximas.

Também fabricantes nesta indústria (Salavat, Angarsk) produzem seus produtos de nitrogênio a partir de resíduos de refino de petróleo.

Nos últimos anos, em vez do coque e do gás de coqueria, o gás natural tem sido usado como matéria-prima na produção de amônia. O foco em grandes gasodutos possibilitou a localização de complexos especializados mais próximos dos consumidores desses produtos.

Visão geral da espécie

Todos os curativos contendo nitrogênio, por origem, são de dois grupos.

  • Mineral (inorgânico) micronutrientes sintetizados quimicamente em uma forma fácil de assimilar pelas plantas. Alguns deles são produzidos pela indústria química, outros são resíduos industriais. Os sais naturais também são usados ​​como fertilizantes. Estes incluem: nitrogênio, nitrato, fertilizantes com micronutrientes e compostos orgânicos, como a uréia.
  • Orgânico - devem sua aparência a produtos naturais de atividade vital de animais ou de origem vegetal que, antes de serem absorvidos pelas plantas, devem girar e se decompor no solo.

Para lidar com os inúmeros representantes da classe dos fertilizantes, sua classificação ajudará. Ela os divide em grupos, dependendo da presença de componentes e da porcentagem de elementos úteis que determinam suas propriedades.

O primeiro indicador - a natureza do impacto - divide-os em direto e indireto.

Os diretos contribuem para o enriquecimento do solo com micro e macroelementos necessários à nutrição das lavouras.

Indiretamente, eles melhoram a eficácia dos minerais, por exemplo, eles afetam a mudança no ambiente ácido do solo (cal, giz e outros).

O próximo sinal é a composição. A visualização direta pode ser simples, consistindo em apenas um elemento. Por exemplo, o fertilizante contendo nitrogênio direto contém um elemento mineral - nitrogênio. E os complexos consistem em vários componentes, na maioria das vezes é uma combinação de nitrogênio, potássio, fósforo com outras substâncias em quantidades menores. Exemplos são diammofoska, nitrato de sódio e semelhantes, cujo nome reflete a composição do revestimento de cobertura.

De acordo com o estado de agregação, várias categorias são distinguidas.

  1. Fertilizantes sólidos na forma de pó, grânulos ou cristais. Também podem ser produzidos na forma de comprimidos, bastões de vários tamanhos, adequados tanto para aplicação a seco no solo, quanto quando dissolvidos em água.
  2. Líquido. Nesse estado de agregação, eles são melhor absorvidos pelas plantas. Eles são adicionados ao solo durante a rega e também são adequados para pulverizar as folhas.
  3. Semi liquido.
  4. Gasoso (CO2).

A escolha é determinada pelos criadores de acordo com a conveniência do método de aplicação e dependendo da área da área cultivada. Por exemplo, para vasos de plantas, líquidos ou bastões são mais adequados, e para grandes áreas é mais conveniente usar pós pulverizados com a ajuda de tecnologia agrícola.

De acordo com o princípio ativo, as composições consideradas são classificadas nos grupos: amônia, nitrato e amida. A forma amoniacal do nitrogênio é mais favorável à assimilação pelas plantas e não se acumula nos frutos em forma de excesso, ao contrário do nitrogênio utilizado na forma de nitrato. Mas o nitrato de amônio é especialmente ativo, contendo simultaneamente duas formas de nitrogênio: amônio e nitrato.

Os produtores agrícolas modernos têm grande demanda por nitrato de amônio e carbamida (ureia) universais e concentrados. Eles fornecem o equilíbrio de nutrientes do solo de forma ideal e ocupam uma posição de liderança no segmento de fertilizantes contendo nitrogênio.

A uréia é um fertilizante de amida altamente concentrado. É amplamente utilizado na produção vegetal devido à presença em sua composição de percentual máximo de substância ativa - 46%. Esta é a maior quantidade em comparação com outros produtos. A uréia é o fertilizante mais favorável para parcelas subsidiárias pessoais. É produzido em duas versões (grânulos brancos ou cristais transparentes) e possui baixo teor de impurezas.

Entre os fertilizantes com uma baixa proporção de macronutrientes, a produção e as vendas de alguns estão diminuindo constantemente, mas a popularidade do sulfato de amônio permanece inalterada.

O nitrato de amônio contém até 35% do ingrediente ativo básico. Possui boa solubilidade em água e é produzido em pequenos grânulos de até 3 mm. Também pode ter a forma de flocos achatados ou em forma de placas.

O nitrato não granulado é altamente higroscópico, capaz de absorver umidade e ao mesmo tempo aglomerar. Portanto, ele aumentou os requisitos para as condições de armazenamento - apenas em uma sala seca e em pequenos sacos.

A ureia é facilmente solúvel e, em condições de umidade muito alta, é capaz de formar um grande caroço. É usado principalmente em solos arenosos leves, onde tem um efeito muito maior em comparação com o nitrato de amônio. A única limitação é que a uréia deve ser introduzida com antecedência e no solo aquecida até 10-15 ° C, caso contrário não funcionará.

Não é tão higroscópico, mas requer uma abordagem especial da embalagem para manter suas qualidades originais.

A demanda ativa por salitre dos produtores agrícolas russos continua crescendo. O produto altamente eficaz está disponível em várias versões: simples, amônia-potássio, calcário-amônia, magnésio e cálcio. É usado durante a escavação do solo na primavera e como adubo de cobertura subsequente no verão. O fertilizante é freqüentemente usado em áreas esgotadas com risco aumentado de desenvolver doenças que são afetadas pelo cultivo anual da mesma cultura. Especialistas alertam que o solo precisa ser ajudado - para repor a deficiência de nutrientes, fertilizando-o com salitre, que aumenta a imunidade das plantas e protege contra a propagação de doenças.

Devido à facilidade de assimilação, o produto de amônio é recomendado para uso em todos os solos da Rússia e para todas as culturas.

É absolutamente inofensivo e, como emulsionante e estabilizante, é usado em toda a produção de alimentos. O sulfato de amônio não prejudica o meio ambiente e não contém impurezas perigosas.

A substância tem uma reação levemente ácida, portanto, para eliminar o excesso de acidez, é aconselhável diluí-la com cinzas ou outros neutralizantes da terra antes de adicioná-la.

Todos os fertilizantes contendo nitrogênio devem ser armazenados adequadamente, caso contrário, o elemento necessário pode volatilizar. O armazenamento competente significa manter as condições de temperatura ideais e evitar mudanças bruscas de temperatura. O aquecimento acima de 32,3 ° C pode inflamar as substâncias e até causar uma explosão. A este respeito, o sal de amônio explosivo do ácido nítrico deve ser cuidadosamente preservado. Observando as condições técnicas de armazenamento (sob as copas dos cômodos com boa ventilação), grandes danos podem ser evitados.

Entre a matéria orgânica mais comumente usada, o fertilizante orgânico que não agride o meio ambiente é o estrume. Contém nitrogênio em baixa concentração - de 0,5% a 2,5%, portanto é depositado no solo em grandes quantidades.

Regras de aplicação

O solo contém muito pouco nitrogênio em uma forma que pode ser absorvida pelos brotos verdes. Cada tipo de solo possui um conteúdo diferente desse macronutriente. Chernozems são ricos em nitrogênio, extremamente pobres - solos arenosos leves e franco-arenosos. O nitrogênio atmosférico pode ser absorvido pela vegetação em uma extensão ainda menor e somente após seu processamento por microorganismos fixadores de nitrogênio. Essa quantidade de macronutriente é absolutamente insuficiente para a nutrição, e as plantas passam por fome de nitrogênio.

O nitrogênio ajuda a desenvolver plantações de horticultura, plantas de gramado e flores de interior. O nitrogênio é móvel, não requer aprofundamento, é simplesmente espalhado pela superfície na primavera ou na primeira metade do verão na dosagem necessária para cada safra e regado com água (de preferência à noite para evitar queimaduras nas folhas). Ele atinge instantaneamente o sistema radicular das mudas. Além da aplicação "contínua", você pode usar outros métodos mais eficazes: "em linhas" ou "buraco". Esses métodos - excelente economia de minerais - são usados ​​para processar colheitas de sementes.

É importante saber: a nutrição com nitrogênio só funciona positivamente com as medidas agrotécnicas corretas. Tanto a falta de nutrição quanto a superalimentação das plantas sempre levam às suas doenças e à diminuição da produtividade. Altas concentrações têm um efeito prejudicial negativo sobre as mudas. Mas se os problemas forem percebidos a tempo, a alimentação das plantas retornará seu pleno desenvolvimento.

A interrupção da síntese de clorofila pode levar a uma diminuição na produção ou até mesmo à morte das plantas.

Crescimento lento e floração atrasada, fraqueza das folhas e caules com deficiência de nitrogênio são sinais comuns de desenvolvimento atrasado. Mas cada cultura também tem suas próprias manifestações características. Então:

  • os tomates perdem seus ovários;
  • as folhas da beterraba ficam amarelas e morrem rapidamente;
  • uma faixa vermelha se forma ao longo da borda das folhas de morango;
  • rosas não florescem;
  • as árvores frutíferas não dão frutos.

Uma superabundância de um elemento também leva a consequências negativas. Na presença de uma vegetação grande e exuberante, o processo de floração e frutificação fica mais lento. Nos cereais, pode-se iniciar o alojamento da cabeça.

Em plantações tuberosas e frondosas superalimentadas com minerais, que não precisam de grandes doses de nutrição, o excesso de nitratos se acumula nos frutos. O cumprimento estrito da dosagem ajudará a prevenir a supersaturação, o que evitará o acúmulo de nitratos e nitrosaminas cancerígenas.

A maior necessidade de nitrogênio em uma planta é na primavera, quando ela está crescendo ativamente. Você pode enriquecer o solo com minerais químicos, mas é preferível matéria orgânica ecológica preparada em casa por conta própria.

O líder em popularidade entre todos os remédios populares é o desperdício de rebanhos de animais de fazenda (esterco). A utilidade desse tipo de matéria orgânica obtida de diferentes animais não é a mesma. Eqüino é de particular valor para as colheitas. Mas estrume de qualquer origem não deve ser aplicado fresco (que ficou deitado por até três meses). Recomenda-se armazená-lo em pilhas para decomposição enzimática.

Os excrementos semi-apodrecidos, com meio ano de idade ou bem decompostos, são ideais para preparar uma infusão nutricional. Eles já se livraram de bactérias nocivas, esporos de fungos. E eles não têm sementes de ervas daninhas vivas, mas apenas as podres.

Somente estrume podre (após envelhecimento de até dois anos) pode ser adicionado diretamente durante o plantio. É ótimo cobrir o solo com esse húmus, bem como soltar solos pesados.

Os excrementos de aves secos picados funcionam bem. Mas para reduzir a alta toxicidade de excrementos de pombo ou frango, deve ser misturado com feno ou serragem.

O húmus mais comumente usado é o esterco que apodreceu junto com a folhagem podre. Você pode alimentar o solo com composto doméstico útil - uma mistura de resíduos fermentados de vários produtos. O processo de fermentação ocorre com a ajuda de bactérias e calor. Para safras individuais, cinzas de madeira são adicionadas para alcalinizar o solo e fertilizar adicionalmente.

Aditivos naturais - humates podem acelerar o processo de fermentação do estrume. Se não houver tempo para sua decomposição, pode ser desenterrado com solo no outono ou espalhado sobre a neve no inverno.

Os moradores fazem seu próprio composto usando uma fossa de compostagem. Neste caso, eles adicionalmente enchem a cova com turfa, o que pode aumentar significativamente a porcentagem do elemento útil no composto.

Remédio verde está sendo preparado para estimular o desenvolvimento e fortalecimento no interior da Rússia - uma decocção de urtiga ou outra massa de ervas, infundida no calor, com a adição de estrume e cinzas.

Seca a bateria e picada em um moedor de carne, a casca de banana é uma excelente fonte não só de nitrogênio, mas também de potássio. Durante a escavação do local na primavera, o pó de banana preparado deve ser misturado ao solo.

Deve-se notar hoje a relutância de muitos jardineiros e jardineiros em usar fertilizantes minerais. Eles preferem usar apenas matéria orgânica em suas parcelas. Mas isso é fundamentalmente errado. Sem o uso de minerais, agora é praticamente impossível aumentar a fertilidade do solo e, conseqüentemente, o rendimento das colheitas. Além disso, se a dosagem e a matéria orgânica forem calculadas incorretamente, podem ocorrer grandes danos ao solo. E este facto comprova a particular importância do conhecimento dos tipos de fertilizantes e de uma abordagem competente e responsável à sua utilização em jardins e hortas, em canteiros de relva e no cultivo de plantas ornamentais em vasos em casa.

Para os tipos de fertilizantes nitrogenados e as regras de uso, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário